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Por dentro da ASSERJ
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A ASSERJ compartilha algumas lições da NRF 2025 para você se inspirar
O maior evento global de varejo termina hoje no Jacob K. Javits Convention Center, em Nova Iorque (EUA), com a sensação de dever cumprido e muitas lições. Foram três dias intensos de trocas e aprendizados, na NRF 2025, onde líderes visionários de empresas globais compartilharam estratégias e conceitos contemporâneos que vão transformar o setor. Apresentamos os principais temas que serão tendência nos próximos anos: O varejo como agente da transformação social Cada vez mais, o setor se consolida como agente transformador e inclusivo ao investir na qualificação de pessoas e fomentar oportunidades de trabalho e renda. Um bom exemplo presenciado no último dia, durante a celebração dos 10 anos da NRF Foundation, foi a arrecadação de mais de US$ 2,7 milhões para capacitar jovens e profissionais em transição de carreira. A nossa ASSOCIAÇÃO, por meio da Escola ASSERJ, alinhada à missão de servir, incentiva o aprendizado e, em 2024, contabilizou mais de 2.000 inscritos em dezenas de turmas de cursos especializados. E em 2025, teremos muitas novidades para a formação continuada de colaboradores dos associados ou interessados no setor. Experiências transformadoras no varejo físico Líderes da IKEA e da LEGO exemplificaram a evolução do varejo físico com experiências imersivas e memoráveis. Lojas que funcionam como destinos interativos, combinando hiperpersonalização, tecnologia e conexão emocional, estão redefinindo o papel dos espaços, sem esquecer do omnichannel. Afinal, é o cliente poder escolher comprar pelo site e buscar na loja somando as experiências ou até mesmo comprar na loja e receber o produto em casa com uma super agilidade. Ludicidade como pilar estratégico Cassandra Napoli, head de marketing & eventos da WGSN, apresentou uma perspectiva inovadora sobre o papel do brincar no varejo. A ludicidade não é apenas uma fonte de entretenimento, mas um motor de bem-estar, inclusão e criatividade. Transformar momentos cotidianos em experiências lúdicas pode fortalecer a conexão emocional entre consumidores e marcas. Nossos associados Zona Sul e Prezunic utilizam essa estratégia com sucesso oferecendo espaços lúdicos e ações inovadoras para crianças. Agora nas férias de janeiro as unidades Marapendi e Jardim Oceânico, ambas na Barra da Tijuca, promovem, nos fins de semana, oficinas de slime e peças de teatro de fantoches com a presença de personagens infantis na área do Espaço Unic, enquanto os pais podem aproveitar o café da manhã com um cardápio variado de lanches, cafés especiais, frutas e sucos. A ação chamada de "Manhã Divertida Prezunic" é realizada em parceria com a La Fruteria, responsável pela curadoria do cardápio do Espaço Unic e dos setores de hortifruti e "Mundo Saudável" nas duas lojas da rede de supermercados carioca. Tecnologia sábia e humanizada A inteligência artificial foi amplamente abordada como uma ferramenta transformadora, mas é preciso ter equilíbrio e transparência. Marcas como a Best Buy demonstraram como integrar tecnologia à experiência do cliente, mantendo a conexão humana como prioridade, proporcionando um atendimento mais personalizado e empático. As palestras da NRF 2025 reforçaram que o sucesso no varejo contemporâneo vai além da simples oferta de produtos ou serviços. A verdadeira diferenciação está na habilidade de proporcionar experiências significativas, fomentar a inclusão e implementar inovações que atendam às demandas dos consumidores e do meio ambiente. Marcas que operam com propósito, autenticidade e resiliência não apenas se adaptam às transformações, mas também desempenham um papel fundamental na construção de um futuro inspirador e impactante.
14 de January, 2025
Por dentro da ASSERJ
Associados da ASSERJ dão suas impressões sobre a NRF
O debate sobre as novas tecnologias na NRF impressionou os presentes na feira O sócio da Casa do Sabão, Rodrigo Matos Alves, destacou ter encontrado, até o momento, diversas soluções com inteligência artificial que facilitam a extração de análises mais profundas e abrangentes, além de uma ampla exposição sobre retail media. Na sua visão, são bons exemplos a serem aplicados no mercado do Rio de Janeiro. “É preciso, no entanto, filtrar o que realmente pode gerar resultados. Nas palestras, fica muito claro que as grandes empresas têm posicionamentos estratégicos muito bem definidos, e nas visitas às lojas também percebemos isso”, afirmou. Alves chamou a atenção para a competição baseada em preço no mercado carioca, que, em sua opinião, enfraquece muitos competidores. “Ao lutarem pela sobrevivência, esses empresários não têm a oportunidade de buscar novas soluções que possam, de fato, fazer a diferença nos resultados de suas empresas.” Ele ressaltou a importância de contar, na alta gestão, com alguém que possa pensar estrategicamente e explorar o potencial dessas novas tecnologias, sem estar sobrecarregado pelos problemas cotidianos do negócio. “A grande questão, cuja resposta muitos já possuem mas não conseguem identificar, é: quem realmente é o meu cliente e como posso atendê-lo da melhor forma dentro do que faço melhor?”, concluiu. Além dos debates sobre inteligência artificial, o diretor executivo do Grupo Bramil, Mário Luiz, destacou a relevância de discutir, em um evento como esse, a personalização do atendimento. “O varejo é feito por pessoas. Para nós, é fundamental usar a tecnologia em favor do atendimento, criando atrativos que tragam os clientes às lojas”, afirmou. O CEO da Hortifruti Natural da Terra Paulo Drago também destaca a IA como uma grande oportunidade em áreas como supply chain e experiência do consumidor, mostrando seu potencial para otimizar operações. "Um exemplo claro disso é a evolução do self checkout que, com o uso de IA, realiza o reconhecimento automático de produtos e seus preços, eliminando fricções no processo de pagamento. Este é um ponto que, sem dúvida, traz oportunidades de melhoria para o varejo e que vemos como algo promissor para otimizar a experiência de compra e tornar o processo ainda mais fluido e assertivo. É a tecnologia, aliada a um atendimento memorável, nos ajudando a buscar constantemente o aprimoramento da jornada de nossos clientes”, ele resume.
14 de January, 2025
Por dentro da ASSERJ
Tendências da NRF 25: IA e gestão inteligente de dados para fazer seu negócio decolar!
Não há dúvida de que os consumidores estão cada vez mais conectados e exigentes dispostos a experimentar e mudar de marcas se perceberem benefícios e exclusividade. “Neste sentido, a gestão inteligente de dados é a protagonista da vez. Não basta ter as informações se você não souber como usá-las. O desafio é extrair valor dos dados e obter insights combinando inteligência e relacionamento para conseguir melhores resultados e entregar experiências de compra significativas para o consumidor”, afirma o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, que acompanha atentamente as tendências apresentadas na Retail Big Show, diretamente de Nova Iorque. Ele acrescenta que a NRF 2025 traz lições importantes de dois conceitos que vão nortear o futuro do varejo: hiperpersonalização e automação. No contexto do setor supermercadista, a hiperpersonalização abre um leque de oportunidades com o uso inteligente do CRM, por exemplo. Com o avanço das tecnologias, como Inteligência Artificial e análise de dados, os varejistas têm a capacidade de oferecer produtos e serviços altamente adaptados às necessidades individuais de cada cliente, no momento certo e de maneira mais relevante do que nunca. Essa abordagem não apenas melhora a experiência do consumidor, mas também potencializa a fidelização e os resultados do negócio. Dessa forma, é possível maximizar a conversão a partir de uma comunicação mais assertiva. Assim, o que vender e como vender são decisões orientadas pelos dados, que vão identificar o momento ideal para enviar conteúdos individualizados. Além disso, a automação ganhou uma nova aliada que promete revolucionar a execução de processos operacionais: os agentes autônomos de Inteligência Artificial (IA), o grande lançamento do setor de tecnologia em 2024. Esses agentes quebraram as fronteiras da IA generativa e conseguem executar tarefas complexas utilizando as informações existentes (e por meio de treinamento da própria empresa) para automatizar processos de atendimento ao cliente, analisar dados, planejar ações, tomar decisões e elaborar, por exemplo, campanhas de marketing. A nova capacidade da tecnologia permitirá que as equipes se concentrem (ainda mais) naquilo que é atividade da empresa, além de atender e se relacionar melhor com os clientes, tirando o foco das tarefas operacionais. E os consumidores estão abertos a essas novas possibilidades conforme comprova pesquisa da State of the AI Connected Customer. Os dados apontam que boa parte dos consumidores brasileiros acredita que a IA eleva o nível de experiência em uma compra – 44% da geração Z, 53% dos millennials e 43% dos baby boomers. Certamente, o futuro do varejo no Brasil dependerá da integração da inteligência artificial com dados, sempre guiada por uma perspectiva ética e humanizada. As empresas que apostarem em soluções sólidas para o relacionamento com o cliente e que implementarem a IA de maneira clara terão a oportunidade de elevar a experiência do consumidor para outro patamar. Além de aprimorar processos, diminuir custos e promover um crescimento sustentável no futuro.
14 de January, 2025
Por dentro da ASSERJ
NRF 2025: Supermercados apostam em personalização e preços baixos para impulsionar vendas
A 115ª edição deste ano da NRF Retail’s Big Show trouxe uma energia renovada. Diferentemente dos últimos anos, onde o foco era mais operacional, a atmosfera agora da maior feira de varejo do mundo, que está acontecendo no Jacob K. Javits Convention Center, em Nova York (EUA), é construtiva, inovadora e centrada no cliente. Não se trata apenas de tecnologia, mas de uma inovação prática, que alia planejamento estratégico à experiência do consumidor. Além disso, as mudanças políticas nos Estados Unidos não abalaram as projeções de crescimento do setor, que deve registrar um aumento de 1% no número de funcionários e 3% nas vendas brutas. Segundo Fábio Queiroz, presidente da ASSERJ, a hiperpersonalização da experiência do cliente e os preços competitivos são os principais focos das empresas para impulsionar as vendas. Confira os principais destaques do segundo dia de evento: Planejamento e visão de futuro O estilista americano Tommy Hilfiger destacou a importância de ter clareza sobre os próximos passos de uma empresa. Ele afirmou: “Se pergunto ao meu time qual é o próximo passo e eles não sabem responder, estamos perdidos”. E trouxe uma reflexão: Será que sua equipe tem clareza sobre os próximos passos e objetivos estratégicos? E mais: ele sugeriu que os profissionais saiam da caixinha e busquem inspirações fora do seu segmento. Muitas vezes, ideias e conceitos de ações de um segmento diferente, podem ser aplicadas ao seu negócio. E isso é genial! Turnaround da Best Buy A presidente da multinacional de eletrônicos americana Best Buy compartilhou a transformação da empresa após os desafios impostos pela pandemia e pela concorrência do e-commerce. Entre as estratégias estão: Transformaram as lojas em pontos de experiência tecnológica; Ampliaram o portfólio com soluções práticas e gadgets diversos; Reforçaram o compromisso de ajudar as pessoas a otimizar seu dia a dia por meio da tecnologia. A americana destacou ainda que foram implementadas pesquisas personalizadas para entender as necessidades dos funcionários, criando benefícios customizados que fortaleceram a conexão interna. Case da Target A gigante do varejo americano Target brilhou com inovações em diversas frentes, e falou, entre outros pontos, sobre: Marcas próprias para todas as gerações: desenvolveram produtos exclusivos para bebês, crianças, jovens e adultos; Superação da pandemia: ofertas diferenciadas e engajamento com o cliente foram a chave; Aplicativo intuitivo que permite compras, devoluções e atualização de estoques em tempo real; Atendimento sem fricções, integrando o físico e o digital de maneira exemplar. Experiência em Lojas Físicas: Lego e IKEA As gigantes Lego e IKEA são benchmarks em criar experiências que transformam o varejo físico. A IKEA, que tradicionalmente precisava de grandes espaços com mais de 40 mil m² para expor seus produtos e estoque, está aproveitando o formato Omnichannel para transformar lojas menores em grandes showrooms nos centros urbanos. O cliente experimenta os produtos na loja, mas recebe em casa com rapidez, destravando uma nova frente de negócios para a marca. Ou seja: a experiência em loja já não é uma opção. Serviço, qualidade e conexão com o cliente são indispensáveis para o varejo físico continuar relevante. Whole Foods: propósito como diferencial A rede de supermercados multinacional americana que comercializa produtos naturais, orgânicos ou sem conservantes apresentou um forte case de comprometimento com seu propósito, focando no desenvolvimento de fornecedores locais e na procedência dos produtos. Nos últimos cinco anos, descadastraram mais de 10 mil itens por não cumprirem suas políticas de qualidade e sustentabilidade, e passaram a garantir alimentos orgânicos, proteínas rastreadas e práticas que respeitam o meio ambiente e o bem-estar animal. “Varejo e indústrias devem atuar juntos para impactar o cliente” Durante sua participação na NRF, Fábio Queiróz destacou importantes insights sobre o setor supermercadista: “O que eu vi até agora na NRF é que as mudanças políticas e a posse do Trump não afetaram a previsão de crescimento dos supermercados norte-americanos. Os formatos onde o preço reina estão no centro das atenções, com muitos descontos para atrair clientes. Mesmo assim, há uma previsão de crescimento também para os formatos de conveniência. O consumidor quer ser atendido de forma super personalizada, e vai ganhar o jogo quem usar as melhores técnicas de CRM transformando isso em vendas. Claro que tem uma mídia; para mim, essa é a grande sacada da NRF. Como a gente vem falando, a união entre supermercadistas e indústrias é essencial. Varejo e indústrias devem atuar juntos para impactar o cliente com super personalização no ponto de venda, no ato de tomada de decisão da compra, no último estágio do funil.” Qual é o próximo passo estratégico da sua empresa? Sua equipe está alinhada? Os insights da NRF 2025 nos desafiam a repensar o varejo com base em estratégias sólidas, experiências memoráveis e um propósito bem definido. O futuro é de quem inova com foco e conexão. Vamos juntos, associados!
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