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Felipe Neto e Rafaela Silva se destacam como palestrantes em evento com empresários no Rio de Janeiro
Um dos maiores Youtubers do Brasil, Felipe Neto, e a judoca e medalhista olímpica Rafaela Silva, estiveram na 30ª Super Rio Expofood, a segunda maior feira do setor alimentício da América Latina, que termina hoje no Riocentro. Eles foram convidados para ministrar painéis com temas atrelados a suas vidas pessoais. Felipe Neto é conhecido por ter um dos maiores canais brasileiros de Youtube, acumulando mais de 19 milhões de inscritos, em sua grande maioria pelo publico infanto-juvenil. “Fico muito chateado quando os pais não me conhecem, pois significa que não conhecem o produto que seus filhos consomem no meio digital”, disse. Para contextualizar, Felipe ressaltou para o público, formado por supermercadistas e empresários da indústria alimentícia, a importância de entender o que a nova geração anseia. Ao mostrar seu lado empresário (ele e seu irmão, Lucas Neto, tocam um negócio de coxinhas em shoppings) e extremamente estudioso sobre esse mercado, o jovem de 30 anos surpreendeu plateia, e foi, inclusive, abordado como celebridade pelos adultos ao final do painel. A história da judoca carioca Rafaela Silva tornou-se conhecida e admirada por todo o Brasil em 2016, quando ela ganhou o primeiro ouro olímpico nas Olimpíadas do Rio, após enfrentar um período difícil quando foi eliminada nos Jogos Olímpicos de Londres, quando foi vitima de racismo e intolerância, principalmente nas redes sociais. No entanto, ao participar de um painel sobre a importância do coach na vida profissional, e contar sua história de superação, nesta quinta-feira no Riocentro, a atleta trouxe à tona fatos sobre sua vida que mostraram que sua luta já era travada desde a infância. Rafaela foi as lagrimas logo nos primeiros minutos, ao lembrar emocionada de momentos de dificuldade na infância. “Sempre foi muito difícil, minha família não tinha dinheiro, nem para comprar um chinelo para mim. Quando passei a ir para campeonatos, minha alimentação não era de atleta, era pão francês com refrigerante”, lembra, fazendo a plateia se emocionar junto. A atleta contou sobre todas as dificuldades que enfrentou, e sempre com muita determinação, conseguiu superar as adversidades. Ao lado de sua coach, Nell Salgado, a atleta reforçou que a orientação foi fundamental para realizar suas conquistas e não desistir de treinar para os Jogos Olímpicos do Rio. “Hoje sou patrocinada pela Nike e posso ter quantos chinelos e tênis eu quiser”, diz, mostrando que a força faz parte do seu DNA. Conhecida por ser um megaevento que transforma marketing de relacionamento em parcerias comerciais, a 30ª Super Rio Expofood, realizada pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e Escala Eventos, este ano foi sede para a Convenção da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), maior encontro de líderes supermercadistas do Brasil, focado exclusivamente no conhecimento e na reciclagem profissional, que retorna à cidade maravilhosa após 14 anos.
22 de March, 2018
Painel discute as novas relações entre Supermercados e Indústrias
Na crise, supermercadistas e indústrias estreitaram relações para garantir as vendas, o fomento da atividade industrial e os melhores preços para o consumidor. O Fórum da Revista Super Negócios, publicação gerida pela ASSERJ, abordou na terça-feira, 20/03, como essa nova relação impactou no comportamento pós-crise. Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, iniciou o painel com uma menção direta a situação do Estado do Rio de Janeiro. “Os indicadores mostram que o país começa a ter uma retomada econômica, no entanto, o Estado do Rio de Janeiro não apresenta um crescimento proporcional ao restante do país. Mas agora estamos passando por um ponto de virada, e conseguimos sair do pior momento", disse. Para Fábio, a "melhor parte" da crise para os supermercadistas foi a aproximação dos com as indústrias. Entre os fatores que contribuem para essa ascensão estão a baixa taxa de juros (que já é refletida no bolso do consumidor), a inflação controlada e a retomada da empregabilidade. Representando os supermercadistas, Paulo Drago, Diretor Geral do Supermercado Prezunic/Cencosud, falou sobre a estratégia comercial que a rede adotou ao se aproximar das indústrias para superar a crise. O executivo ressaltou que o planejamento foi a palavra de ordem. “Quando o varejista fornece uma garantia para a indústria, um horizonte de médio a longo prazo, isso vira música para eles. E para os supermercados também, pois melhora a logística, o abastecimento, o controle do estoque, e o que todo mundo quer: a disponibilidade do produto na gondola, a todo tempo”. Para Drago, os varejistas devem se planejar “de mãos dadas com a indústria” para eventos sazonais e datas comemorativas. [caption id="attachment_10839" align="aligncenter" width="1805"] Paulo Drago, Fábio Queiróz e Sérgio Duarte.[/caption] E quais foram as estratégias adotadas pelas indústrias? O que estão vislumbrando? Sérgio Duarte, Vice-Presidente da FIRJAN afirmou que as dificuldades impostas pelas taxas tributárias, que chegam a 47%, dificultam a evolução e o crescimento de empresas no Brasil. “O empresário industrial brasileiro é extremamente competente, mas não consegue ser competitivo. É um setor massacrado porque é fácil tributar”, disse. Sérgio enalteceu o papel da FIRJAN em estimular e gerar otimismo entre os empresários. “ASSERJ, ABRAS FIRJAN, precisamos ajudar os nossos associados a melhorarem seu ambiente de negócios”, frisou. Alexandre Almeida, Vice-Presidente de Operação Brasil da BRF, afirmou que o cenário de crise no restante do país não foi diferente do Rio de Janeiro, porém, ressaltou que as promoções por aqui são uma constante. Isso gerou uma provocação: É hora de rever e diminuir as promoções nas gôndolas para aumentar as margens? Para Alexandre, é preciso avaliar o modelo de negócio do cliente. “O meu produto atende o modelo de negócio do meu cliente? Se atender, vou brigar para tê-lo na gondola. Esse ano não é para crescer margem, e sim crescer volume”. O executivo defendeu que as promoções devem ser incrementais e atrair fluxo de loja. Paulo Drago pontuou que no momento em que a crise acontece "o varejo está estocado", e que esse estoque precisa girar. Para ele, esse foi um dos aprendizados da crise. “Pela primeira vez vimos a indústria preocupada com o estoque do varejo, e sim, gastamos muito dinheiro com promoções’’. Outra reflexão proposta durante o painel foi a de estarem atentos a mudança do comportamento do consumidor. O que esperar dos novos hábitos de consumo que estão por vir? Como se preparar para atender a uma demanda cada vez mais exigente e personalizada? “Quem conhece o seu consumidor sai na frente, o varejo tem que se preparar para conhecer o consumidor e ser mais assertivo, e não jogar tanto dinheiro fora com promoção desnecessária”, completou Paulo Drago. Sérgio Duarte reforçou esse ponto de vista. “Teremos um consumidor novo, com expectativas totalmente diferente do que já vimos, é preciso estar preparado”. Fábio Queiróz encerrou o painel fazendo uma provocação aos participantes sobre uma integração, pautada por uma discussão surgida na ASSERJ sobre resgatar a magia da Páscoa. Como exemplo, o presidente citou uma consumidora infantil que pediu uma barra de chocolate para a família, em vez do tradicional ovo de páscoa. “Indústria e supermercadistas precisam se unir em campanhas de marketing integradas para difundir um conceito que interessa aos dois. Na minha infância não fazia caça a barras de chocolate, era a caça aos ovos." Todos se comprometeram em agir de forma colaborativa para esse desafio.
22 de March, 2018
Armazém do Grão leva funcionários para a Super Rio Expofood
O Supermercado Armazém do Grão, única rede de supermercados natural de Petrópolis, levou mais de 40 de seus funcionários - entre gerentes, compradores, líderes de setores e integrantes do departamento financeiro e administrativo - para a 30ª Super Rio Expofood, segunda maior convenção de negócios do setor na América Latina, evento dedicado ao varejo do setor alimentício promovido pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj). A feira está reunindo profissionais, executivos e fornecedores para supermercados, hotéis, restaurantes, bares, padarias, confeitarias e lojas de conveniência para troca de conhecimento e experiências sobre as novidades na indústria de alimentos e bebidas e equipamentos do país até esta quinta-feira (22/03), no Riocentro, no Rio de Janeiro. "Fazemos questão de participar de todos os eventos do setor e de ter sempre conosco nossos funcionários. Aqui na Rio Expofood eles participaram de palestras, visitaram estandes de fornecedores e puderam trocar experiências com funcionários de outras redes. Apostamos em ações de aperfeiçoamento para o crescimento pessoal e profissional de nossos colaboradores. Desta forma garantimos um atendimento de qualidade aos nossos clientes!", comentou Luciana Gall, uma das diretoras da Rede Armazém do Grão. A abertura da 30ª Rio Expofood aconteceu na segunda-feira (19) com show da banda Roupa Nova, no Morro da Urca, com sucessos de mais de 30 anos de carreira. As palestras e estandes do evento estão sempre lotados. Vale ressaltar que a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) – que reúne representantes dos 200 maiores grupos do setor – está de volta ao Rio de Janeiro nesta 30ª Rio Expofood. O faturamento desse segmento no país avançou 4,3% em 2017, alcançando R$ 353,2 bilhões, segundo pesquisa da entidade, em parceria com a consultoria Nielsen, na abertura do evento no Riocentro. Em 2016, o crescimento foi de 0,8%. "Nossa expectativa é de que 2018 represente um avanço ainda maior para o setor em todo o país. Em Petrópolis, estamos trabalhando muito para oferecer mais qualidade e novos produtos para nossos clientes. Criamos um canal direto de comunicação com nossos consumidores pelo Whatsapp e nossas redes sociais criam cada vez mais uma relação próxima com todos. Essa relação próxima nos auxilia a identificar erros ou necessidades de mudanças e também nos ajuda a crescer ouvindo as reais necessidades de nossos consumidores", ressaltou a diretora do Armazém do Grão, Luciana Gall.
22 de March, 2018
Painel responde as dúvidas do empresariado sobre a Reforma Trabalhista
Após 74 anos, a Legislação Trabalhista do Brasil rendeu-se às necessidades de mudanças decorrentes da modernidade, incluindo os avanços tecnológicos e a nova conjuntura econômica, e desde 11 de novembro estão em vigência as novas regras trabalhistas, que ainda geram várias dúvidas entre os empresários. Para respondê-las, a 30ª Super Rio Expofood reuniu um time de peso no Painel Modernização Trabalhista: um panorama prático de sua aplicabilidade, mediado pela conselheira jurídica da ASSERJ Ana Paula Rosa. Além disso, o painel marcou o lançamento da cartilha “Modernização Trabalhista, o que muda para o setor supermercadista”, produzida pela Asserj com as dúvidas mais comuns oriundas do setor. “Com o espaço que a Reforma ganhou na mídia, todos saem ganhando. Os trabalhadores, que estão conscientes das necessidades de mudança e os empresários, que sofrem com a crise”, avaliou Ana Paula Rosa. Opinião respaldada pela painelista Volia Bomfim, desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. “A flexibilização era um clamor da classe empresarial há alguns anos. Não significa reduzir direitos dos trabalhadores, mas permitir que empresários passem pela crise mantendo empregos e a empregabilidade. Pela primeira vez o empresário vai fazer uma pauta de reivindicação”, disse Volia. Dica A grande dica dada pela desembargadora ao empresariado presente no painel da Super Rio Expofood foi regular em uma norma coletiva quaisquer ferramentas da Reforma Trabalhista que possam gerar insegurança. “A norma coletiva é o ator principal desta Reforma, pois ela é capaz de modificar a lei e tem preponderância sobre a convenção”, explicou. As mudanças também deram maior autonomia ao trabalhador, que pode escolher o que é melhor para ele. “Para entendermos a Reforma Trabalhista não podemos desvinculá-la da idéia de responsabilidade, ou seja, o dever de arcar com as nossas ações, independentemente da culpa”, disse a painelista Patrícia Ribeiro, Juíza da 29ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro. Segundo Patrícia, a responsabilidade dos atores sociais foi um dos eixos norteadores da Reforma que gerou maior autonomia da vontade. Os resultados já podem ser sentidos. Se antes da Reform, a 29ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro recebia cerca de 180 processos, atualmente este número caiu para 50. Dúvidas Para levantar as questões dos empresários, o painel contou com João Carlos Jovino, gerente de RH do Grupo Itavema, que possui cerca de 70 revendas espalhadas pelo Brasil e lida com 11 sindicatos. Entre as questões colocadas, foram abordados temas como a contratação de trabalhadores intermitentes, o recolhimento de contribuições, distratos, a relação com sindicatos patronais, entre outras. Para quem perdeu o painel, as respostas para essas e outras questões podem ser encontradas na cartilha Modernização Trabalhista, disponível no lounge Premium da Super Rio Expofood.
22 de March, 2018
Colaborar é preciso, mas não é espontâneo
Painel Colaboração no Ambiente Gerencial mostrou como criar um ambiente colaborativo nas empresas; apenas 21% dos trabalhadores colaboram espontaneamente É preciso estimular a colaboração nas empresas. Com essa mensagem a master Coach da Falconi Consultores Associados, Neuza Chaves abriu a seção de Painéis e Palestra da 30ª Super Rio Expofood, dia 20 de março, no Pavilhão três do Riocentro. Com o auditório lotado de empresários do setor de varejo, Neuza mostrou que cabe aos líderes criar estratégias para estimular o ambiente colaborativo. “As pessoas gostam e se sentem motivadas a colaborar, mas precisam ser estimuladas. Segundo pesquisa da Gallup, apenas 21% dos empregados são espontaneamente colaborativos. Por isso, precisamos criar condições e métodos para que essa colaboração aconteça mais intensamente”, afirmou Neuza Chaves, autora do livro “Soluções em Equipe”. Desperdício de gente Segundo ela, conhecimentos metodológicos e técnicos são fundamentais para garantir o sucesso de uma liderança, que precisa alcançar resultados e ensinar a equipe a trilhar o caminho das metas de forma responsável e ética. “Em consultorias que fazemos em supermercados e fábricas há sempre a preocupação com o desperdício. Mas, o maior desperdício que as empresas possuem é o desperdício de gente”, disse. Uma equipe alinhada e bem coordenada evita cair em estatísticas que mostram que pequenos problemas operacionais, que costumam causar grandes estragos quando acumulados, poderiam ser totalmente evitados, já que em 100% das vezes eles são de conhecimento das bases de operação. “Os superiores conhecem 70% desses problemas e apenas 4% é de conhecimento dos diretores, CEO, o que não está errado, porque a diretoria deve cuidar de parcerias, negócios,” Dimensionar o tempo para que não haja prejuízos por falta de comunicação, apostar em soluções simples e em reconhecimentos, simbólicos ou materiais, são caminhos que podem criar um ambiente mais colaborativo.
22 de March, 2018
Empresários do varejo estão confiantes no crescimento da economia
A economia se descolou da crise política e a prova disso é o crescimento do índice de confiança dos empresários do setor de varejo, que atingiu 55,7 pontos segundo pesquisa da GFK encomendada pela Associação Brasileira de Supermercados e apresentada no lançamento da Convenção ABRAS e da Super Rio Expofood, nesta segunda feira, dia 19. Trata-se de um importante indicador que norteia o futuro do setor, que faturou R$ 353,2 bilhões em 2017 e criou 20 mil novas vagas de emprego no país. "Houve um aumento do número de empresários entrevistados que disseram ter uma expectativa de melhora da economia. Isso é importante porque é a partir de uma perspectiva otimista que os investimentos virão e, consequentemente, novas vagas de emprego, o aumento da renda e do poder aquisitivo da população", disse o presidente da ABRAS João Sanzovo Neto. Responsável por 11% da fatia total do faturamento nacional, R$ 38,8 milhões, o Estado do Rio de Janeiro também aposta em um ponto de virada da economia, embora ainda com uma perspectiva conservadora. "A previsão para 2018 é crescer no nível da inflação. Ano passado, esperávamos um decréscimo de 2%, e decrescemos apenas 1% já deflacionados. Este ano esperamos ficar estabilizados", avalia Fabio Queiroz, presidente da Associação dos Supermercados do Rio de Janeiro (Asserj). Nacionalmente, o setor tem projeção de crescimento real de 3% em 018. Colaboração A estratégia fluminense para concretizar o ponto de virada é investir nas promoções e parcerias. Em 2017, foi criada a Rede Integra, composta por oito supermercados que têm o objetivo de criar um ambiente de colaboração e melhor competitividade. O próprio tema da 30ª Super Rio Expofood é a colaboração. O evento, que ocupa os pavilhões três e quatro do Riocentro entre os dias 19 e 21 de março, deve movimentar cerca de R$ 1 bilhão em negócios, alem de todas as prospecções. "É um evento grandioso que em três dias injeta na economia da cidade mais de R$ 15 milhões, ocupa 3.000 quartos de hotéis e gera 8.000 empregos diretos e indiretos. Só na montagem da feira tivemos mais de 3.000 trabalhadores envolvidos", diz Fabio. "Respeitamos aqueles que desistiram da cidade mais maravilhosa do mundo, mas optamos por trazer a convenção da Abras para cá após 14 anos afastada e esse retorno nos dá a sensação de dever cumprido e de olhar com orgulho para a cidade do Rio de Janeiro", completa. Dados do setor Houve um aumento de 3% das vendas na semana Back Friday no Brasil, incluindo varejo, auto-serviço, cash & carry (cervejas, refrigerantes, bolachas, óleo e arroz). A pedido da ABRAS, a Gfk apresentou um novo índice, o PF Caseiro, composto por arroz, feijão, salada, carne, fritas, adquiridos no supermercado. O Rio possui um dos valores mais baixos do Brasil, R$ 5,97. A média nacional, considerando os preços de janeiro, é de R$ 7,58. Esses valores tiveram uma queda de 8,5% em relação ao ano passado, sendo a queda mais acentuada no Rio, mais de 10%. Em todo o Brasil, o crescimento de produtos em promoção passou de 11% em 2015 para 15% em 2017.
22 de March, 2018
Pezão participa da abertura da Super Rio Expofood
O governador Luiz Fernando Pezão participou da abertura da 30ª Super Rio Expofood, em 20/03. – Eu fico muito feliz de estar recebendo a feira de volta ao Rio, no meu último ano como governador. A saída desse grande evento do estado, após anos aqui no Riocentro, tinha representado um esvaziamento e, agora, esse retorno é uma demonstração muito grande de confiança, com geração de emprego e renda – afirmou o governador. A Super Rio Expofood deverá, segundo a Asserj, gerar oito mil empregos diretos e indiretos, com ocupação de três mil quartos nos hotéis da cidade. Os 400 expositores esperam receber 40 mil visitantes até o encerramento, que acontece nesta quinta-feira (22/03). – Temos aqui dois eventos acontecendo paralelamente, a Convenção da Abras, que retornou ao Rio de Janeiro depois de 14 anos a partir de um esforço muito grande que fizemos em conjunto com a Asserj e o presidente Fábio Queiróz, e a Super Expofood, que traz um conjunto de inovações da indústria de alimentos e bebidas e do setor de logística. A realização desses eventos no estado é um marco para o setor de alimentos, que vem ampliando a participação na indústria fluminense – sublinhou o secretário da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Christino Áureo.
22 de March, 2018
Empresas de alimentos e bebidas fluminenses expõem suas marcas na Super Rio Expofood
Inaugurada há dois anos no município de Petrópolis, a cervejaria Brew Point já conquistou duas medalhas de bronze com os rótulos Pilsen e Dunkel na Copa Américas de Cervejas, ocorrida no Chile em 2017. Agora, a marca quer expandir seus limites para além da Serra e chegar com força na capital fluminense. “Quem é visto, é lembrado”, aponta o representante comercial da Brew Point, Márcio Chaves, durante a exposição da cervejaria no estande do Movimento Sou do Rio, na Super Rio Expofood, que prossegue até amanhã no Riocentro, Zona Oeste da cidade do Rio. A cervejaria é uma das 24 marcas de alimentos e bebidas de todas as regiões do estado do Rio presentes no local. O Movimento Sou do Rio foi criado no ano passado para melhorar o ambiente de negócios entre as empresas fluminenses, a partir da valorização e do incentivo ao consumo de produtos produzidos no estado. “A participação do Sou do Rio na segunda maior feira da América Latina para a indústria do setor de alimentos e bebidas é uma grande visibilidade para as marcas fluminenses. Mostra que estamos no caminho certo, gerando negócios e oportunidades para os empresários”, destaca o vice-presidente do Sistema FIRJAN, Sérgio Duarte, um dos fundadores do Movimento. O empresário lembra que, além da Federação, o Movimento tem o apoio institucional, entre outras entidades, da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), realizadora da feira, e do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio (Sind-Rio). “Agora pretendemos promover encontros de negócios entre as redes de supermercados e fornecedores no interior do estado”, revela Duarte. Ao lado da Brew Point está a Buda Beer, outra cervejaria de Petrópolis. A gerente de Marketing Helena D’Ottenfels conta que a marca também é nova e que o foco da empresa é conquistar novos clientes, como bares, restaurantes e supermercados fora do município serrano. “Hoje produzimos 10 mil litros, mas até o fim do ano estaremos produzindo 6 vezes mais. O crescimento visa atingir os novos mercados, principalmente na cidade do Rio”, diz Helena. Já do Sul Fluminense estão presentes no estande a Cooperativa Agropecuária Barra Mansa e a Laticínio Ibitira, de Barra do Piraí. Gerente comercial da cooperativa, Hortência Filgueiras, afirma que a oportunidade de participar de uma feira do porte da Rio Expofood é fundamental para a divulgação dos produtos. “Ainda há muitas pessoas que não associam as marcas aos produtos do Rio de Janeiro. Essa oportunidade faz muita diferença”, assegura Hortência. Roberto Badro, da Fábrica Kafta, de pães sírios, também elogiou a iniciativa do Sou do Rio de aproximar os pequenos e médios fornecedores aos grandes varejistas de alimentos e bebidas. “É uma chance de contato com os grandes mercados e, assim, fazer novos negócios”, destaca o empresário. Proprietária da Panificação Melpão, Patrícia Fernandes conta que também espera conquistar novos clientes, além do circuito serrano fluminense. Segundo ela, a estratégia da empresa é chegar diretamente ao consumidor final. “Trabalhamos com distribuidores, que vendem para as redes atacadistas. Agora queremos também estar diretamente nos lares dos nossos consumidores, via padarias e mercados”, explica. Tradicional marca exportadora e com diversos prêmios internacionais, a Cachaça da Quinta, do município de Carmo, também prestigia o estande do Sou do Rio. Kátia do Espírito Santo, terceira geração da família produtora da aguardente, diz que o apoio institucional das entidades como FIRJAN e Sebrae e, até mesmo, do governo do estado, é fundamental para os pequenos e médios produtores de bebidas. “Ninguém faz nada sozinho. A soma é importante para o fortalecimento das marcas e fundamental para as empresas de pequeno e médio porte”, diz Kátia, ressaltando a participação de empresas de todo o estado no estande. Participam ainda do estande Sou do Rio as empresas: Pastifício Petrópolis, Helgas's brot - moseltal, Delícias de Areal, Celles Cordeiro Alimentos, Congelados da Sônia, Irmãos Porto e Cia, Mar de Sol Pescados, Frutolla, Laticínios Grupiara, Quinta, Grupo Mil, Carioca de Minas, Laqua, Sorveteria Sol a Sol, Bigu Indústria Alimentícia, Guaracamp, Fazenda Soledade e Chinezinho. Fornecedores de materiais de plástico reúnem-se no estande do Simperj Vice-presidente do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro (Simperj), o empresário Marcelo Oazen destaca que a Super Rio ExpoFood é a principal feira para as indústrias do setor de plástico, já que a matéria-prima do segmento atende aos demais segmentos comerciais e industriais: restaurantes, supermercados, atacadistas, hospitais. “É a melhor feira para a nossa indústria. Afinal, o plástico está em todas as coisas que as pessoas usam no dia a dia, como os utensílios domésticos”, afirma o proprietário da Plastlab. Além do Simperj, que reuniu nove empresas em seu estande, também estão presentes na feira o Rio+Pão (Sindicato da Indústria de Panificação do município do Rio) e o Simapan (Sindicato das Indústrias de Massas e Panificação da Baixada Fluminense).
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