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Supermercados do Rio registram deflação em junho. ASSERJ explica cenário
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do Brasil, registrou subida de 0,24% em junho, segundo os dados divulgados nesta quinta-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da quarta retração mensal consecutiva (dessa vez com recuo de 0,02 ponto percentual na comparação com o mês de maio), no acumulado de 2025, o indicador tem alta de 2,99%. Apesar disso, o varejo supermercadista do Rio de Janeiro registrou deflação no sexto mês do ano. Alimentação segura alta geral no Brasil. Supermercados do Rio têm baixa de preços Segundo o IBGE, oito dos nove grupos pesquisados apresentaram alta no país. Os principais responsáveis por pressionar a inflação foram os setores de Habitação (+0,99%) e Vestuário (+0,75%). O único grupo a registrar queda nacional foi o de Alimentação no Domicílio, que concentra os alimentos e bebidas vendidos no varejo supermercadista, que apontou baixa de 0,18%, a primeira deflação em nove meses. O desempenho do setor saiu de 0,02% em maio para -0,43% em junho. Especificamente no cenário do Rio de Janeiro, o índice de inflação de alimentos e bebidas recuou 1,19%, o segundo mês consecutivo de baixa e a maior queda de preços em 12 meses. No acumulado dos primeiros seis meses de 2025, o estado teve a quarta menor inflação do setor de Alimentação no Domicílio (+2,43%), abaixo da média nacional (+3,64%). O consultor econômico da ASSERJ, William Figueiredo, destaca: "Dos alimentos e bebidas vendidos nos supermercados do Rio, 70% tiveram queda de preços em junho, com destaque para: café moído (-2,72%), alcatra (-1,74%), arroz (-1,96%), ovo de galinha (-2,35%) e alho (-2,44%)". Artigos de Higiene Pessoal também registraram deflação em junho nos supermercados do Rio, com baixa de 0,73%. Os itens com as principais quedas foram desodorantes (-2,04%) e produtos para pele (-1,64%). Outra categoria de importância no setor supermercadista do estado, os produtos de limpeza tiveram retração de 0,08%, com destaque para o sabão em pó (-0,39%) e detergente (-1,43%). Resultado aponta oportunidades para o varejo supermercadista fluminense A deflação nas categorias de maior importância para o varejo supermercadista pode apresentar uma janela de oportunidades. Produtos mais baratos nas gôndolas significam alívio no orçamento dos consumidores e maiores possibilidades de atração. Baixa de preços também pode significar a chance de renegociação com fornecedores. Mas atenção, aproveitar oportunidades exige acompanhamento, análise e boa gestão, antecipando fatores futuros que possam reverter a maré de baixa.
10 de July, 2025
Vendas suspensas pela Anvisa: linha de gelados comestíveis. ASSERJ explica motivos e riscos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, de forma imediata, a comercialização de diversos produtos da marca AICE, importados pela New Arrival Importação & Exportação Ltda. A determinação do órgão foi publicada na edição desta quinta-feira, 10, do Diário Oficial da União (DOU). A decisão foi tomada após a Anvisa considerar graves as falhas na rotulagem dos produtos gelados comestíveis (picolés e sorvetes), como omissão na identificação do corante tartrazina e da presença de amendoim, itens com alta possibilidade de induções à reações alérgicas. Serão recolhidos os produtos: Berry Chocomax; Frutyroll; Juju Apple; Milk Melon; e Nanas. Proteção à saúde pública e legislação específica Flávio Graça, consultor técnico da ASSERJ, explica que a decisão da Anvisa busca proteger a saúde pública: "O uso indiscriminado de corantes artificiais em alimentos está associado a diversos riscos à saúde, como alergias, hiperatividade infantil e distúrbios gastrointestinais. A medida visa proteger consumidores, especialmente crianças, e promover escolhas alimentares mais conscientes. Além disso, exige que a presença da tartrazina seja explicitamente indicada na lista de ingredientes. Já o consumo de amendoim pode desencadear reações alérgicas graves, incluindo anafilaxia, especialmente em pessoas sensibilizadas. Por isso é importante que a advertência seja explicitada no rótulo". Graça ainda destaca que, para o município do Rio de Janeiro, a restrição ao corante é ainda maior: "A Portaria nº. 2-N/2020 do IVISA-Rio proíbe o uso de tartrazina em produtos de panificação e exige a rotulagem clara mesmo quando se usa corantes permitidos com a expressão 'Colorido Artificialmente'. A regulamentação reforça a importância de boas práticas nos estabelecimentos alimentícios, supermercados e do controle sanitário municipal". Segundo a Anvisa, a empresa importadora das mercadorias ficará com a responsabilidade de recolher todos os lotes em circulação. As vendas poderão ser retomadas apenas após a regularização das rotulagens. Atenção à segurança dos produtos fornecidos pelo nosso setor não é apenas uma necessidade, é um norte que deve ser seguido por todos. Associados, tomem as medidas necessárias imediatamente para garantir a segurança dos seus clientes.
10 de July, 2025
Grupo Carrefour anuncia novo CEO para Brasil e América Latina. Vem saber tudo!
O Grupo Carrefour anunciou a nomeação do argentino Pablo Lorenzo como novo CEO da operação no Brasil e na América Latina. Atual COO (Chief Operating Officer) da companhia, ele assume o cargo no lugar do francês Stéphane Maquaire, que deixa o grupo para retornar à Europa após quatro anos à frente da operação brasileira. A transição será oficializada na próxima segunda-feira, dia 14 de julho. Segundo Alexandre Bompard, CEO global do grupo, Lorenzo teve papel fundamental em etapas estratégicas recentes da companhia. “Ele concluiu com sucesso a recuperação das operações na Argentina, liderou a integração operacional do Grupo BIG junto com Stéphane Maquaire e conduziu a retomada comercial do Carrefour Brasil nos últimos dezoito meses”, destacou. Maquaire, por sua vez, deixa o grupo após seis anos na América Latina, sendo quatro deles à frente da operação brasileira. Em mensagem de despedida, o executivo francês relembrou sua trajetória de 30 anos de carreira, que começou na engenharia e passou pelas áreas financeira, de varejo, incluindo o supermercadista, varejo não alimentar e moda, com passagens por Suíça, Argentina e Brasil. “Sigo agora para um novo ciclo, com novas responsabilidades, fora do Grupo Carrefour. Um desafio que me empolga, com a mesma energia e vontade de construir”, declarou, sem revelar o nome de sua nova empresa. Com vendas acima de R$ 28,8 bilhões no último trimestre, o Carrefour reforçou no comunicado que o Brasil segue sendo um mercado estratégico para o grupo. “O Brasil é um país central para o Carrefour, que construiu uma sólida posição de liderança no país nos últimos anos e tem grandes ambições para o futuro”, concluiu a nota.
10 de July, 2025
Redeconomia Grupo Emanuel realiza mutirão com 150 vagas de emprego em Vargem Grande
O Redeconomia Grupo Emanuel está promovendo um mutirão de empregos até quinta-feira, dia 11 de julho, das 9h às 18h, na Estrada dos Bandeirantes, 23.433 – Vargem Grande, próximo ao Polo Gastronômico. A ação tem como objetivo selecionar candidatos para a nova unidade da rede, que será inaugurada no final deste mês na região. Ao todo, são oferecidas 150 vagas de emprego para todos os setores da loja, com oportunidades para operador de loja, operador de caixa, fiscal de prevenção de perdas, açougueiro, padeiro, auxiliar de serviços gerais, fiscal de frente de caixa e conferente. De acordo com Raphaela Paixão, gerente de Recursos Humanos do Grupo Emanuel, o processo é aberto ao público e os candidatos devem comparecer ao local com currículo impresso e documentos pessoais. “Estamos contratando para diversos setores da nova loja e buscamos profissionais comprometidos e que queiram crescer com a empresa. É desejável ter experiência na área, mas também estamos abertos a pessoas em busca do primeiro emprego”, destaca. A nova loja será inaugurada no final de julho e deve ampliar o atendimento à população de Vargem Grande e adjacências, contribuindo com a geração de empregos e o desenvolvimento econômico da região. A iniciativa da rede reforça a atual fase de crescimento do setor supermercadista fluminense, que vem se consolidando como um dos principais impulsionadores da geração de empregos formais no estado. Em maio de 2025, o segmento registrou saldo positivo pelo quarto mês consecutivo, com a criação de 635 postos de trabalho — um desempenho expressivamente superior ao do mesmo período de 2024, quando apenas 36 vagas haviam sido abertas.
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