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Projeto de regulamentação da Reforma Tributária altera imposto sobre produtos da Cesta Básica
Confira os itens que receberão imposto zero O Governo Federal enviou nesta semana, o projeto para regulamentar a reforma tributária trazendo uma lista de itens que vão compor a nova cesta básica nacional e que serão isentos de qualquer tributação. O Planalto optou por um grupo reduzido de 15 itens com foco em alimentos in natura ou minimamente processados. São eles: arroz, leite, manteiga, margarina, feijão, raízes e tubérculos, cocos, café, óleo de soja, farinha de mandioca, farinha e flocos de milho, farinha de trigo, açúcar, massas e pães. Ovos, produtos hortícolas e frutas, mesmo não integrando a cesta básica, terão alíquota zero do novo imposto sobre Valor Agregado (IVA). Veja também: Ultraprocessados ficam de fora da nova cesta básica; confira a lista completa "Com as novas mudanças, a tributação será feita fora do preço, o que significa que para os supermercados haverá uma migração de produtos baratos poderem ficar ainda mais baratos, e também trazendo o efeito contrário em alguns itens. Algo caro poderá ficar ainda mais caro, isso vai depender de como a indústria vai absorver essa realidade", explica Fabrício Tonegutti, advogado tributário e diretor executivo da Mix Fiscal. Outros produtos como carne bovina, óleos vegetais e sal de mesa iodado receberão desconto de 60% em relação à alíquota cheia do IVA. Um dos principais pontos de discordância são em determinados produtos considerados 'itens de luxo', onde a alíquota será mantida em sua totalidade. Produtos como: atum, bacalhau, salmão, trutas, lagostas e ovas (caviar), e também carnes do tipo foie gras (fígado gordo), cogumelos e trufas. Segundo o Governo, o 'norte' usado para determinar os alimentos que receberão ou não a taxação do IVA foi baseado na priorização de alimentos in natura e minimamente processados de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde. “O trabalho do secretário Bernard Appy (responsável pela articulação da Reforma Tributária) está sendo distribuir produtos por essas três cestas de maneira a induzir boas práticas de alimentação saudável (...) A reforma em si já nos permite esse tipo de distribuição”, disse Fernando Haddad, ministro da Fazenda, em entrevista à Globonews. Abras apresentará contraproposta A reação veio imediatamente após a apresentação da proposta, o setor de alimentos criticou o fato das carnes terem ficado de fora da cesta com alíquota zero. Em nota, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), informou que irá elaborar uma contraproposta nos próximos dias e apresentará as considerações que julga serem pertinentes. Veja também: Rio deixa de ter a cesta básica mais cara do Brasil; veja os números Um desses pontos é a adoção de proteínas de origem animal consideradas "parte essencial da alimentação saudável", e que divide opiniões por ter a necessidade de especificação dos cortes que serão beneficiados e se o item necessariamente precisa ser de origem brasileira ou não. "Para embasar a seleção destes alimentos, foi construído um indicador que mensura a relação entre o quanto cada alimento pesa no orçamento de alimentos das famílias de baixa renda e o quanto pesa no orçamento de alimentos das demais famílias, a partir das informações da Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE", informou o documento.
26 de April, 2024
Por dentro da ASSERJ
Estão abertas as inscrições para os cursos de maio da Escola ASSERJ
Atenção, associado! Já estão abertas as inscrições para o curso “Noções Básicas de Higiene e Manipulação de Alimentos”, que visa capacitar os profissionais do setor a garantir a integridade do alimento, seguindo as normas de segurança alimentar para o consumidor final, prevenindo multas e autuações dos órgãos responsáveis. Serão duas turmas: uma no dia 8 de maio, (https://pt.surveymonkey.com/r/58CMB8C), das 14h às 18h, e outra, no dia 22, (https://pt.surveymonkey.com/r/JQGPR7Q) , no mesmo horário. Já o curso “A Busca pela Eficiência Operacional”, que apresenta metodologias e estratégias para aumentar a eficiência nos supermercados, terá uma turma no dia 23, (https://pt.surveymonkey.com/r/JWL5W7B) , das 14h às 15h, e poderá ser feito por não associados. Nesse caso, as inscrições deverão ser feitas pelo link: (https://pt.surveymonkey.com/r/PYTJV3S) Todos os cursos são online transmitidos pelo Zoom. “Nosso setor, além de apresentar oportunidades constantes de emprego, também oferece uma jornada de desenvolvimento que leva muitos profissionais que iniciaram em cargos mais baixos, ocuparem cargos de liderança lá na frente. Por isso mesmo, é uma tendência da Escola ASSERJ abrir cursos específicos para o público externo. Educação é a base de tudo e queremos, cada vez mais, atuar como um setor que abre oportunidades, desenvolve e cresce com base”, afirma Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ. A Escola ASSERJ é uma plataforma completa para capacitar e engajar o time supermercadista. Somente em 2023, foram realizadas 119 horas de treinamento e 133 palestras reunindo 28.757 participantes. Além do conhecimento, os colaboradores treinados recebem certificados e podem conquistar melhores oportunidades no mercado ou estabelecimento no qual atuam. Por meio da Escola ASSERJ, cumprimos nosso papel de agente indutor do desenvolvimento do setor supermercadista.
26 de April, 2024
Associados em foco
Guanabara reinaugura loja de São Gonçalo com preços especiais
Unidade passou por modernização para proporcionar ainda mais conforto aos clientes A rede de Supermercados Guanabara reinaugurou nessa sexta-feira (26), a loja de São Gonçalo. A unidade, totalmente reformada apresenta corredores mais amplos, novos mobiliários e maquinários, iluminação 50% mais potente e econômica, além de uma área dedicada à floricultura. A área da padaria foi ampliada, o açougue ganhou refrigeradores com detalhes em vidro para melhor visualização dos produtos e o setor de laticínios também tem uma ilha no salão para que os clientes possam circular em volta do local. A área de perecíveis também foi integrada, com o hortifruti interligado ao setor de salgados e do açougue Swift. O setor de salgadinhos e aperitivos fica próximo à seção de bebidas para facilitar a experiência do cliente. A unidade possui 61 caixas e um salão de aproximadamente 9.450 m². O estacionamento inteligente tem 840 vagas. Somente nesta loja o Guanabara gera 700 empregos. Até o dia 30 de abril os clientes que forem na loja de São Gonçalo poderão usufruir de ofertas especiais. A loja fica na Av. Jornalista Roberto Marinho, 221.
26 de April, 2024
Consumo de café atingiu R$ 18 bilhões em 2023 no Brasil e estimula supermercados a investirem em marcas premium
Como os supermercados podem se preparar para a chegada de mais marcas premiuns de café e estreitar laços com o consumidor assíduo da bebida O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, atrás apenas da água, e esse fato reflete ao redor do mundo. Segundo dados do IPC Maps, a venda de café movimentou mais de R$ 18,1 bilhões, em 2023, no país. Esse valor representa um crescimento de cerca de 4,3% em relação a 2022, enquanto as despesas com o grão chegaram a 17,4 bilhões. Veja também: Café é o produto campeão no Inter da Praça Tiradentes Destrinchando os números, São Paulo é o estado que mais gastou com café, cerca de quase R$ 5 bilhões em 2023. O top 3 é fechado por Minas Gerais (R$ 2 bilhões) e Rio de Janeiro (R$ 1,5 bilhões). O retrato final do relatório aponta para uma desigualdade regional entre o sudeste e o nordeste, sendo a primeira considerada a região de maior consumo e a segunda de menor. Isso é perceptível nas gôndolas de supermercados. Segundo a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), o preço médio dos cafés especiais registrou um aumento de 3,15%, em 2023. "Por ser um produto que possui um preço mais elevado, que é justificado por toda a qualidade envolvida, isso tem que estar de alguma forma demonstrado", explicou Erlon Labatut, Mestre em Administração pela UTFPR e especialista em varejo. Nos últimos três anos, a média do consumo da matéria prima aumentou em 107% e o café no varejo subiu 73%. A variação desse 'sobe e desce' no consumo dos tipos de café é um reflexo do valor da cesta básica, que sofreu queda no preço de produtos como leite, arroz, feijão e óleo de soja (-6,6%). "É importante que o produto represente um valor agregado; as pessoas gostam de contar para seus amigos, mostrar pras suas visitas e criar todo um assunto sobre o tema", completa Labatut, ao justificar que a ascensão de condição social foi um dos principais propulsores do consumo dos cafés especiais. Supermercados podem oferecer algo além do café Segundo dados da BSCA (Brazil Specialty Coffee Association), estima-se que entre 5 e 10% de todo o consumo do café, no Brasil, seja oriundo de marcas especiais, os chamados cafés premiuns, que conquistam espaços nas gôndolas dos supermercados. A grande expectativa do consumidor foi trazida pelas próprias gigantes do café tradicional no Brasil, que apostaram alto na gourmetização de seus rótulos e lançaram produtos de qualidade mais refinada a um preço mais elevado. Para Vinicius Estrela, diretor da BSCA, “Esses cafés são mais valorizados pelo mercado, com os compradores pagando preços condizentes à qualidade, à origem controlada e à sustentabilidade que esse produto entrega”, ao explicar o preço acima dos tradicionais 100% arábicos, vendidos em suas formas convencionais e extraforte. Uma das gigantes do setor no Brasil, JDE, compartilha da visão de trazer ao mercado linhas gourmet ao lado dos rótulos clássicos, "A premiunização da categoria de cafés é uma tendência que vem impulsionando a diversificação de produtos no mercado e aprimorando a experiência dos consumidores de café. Além do lançamento da edição limitada de L’OR Cápsulas Origens, que acontecerá em julho, estamos trazendo novidades em outras categorias da marca no Rio de Janeiro e demais regiões do país”, afirmou Tina Cação, diretora de Vendas da JDE Brasil. [caption id="attachment_31795" align="alignright" width="300"] Lançamentos da L'OR para 2024[/caption] A tônica dessa mudança já é abraçada pelos supermercadistas. Em abril, o Supermercados Mundial desenvolveu para o seu Espaço Gourmet, um masterclass completo sobre o preparo do café com a parceira L'OR, marca francesa que pede espaço nas gôndolas e traz novidades para o inverno brasileiro. A dinâmica feita durante as aulas do masterclass é uma das enormes variedades que os supermercadistas podem adotar em suas lojas para incrementar a experiência do cliente e, consequentemente, as vendas. “O masterclass visa ampliar a relação do consumidor com marca. Por meio de parcerias com a Indústria, promovemos aulas com receitas, dicas e interação para clientes do programa Meu Mundial nos espaços gourmet de nossas lojas”. afirmou Priscila Corrêa, gerente de contas da Artplan, agência de comunicação do Mundial. Veja também: Masterclass de culinária do Mundial traz receitas inovadoras de café Segundo Erlon Labatut, os supermercados podem 'preparar' o consumidor e incentivá-lo a comprar marcas premiuns realizando ações de trade, "o mercado pode colocar uma testeira, uma gôndola mostrando essa sessão, usar uma iluminação diferente. Dessa forma o cliente vai perceber que ali tem um artigo de luxo, com maior valor agregado", afirmou. Vai um cafezinho aí?
26 de April, 2024
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