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Vitória da ASSERJ: Justiça derruba lei de Barra do Piraí que obrigava supermercados a dar sacolas biodegradáveis grátis
O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 0032181-78.2025.8.19.0000, movida pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), contra a Lei Municipal nº 3.970/2025, de Barra do Piraí. A norma obrigava os estabelecimentos comerciais do município a fornecerem sacolas plásticas biodegradáveis de forma gratuita aos consumidores. De acordo com o voto do relator, a lei municipal violou princípios constitucionais e excedeu os limites da competência legislativa local. Segundo o magistrado, a norma “impôs indevida intervenção estatal no setor privado, em violação aos princípios da livre iniciativa, da isonomia e da livre concorrência”. A decisão, unânime, reconheceu que o município tem competência para legislar sobre meio ambiente, mas apenas no limite de seu interesse local e em harmonia com a legislação estadual e federal vigente. No caso, a Lei Estadual nº 8.473/2019, que alterou a Lei nº 8.006/2019, permite a cobrança pelas sacolas plásticas recicláveis ou reutilizáveis, desde que o valor não ultrapasse o preço de custo. "A lei municipal, além de ferir o princípio da razoabilidade, criava uma desigualdade competitiva entre os supermercados de Barra do Piraí e os de municípios vizinhos, onde a cobrança das sacolas é autorizada. A obrigatoriedade de distribuição gratuita geraria aumento de custos operacionais para os estabelecimentos, sem base legal para isso", afirma a advogada da ASSERJ e especialista em varejo, Dra. Ana Paula Rosa. Vale ressaltar que o Tribunal seguiu o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) no Tema 970 de Repercussão Geral, segundo o qual é constitucional a lei municipal que obriga à substituição de sacolas plásticas por biodegradáveis — desde que o regramento local não entre em conflito com normas estaduais ou federais. Com a decisão, a Lei Municipal nº 3.970/2025 de Barra do Piraí foi declarada inconstitucional com efeitos retroativos, ou seja, sua aplicação fica anulada desde a origem. "A decisão reforça ainda o entendimento consolidado pelo TJRJ em casos semelhantes ocorridos em outros municípios fluminenses, como Maricá e Porto Real, cujas leis que proibiam a cobrança de sacolas também foram consideradas inconstitucionais", destaca a Dra. Ana Paula Rosa.
15 de October, 2025
Economia
Agosto de alerta: mês desafiador para o varejo fluminense impacta resultado de supermercados
O cenário desafiador enfrentado pelo varejo fluminense como um todo interrompeu a sequência de quatro meses consecutivos de alta no desempenho dos supermercados no Rio de Janeiro. Dados da Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PMC/IBGE), divulgados nesta quarta-feira, 15 de outubro, mostram que, em agosto de 2025, a receita dos supermercados do nosso estado caiu 1,3% em termos reais, já descontada a inflação, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Apesar da baixa registrada no oitavo mês do ano, no acumulado de janeiro a agosto, os supermercados apresentaram alta de 1,3%, enquanto no somatório dos últimos 12 meses o avanço chegou a 1,7%, em ambos os casos já descontada a inflação. Vale mencionar ainda que a retração do nosso setor foi uma das mais baixas do comércio varejista fluminense em agosto (na comparação com o mesmo período de 2024), em um mês marcado por quedas na maioria das atividades mapeadas. Tecidos/vestuário e calçados (-12,5%), móveis (-7,8%) e material de construção (-5,5%) tiveram os maiores tombos no Rio de Janeiro. "Agosto foi um mês de desafios, mas também de aprendizado para o varejo supermercadista. Em um contexto de retração no cenário como um todo, o desempenho dos supermercados fluminenses, ainda assim, mostra a resiliência do nosso setor, que não acompanhou as quedas bruscas de outros segmentos. Esse momento reforça a importância de estratégias voltadas para eficiência operacional, gestão inteligente de estoques e conexão com o consumidor. Apostar em categorias sazonais, fortalecer o relacionamento com o cliente por meio de programas de fidelidade e investir em promoções personalizadas são caminhos para sustentar o crescimento mesmo em períodos de menor aquecimento econômico", destaca Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ.
15 de October, 2025
Atendimento: 97% de entrevistados apontam como fator decisivo na compra de um produto ou serviço! Vem saber
O atendimento ao cliente não é mais apenas um suporte ou um mero diferencial de serviço. Sua importância ganhou tamanha consideração na jornada de consumo que passou a ser um dos principais critérios de decisão de compra avaliados pelo brasileiro. É o que aponta a pesquisa "Atendimento ao Cliente 2025", realizada pela Hibou, empresa de pesquisa e insights de consumo. Segundo o levantamento, o atendimento ocupa o 3º lugar da lista de fatores mais importantes para o consumidor, superando até o preço. Ao todo, 97% dos entrevistados afirmam que ele é determinante na hora de escolher um produto ou serviço. Os dados do estudo deste ano mostram um crescimento de dois pontos percentuais em relação a 2023, o que reforça que a relação entre marcas e clientes se tornou um diferencial competitivo para garantir a decisão. No entanto, apesar da exigência, o resultado das avaliações de desempenho ainda está longe de fazer jus à visão do consumidor. A nota média atribuída ao atendimento foi de só 3,6 em uma escala de 1 a 5. Somente 12% dos entrevistados deram nota máxima ao quesito, o que aponta claramente para um gargalo: o descompasso expressivo entre expectativa e experiência real. Isso evidencia que a maioria das empresas ainda não está preparada para alcançar o desejo do cliente. Ligia Mello, CSO da Hibou, destaca: "O consumidor não aceita mais desculpas. Ele quer ser ouvido, quer clareza e quer ter certeza de que existe alguém preparado para ajudá-lo. O atendimento ruim custa caro: custa clientes que não voltam mais". A implacável consequência da má experiência A pesquisa também indica que o consumidor brasileiro está menos permissivo em relação às falhas. Mais de um terço (37%) não dá uma segunda chance à marca após um mau atendimento. Já 49% desistem após duas ou três experiências ruins. Ou seja, 86% dos clientes abandonam uma empresa rapidamente se a assistência for avaliada negativamente. Por outro lado, mas em termos expressivamente inferiores, 13% demonstram alguma tolerância, mas pontuam limites claros, enquanto meramente 1% mantém fidelidade mesmo diante de frustrações constantes de expectativas. Traduzindo os números: cada interação conta para o consumidor. A fidelidade é frágil e, quando quebrada, não é possível remendar. Tecnologia no atendimento: opiniões divididas O uso de chatbots e inteligência artificial já é uma realidade para a maioria das empresas. Porém, para os consumidores, as ferramentas ainda não conquistaram a confiança. Segundo o levantamento, 89% já foram atendidos por bots, mas 61% afirmam que não resolvem sempre os problemas. Para 41%, a humanização da tecnologia tornaria mais fácil a aceitação. 79% ainda frisam que as empresas deveriam ser obrigadas a avisar quando o atendimento é feito por uma máquina. A divisão de opiniões dos clientes fica ainda mais evidente quando o recorte é específico sobre IA. 31% acreditam que ela pode melhorar a experiência, mas 33% não confiam na ferramenta. 36% se dizem indecisos. Apesar disso, o consumidor se mostra otimista, com 92% acreditando que o atendimento tende a melhorar com o uso da tecnologia, mas com aplicação inteligente, uso de dados reais e linguagem adequada. "A tecnologia é bem-vinda, mas o consumidor brasileiro já entendeu que ela não substitui a humanização. Um chatbot pode agilizar, mas quem fideliza é a escuta ativa, o conhecimento do produto e a clareza da comunicação. No fundo, a confiança só se conquista de pessoa para pessoa", ressalta Ligia Mello. Atendimento gera valor e aumenta ticket Por fim, o estudo apresenta a disposição do consumidor em reconhecer a boa experiência. Mais da metade dos entrevistados (61%) afirma que pagaria mais por um produto se o atendimento demonstrar conhecimento da oferta e 54% destacam eficiência e interação humana como pontos de valorização. Além disso, 60% apreciam facilidade de pagamento e 47% estão dispostos a gastar mais com empresas que demonstram responsabilidade social. Para o varejo supermercadista, o levantamento traz conclusões essenciais. Atendimento de qualidade é ativo estratégico e não somente uma questão de diferenciação, capaz de impactar significativamente a percepção do consumidor sobre a marca, de forma positiva ou negativa. O recado é cristalino: investir em relacionamento e escuta ativa é fundamental para conquistar o imaginário, fidelizar o cliente e aumentar o ticket médio.
15 de October, 2025
Consumo Consciente como valor: Cencosud Brasil se destaca em ações de sustentabilidade
Um dos temas modernos mais pautado pela sociedade é a sustentabilidade, que evoluiu de tendência para valor, compromisso e estratégia de negócio. E em um mundo em que consumidores buscam cada vez mais propósito em suas escolhas de compra, o consumo consciente se consolida como um dos protagonistas dessa bandeira. Inclusive para o varejo supermercadista. Mas como integrá-lo de forma real à operação e, ao mesmo tempo, gerar valor tangível para clientes? Neste dia 15 de outubro, Dia do Consumo Consciente, um bom exemplo vem do Prezunic, controlado pelo grupo Cencosud Brasil, que mostra para todo o setor, como pequenas ações diárias produzem grandes impactos positivos tanto para o negócio, quanto para o consumidor. Sustentabilidade em movimento Entre as iniciativas que traduzem essa cultura está a implantação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) nas lojas, que incentivam o descarte correto de resíduos e aproximam consumidores e colaboradores, além de promover parcerias com a indústria, em prol do meio ambiente. Um retrato de sucesso é o projeto PEVs Cargill/Liza, com 114 coletores espalhados pelas redes da Cencosud, incluindo o Prezunic. A ação já recolheu mais de 17 mil litros de óleo de cozinha usado, evitando que o resíduo fosse despejado de forma incorreta e contaminasse rios e solos. Economia circular e impacto positivo O compromisso com a economia circular também é destaque. Em parceria com a Seiva Coleta Reciclagem e o programa Volte Sempre, da Heineken, a Cencosud Brasil mantém um projeto de reciclagem de vidro em diversas lojas. Só entre janeiro e setembro deste ano, foram mais de 46 toneladas de garrafas com destinação ambientalmente correta. Além de estimular o descarte responsável, o programa oferece um benefício direto aos consumidores: quem participa pode trocar o vidro reciclado por cashback em produtos Heineken nas lojas participantes. A iniciativa reduz a geração de resíduos, as emissões de CO₂ e o consumo de energia, reforçando o compromisso da rede com práticas de baixo impacto ambiental. "Estamos comprometidos com a sustentabilidade e queremos incentivar nossos clientes a, cada vez mais, adotarem hábitos no dia a dia que contribuam para a preservação ambiental, a exemplo do descarte correto de resíduos", destaca a rede. Eficiência hídrica: case Rio de Janeiro Especificamente falando sobre a atuação da Cencosud Brasil no Rio de Janeiro, outro destaque é o projeto de eficiência hídrica implantado em 21 lojas do Prezunic. Somente no primeiro semestre deste ano, foram economizados 20.394 m³ de água, volume equivalente ao consumo mensal de mais de 130 famílias brasileiras. Outras ações Além de todas as iniciativas já destacadas, a Cencosud Brasil também tem obtido outros resultados expressivos: Nos PEVs Reciclus, disponíveis em outras bandeiras do grupo, mais de 17 toneladas de lâmpadas foram descartadas corretamente neste ano; Mais de 1.600 toneladas de papelão e outros recicláveis provenientes das operações das lojas foram encaminhadas corretamente para reciclagem; Em energia, a companhia registrou uma redução de 3,2% no consumo em relação ao mesmo período de 2024, economizando 3.895 MWh. Esse resultado é produzido por um conjunto de ações integradas, como automação de ar-condicionado, monitoramento em tempo real, controle de cargas e modernização da iluminação com lâmpadas LED. Iniciativas que geram reconhecimento As ações não renderam à Cencosud Brasil apenas resultados junto a consumidores e indústrias. A companhia ganhou este ano, pela segunda vez consecutiva, o Schneider Electric Sustainability Impact Awards. O prêmio celebra empresas que unem tecnologia e inovação à eficiência operacional e ao uso responsável dos recursos naturais. A ASSERJ parabeniza o Prezunic, e a Cencosud Brasil, por integrar sustentabilidade, eficiência e inovação ao seu modelo de gestão, se comprometendo com um futuro mais sustentável. Porque quando o consumo é consciente, o impacto é coletivo.
15 de October, 2025
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