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Marcel Jerônimo, Sócio da Mesbla.com, dá entrevista EXCLUSIVA para a revista Super Negócios
[fusion_builder_container hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" overlay_color="" video_preview_image="" border_color="" border_style="solid" padding_top="" padding_bottom="" padding_left="" padding_right="" type="flex"][fusion_builder_row][fusion_builder_column type="1_1" layout="1_1" background_position="left top" background_color="" border_color="" border_style="solid" border_position="all" spacing="yes" background_image="" background_repeat="no-repeat" padding_top="" padding_right="" padding_bottom="" padding_left="" margin_top="0px" margin_bottom="0px" class="" id="" animation_type="" animation_speed="0.3" animation_direction="left" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" center_content="no" last="true" min_height="" hover_type="none" link="" border_sizes_top="" border_sizes_bottom="" border_sizes_left="" border_sizes_right="" first="true"][fusion_text columns="" column_min_width="" column_spacing="" rule_style="default" rule_size="" rule_color="" content_alignment_medium="" content_alignment_small="" content_alignment="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" sticky_display="normal,sticky" class="" id="" font_size="" fusion_font_family_text_font="" fusion_font_variant_text_font="" line_height="" letter_spacing="" text_color="#323232" animation_type="" animation_direction="left" animation_speed="0.3" animation_offset=""] Sucesso nos anos 80 e início dos anos 90, a Mesbla teve 180 lojas espalhadas pelo país, com mais de 28.000 colaboradores. Vinte e três anos depois, a empresa está de volta no formato marketplace com a Mesbla.com. Em entrevista exclusiva para a Super Negócios, Marcel Jerônimo, Sócio do e-commerce, aborda a sua trajetória profissional, explica o que o motivou a reabertura do negócio no ambiente digital, expõe sua visão sobre as oportunidades para o setor varejista no país e seus planos para o futuro. Quais foram os seus maiores desafios e conquistas profissionais até o momento? Comecei muito jovem atuando como estagiário de edificações na Mesbla e, depois, como consultor técnico na Mesbla veículos. Após, me especializei na área de logística e passei por transportadoras e grandes empresas do varejo, como C&A, Ponto Frio e Leader, onde encontrei os meus maiores desafios: a montagem e a gestão de centros de distribuição. Depois, tive uma excelente passagem na Conecta-Lá, organização que me deu toda a vivência operacional e sistêmica para a criação do marketplace da Mesbla.com, que é a minha maior conquista, pois é a realização de um sonho que compartilho com toda a minha família. Qual foi a situação que mais te marcou profissionalmente e pessoalmente? Iniciei a minha vida profissional na Mesbla e a ligação que tenho com a marca fez desse projeto algo muito relevante para mim e para os meus familiares. Voltar com a organização, agora, mais modernizada, atualizada e na palma da mão do consumidor tem sido um desafio e um prazer. Desenvolver essa ideia e torná-la uma realidade não tem comparação com nenhuma outra passagem da minha carreira. A Mesbla foi uma grande referência no segmento varejista no Brasil entre os anos 50 e 90. O que motivou a reabertura da loja no formato marketplace? Decidimos voltar a operacionalizar a marca por dois motivos. O primeiro, é o elo afetivo que tenho com ela. Nosso pai, Alfeu Viana, tem uma história com a Mesbla de 61 anos. Ele e nossa mãe se conheceram na loja do Passeio, no Rio de Janeiro. Eu trabalhei como estagiário quando tinha 14 anos de idade, depois, tive a oportunidade de colaborar por dois anos como Consultor Técnico. A segunda razão é o cenário promissor do e-commerce brasileiro. Em 2021, as lojas virtuais cresceram 26,9%, comparado ao ano de 2020, e tiveram faturamento próximo a R$160 milhões de reais, de acordo com pesquisa realizada pela Neotrust, responsável por monitorar 85% do e-commerce do país. O digital é o modelo de compras do presente. Fazendo parte disso, nos preparamos para o futuro e, assim, atingimos o nosso objetivo principal, que é estarmos na vida de todos como um parceiro e amigo, cada vez mais próximos. Qual é o maior desafio de abrir um negócio nesse formato de venda? Um dos maiores desafios é se renovar a cada dia, com a entrada de novos sellers e produtos. Desde que chegou ao mercado, em maio, a Mesbla.com teve um aumento de 5% na quantidade de mercadorias fornecidas ao consumidor. A previsão é de um crescimento de 20% até o fim do ano. Assim, ofereceremos aos clientes, aproximadamente, 250.000 tipos de produtos, divididos por 250 categorias. Nosso objetivo é expandir, ainda mais, esse número de sellers, pois a entrada de cada um deles nos confirma que estamos no caminho certo. A princípio, não existem planos para lojas físicas. E as principais vantagens? Uma das vantagens do marketplace é permitir aos clientes a compra de produtos de categorias diferentes em um único site, coisa que a Mesbla já fazia no passado em suas lojas físicas. Inclusive, um dos slogans da Mesbla era “Da agulha ao avião”, pois ela vendia de tudo. Estamos resgatando isso agora na forma digital, com grandes marcas e mercadorias. Como você enxerga as oportunidades para o setor varejista no país? E o principal desafio? O setor varejista físico teve um grande desafio no auge da pandemia e o varejo on-line conseguiu se sobressair. Agora, a oportunidade vem disfarçada de desafio, que é justamente manter o digital cada vez mais presente no dia a dia do consumidor. Como obstáculo, podemos mencionar a logística. Hoje, o cliente está cada vez mais atento ao preço e ao prazo de entrega. O consumidor está mais maduro e exigente. Quais são os planos para o futuro? A previsão é de um crescimento de 20% até o fim de 2022. Com isso, o nosso objetivo é expandir ainda mais esse número de sellers, pois a entrada de cada um deles nos confirma que estamos no caminho certo. Que mensagem você deixa para os outros profissionais que também querem investir no modelo de varejo no marketplace? Tenham em mente que o marketplace é um parceiro de vendas e não um competidor, se cerquem de bons prestadores de serviço (plataforma, gateway de pagamento, Seller Center etc) e, acima de tudo, acreditem no modelo [/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]
26 de August, 2022
Supermercados do Reino Unido tiram data de validade de alimentos para combater a inflação
[fusion_builder_container hundred_percent="no" equal_height_columns="no" menu_anchor="" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" class="" id="" background_color="" background_image="" background_position="center center" background_repeat="no-repeat" fade="no" background_parallax="none" parallax_speed="0.3" video_mp4="" video_webm="" video_ogv="" video_url="" video_aspect_ratio="16:9" video_loop="yes" video_mute="yes" overlay_color="" video_preview_image="" border_color="" border_style="solid" padding_top="" padding_bottom="" padding_left="" padding_right="" type="flex"][fusion_builder_row][fusion_builder_column type="1_1" layout="1_1" background_position="left top" background_color="" border_color="" border_style="solid" border_position="all" spacing="yes" background_image="" background_repeat="no-repeat" padding_top="" padding_right="" padding_bottom="" padding_left="" margin_top="0px" margin_bottom="0px" class="" id="" animation_type="" animation_speed="0.3" animation_direction="left" hide_on_mobile="small-visibility,medium-visibility,large-visibility" center_content="no" last="true" min_height="" hover_type="none" link="" border_sizes_top="" border_sizes_bottom="" border_sizes_left="" border_sizes_right="" first="true"][fusion_text] Os supermercados do Reino Unido estão retirando, gradualmente, as datas de validade de uma série de itens perecíveis em favor do bom e velho julgamento dos consumidores. E, embora os varejistas digam que a medida economizará dinheiro dos clientes e reduzirá o desperdício, ela marca uma nova virada na dura batalha contra a inflação. Asda, Co-Op, Morrisons, Waitrose, Tesco e Marks & Spencer anunciaram todos uma eliminação total ou parcial das datas de validade em determinados produtos, em alguns casos mudando-os para códigos escaneáveis monitorados pela equipe da loja, que pode recolher itens vencidos. Morrisons estreou a tendência, removendo os indicadores de 90% de seu leite de marca própria, incentivando os compradores a testar o produto pelo cheiro. Asda foi a última a fazer a troca, eliminando as datas de validade de quase 250 frutas e vegetais frescos a partir de 1º de setembro. A franquia de luxo Waitrose também está eliminando as datas de validade em quase 500 produtos, incluindo tubérculos e frutas a partir de setembro, enquanto a rival M&S está removendo-as de mais de 300 linhas de frutas e legumes em suas lojas. Todas as lojas se comprometeram a reduzir o desperdício de alimentos em seus anúncios sobre a mudança na política de rótulos, com a Co-Op, que removeu o prazo de validade da sua marca própria de iogurte, citando o desperdício como o principal motivo. Mas, embora as varejistas tenham buscado transformar a nova política em um passo ambientalmente consciente, a mudança ocorre em um cenário mais sombrio no Reino Unido, onde os meios de comunicação começaram a sugerir que os britânicos, sobrecarregados pela inflação, deveriam considerar o consumo de itens alimentícios vencidos. Fonte: Bloomberg [/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]
26 de August, 2022
Mundial lança projeto que utiliza inteligência virtual para promover descontos estratégicos aos seus clientes
Segundo o Estudo Global Nielsen sobre Sentimento-Fidelidade no varejo, cerca de 71% dos brasileiros concordam que o uso de iniciativas que geram fidelidade os tornam mais dispostos a retornarem ao varejo físico. Nesse contexto, para oferecer preço baixo e fidelizar seus clientes, a tradicional rede de supermercado carioca Mundial se abriu à modernidade e desenvolveu um sistema de ofertas personalizadas para clientes cadastrados. A ação chega a oferecer descontos exclusivos de até 50%. A inovação consiste em uma inteligência artificial que traça o perfil dos membros do programa “Meu Mundial” a partir do histórico de compras, e os envia alertas de promoção específicos, de acordo com seu gosto. Assim oferecendo ao cliente a oferta certa, no momento certo. O programa, que começou na Black Friday de 2021, chega em sua segunda fase com a personalização das promoções, e a rede tem grandes expectativas para seu futuro. Já foram realizadas promoções personalizadas em itens de limpeza, com foco em clientes ausentes, que não estavam comprando tais produtos na loja com tanta frequência; e outra em produtos de higiene pessoal, para clientes com redução de gastos, que buscavam rótulos mais em conta nessa categoria. O benefício é dado para os mais de 300 mil clientes que concluíram o cadastro completo e já fazem parte do programa de relacionamento. “A filosofia do Mundial é oferecer o menor preço total aos cariocas. Para isso, é importante entender o comportamento de nossa base de clientes, para traçar estratégias que façam sentido para ele e que o tragam de volta para dentro da loja. Assim, conseguimos apresentar ofertas assertivas e que vão de acordo com suas necessidades”, afirma Ana Carolina Diniz, coordenadora de CRM da rede. Do tradicional ao moderno Com 20 lojas no Estado do Rio de Janeiro, 78 anos de atuação e mais de 9.000 colaboradores diretos, o Mundial está entre os 15 maiores varejistas do Brasil, e é fiel a filosofia de obter a melhor condição na compra de produtos para garantir ao consumidor o menor preço total. O Mundial é uma das poucas redes de supermercados do país a trabalhar somente com venda à vista (dinheiro, cartão de débito ou cartão alimentação). A empresa não para de crescer e continua investindo na modernização de suas lojas em operação para proporcionar mais qualidade e conforto aos clientes. Recentemente a rede inaugurou a primeira filial fora da cidade do Rio, em Niterói. Esta é a maior unidade do Mundial em tamanho com 5.000 m² de área de vendas. Há ainda a estrutura da Central de Distribuição, localizada em Inhaúma, com tamanho de 45 mil metros quadrados. Nela o novo frigorífico tem capacidade para estocar 7 mil toneladas de alimentos, e o depósito 30 mil paletes. Hoje 75% do volume vendido nas lojas é abastecido pela Central de Distribuição, que conta com uma frota de 50 caminhões. Responsabilidade Social também é um grande diferencial da rede, que tem em seu quadro mais de 400 Pessoas com Deficiência (PcD’s) trabalhando em diferentes setores da empresa e, ainda, em torno de 450 Jovens Aprendizes se qualificando para o mercado de trabalho, além de investir também na empregabilidade de pessoas da terceira idade – Programa Todo Mundo no Mercado. Qualidade, preço, compromisso com o cliente e atendimento são fatores responsáveis pelo sucesso do Mundial no Rio de Janeiro.
26 de August, 2022
Associados em foco
Pão de Açúcar inaugura lojas em Petrópolis e em Niterói no conceito G7
O Pão de Açúcar, rede do GPA, um dos maiores grupos de varejo alimentar da América do Sul, vai inaugurou duas lojas no Estado do Rio de Janeiro. Os niteroienses receberam a nova unidade nesta sexta-feira (26/08), no Shopping Multicenter Itaipu, no bairro de Itaipu. Já no dia 2 de setembro, será aberta a primeira loja da rede em Itaipava, na cidade de Petrópolis. As duas unidades integram o plano de expansão da rede e passaram por reformas após encerramento da operação de hipermercados pelo GPA, em 2021, e serão abertas sob o mais moderno modelo de operação do Pão de Açúcar, o Geração 7 (G7), que redesenha a experiência de consumo e revitaliza o fluxo de clientes. As instalações de Itaipu e Itaipava contam com, respectivamente, 2.380 m² e 2.538 m² de área de vendas, além de 120 e 130 colaboradores, entre diretos e indiretos, sendo que os funcionários da antiga operação de hipermercados foram realocados nas lojas. O Pão de Açúcar é uma rede de supermercados brasileira focada no segmento premium de varejo alimentar, oferecendo uma experiência de compra mais prazerosa, fácil e prática para os clientes, além de contar com sortimento e atendimento diferenciados e exclusivos. No ano passado, o Pão de Açúcar e o Pão de Açúcar Mais venceram o Prêmio iBest 2021, que reconhece as melhores iniciativas do universo digital brasileiro, respectivamente nas categorias Supermercados, eleito pelo júri da academia, e Programas de fidelidade, pelo voto popular. A edição teve um recorde de 18 milhões de votos certificados. Com quase 63 anos de história, o Pão de Açúcar é pioneiro em inciativas sustentáveis dentro do segmento supermercadista brasileiro e no lançamento de um programa de fidelidade, o Pão de Açúcar Mais, hoje com mais de 8 milhões de cadastrados. Ainda, foi pioneiro no Brasil na venda de orgânicos no grande varejo, trazendo os primeiros itens para as gôndolas há mais de 20 anos e sendo reconhecido até hoje pelos alimentos frescos e com foco nos itens naturais, orgânicos e saudáveis. O Estado do Rio de Janeiro é uma praça muito estratégica e importante para a rede. Com a abertura da terceira unidade em Niterói, no Shopping Multicenter Itaipu, e a primeira na cidade de Petrópolis, no distrito de Itaipava, a rede espera fazer a diferença no dia a dia dos clientes, trazendo o melhor que o Pão de Açúcar tem a oferecer e contando com espaços ampliados, sortimento diferenciado e atendimento especializado, que são a marca registrada rede. Com mais de 180 lojas no Brasil, atualmente, a rede tem 22 unidades no estado do Rio de Janeiro. Referência na categoria de bebidas alcoólicas, o Pão de Açúcar também possui rótulos selecionados a partir da curadoria de especialistas, trazendo destilados, cervejas especiais e uma grande variedade e marcas de vinhos do mundo inteiro, que conta com curadoria do sommelier e consultor de vinhos do Pão de Açúcar, Carlos Cabral. Outro ponto forte das novas lojas é a padaria com produtos exclusivos, como os pães rústicos, opções produzidas sob o processo de fermentação natural diretamente pelas lojas, além das demais opções fresquinhas e saborosas de pães, salgados e doces. A unidade de Itaipava traz, ainda, uma novidade: o Espaço Casa Pão, voltado para itens de casa com qualidade e curadoria da rede. A categoria será implantada em lojas selecionadas, e a unidade de Itaipava é a primeira do Rio de Janeiro e a terceira do país a recebê-la. Seguindo com o compromisso de ser cada vez mais multicanal, a rede oferece ao cliente a escolha de comprar onde e como preferir, seja nas lojas, no site (www.paodeacucar.com) ou no aplicativo Pão de Açúcar Mais, que oferece descontos exclusivos e personalizados, que podem ser ativados no momento da compra. O aplicativo conta ainda com a plataforma de recompensas Meus Prêmios, com a coalização Stix, que permite trocas dos pontos stix por produtos exclusivos por meio da funcionalidade do aplicativo. Para se cadastrar no Pão de Açúcar Mais, basta realizar o download do app nas lojas Google Play ou Apple Store de maneira prática e rápida. Depois de logar no aplicativo, o cliente pode ativar as ofertas que tiver interesse e os descontos são aplicados automaticamente após a identificação pelo CPF nos caixas de atendimento em lojas físicas e também no e-commerce. As lojas também estarão integradas ao e-commerce, pelo qual os consumidores podem fazer a compra e ter a comodidade de receber em casa com a mesma qualidade ou retirar na unidade. No atendimento físico, destaque para a oferta de serviços de qualidade e ambiente aconchegante. O Pão de Açúcar ainda tem um cartão de crédito próprio, o Pão de Açúcar Mais Itaucard, que oferece opções diferenciadas de pagamento e parcelamento, descontos exclusivos e permite ao cliente acumular pontos no programa de incentivo e trocar por milhas das principais companhias aéreas. Na loja, ainda serão aceitos pagamentos via Pix, cartões de crédito e débito das principais bandeiras, dinheiro e vale-alimentação. Conceito G7 As novas lojas do Pão de Açúcar em Niterói e em Petrópolis contemplam o conceito G7 (Geração 7), que é baseado em quatro pilares que redesenham completamente a experiência de consumo: Experimental, Exclusivo, Social e Fluído. A aplicação do novo conceito traz um layout que revitaliza o fluxo, reforça a integração de transformação digital ao processo de compra, valoriza espaços verdes e as seções de produtos sustentáveis, além de ampliar o sortimento de produtos premium e trazer a criação de espaços de convivência com produtos prontos para o consumo. Dentro do pilar Experimental, estarão abarcadas todas as iniciativas executadas sob o conceito “Test and Learn”, dando continuidade aos lançamentos de novos produtos, serviços e conceitos inovadores para avaliação de viabilidade comercial e operacional. Com o vértice Exclusivo, o Pão de Açúcar reforça o seu pioneirismo no app e programa de fidelidade da rede, e em produtos que são vendidos somente nas lojas e continua trazendo tendências mundiais de consumo, seja por meio de grandes marcas nacionais e internacionais, ou foodtechs que desenvolvam produtos diferenciados e inovadores. O pilar também reforça os produtos de Marcas Exclusivas, como Taeq, Qualitá, Casino e Club des Sommeliers, trazendo cada vez mais novidades e agregando qualidade a preço competitivo. Já o conceito Social está diretamente ligado a novas experiências de convivência para o momento de compras, como o Espaço Café, que conta com um cardápio repleto de soluções prontas para o consumo imediato ou para viagem, espaço disponível para consumo no local e muito mais. Por fim, o pilar Fluído agrupa todas as tecnologias que permitem otimizar a experiência de compras, a exemplo do modelo de Self Checkout (ou “autoatendimento”), em que o próprio cliente pode realizar a finalização de suas compras de maneira rápida e prática e a multicanalidade protagonista na rede, oferecendo as melhores soluções de compra e entrega, onde o cliente preferir: na loja, no site, no app e até via WhatsApp. CONFIRA AS PRINCIPAIS NOVIDADES DAS NOVAS LOJAS PÃO DE AÇÚCAR: Espaço Café: Ambiente pensado para harmonizar com a experiência de compras do cliente, incorporando pratos rápidos, como tapioca sopas e omeletes para comer no próprio local, além dos salgados, doces e cafés do menu. Ominicanalidade e Multisserviços: As novidades estão todas integradas com a proposta de omnicanalidade de multisserviços do Pão de Açúcar, como os serviços de e-commerce da bandeira, com as opções Clique & Retire, em que o cliente compra pela internet e retira suas compras diretamente na loja; e Express, com entregas das compras online feitas em até quatro horas. Aplicativo Pão de Açúcar Mais: O aplicativo da rede, Pão de Açúcar Mais, é gratuito e fácil de baixar também tem a sua utilização reforçada como um hub de serviços, com atalhos para as compras no e-commerce, funcionalidades exclusivas, além de contemplar todas as ativações e ofertas exclusivas para os clientes. Adega ampliada: O espaço de adega tem uma grande variedade de rótulos e marcas do mundo inteiro e conta com curadoria do sommelier e consultor de vinhos do Pão de Açúcar, Carlos Cabral e a nova unidade terá esse espaço ampliado para melhor aproveitamento. Padaria Rústica: A padaria terá produtos exclusivos, como os pães rústicos, opções produzidas sob o processo de fermentação natural diretamente pelas lojas, além das demais opções fresquinhas e saborosas de pães, salgados e doces. Espaço pet e utensílios ampliados: Também para aproveitar melhor o novo espaço, a loja terá mais opções de produtos para pet e utensílios, como panelas e itens de bazar. FLV e Produtos Sustentáveis: O novo layout agrupa os produtos da seção de FLV (Frutas, Legumes e Verduras) em gôndolas mais baixas para ampliar o campo de visão do cliente. Self-checkout: Os clientes terão a opção de pagar suas compras nos terminais de autoatendimento, de forma fácil e rápida. “Pra Já” ou “Pra Levar”: Frutas cortadas, sucos naturais e lanches feitos na própria loja para uma refeição rápida e pronta para consumir. Espaço Sushi: Oferece opções feitas na própria unidade, além de descontos de 20% de sexta a domingo. Serviço: Inauguração Pão de Açúcar Multicenter Itaipu Data: 26 de agosto de 2022 Horário: a partir das 8 horas Endereço: Shopping Multicenter – Estrada Francisco da Cruz Nunes, nº 6.501, Itaipu – Niterói Horário de funcionamento da unidade a partir de 26/8: das 8h às 23h, incluindo domingos e feriados. Inauguração Pão de Açúcar Itaipava Data: 2 de setembro de 2022 Horário: a partir das 8 horas Endereço: Estrada União e Indústria, nº 11.711, Itaipava – Petrópolis Horário de funcionamento da unidade a partir de 3/9: das 8h às 22h, de segunda a sexta, das 8h às 20h aos domingos e das 8h às 21h aos feriados.
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