
ALAS reforça atuação no setor e aposta em expansão e digitalização

Fundada em 1986, a Associação das Américas de Supermercados (ALAS) é uma entidade sem fins lucrativos que reúne instituições, câmaras, associações e federações que representam importantes redes de supermercados das Américas.
Para Jaime Alberto Cabal, presidente da entidade, a atuação da ALAS está cada vez mais consolidada, com foco em fortalecer a articulação entre os supermercados nas Américas. “Estamos consolidando nossa atuação com uma rede cada vez mais robusta. A expansão é fundamental para fortalecer a articulação e o desenvolvimento dos supermercados nas Américas”, destacou.
Integração e intercâmbio internacional
Entre as principais estratégias da associação estão a manutenção de intercâmbios com entidades similares nas Américas e em outras regiões, participação em reuniões internacionais, troca de informações e tecnologias relacionadas ao setor, além da coordenação de eventos de especialização que promovem maior integração entre os associados.
Investimentos e sustentabilidade financeira
Um dos pontos centrais discutidos na última assembleia foi a diversificação das fontes de financiamento da ALAS. A associação pretende ampliar sua base de associados e aumentar suas receitas por meio de mensalidades, patrocínios, alianças estratégicas e missões de delegações internacionais.
Segundo Cabal, essas ações são essenciais para garantir a sustentabilidade da organização. “Estamos construindo um ecossistema que gera valor para o setor supermercadista. Com novos projetos e maior engajamento, podemos fortalecer nossas operações e ampliar nosso impacto”, afirmou.
Supermercadistas do Rio no cenário internacional
Vale destacar que o presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, assumiu, no dia 25 de outubro de 2023, em cerimônia de posse em Cartagena, na Colômbia, o cargo de primeiro vice-presidente da Associação das Américas de Supermercados (ALAS), posto que não era ocupado por um brasileiro há 17 anos.
Desde então, a participação de Fábio Queiróz na diretoria da ALAS representa um avanço estratégico para os supermercadistas fluminenses. Com a presença da ASSERJ na liderança da associação, os varejistas do Rio de Janeiro ganharam acesso ampliado a informações estratégicas, contatos internacionais e debates sobre o futuro do setor.
Além disso, a participação em projetos como o Observatório ALAS oferece uma visão global das tendências, permitindo que o varejo do Rio se antecipe a transformações e fortaleça sua competitividade. E, claro, que as práticas aplicadas aqui também sejam compartilhadas com as empresas da ALAS, fomentando uma riquíssima troca cultural que só visa desenvolver o setor como um todo.
"A trajetória da ALAS mostra como o Brasil tem papel essencial no fortalecimento do setor supermercadista. A parceria com a ASSERJ reforça a integração cultural dos países envolvidos em ambas as associações e projeta o varejo brasileiro como protagonista nas grandes discussões, internacionais, sobre o futuro do setor", explica Fábio Queiróz.
Notícias relacionadas
-
Por dentro da ASSERJ
-
Por dentro da ASSERJ
ASSERJ debate temas estratégicos em última reunião do Conselho Diretor em 2025
-
Por dentro da ASSERJ
Escola ASSERJ reforça boas práticas e biossegurança em curso para manipuladores de alimentos
-
Por dentro da ASSERJ
Fábio Queiróz fala sobre isenção do IRPF ao Estadão

