Pular para o Conteúdo principal
Associe-se
PT
EN
ES
A+
A-
Notícias
Revista Super Negócios
Todas as Revistas Super Negócios
Escola ASSERJ
Sobre Nós
Institucional
Nossa História
Diretoria
ASSERJ Social
De Olho no Lixo
Super Pet
Serviços
Benefícios
Visita de Orientação
Soluções
Seminário Super Negócios
ASSERJ Experience
Conecta Varejo
SRE Super Rio Expofood
Associe-se
Contato
Fale Conosco
SAA - Serviço de Atendimento ao Associado
Trabalhe Conosco
ASSERJ
Notícias
Notícias
Fique por dentro das últimas novidades do setor supermercadista
Barra de busca
Data
Todos
Associados em foco
Atualidades
Comportamento & tendência
Conecta
Economia
Indústria em cena
Por dentro da ASSERJ
Por dentro da ASSERJ
Inovação na prática: associados da ASSERJ exploram tendências no Westside Market NYC
A Missão NRF 2025 segue em ritmo acelerado mesmo após o encerramento da feira. A ASSERJ continua pelas ruas de Nova Iorque desvendando as tendências mais relevantes do varejo internacional. Além de participar de palestras e explorar a feira, a associação, em parceria com a equipe da SA+ Internacional e a Varejo 180, está mergulhando no dia a dia de marcas de referência nos Estados Unidos. Um dos destaques desta experiência foi no Westside Market NYC, onde inovação e adaptação se traduzem em práticas cotidianas. Durante a visita, aprendeu-se sobre as lições que essa rede norte-americana tem a oferecer. O Westside Market NYC impressiona por sua abordagem prática de tendências, transformando conceitos em soluções que fazem a diferença no ponto de venda. Entre os destaques estão o uso inteligente do espaço e estratégias de cross-merchandising, prática que aumenta as vendas por impulso e o ticket médio. Outro ponto que chamou a atenção foi a grande ênfase em produtos frescos e soluções prontas para consumo - tendências que já vemos acontecendo em diversos supermercados dos nossos associados. A visita ao Westside Market NYC exemplifica como observar práticas internacionais pode inspirar mudanças no varejo brasileiro. Sob a missão de ser o mercado favorito da vizinhança, oferecendo alimentos da mais alta qualidade e produtos difíceis de encontrar, somado a um serviço amigável, eficiente e personalizado, eles atuam desde 1977. Encontrar o seu nicho e trabalhar com foco total nele, de forma personalizada, é fundamental. E os dados estão aí para isso! Enfim, fica claro que a inovação no varejo vai muito além das ideias — trata-se de implementá-las de forma prática, eficiente e, principalmente, personalizadas ao seu público. O Westside Market NYC é prova disso, servindo como um laboratório vivo de estratégias que unem conveniência, frescor e personalização. Adoramos a visita!
15 de January, 2025
Conecta
NRF Experience, uma aula de tecnologia para otimizar o giro de estoque
A visita ao estande da Vusion Group, na NRF 2025, foi uma verdadeira aula de tecnologia. Acompanhado do VP de Produto da empresa, Jean-Christophe, o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, pôde conferir as soluções incríveis que utilizam IA - inteligência artificial - e IoT – internet das coisas. Uma das inovações apresentadas foi o monitoramento automático que maximiza a disponibilidade dos produtos nas prateleiras, otimizando o giro de estoque com visibilidade em tempo real. O equipamento oferece três funções: confere a disponibilidade do alimento; a qualidade – ao escanear a fruta, a máquina identifica o grau de amadurecimento e avalia se já está na hora de retirar da gôndola; e, por fim, verifica se alguém mexeu na prateleira. Não é perfeito para auxiliar de forma estratégica a categoria de FLV da sua loja? Outra solução que encantou o presidente, grande incentivador do retail media no Brasil e no mercado fluminense, foi a tela Digital In-Store Retail Media. “A principal diferença do telão de led convencional é o material, o e-paper, o mesmo da etiqueta eletrônica, que não precisa de energia para funcionar. A Digital In-Store é movida a bateria que chega a durar um ano, atualizando constantemente a campanha promocional de forma automática”, explica Christophe. As vantagens do retail media você já conhece, mas Fábio Queiróz relembra: “monetizar áreas de alto tráfego, como corredores e terminais, com mídia segmentada; apresentar ofertas personalizadas em tempo real usando geolocalização e dados do comprador; aumentar as taxas de conversão com ofertas e promoções personalizadas; e melhorar a experiência do comprador com pontos de contato digitais interativos”. O VusionGroup é composto por seis famílias de soluções, aproveitando todo o potencial das tecnologias de IoT, Nuvem, Dados e inteligência artificial (IA), a serviço da modernização do comércio. A tecnologia Vusion digitaliza sua loja do chão ao teto para criar um modelo sustentável e híbrido que é impulsionado por dados. A VusionGroup é líder mundial em soluções de digitalização para o comércio e uma das empresas de tecnologia de crescimento mais rápido da Europa. Vale destacar: todo negócio pode e deve investir nessas tecnologias. Basta estudar o modelo mais adequado e explorar de forma inteligente e eficaz. Implementar essas soluções não deve ser encarado como gastos, mas sim investimento.
15 de January, 2025
Por dentro da ASSERJ
Foco no cliente! Aprendizados do 3ºdia da NRF 25 para o varejo supermercadista
A 114ª edição da NRF apresentou tendências de todo o setor de varejo que podem e devem ser aproveitadas pelos nossos Associados. Até nichos fora do contexto supermercadista, trazem lições que merecem nosso olhar atento porque tem foco no cliente. Inovação com propósito No case da Lululemon Athletica, do segmento de moda, o CEO Calvin McDonald ressaltou a importância da inovação com propósito. O executivo identificou uma oportunidade de negócio ao focar as necessidades específicas das mulheres e desenvolveu um tênis de performance para elas que têm tudo para ser um sucesso. Antes, a linha de calçados só oferecia opções masculinas. Aqui no Brasil, também temos grandes oportunidades neste sentido. Pela primeira vez, as mulheres chefiam metade dos domicílios brasileiros, de acordo com o último Censo do IBGE, e em 10 estados o percentual de lares com responsáveis femininas ultrapassa os 50%, como no Rio de Janeiro, que chega a 52,3%. A estratégia da Lululemon se baseia em comunidade e inovação, conectando-se com o público jovem por meio do digital, redes sociais e influenciadores. Este case mostra como as comunidades digitais podem impulsionar marcas e serve de inspiração para varejistas, inclusive supermercados, que também possuem suas próprias comunidades locais. A reflexão aqui é: como você pode engajar a comunidade ao redor da sua loja e criar conexões reais? Fechando a lacuna entre o físico e o digital Especialistas da Strata Vision apresentaram como a tecnologia está ajudando os varejistas a compreender melhor o cliente e otimizar as operações nas lojas físicas. O CEO Bjorn Peterson enfatizou que “com a visão computacional, os varejistas podem mapear o trajeto dos clientes, identificar interações com produtos e entender padrões de comportamento que antes eram invisíveis. Isso torna possível replicar a precisão analítica do e-commerce no ambiente físico”. O grande aprendizado do dia é que o foco deve ser no cliente: ele busca uma experiência positiva, sem obstáculos e fricções, e espera que as marcas ofereçam conveniência, personalização e inovação. “Mais do que promessas, estamos falando de soluções reais e disponíveis. Agora, cabe a cada um de nós dar o próximo passo rumo a esse futuro”, afirma o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, que esteve nos três dias de evento visitando estandes e participando de diversas palestras voltadas para o setor.
15 de January, 2025
Saiba o que rolou no último dia da NRF
Retail media e a revolução das estratégias de trade marketing marcaram presença! Especialistas da HZ Comunica exploram as transformações do trade marketing O terceiro e último dia da NRF 2025 destacou um dos temas mais quentes do varejo atual: o retail media. Em um mundo onde o comportamento do consumidor evolui em ritmo acelerado, é crucial que marcas e varejistas invistam em estratégias inovadoras e conectadas à realidade digital. Com insights de gigantes como Target e Nordstrom, o evento trouxe provocações que ecoam até o mercado brasileiro: estamos prontos para essa transformação? Target: reconhecida por sua visão pioneira, a empresa revelou uma inversão na lógica de investimentos: atualmente, 70% dos recursos são destinados à mídia online, uma mudança drástica em relação aos 30% do passado. Os resultados são expressivos e consolidam a estratégia como um case de sucesso. Nordstrom: a varejista complementa suas ações digitais com eventos físicos e visual merchandising. A combinação de experiências online e offline é apresentada como essencial para conectar o consumidor à marca de forma significativa. Retail media: estratégias e impactos Segundo o eMarketer, este segmento deve movimentar impressionantes US$ 110 bilhões até 2026. Um estudo robusto, que envolveu mais de 60 empresas e mais de 100 entrevistas com líderes de grandes varejistas e indústrias, destaca o potencial exponencial dessa tendência. Outra pesquisa expressiva, realizada pelo Boston Consulting Group (BCG) em parceria com o Google, aponta que o RM deve gerar cerca de US$ 75 bilhões em lucro até 2026, impulsionado por um crescimento anual de 22% nos gastos dos anunciantes. No Brasil, a relevância também é evidente. Segundo a pesquisa Retail Media Insights, da Newtail, 79% das indústrias já adotaram essa estratégia, atraídas principalmente pela possibilidade de mensuração de ponta a ponta — algo que os canais tradicionais não oferecem. “Elemento essencial nas estratégias” O desafio é claro: é necessário compreender, planejar e implementar essa estratégia com precisão para conquistar relevância no mercado. As provocações levantadas na NRF tornam-se, assim, um chamado à ação para marcas e varejistas brasileiros. Em conversa com Thales Flores e Alexandre Tucunduva, sócio-diretor de criação e sócio-diretor de mídia da HZ Comunica exploram como o retail media está transformando o trade marketing. A HZ é expert nessa área, atendendo grandes contas do varejo há mais de 25 anos. Eles destacam que o retail media é um elemento essencial nas estratégias modernas de trade. Ao integrar dados robustos com criatividade nas campanhas, ensinam, as marcas oferecem experiências mais envolventes, relevantes e personalizadas, aumentando a probabilidade de sucesso no mercado, trazendo vantagens bastante atraentes como: O aumento da visibilidade, onde as campanhas podem ser posicionadas estrategicamente no ponto de compra, maximizando a visibilidade; Medição precisa, proporcionando às marcas o acesso a métricas detalhadas que permitem uma avaliação exata do ROI das campanhas; Eficiência de custos com capacidade de segmentação precisa e personalização levam a um uso mais eficiente do orçamento de marketing. Quanto à escolha das ferramentas ou dados mais importantes para embasar a criação de uma campanha, os profissionais descrevem que depende do objetivo e do público-alvo. “Utilizamos plataformas de análise de dados, ferramentas de gestão de mídias sociais, plataformas de publicidade, ferramentas de automação de marketing, CRM, análise de dados demográficos, psicográficos, comportamentais, de mercado e dados de performance de campanhas”, listam. Os profissionais concluem que são muitos os desafios ao criar campanhas específicas para retail media como ter uma integração de dados, segmentação precisa do público e medição do ROI, e que superá-los exige uma abordagem estratégica e integrada, combinando insights baseados em dados com inovação e agilidade operacional. As marcas que conseguem adaptar suas estratégias de retail media para abordar esses desafios tendem a obter um desempenho superior e um impacto mais substancial em suas campanhas de trade, observam, antes de concluírem: “O retail media está revolucionando o trade marketing com tendências como inteligência artificial, que permite personalização e previsibilidade, e a integração do físico com o digital (phygital), criando experiências de compra contínuas. A automação agiliza ajustes em tempo real, enquanto a ênfase em sustentabilidade atrai consumidores conscientes. Além disso, a colaboração entre marcas e varejistas, por meio do compartilhamento de dados e insights, eleva o impacto das campanhas, consolidando o retail media como o futuro do setor.” Loja autônoma e gestão em tempo real Outro tema marcante do terceiro dia foi a evolução tecnológica nas lojas físicas. Com soluções de gestão em tempo real, é possível: Identificar o perfil do público (idade, gênero, tempo de permanência). Mapear fluxos de corredores e filas. Ajustar sortimento e precificação de forma dinâmica. Essas tecnologias permitem que varejistas tomem decisões ágeis e personalizem a experiência do cliente. Elementos como etiquetas eletrônicas e anúncios digitais já substituem métodos tradicionais, trazendo mais eficiência e conectividade. Provocações e reflexões Presente no evento, o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, conclui que o grande aprendizado é que o foco deve estar no cliente. O consumidor busca conveniência, personalização e inovação, ele descreve. E questiona: Sua empresa está preparada para aproveitar o potencial de retail media? Quais os passos necessários para implementar essas soluções? Como garantir uma experiência de compra fluida e sem fricção? “Mais do que um vislumbre do futuro, o terceiro dia da NRF foi um convite à ação. As tecnologias e estratégias apresentadas não são apenas possíveis, mas essenciais para quem deseja se manter competitivo. Cabe a cada um de nós dar o próximo passo rumo a essa transformação”, conclui Fábio.
15 de January, 2025
1
...
229
230
231
...
757
4 Entradas
4
Entradas por Página
8
Entradas por Página
20
Entradas por Página
40
Entradas por Página
60
Entradas por Página
Exibindo 917 - 920 de 3.026 resultados.
Página
1
...
Páginas intermediárias Usar ABA para navegar.
Página
2
Página
3
Página
4
Página
5
Página
6
Página
7
Página
8
Página
9
Página
10
Página
11
Página
12
Página
13
Página
14
Página
15
Página
16
Página
17
Página
18
Página
19
Página
229
Página
230
Página
231
...
Páginas intermediárias Usar ABA para navegar.
Página
232
Página
233
Página
234
Página
235
Página
236
Página
237
Página
238
Página
239
Página
240
Página
241
Página
242
Página
243
Página
244
Página
245
Página
246
Página
247
Página
248
Página
249
Página
250
Página
251
Página
757
Newsletter ASSERJ
Receba as principais notícias do setor supermercadista e informações exclusivas para associados.
Aviso:
Você não possui permissões para acessar os campos de upload neste formulário. Entre em contato com o dono do formulário ou administrador do portal para solicitar acesso.
Sem spam. Cancele quando quiser.
Oculto