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Economia
Pelo sétimo mês seguido supermercados do estado do Rio têm saldo positivo na geração de empregos formais
No acumulado do ano até novembro, o setor de supermercados no Rio gerou 4.270 vagas de carteira assinada, melhor resultado do ano O setor supermercadista do estado do Rio de Janeiro abriu 1.210 postos de trabalho formais em novembro, sendo este o saldo entre o número de contratações e o de demissões. Foi o sétimo mês consecutivo de abertura de vagas no setor e o melhor resultado do ano. Entretanto, o desempenho do penúltimo mês do ano ficou abaixo do observado em novembro de 2023, quando o segmento abriu 1.744 postos de trabalho. Nacionalmente, também foi observada abertura de vagas no setor em novembro pelo décimo mês consecutivo (+17.027), o melhor saldo do ano. Todas as 27 unidades da federação registraram saldo de contratações no período. Na comparação com os outros estados, o Rio de Janeiro ocupou a sexta posição no ranking nacional, liderado por São Paulo (+4.102), e a terceira no ranking regional, atrás, também, de Minas Gerais (+2.673), mas à frente do Espírito Santo (+299). No acumulado do ano, os supermercados fluminenses geraram 4.270 empregos de carteira assinada, sendo este o saldo entre o número de contratações e o de demissões. O desempenho neste ano foi quase o dobro (+92,2%) do observado no mesmo período de 2023, quando o setor abriu 2.222 postos de trabalho no estado. Na avaliação do presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, as celebrações de fim de ano aceleraram a abertura de vagas de emprego, inclusive de temporários, que podem ser efetivados quando desempenham um bom trabalho. “O varejo supermercadista tem um papel central no mercado de trabalho formal, sendo, em alguns casos, a porta do primeiro emprego. Além de ser um orgulho para os trabalhadores, impulsiona a economia e possibilita a tomada de créditos. Até o momento, geramos mais de 4 mil empregos formais no estado, esse desempenho é quase o dobro do obtido em 2023, o que comprova a relevância do nosso setor para a economia do estado e para a sociedade na totalidade”, comemora o executivo. No Brasil, o setor supermercadista também gerou empregos formais no acumulado do ano até novembro (+51.937), e quase o dobro (+95%) do obtido no mesmo período do ano passado (26.633). Todas as 27 unidades da federação registraram saldo de contratações este ano, à exceção do Maranhão (-574). Na comparação com outros estados, o Rio de Janeiro ocupou a quarta posição no ranking nacional de empregos no acumulado do ano até novembro no setor, a liderança ficou com São Paulo (+13.510), e a terceira no ranking regional, atrás, também de Minas Gerais (+6.431), mas à frente do Espírito Santo (+110).
27 de December, 2024
Conecta
Perdigão disponibiliza chatbot exclusivo no período de festas
A Perdigão, sempre de olho na experiência do cliente, inovou com o chatbot do WhatsApp, que, entre outras funcionalidades, oferece dicas para preparar as ceias de fim de ano. Com o retorno da plataforma de IA, nomeada de Perdigão +, os consumidores poderão encontrar dicas de playlists musicais para o Réveillon, preparo e inspiração para organização da mesa, vídeos exclusivos de produção de cada um dos produtos, além de mensagens personalizadas. Disponível no Whatsapp, o chatbot Perdigão + conta com uma interação voltada para atender a diversos perfis de celebrantes identificados na pesquisa elaborada pela ECGlobal: tradicionais, simplificadores e inovadores, que possuem preferências e estilos de ceia diferentes, voltadas para um grupo maior ou menor de pessoas, com especificidades na escolha de pratos e muito mais. “Há 90 anos a Perdigão está presente no dia a dia dos brasileiros, nas mais diversas ocasiões de consumo, especialmente no Natal, celebração que conta com a tradição da marca. Com a iniciativa, buscamos nos aproximar ainda mais dos nossos consumidores por meio dos recursos da plataforma, apoiando-os na preparação e organização de cada detalhe, com sugestão de receitas, dicas de decoração e até mesmo cartões com mensagens de Natal para serem compartilhados com familiares e amigos, garantindo um Natal ainda mais especial”, afirma Marina Secaf, gerente executiva de marketing da Perdigão. A ferramenta conta ainda com uma calculadora para ajudar o usuário a planejar as mais diversas ocasiões de consumo. Desta forma, a partir da jornada inicial com a calculadora, o chatbot envia para o consumidor receitas para a ceia de pós Natal e Ano Novo, garantindo uma curadoria exclusiva. No último ano, o Perdigão + contou com mais de 31 mil usuários os recursos da plataforma.
27 de December, 2024
Economia
Supermercados buscam soluções para enfrentar a alta dos preços da carne
A carne bovina está mais cara e a previsão é a de que o consumidor sinta ainda mais no bolso em 2025 No acumulado de 12 meses, a inflação das carnes saiu de 8,33% até outubro para 15,43% até novembro deste ano. E é neste cenário que os supermercados buscam estratégias para lidar com a nova realidade do mercado e garantir a satisfação dos clientes. A variação mais recente é a maior desde outubro de 2021 (19,71%), segundo dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) divulgados no último dia 10 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O instituto destacou os aumentos em cortes como alcatra (9,31%), chã de dentro (8,57%), contrafilé (7,83%) e costela (7,83%). Entre os fatores determinantes estão a moderação dos abates e as fortes exportações, que reduziram a disponibilidade interna de carne a partir de setembro. A arroba chegou a R$ 352 em novembro e neste início do mês está estabilizada em R$ 323. Mas, ainda assim é um valor mais alto. Em junho deste ano, a arroba era comercializada, em média, por R$ 215. Roberto Batista, diretor comercial de perecíveis do Supermarket (Barra Oeste), afirma que o segmento varejista está familiarizado com o gerenciamento de crises, como no período da pandemia quando “com empenho, disciplina e gestão não houve desabastecimento ou ruptura nas gôndolas dos supermercados.” Por isso mesmo, ele aposta, os varejistas conseguirão contornar mais essa situação. E aponta como: Para mitigar o impacto dessas variáveis externas na composição do preço ao consumidor, podemos adotar o custo "médio" gerado a partir do valor de entrada do produto, como um balizador na formação do preço de venda. Os pedidos devem ser ajustados gradativamente à nova demanda, sempre mantendo o compromisso de garantir o sortimento na loja à disposição do consumidor, até porque nessa categoria não é comum trabalhar com estoques elevados. Reforçar os controles de perdas por manipulação indevida do produto Reciclar equipes e revisitar processos de prevenção e monitoramento de descartes por avarias. A economia gerada com essas ações dá o fôlego necessário para atravessar a crise. Dessa forma, o repasse do aumento do custo ao consumidor se dará de forma gradativa. Reforçar a excelência no serviço, no atendimento, na qualidade das exposições no setor açougue. Focar nos cortes especiais na busca de um público onde o fator preço, segundo especialistas, não tem peso relevante no momento da decisão de compra. Questionado sobre a tendência de migração do consumidor para carnes mais baratas, como frango e porco, Roberto detalha que o mercado varejista vai investir cada vez mais em informações e dados para embasar tomadas de decisão. E a análise desses dados pelo Time de Gecat (Gestão Categorias) será utilizada para redesenhar os espaços e ajustar ao novo share de cada produto do segmento. De forma que o nível do serviço prestado ao cliente não sofra perda de qualidade. “Em função de tudo isso, não apostaria numa alteração no mix, mas sim numa gestão forte e detalhada dos espaços.” E você, supermercadista? Como vai driblar esse cenário no seu supermercado?
27 de December, 2024
BRF esquenta as vendas com foco em trade e inovação
A gigante brasileira do setor alimentício está intensificando suas estratégias de trade para impulsionar as vendas e conquistar novos consumidores Com um olhar atento às tendências do mercado, a empresa investe em ações inovadoras que vão desde a modernização do ponto de venda até o fortalecimento de suas marcas. Desde novembro, a Sadia passou a endossar toda a linha de cortes bovinos da Bassi, e a Perdigão nomeou toda linha de cortes bovinos como Perdigão Montana e Montana Steakhouse, potencializando o alcance dos clientes. Por isso a expansão da BRF tem sido marcada por uma série de iniciativas estratégicas, com destaque para: Inovação no ponto de venda: a utilização de pontas iluminadas em supermercados tem se mostrado uma ferramenta eficaz para atrair a atenção dos consumidores e impulsionar as vendas. Além disso, a adoção do sistema de auto-serviço em seu empório de frios demonstra o compromisso da empresa em oferecer uma experiência de compra mais prática e moderna. Investimento em mídia digital: a utilização de leds em lojas de clientes e nas principais avenidas da cidade demonstra a aposta da BRF em estratégias de marketing digital para alcançar um público cada vez mais conectado. É o que garante a responsável pelo trade da regional Rio de Janeiro da BRF, Camila Leibel. À ASSERJ, ela explica que nos últimos anos tem consolidado a estratégia de visibilidade da marca no Rio de Janeiro, com materiais duráveis e inovadores. Em 2024, complementa, a empresa obteve resultados excepcionais, especialmente por meio de tendas e empórios de frios, além de pontas de congelados iluminadas nos autosserviços. "A procura de nossos clientes para terem esses materiais em loja é diária, pois reflete no aumento imediato do sell out dos produtos ali expostos. Neste ano, também expandimos para o canal Cash and Carry, com projetos de tendas de fatiados Sadia, alcançando resultados positivos de sell out e oferecendo um modelo de serviço diferenciado e de valor agregado ao shopper deste canal. Além disso, aproveitando o período de sazionalidade, férias e verão, iniciamos no desenvolvimento também de materiais de visibilidade duráveis para a categoria de churrasco, juntamente com a Bassi, agora como submarca da Sadia, e a marca Perdigão na Brasa para se consolidar como referência em proteínas para churrasco no estado do RJ", afirma Leibel. A experiência da BRF demonstra que o sucesso no varejo está diretamente ligado à capacidade de inovar e oferecer soluções personalizadas para cada canal de venda.
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