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ASSERJ debate renovação do REPA (SIM-RIO) no Conselho de Alimento Seguro
Na tarde desta terça-feira, 29 de junho, a ASSERJ realizou mais uma edição do Conselho de Alimento Seguro, reafirmando seu compromisso com a segurança alimentar no varejo supermercadista. O encontro, realizado no formato on-line, foi mediado por Flávio Graça, consultor técnico de Alimento Seguro da associação. O tema central da reunião foi a Renovação do REPA (Registro de Estabelecimentos e Produtos de Origem Animal), vinculado ao SIM-RIO (Serviço de Inspeção Municipal). Para orientar os associados sobre o processo e esclarecer dúvidas técnicas e legais, participaram como convidados especiais a Dra. Júlia Rodrigues, coordenadora do SIM-RIO, e o Dr. Fábio Gregório, subcoordenador do órgão. Durante o encontro, foram abordados os critérios exigidos para a renovação do registro, os avanços obtidos pelo SIM-RIO nos últimos anos e as responsabilidades dos estabelecimentos comerciais no cumprimento das normas sanitárias municipais. A participação ativa dos associados contribuiu para um debate técnico e alinhado com as boas práticas do setor. Na ocasião, Flávio Graça alertou que a chamada “circular SIM Vigilância Sanitária” não isenta os supermercadistas da fiscalização. Ele destacou que muitas lojas de redes menores enfrentam dificuldades para atender aos padrões exigidos, principalmente devido a plantas arquitetônicas antigas que não estão em conformidade com as normas atuais. “Alguns acabam replicando erros estruturais, mas é possível se adequar. A adequação é um desafio, mas também uma oportunidade de melhoria contínua”, explicou o consultor. A Dra. Júlia Rodrigues reforçou que os supermercadistas que tiverem dúvidas sobre o processo devem procurar diretamente a Secretaria responsável, que está à disposição para orientar sobre cada etapa da renovação do SIM e adesão ao REPA. “Nosso objetivo é garantir segurança sanitária e facilitar o acesso à regularização. Todos serão bem atendidos”, garantiu. Flávio Graça também pontuou um dos principais desafios da manutenção do REPA nas lojas: a alta rotatividade dos colaboradores. Isso compromete a continuidade dos processos, mas, segundo ele, a ASSERJ está sempre atenta e oferece capacitações constantes. “A ASSERJ mantém uma agenda contínua de cursos gratuitos para associados. Um exemplo é o curso de Noções Básicas de Higiene e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos em Serviços de Alimentação, que já está com inscrições abertas”, anunciou. O consultor lembrou ainda que, embora as regras gerais sejam públicas e bem definidas, cada rede pode — e deve — adotar normas internas mais rígidas, com o objetivo de elevar ainda mais os padrões de qualidade e segurança alimentar. "Como são os caso de uso de barba, luvas e cílios postiços, por exemplo." Visita de Orientação: prevenção antes da fiscalização - Flávio Graça também destacou a importância da Visita de Orientação, uma iniciativa da ASSERJ com o intuito de prevenir e orientar os associados quanto a autuações e multas dos órgãos fiscalizadores – como Vigilância Sanitária, Procon e Ministério da Agricultura. "O profissional responsável analisa as conformidades com a Legislação Sanitária e emite um relatório técnico que é disponibilizado ao associado. A proposta é promover a regularização voluntária e contínua dos estabelecimentos, reduzindo riscos e fortalecendo a segurança alimentar no setor", explicou. Escola ASSERJ: capacitação que transforma A Escola ASSERJ segue com uma programação especial voltada à qualificação dos profissionais do varejo supermercadista. Quer aprimorar seus conhecimentos e se destacar no mercado? Garanta sua vaga no curso gratuito: Noções Básicas de Higiene e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos em Serviços de Alimentação. VEJA A AGENDA COMPLETA e inscreva-se!
29 de July, 2025
Ator da TV Globo está na campanha dos 50 anos do Carrefour no Brasil. Vem ver quem é!
O Grupo Carrefour Brasil comemora meio século de presença no país com uma nova campanha estrelada por Marcos Mion. Com estreia prevista ainda para julho, a ação traz como mensagem central o conceito “Alimente o Seu Melhor”, que convida os brasileiros a refletirem sobre as transformações vividas nas últimas décadas e o papel do Carrefour nesse caminho de evolução. A escolha de Mion reforça o desejo da marca de se conectar com diferentes perfis de consumidores, valorizando sua autenticidade, carisma e forte presença digital. Além de ampliar o alcance da campanha, o apresentador também personifica os valores construídos ao longo da trajetória do Carrefour: inclusão, progresso e o impacto positivo de atitudes cotidianas. As comemorações pelos 50 anos também reforçam o compromisso da empresa com a democratização do acesso à qualidade e ao preço justo. A marca própria do Carrefour ganhará destaque nas ações promocionais, fortalecendo sua competitividade e proximidade com o consumidor. “Celebrar 50 anos no Brasil é um marco que traduz nossa trajetória de proximidade com o consumidor e nossa capacidade de nos reinventarmos ao longo do tempo”, afirma Cláudia Vilhena, CMO do Carrefour Varejo e do Sam’s Club. Segundo Cláudia, a presença de Mion ajuda a amplificar a mensagem da campanha e a reforçar o compromisso da marca com os brasileiros: “Marcos Mion, com sua conexão com as famílias brasileiras, nos ajuda a reforçar nosso compromisso de estar sempre ao lado dos nossos clientes, incentivando cada um a alimentar o seu melhor. Queremos continuar evoluindo junto aos brasileiros, respeitando as particularidades de cada região e oferecendo um ecossistema completo de soluções que tornem a vida mais simples, acessível e com mais qualidade.” Ativações e homenagens marcam os 50 anos A campanha também resgata a tradicional patinadora — personagem icônica do Carrefour — e contará com diversas ativações inéditas até outubro, mês de aniversário da marca. Uma delas é o “Minuto 50” no futebol, com inserções especiais durante os acréscimos das partidas do Brasileirão, Copa do Brasil e Sul-Americana, veiculadas na Rádio 97FM, além de ofertas nos relógios de rua em cidades como São Paulo, Porto Alegre e Recife, sempre no minuto 50 de cada hora. Outra ação de destaque é o benefício “R$ 50 para quem tem 50”, que oferece cupons exclusivos para clientes nascidos em 1975, ano em que o Carrefour chegou ao Brasil. A ativação faz parte do programa Meu Carrefour e utiliza inteligência de dados para personalizar a experiência dos consumidores e valorizar relações de longa data. Com uma mistura de memória afetiva, inovação e conexão emocional, o Carrefour celebra seu passado, reafirma seu presente e projeta um futuro ao lado dos brasileiros, com foco em evolução, proximidade e impacto positivo.
29 de July, 2025
Viralizou e foi para a gôndola! O "Morango do Amor" e a necessidade dos supermercadistas terem atenção às redes
As redes sociais ditam o dia a dia. Isso é um fato. Elas estão inseridas nas discussões, no estilo de vida e, evidentemente, influenciam nas intenções de compra e na demanda dos consumidores. O mais recente exemplo é o caso do "Morango do Amor". Depois de viralizar, o doce se tornou o novo queridinho do consumo por impulso. O desejo por experimentar a iguaria, que consiste em um morango envolto em brigadeiro branco mergulhado em calda de caramelo vermelho, não tomou apenas o imaginário de clientes, mas as gôndolas. Esse movimento é confirmado pelos números. Segundo levantamento de uma plataforma de entrega por aplicativo, o crescimento no número de pedidos da guloseima saltou 15.000% somente no Rio de Janeiro neste mês de julho, em comparação com junho. Em paralelo, o preço do morango também teve alta. Com elevada procura pela fruta, a bandeja com quatro morangos grandes, antes vendida entre R$ 18 e R$ 20, na Ceasa, na Zona Norte do Rio de Janeiro, subiu para R$ 40. Além disso, a partir da segunda metade do mês de julho o morango registrou aumento até nas buscas no Google. De acordo com dados do Google Trens, termos como "onde comprar", "receita" e "o que é" são destaques nas pesquisas sobre o tema, mostrando que a viralização do "Morango do Amor" provocou uma grande onda de efeito cascata. Esse caso só reforça uma tendência que já se tornou uma máxima: é essencial para o varejo supermercadista estar atento às redes sociais e o impacto delas no imaginário do consumidor. Aproveitar o momento de alta específica de uma febre das redes pode fazer a diferença no faturamento, movimentando sua loja, trazendo novos clientes e aumentando o ticket médio, ainda mais se forem realizadas promoções ou ações que incentivem o cross-sell. Case de sucesso: Terê Frutas vende todas as unidades produzidas Um dos que soube aproveitar bem o momento de alta no interesse pelo doce foi o Terê Frutas. Na última quinta-feira, 24 de julho, a rede iniciou a produção e comercialização da sobremesa na Terê Pão, padaria do grupo. Em menos de duas horas, todos os itens foram vendidos. Com o sucesso, a iniciativa foi expandida para as demais lojas da rede. Na última sexta-feira, 25 de julho, algumas negociaram toda a oferta do dia apenas no período da manhã. Clientes chegaram, inclusive, a entrar em contato para reservar o pedido e garantir que não perderiam suas chances. E o sucesso de vendas não parou. No último fim de semana, o Terê Frutas produziu 255 unidades. Toda a confecção foi integralmente comercializada, mostrando que a aceitação dos consumidores foi excelente e reforçando que aproveitar oportunidades criadas pelas redes sociais pode fazer a diferença no faturamento do negócio. "A operação foi conduzida com cautela, priorizando a qualidade e o controle da produção. Ainda assim, a demanda superou a oferta, o que demonstra o sucesso da ação. O preço médio praticado foi de R$11,99, mantendo-se competitivo e com margem saudável para o varejo.", explicou Daniel Carvalho, head de Marketing do Grupo Terê Frutas. Com os resultados mais que positivos e a demanda ainda existente de consumidores, destaca Daniel, as padarias do Grupo Terê Frutas envolvidas nas vendas seguirão com a produção para atender aos clientes nos próximos períodos. Busca por itens de "pequenos momentos de felicidade": além das redes sociais, um comportamento do consumidor O caso do "Morango do Amor" não é isolado, nem se resume apenas ao fato de aproveitar janelas de oportunidades criadas pelas redes sociais. Ele também é reflexo de um hábito de consumo em alta entre consumidores, a procura por itens que geram "pequenos momentos de felicidade", com destaque para as categorias de snacks, sobremesas prontas - tecnicamente conhecido por indulgência. O comportamento de consumo nos supermercados está passando por uma transformação sutil, mas significativa: o aumento da busca por produtos que proporcionem pequenos momentos de felicidade. Essa tendência, que ganhou força nos últimos anos, tem impactado diretamente as gôndolas do varejo, com destaque para categorias como snacks, chocolates, sobremesas prontas e bebidas. Analistas em comportamento do consumidor explicam que esse movimento reflete o desejo por satisfação imediata em meio à agitação do cotidiano. Em sua maioria, são compras fora da lista de itens essenciais, mas que o cliente procura de forma impulsiva e com cada vez mais frequência. Oportunidade: supermercadista, esteja atento, se prepare e aumente suas vendas Monitorar, planejar e aproveitar cenários oferecidos pelas redes sociais, por movimentos dos consumidores ou pelos "pequenos momentos de felicidade" são grandes oportunidades de aumentar faturamento, atrair novos clientes e fidelizar. A compra por impulso estimulada amplia o ticket médio e o movimento das lojas. Portanto, é preciso ter estratégia, analisar caso a caso e sempre pensar em formas de inovar, criar ambientações específicas ou até pontos destacados para esse tipo de produto, potencializando as vendas. Ações promocionais, embalagens atraentes e comunicação sensorial também são excelentes apostas para criar conexões com o consumidor e tornar a experiência de compra mais prazerosa.
29 de July, 2025
Docile Alimentos anuncia nova diretora de Gente & Gestão
A Docile Alimentos, uma das maiores empresas do setor de confeitos e guloseimas do Brasil, anunciou uma importante movimentação em sua liderança. Michelle Matoso assumiu a diretora de Gente & Gestão da companhia. A executiva terá o desafio de liderar a área de Recursos Humanos, com foco em desenvolvimento organizacional, cultura corporativa e fortalecimento da experiência dos colaboradores. Com mais de 22 anos de experiência na área de RH, Michelle construiu sua trajetória em empresas de grande porte e diferentes segmentos, como Gerdau, BRF, Seara e BRK Ambiental. Ao longo de sua carreira, atuou em diversos projetos estratégicos voltados à liderança, transformação cultural, diversidade e inclusão. Na Docile, a diretora terá como missão dar continuidade ao processo de valorização do capital humano da empresa, reforçando práticas voltadas à atração, retenção e desenvolvimento de talentos, além de promover uma cultura cada vez mais alinhada aos valores da empresa. "Estou muito feliz com este novo desafio. A Docile é uma empresa com propósito, que coloca as pessoas no centro da estratégia, e isso é essencial para que possamos construir um ambiente cada vez mais inovador, humano e colaborativo", frisou Michelle. A movimentação da Docile confirma a evolução das práticas internas da empresa em gestão de pessoas, reforçando também o papel estratégico da área de Gente & Gestão no crescimento sustentável de qualquer organização.
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