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Atualidades
Desplastifique em Teresópolis! Justiça ratifica, mais uma vez, movimento criado pela ASSERJ
A campanha "Desplastifique Já", lançada pela ASSERJ em 2019, virou referência nacional. Em seus mais de seis anos de existência, o movimento pioneiro da nossa Associação virou lei (Lei Estadual nº. 8.006/2018) e case de sucesso pelo Brasil, rompendo fronteiras e sendo implementada em diversos estados. Além disso, a ação também acumula vitórias nos tribunais. Dessa vez, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) declarou inconstitucional a Lei nº. 4.527/2025, do município de Teresópolis, que proibia estabelecimentos comerciais de cobrar o valor de custo de sacolas plásticas, inclusive nas versões biodegradáveis, compostáveis ou recicláveis. A decisão foi resultado de duas ações diretas de inconstitucionalidade apresentadas pela ASSERJ e pela Fecomércio-RJ, que contestaram a validade da norma municipal. Além de contrariar uma legislação estadual vigente, responsável por regulamentar o fornecimento das sacolas e autorizar a cobrança pelo preço de custo, também ia em caminho contrário à jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal (STF), que já declarou inconstitucionais leis que obrigavam supermercados a disponibilizar sacolas gratuitamente (CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS). "A declaração de inconstitucionalidade da Lei Municipal nº. 4.527/2025, de Teresópolis, reafirma a importância dos limites constitucionais na atuação legislativa local. A norma impunha o fornecimento gratuito de sacolas plásticas e previa sanções desproporcionais, desde multa superior a R$ 475 mil até a suspensão do alvará de funcionamento por 12 meses, configurando flagrante violação aos princípios do livre exercício de qualquer atividade econômica (art. 5º, XIII, e art. 170, parágrafo único, da Constituição Federal), da livre iniciativa e do direito de propriedade (art. 5º, XXII). A decisão do Poder Judiciário restabelece, portanto, a segurança jurídica e a proteção da atividade empresarial no varejo", destaca a Dra. Ana Paula Rosa, advogada da ASSERJ e especialista em varejo. A campanha "Desplastifique Já" e a Lei Estadual nº. 8.006/2018 foram criadas com foco no combate ao uso excessivo de sacolas plásticas e na promoção do consumo consciente, com o incentivo à adoção de alternativas mais sustentáveis. Ao longo desse período, a ação mobilizou supermercadistas, consumidores, diversas organizações (inclusive a classe política), em torno do objetivo comum de reduzir o impacto ambiental das embalagens descartáveis. Segundo a decisão do TJRJ, além da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Teresópolis terem extrapolado suas competências legislativas, criando uma regra que contrariava a política pública estadual vigente, a determinação municipal comprometia o objetivo da ação, que não possui fins lucrativos, mas de conscientização sobre o uso racional de sacolas plásticas. A Justiça do Rio também pontuou que a norma do município criava uma desigualdade entre consumidores do estado, pois somente os moradores de Teresópolis teriam direito às sacolas gratuitas, e violava os princípios da livre iniciativa e da liberdade econômica. "A ASSERJ foi pioneira no movimento de desplasticificação no estado do Rio de Janeiro, liderando um processo que uniu o varejo supermercadista, o poder público e a sociedade em torno de uma causa ambiental e de consumo consciente. Cada decisão judicial como essa confirma que traçamos o caminho certo ao orientar o setor e promover a responsabilidade compartilhada. Essa vitória reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e com a segurança jurídica dos supermercadistas fluminenses", ressalta Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ e da Associação de Supermercados das Américas (ALAS).
10/10/2025
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Black Friday 2025: consumidor confiante, planejado e mais exigente
A Black Friday completa 15 anos no Brasil em 2025, em meio a um cenário de maturidade e transformação do varejo supermercadista. Um estudo especial conduzido pela Scanntech, com análises de dados do Google Offerwise, revela o comportamento do consumidor para a data. A já tradição de um dos momentos mais esperados do ano, trouxe junto com seu desenvolvimento, um perfil de cliente cada vez mais planejado, confiante e, principalmente, atento às reais vantagens das promoções. Planejamento e confiança: motores das compras Segundo o levantamento, seis em cada dez brasileiros pretendem comprar na Black Friday 2025 e 81% dos consumidores que participaram da alguma ação promocional do período em 2024 afirmaram que repetirão o movimento neste ano. Os dados reforçam o alto nível de recorrência e fidelização que o evento vem construindo ao longo do tempo, representando uma janela de oportunidade para quem souber comunicar ações e estreitar vínculos com clientes. Dentre os principais motores de engajamento na Black Friday, a confiança nas promoções e o planejamento se destacam. Para 51% dos entrevistados, a data promocional é aguardada pelo fato de confiarem nos descontos oferecidos, e 48% dos consumidores disseram já ter uma lista pronta de produtos que desejam adquirir. Os números demonstram a racionalização do comportamento e a orientação baseada em uma intenção de compra prévia. Da "Black Fraude" à era da Inteligência Artificial Além das mudanças no comportamento de compra, outro ponto da pesquisa apresenta a profunda transformação nas estratégias das empresas ao longo de mais de uma década da trajetória da Black Friday no Brasil: 2010 — 100% online: a primeira edição foi marcada pela desconfiança e pelo foco em eletroeletrônicos, originando o termo "Black Fraude"; 2015 — Varejo físico entra em cena: consolidação da omnicanalidade e popularização da data, levanto ao aumento da confiança do consumidor; 2020 — Pandemia e novos interessados: durante a emergência sanitária global, 13 milhões de novos clientes passaram a comprar online, fortalecendo o mobile e a diferenciação das promoções para além de apenas preço; 2025 — Consolidação: mais destaque, mais espaço no calendário promocional e maior uso de IA nas estratégias de personalização de ofertas para comunicações assertivas com um consumidor focado em pesquisa e comparação de preços e vantagens. Black Friday além do preço Como principal chamariz da data, o preço segue no topo do ranking de fatores de influência na decisão de compra. Porém, outros critérios têm conquistado espaço considerável nas análises dos consumidores, reforçando, como já mencionado, a maturidade que a Black Friday vem adquirindo no calendário brasileiro. Fatores de decisão (% em importância): 1. Preços baixos: 56%; 2. Qualidade dos produtos: 48%; 3. Custo do frete: 41%; 4. Tempo de entrega: 37%; 5. Variedade de produtos: 35%; 6. Confiabilidade do vendedor: 33%; 7. Cupons de desconto: 30%; 8. Parcelamento sem juros: 24%; 9. Opções de pagamento: 19%; 10. Facilidade de trocas/devoluções: 18%. Os dados indicam que fatores ligados à confiança, logística e conveniência já têm peso comparável ao desconto em si junto ao consumidor. Em um ambiente extremamente competitivo, pontos como transparência, qualidade percebida e eficiência operacional tornam-se diferenciais essenciais para superar a concorrência e garantir a conversão. Cesta de categorias se diversifica Apesar da liderança histórica e consolidada de eletrônicos e vestuário na lista de intenções de compra, outras categorias vem ganhando a atenção dos consumidores e confirmando a expansão da Black Friday para o consumo cotidiano, o que, para o varejo supermercadista, apresenta uma grande oportunidade de alavancar ainda mais as vendas. Categoria (% em importância): 1. Eletrônicos: 71%; 2. Vestuário: 59%; 3. Beleza e cuidado pessoal: 45%; 4. Casa: 39%; 5. Alimentação: 32%; 6. Lazer: 28%; 7. Serviços: 17%; 8. Viagem: 14%; 9. Pets: 10%. Black Friday: mais que o consumidor, uma revelação para o varejo O levantamento da Scanntech indica que o consumidor aprendeu com a data e chega em 2025 mais informado, preparado e exigente. Ele pesquisa antes de comprar, compara preços, vantagens e valoriza quem entrega transparência, praticidade e confiança. Para o varejo supermercadista, a Black Friday se tornou uma oportunidade estratégica não apenas para vender, mas também para corroborar a credibilidade e a eficiência operacional do setor. O principal desafio não consiste em apenas oferecer descontos atrativos, mas no alinhamento de estratégia comercial e experiência do cliente, garantindo ofertas reais, comunicação clara e capacidade logística. Além disso, o uso de IA e de ferramentas analíticas passa a ser um diferencial competitivo fundamental para personalizar campanhas e antecipar demandas. Se o cliente aprendeu a comprar, o varejo precisa, em sintonia, aprender a vender melhor. O preço continuará sendo o ponto de partida, mas confiança, conveniência e personalização serão os pilares de sustentação. O supermercadista que souber entregar valor de forma consistente, fortalecerá a relação de longo prazo com o consumidor e poderá sair vencedor da Black Friday de 2025.
10/10/2025
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Indústria em cena
Setor no Halloween: Heinz lança maionese de alho negro temática e limitada
A Heinz surpreendeu os consumidores com uma combinação inusitada e sofisticada. Em edição limitada, a marca lançou a Heinz Mayo Halloween, uma maionese feita com alho negro — ingrediente considerado o mais caro do mundo, conhecido pelo sabor adocicado, aroma intenso e toque gourmet. Segundo Thiago Lopes, CMO da Heinz Brasil, o Halloween, embora ainda não seja uma tradição consolidada no país, tem ganhado força impulsionado pela cultura pop e pelas redes sociais, especialmente entre o público jovem. “Mais do que um produto inusitado, o lançamento reforça o olhar da marca para inovação e sua capacidade de criar conversas culturais”, afirma. A novidade chama atenção pelo visual marcante: uma maionese preta, de textura cremosa e sabor diferenciado, feita a partir da fermentação do alho tradicional. O tom escuro não vem de corantes artificiais, mas do carvão vegetal, que mantém a cor intensa sem alterar o gosto. Além do sabor, o design da embalagem segue a proposta temática e traz rótulos que brilham no escuro, em alusão à data mais sombria do ano. O resultado é uma maionese elegante, com notas levemente doces e sabor umami, que tem conquistado até quem costuma evitar temperos marcantes. A edição especial está sendo vendida em potes de 215 gramas, com preço médio de R$ 14,49, variando conforme a região e o supermercado. Nas redes sociais, o produto virou tendência: vídeos mostram o contraste da maionese preta em pães, hambúrgueres e batatas fritas, despertando curiosidade e desejo de experimentação. Muitos consumidores destacam o equilíbrio entre o toque suave do alho negro e a cremosidade tradicional da Heinz. O lançamento integra a estratégia da marca de transformar produtos clássicos em experiências criativas, conectando inovação com o calendário cultural. E é uma oportunidade dos supermercados surfarem a onda da data que vem ganhando mais espaço no imaginário popular.
10/10/2025
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Economia
Faturamento dos supermercados do Rio sobe em setembro e indulgência está em alta! ASSERJ te conta
O setor supermercadista tem registrado um 2025 de elevação no faturamento e de reforço da confiança já estabelecida com o consumidor. E em setembro, o varejo abastecedor manteve a curva de subida, com resiliência mesmo diante de eventuais turbulências econômicas. Segundo dados do Radar Scanntech, no nono mês deste ano, o desempenho mostrou leve alta de 0,8% em crescimento de vendas, na comparação com o mesmo período de 2024. No Brasil, essa elevação foi de 2,5%. Especificamente se tratando de supermercados, a subida de faturamento foi de 1,9%. No comparativo entre os três primeiros trimestres de 2025 e 2024, o avanço foi de 5,1%. Impacto de setembro: perecíveis e mercearia puxam crescimento As cestas que mais contribuíram para o avanço de faturamento registrado na comparação anual entre os meses de setembro foram perecíveis (+3,7%) e mercearia (+1,5%), com destaque para as indulgências. Em relação às categorias de maior aporte para a alta, os principais resultados ficam por conta de: Perecíveis: bovino in natura (+12,1% em faturamento); frango in natura (+5,7% em faturamento); e suíno in natura (+12,4% em faturamento e +3,5% em unidades); Mercearia: chocolate (+10,7% em faturamento); leite em pó (+7% em faturamento e +1,5% em unidades); e leite condensado (+6,6% em faturamento e 4,7% em unidades). Além desses itens, vale mencionar outros SKU's que obtiveram atuação de relevância na comparação entre setembro de 2024 e 2025: Café (+43,3% em faturamento); Óleo (+18,2% em faturamento e +7,2% em unidades); Creme Dental (+10,8% em faturamento); Kit Capilar (+6,3% em faturamento e +3,7% em unidades); Lenço Higiênico (+9,2% em faturamento e +14,9% em unidades). Missões de compra: reposição é tão importante quanto abastecimento Já em relação aos objetivos do consumidor em suas idas aos supermercados, o Radar Scanntech apresenta que, no Rio de Janeiro, as compras de reposição e de abastecimento possuem a mesma frequência, ambas com 30,1%. Juntas, elas concentram quase dois terços de todas as viagens às lojas. Porém, uma missão específica ganha força: a express, com 24,2%, acima da média nacional, que é de 22,1%. Aprofundando sobre as categorias de destaque no mês de setembro, as missões de compra envolvem: Perecíveis: abastecimento (49,7%); reposição (29,3%); express (8,6%). Mercearia: abastecimento (39,7%); reposição (30,1%); express (19%). Oportunidades: o que devemos observar? Os números de setembro reforçam um cenário de estabilidade positiva para o setor supermercadista fluminense, mas também apontam caminhos estratégicos que merecem atenção. A leve alta no faturamento, mesmo em um contexto econômico desafiador, demonstra a força do consumo recorrente e o papel fundamental das categorias de alto giro, especialmente perecíveis e mercearia, na sustentação das vendas. Nesse contexto, vale observar o desempenho expressivo dos itens de indulgência, como chocolates e produtos lácteos, que seguem ganhando espaço no carrinho. Mesmo diante do maior cuidado com o orçamento, o consumidor se permite viver momentos de prazer, o que pode abrir oportunidades para ativações e campanhas de experimentação no ponto de venda. Outro ponto de destaque está no crescimento das missões de compra express, que já representam quase um quarto das idas aos supermercados no Rio de Janeiro, acima da média nacional. Isso evidencia o dinamismo e a priorização da conveniência e agilidade no comportamento do cliente. Uma comunicação eficiente e sortimento otimizado para compras rápidas pode aumentar o ticket-médio desse tipo de jornada. O levantamento traz a conclusão: quem souber equilibrar abastecimento, reposição e conveniência, potencializará os resultados no último trimestre do ano. "Na ASSERJ, seguimos ao lado do varejo fluminense, oferecendo inteligência de mercado, apoio estratégico e iniciativas que realmente fortalecem nossos associados. O objetivo é claro: o desenvolvimento contínuo do nosso setor", enfatiza Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ e da Associação de Supermercados das Américas (ALAS).
10/10/2025
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Associados em foco
Inovação em foco! Supermarket Alvorada tem movimentação nos bastidores
Olhando para um futuro de novidades, o Grupo Alvorada, associado Supermarket, promoveu mudanças em seus cargos de liderança. Buscando se destacar no quesito inovação e assumir o pioneirismo na entrega de novidades, tanto para consumidores, quanto para o varejo supermercadista fluminense, o Alvorada voltou suas atenções para um departamento específico. E o escolhido para assumir a missão de liderar a Diretoria de Inovações foi Rodrigo Fonseca, que atuava como diretor de marketing do grupo. "Assumir a Diretoria de Inovação no Grupo Alvorada é mais do que um novo desafio, é uma oportunidade de conectar criatividade, tecnologia e propósito para impulsionar o futuro da empresa. A inovação, para mim, não é apenas sobre criar algo novo, mas sobre transformar o que já fazemos bem em algo ainda mais relevante, sustentável e conectado às pessoas. Quero fortalecer a cultura de inovação em todos os níveis, estimulando ideias, experimentação e colaboração. Esse é o caminho para manter o Grupo Alvorada na vanguarda do mercado, sempre à frente das mudanças e das necessidades do consumidor", destaca Rodrigo Fonseca. Já no departamento de marketing, quem assume a gestão é André Dias, CEO da JVG, indústria de panificação do Grupo Alvorada. Comandando a área, André Dias liderou uma nova fase de crescimento, reposicionamento estratégico e inovação. Conduziu a construção da identidade da marca, a expansão do mix de produtos e o aprimoramento dos processos. Também esteve à frente do desenvolvimento de projetos com novas marcas próprias e futuras frentes industriais. O Supermarket Alvorada tem se destacado em suas ações de marketing e inovação nos últimos anos. Oferecendo soluções que unem tecnologia e operação eficiente, sempre com foco na melhor experiência do consumidor, o grupo desponta como uma referência para o varejo supermercadista, no que tange à procura constante por inovações e melhorias de processos e serviços. A ASSERJ deseja sucesso aos novos nomeados na sequência dessa caminhada profícua.
10/10/2025
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O que impulsiona o crescimento da categoria de refrigerantes?
A categoria de refrigerantes tem grande importância para o varejo supermercadista em todo o Brasil. Mas uma linha em especial vem registrando uma forte expansão no sortimento: versão zero. É o que aponta o levantamento especial do Radar Scanntech. No acumulado até agosto, as versões sem açúcar ganharam, em 2025, 4,4 pontos percentuais de participação na categoria, passando de 17% em 2024 para 21,4% neste ano. Já os produtos com açúcar caíram de 83% para 78,6% no mesmo período. Na comparação total dos dois primeiros quadrimestres de 2025 e 2024, os refrigerantes zero cresceram 28,4% em valor de vendas, 18,8% em volume e 2,9% em volume. O avanço reflete um movimento consistente da mudança de hábito do consumidor, que busca opções mais adaptadas ao seu novo comportamento, e do aumento de oferta dos itens zero nos pontos de venda, impulsionados também pela maior distribuição dos produtos e diversificação de variedades de portfólio. O relatório também destaca que a Distribuição Numérica foi um dos principais motores de crescimento dos SKUs que se destacaram em share de volume. Entre os itens com maior ganho de importância em volume, seis versões sem açúcar figuram no top 10, confirmando que o aumento da distribuição tem sido um dos principais fatores do avanço no sortimento. Ainda segundo o levantamento, as marcas que tiveram maior crescimento foram exatamente aquelas que ampliaram distribuição e giro. Esse fato reforça a importância da execução comercial e da presença no PDV como alavancas para ganho de share. Expansão: Minas Gerais e Rio de Janeiro lideram Na análise regional, o crescimento em volume, entre janeiro e agosto deste ano, foi disseminado, mas alguns estados se destacaram crescendo acima da média nacional (+18,8%). Minas Gerais registrou a maior alta, com 24,8%, seguido pelo Rio de Janeiro, que chegou a 20,4% de avanço. Especificamente falando sobre o cenário fluminense, um dado chama a atenção. Apesar da forte elevação na variação de vendas, a contribuição em volume dos refrigerantes zero para a categoria é de 8,5%, abaixo da média brasileira de 18,8%, o que representa uma grande oportunidade de maior subida para o varejo supermercadista fluminense. Sabores favoritos do consumidor Dois sabores concentram 2/3 da importância do sortimento de refrigerantes zero: limão, com 36% tem a maior penetração, e cola, com 30%. Ou seja, somados, eles detém 66% da preferência dos consumidores no portfólio dos itens sem açúcar. Guaraná (11%), outros (6%) e laranja (3%) completam o Top-5. Em relação ao avanço dos produtos, o sabor cola detém o maior registro, com ganho de 6,4 ponto percentual em participação e uma variação de 24,7% em litros. Guaraná, com subida e 2,5 p.p e variação de 20,2% em litros, e limão, com alta de 2,4 p.p e variação de 5,1% em litros, também se destacam no quesito. Por outro lado, apesar de registrarem baixo crescimento em percentual, outros sabores e laranja recuaram em volume. Consumo consciente e execução: a força dos refrigerantes zero A consolidação dos Zero's como um dos responsáveis pelo crescimento da categoria de refrigerantes, confirma as mudanças, já apontadas, no comportamento do consumidor, que busca opções com menor teor calórico, além das estratégias assertivas de execução comercial por parte das indústrias e do varejo supermercadista. O estudo confirma que o crescimento dos produtos sem açúcar é sustentado pela expansão de distribuição, diversificação de mix e aumento de giro, com ganhos relevantes tanto em volume quanto em valor. Essa tendência de migração para versões sem açúcar não deve ser revertida, pelo contrário, sua continuidade é uma probabilidade alta, que deve ser acompanhada por uma oferta mais ampla e competitiva nas gôndolas dos supermercadistas que desejem se manter relevantes para o consumidor. Seminário Super Negócios Aliás, para entender tudo sobre Gerenciamento de Categoria (GC), você não pode perder o Seminário Super Negócios de 2025 da ASSERJ, que já está com inscrições abertas. Confirmado para o dia 29 de outubro, às 14h, no Riale Brisa Barra Hotel, na Barra da Tijuca, o encontro é voltado para compradores e profissionais de marketing e trade, trazendo uma programação cuidadosamente estruturada para impactar diretamente o dia a dia, com conteúdos práticos e aplicáveis à rotina de cada setor, abordando diversos temas, dentre eles, o GC. O keynote desta edição será Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei do Brasil e uma referência mundial em liderança. Não perca a chance de participar dessa experiência completa, que reunirá conhecimento estratégico, boas práticas e networking qualificado para impulsionar os resultados. Para mais informações, entre em contato com o SAA.
10/10/2025
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Conecta
Pedidos pelo ChatGPT? Entenda oportunidades que os supermercadistas poderão adotar em breve!
Em breve, consumidores poderão fazer pedidos de supermercado apenas conversando com um chatbot. A OpenAI anunciou que o ChatGPT passará a integrar aplicativos populares, permitindo interações diretas para reservar viagens, ouvir música ou pedir comida e alimentos — tudo dentro da própria plataforma. Sete aplicativos já estão disponíveis, entre eles Expedia, Zillow e Spotify. Nas próximas semanas, entram DoorDash, Uber Eats, OpenTable e Instacart, ampliando o alcance da ferramenta no varejo e no delivery. Para usar os novos recursos, os usuários precisam conectar os aplicativos à conta do ChatGPT. Depois disso, podem chamá-los pelo nome ou receber sugestões automáticas do próprio chatbot. Um exemplo é o Uber Eats, que informou que o ChatGPT conseguirá identificar quando o usuário quiser fazer um pedido, confirmar o endereço de entrega e apresentar restaurantes e cardápios próximos. O pedido poderá ser finalizado diretamente dentro do aplicativo, sem precisar sair da conversa. Com cerca de 800 milhões de usuários no mundo, o ChatGPT cria, assim, um novo ponto de partida para pedidos de comida e compras do dia a dia — oferecendo uma experiência mais natural, conversacional e personalizada. A novidade, no entanto, traz novas dúvidas para o setor de food service. Como os restaurantes e aplicativos de entrega serão priorizados nas recomendações do ChatGPT? E quem será o dono dos dados gerados nessas interações? A OpenAI, Uber Eats e DoorDash ainda não esclareceram esses pontos. Mesmo assim, o mercado demonstra otimismo. Sachin Kansal, diretor de produtos da Uber, destacou que a empresa está animada em “levar a facilidade da Uber e do Uber Eats para mais pessoas”. “Em breve, você poderá ver faixas de preço, tempos de entrega e navegar pelos restaurantes diretamente no ChatGPT antes de concluir sua viagem ou pedido nos aplicativos da Uber”, afirmou o executivo. A DoorDash também celebrou a parceria com a OpenAI. Em nota, afirmou que a integração representa “um avanço importante para trazer ainda mais conveniência aos consumidores” e prometeu divulgar em breve mais detalhes da colaboração. Qual supermercado sairá na frente para testar esse novo formato de venda?
10/10/2025
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Associados em foco
Carrefour aposta em grandes eventos para gerar receita e fortalecer relacionamento com o público
O Carrefour Brasil vem transformando seus estacionamentos em verdadeiros polos de entretenimento e convivência. A estratégia, liderada pelo Carrefour Property, unidade de negócios responsável pela gestão imobiliária do grupo, aposta em eventos de grande porte como ferramenta para gerar novas receitas, fortalecer o relacionamento com as comunidades locais e aumentar o fluxo de clientes nas galerias comerciais. A iniciativa acompanha um movimento crescente no varejo, que tem redefinido o uso dos ativos físicos diante da queda no uso dos estacionamentos — impulsionada pela popularização dos aplicativos de transporte e pelas mudanças no comportamento do consumidor. Assim, áreas ociosas se tornam arenas versáteis para festivais gastronômicos, circos, feiras e ativações de marcas. Nos últimos meses, o Carrefour Property promoveu uma série de eventos que atraíram milhares de pessoas, como o TorresmoFest, considerado o maior festival gastronômico do país, o Patati Patatá Circo Show, o Circo dos Dinossauros e o Humberto Circus, além de feirões de veículos e feiras têxteis, como o Outlet das Malhas e a Fenacouro. Presente em 20 estados brasileiros e com mais de 250 galerias sob gestão das bandeiras Carrefour, Sam’s Club e Atacadão, o grupo oferece espaços com localização estratégica e alto fluxo diário de consumidores das classes A a D, tornando-os ideais para eventos que buscam visibilidade qualificada e alcance regional. “Nossos empreendimentos oferecem vantagens significativas para ativações e feiras ao ar livre. Além do fluxo constante de pessoas, contamos com infraestrutura controlada, segura e organizada, o que garante conforto e uma experiência positiva para os visitantes”, explica Roger Teixeira, gerente de marketing do Carrefour Property. A companhia estima crescimento de 20% a 30% no número de eventos até o fim de 2025, impulsionada pela retomada do setor. Segundo a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), o segmento registrou alta de 8,4% em relação a 2024, refletindo o aumento da demanda por entretenimento e experiências presenciais. “Os eventos realizados em nossas unidades impactam positivamente a economia local, geram incremento de vendas para os lojistas e fortalecem a conexão das nossas bandeiras com o entorno. Muitos parceiros ampliaram suas edições em nossas galerias, o que demonstra confiança no nosso modelo de ativação”, destaca Teixeira. Para garantir a qualidade das operações, o Carrefour Property adota planejamento logístico e operacional rigoroso, avaliando aspectos como acessibilidade, conveniência e segurança. “Cada evento é estruturado para manter a excelência do atendimento nas lojas e assegurar o perfeito desenvolvimento das atrações. Nosso objetivo é unir experiência e eficiência, criando valor para todos os envolvidos”, conclui o executivo.
10/10/2025
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Preço dos ovos recua e consumidor amplia compras
Pesquisa da Neogrid mostra que, após um período de alta, o preço médio dos ovos voltou a cair a partir do segundo trimestre de 2025. Enquanto em abril deste ano o preço médio do alimento foi de R$ 13,70, em agosto ficou em R$ 11,81. O levantamento aponta que o tíquete médio por compra permanece elevado, o que indica a forte presença da proteína nos lares brasileiros. Hoje, 10 de outubro, por sinal, é celebrado o Dia Mundial do Ovo. Quando os ovos estão no carrinho, o consumidor costuma realizar compras significativamente maiores: o tíquete médio chega a R$ 340,20, com cerca de 44,9 itens por cesta. O dado reforça o papel dos ovos como produto essencial no abastecimento doméstico e um dos principais impulsionadores do volume de compras no varejo supermercadista. O estudo da Neogrid ainda revela que a ruptura da categoria aumentou 1,4 ponto percentual em agosto de 2025 em relação a julho, alcançando 23% e evidenciando que a demanda pelo ovo segue aquecida. Além do ticket médio elevado e da alta na indisponibilidade nas gôndolas, a análise mostra que a compra de ovos está associada a um perfil de consumo mais amplo. Entre os shoppers que levam o produto, 41,2% também compram biscoitos, 37,2% levam pão e 32,4% adicionam leite UHT ao carrinho. Itens como frango (29,6%), refrigerantes (28,1%), óleo (27,1%) e arroz (26,1%) aparecem com frequência nas cestas que contêm ovos. “A importância do ovo na rotina dos brasileiros se deve à combinação entre versatilidade, valor nutricional e preço competitivo”, explica Anna Carolina Fercher, líder de Dados Estratégicos na Neogrid. “A queda recente no valor médio, aliada ao incremento no volume de compras, reforça a relevância desse produto na composição das refeições e no planejamento financeiro das famílias.” Recentemente fizemos uma matéria exclusiva com a participação de Leandro Pinto, fundador e presidente do conselho da Mantiqueira, destacando dados e trajetória desse alimento que saiu da base das gôndolas para virar uma importante categoria. LEIA AQUI!
10/10/2025
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Por dentro da asserj
Valorizando quem movimenta o setor! Prezunic reconhece profissionais no Dia do Açougueiro
Celebrado na última quinta-feira, 9 de outubro, o Dia do Açougueiro é mais que uma data comemorativa para profissionais da área. É também uma excelente oportunidade para valorizar uma função de suma importância para o dia a dia do varejo supermercadista. O açougue é um dos principais pontos de contato do consumidor, sendo um setor vital para a experiência de compra. Um atendimento cortês, uma peça bem fatiada ou apenas uma dúvida esclarecida com conhecimento técnico, atenção e cuidado são fundamentais para que o cliente saia da loja satisfeito, com a certeza de que ali ele é valorizado, criando assim uma relação de confiança. Ou seja, o açougueiro pode ser o determinante entre fidelizar ou perder um consumidor. Portanto, é mais do que necessário exaltar os colaboradores que se dedicam à essa missão, é estratégico. Justamente nessa intenção, o grupo Cencosud Brasil, detentora do Prezunic, dedicou o dia a reconhecer os mais de 400 colaboradores que atuam nas lojas do grupo. Um desses profissionais é Jorge Henrique Barbosa, que trabalha há 40 anos como açougueiro. Sua jornada começou ainda muito jovem, aos 14 anos, como locutor de um açougue de rua. Ganhando experiência técnica sobre carnes, cortes e melhores preparos, ele se desenvolveu na função e hoje ocupa um posto de liderança no setor dentro do Prezunic, no Rio de Janeiro, sendo responsável por treinar e capacitar os açougueiros da rede. "Para ser açougueiro é preciso, em primeiro lugar, gostar do que faz. A partir daí, além de conhecer cada tipo de carne e saber preparar os cortes, é fundamental estar atento aos detalhes, não abrir mão da qualidade e manter a vitrine sempre abastecida e bem arrumada", destaca Jorge Henrique. O açougueiro não se contenta apenas com o seu trabalho de forma individual. Ele também ressalta a alegria em ajudar na formação de novos profissionais, afinal, conhecimento represado é conhecimento perdido, ele de nada adianta se não for compartilhado: "Já formei auxiliares que se tornaram açougueiros e, depois de um tempo, chegaram a gerenciadores de setor. Fico muito feliz em poder passar minha experiência para quem está começando e contribuir para dar continuidade a essa verdadeira arte". Ser um açougueiro de qualidade é sinônimo de ser técnico, responsável, atento e atencioso. Para além disso, histórias como a de Jorge Henrique reafirmam também uma das principais características do varejo supermercadista no mercado de trabalho. Nosso setor é um celeiro de oportunidades, com claro potencial de crescimento, para aqueles que desejem aprender e se desenvolver. Nenhum outro segmento, no Rio de Janeiro, e no Brasil, recompensa mais o esforço e a dedicação do que o supermercadista.
10/10/2025
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Empregos em alta! Varejo supermercadista segue criando novas oportunidades no Rio!
2025 é um ano de recordes na geração de empregos para o varejo supermercadista fluminense (CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS). E esse movimento não será freado tão cedo. Dando sequência à onda empregatícia do nosso setor no mercado fluminense, o Guanabara abriu mais de 400 vagas para diversas lojas da rede espalhadas por todo o estado do Rio. Ao todo, são 430 postos de trabalho disponíveis, com cargos variando entre funções operacionais e administrativas. As exigências de escolaridade e experiência variam conforme o cargo, mas muitas posições não exigem experiência, o que amplia o acesso ao mercado de trabalho e destaca outro ponto forte do varejo supermercadista: um celeiro de oportunidades para todos, inclusive, para os que buscam o primeiro emprego. Também há vagas para profissionais com deficiência (PCDs), referendando a diversidade e a inclusão. Os interessados podem entregar o currículo impresso diretamente em uma das 28 lojas do Guanabara ou se candidatar pela internet. A ASSERJ exalta o atual momento do varejo supermercadista fluminense na geração de empregos e ressalta a importância do nosso setor, que para além de sua função de abastecer a população, contribui diariamente com a melhor qualidade de vida para a população fluminense, criando oportunidades de trabalho e fortalecendo a economia do estado do Rio de Janeiro.
10/10/2025
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Por dentro da asserj
Fábio Queiróz, ao vivo, na CNBC falando sobre o futuro do varejo nas Américas
O presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, agora também presidente da Associação de Supermercados das Américas (ALAS) (SAIBA MAIS CLICANDO AQUI), concedeu nesta quinta-feira, 9 de outubro, uma entrevista ao programa Fast Money, da rede CNBC (Times Brasil) sobre o futuro do varejo supermercadista fluminense, brasileiro e das Américas. "Há mais de 30 anos um brasileiro não era eleito presidente da ALAS. Em nossas andanças, temos visto o protagonismo dos supermercados brasileiros em relação a todo o mundo. Não devemos nada a ninguém. Acho que isso também refletiu na escolha da minha liderança. O mais importante é que continuemos abastecendo a população, trocando as melhores práticas e desenvolvendo o setor melhorando a experiência do consumidor. Estamos em um momento de transição muito importante, com muita tecnologia entrando nas lojas. Tenho certeza que o varejo supermercadista brasileiro é exemplo e está preparado para liderar o setor em toda a América", destacou Fábio Queiróz. Questionado sobre os diferenciais do varejo supermercadista brasileiro em comparação com outras nações, o presidente da ASSERJ e da ALAS enfatizou: "Comprar e vender é a especialidade dos supermercados, não tem jeito. Mas o que tenho visto é a experiência do consumidor com a entrada da tecnologia. Já vemos os carrinhos inteligentes, pagamentos por aplicativos... será o fim das filas nos supermercados para pagar, estamos caminhando a passos largos para isso. Outro tema muito importante é a gestão. Não adianta comprar bem, vender bem e não gerir bem. Temos tido muitas conversas com todos os países das Américas sobre isso. O Brasil está muito bem e é uma grande referência". Ao ser indagado sobre os pilares de sua gestão para o avanço da ALAS, Fábio Queiróz ressaltou: "Supermercados têm uma operação muito dura. Às seis da manhã chega o leite, às 11 da manhã a burrata tem que estar pronta e às três da tarde ela não vale mais nada. Fazemos isso com mais de 65 mil itens. Com essa operação dura, nos sobra pouco tempo para gestão e tecnologia. É isso que as entidades precisam focar. Precisamos entregar aos supermercados mais técnicas de gestão, trocar melhores práticas e acompanhar a entrada gradativa da tecnologia, porque o varejo não abraça a tecnologia toda de uma vez, justamente por essa operação dura que temos. Nosso papel é ensinar, acompanhar e trocar melhores práticas para gestão e tecnologia". Outro tema abordado com carinho durante a entrevista foi a expansão da iniciativa da Escola ASSERJ, agora nomeada Escola ASSERJ-ALAS: "Mão de obra é um problema mundial. Todos reclamam de mão de obra. Quando trazemos para o varejo abastecedor, nos deparamos com as profissões dos 'eiros', que são os padeiros, açougueiros, confeiteiros e por aí vai. E a Escola ASSERJ é muito focada nisso. E, agora, estendemos para todas as Américas. Então, quem é ou quer se tornar um profissional do setor de supermercados, pode, de qualquer lugar, estudar na Escola ASSERJ-ALAS. Essa é a grande novidade, investindo tudo no pilar educação. Temos certeza absoluta de que o desenvolvimento do setor passa, inevitavelmente, por educação". Já sobre a expansão do alcance da ALAS, Fábio Queiróz manifestou o desejo de conquistar a adesão de novos países à Associação: "Hoje temos 16 países e mais os países do Caribe. Mas temos nações importantes que não estão conosco. E um dos itens do nosso planejamento estratégico é ter novos associados. Por exemplo, o Canadá. Precisamos trazê-lo para o jogo. Países que não tenham uma associação nacional formada, também pretendemos ajudar na constituição dessas associações e que, consequentemente, elas também estejam associadas à ALAS". Por fim, o presidente da ASSERJ e da ALAS foi questionado sobre o futuro do varejo supermercadista com o avanço da tecnologia: "Hoje lidamos muito com o que chamamos de hiperpersonalização. Por exemplo, eu sou apreciador de cerveja, não de vinhos. Então não adianta eu ser impacto com uma promoção de vinho. Através de inteligência artificial, em até 10 compras, nós monitoramos todo o comportamento de consumo e tratamos o consumidor personalizadamente, como um indivíduo e não mais por características comuns. Quando os aplicativos de supermercado coletam dados, eles são processados com inteligência artificial para que as pessoas sejam impactadas com os seus hábitos de consumo, com o que está na zona de interesse delas. E isso tem dado muito certo, não à toa, no Brasil, o setor de supermercados vem crescendo ano a ano, mês a mês”. Confira a entrevista na íntegra: [embed]https://www.youtube.com/watch?v=JOifvmS1jAs&feature=youtu.be[/embed]
09/10/2025
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ASSERJ e ALAS apoiam Workshop Trade da SA+ Trade
Promovido pela SA+ Trade, em parceria com a ASSERJ e a Associação de Supermercados das Américas (ALAS), o Workshop Trade foi realizado na última quarta-feira, 9 de outubro, no Lead Américas, na Barra da Tijuca. Uma tarde repleta de insights, palestras de excelência e de networking qualificado entre os mais diversos atores do varejo supermercadista fluminense. Abrindo o encontro, Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ e da ALAS, destacou a importância de eventos que promovam a troca de visões e o compartilhamento de conhecimento para o desenvolvimento do varejo supermercadista: “Me parece que fazemos o melhor que podemos. Mas chegou a hora de fazermos um pouco mais, entendermos um pouco mais, abrirmos um pouquinho mais a cabeça". Na sequência, Fábio Queiróz enfatizou o tema do dia: trade marketing. Ressaltando a importância da área para uma melhor experiência do cliente, e no relacionamento com a indústria: "Temos supermercados muito grandes com compradores cuidando de 200, 300 fornecedores. É óbvio que ele não vai conseguir extrair de cada um as melhores oportunidades. A indústria tem dinheiro, sim, e sabemos disso. O nosso comprador, naquela rotina pesada do dia a dia... eu pergunto a vocês: por que não investir em um departamento de trade? Uma estrutura exclusiva, única e harmônica. É custo? Não é. É investimento. Tem muito dinheiro na mesa”. Queiróz também frisou o pioneirismo da ASSERJ em temas relacionados, como o retail media: “A ASSERJ tem muito orgulho de ter capitaneado no Brasil essa visão do retail media. Certamente foi a primeira Associação que abriu os olhos do setor, difundiu o tema, promoveu curso atrás de curso. Não existe um evento da ASSERJ que não tenha pelo menos um painel de retail media. Temos o Conecta Varejo, dentro do Rio Innovation Week, o maior evento de inovação do mundo, com o braço de varejo todo da ASSERJ. E agora estamos lançando o São Paulo Innovation Week". O presidente da ASSERJ e da ALAS retomou a abordagem sobre a tarde de palestras fazendo uma provocação: “É impossível não falarmos de retail media. E agora, pensem comigo: é o comprador que vai fazer o retail media? O retail media não é fazer mídia no ponto de venda. Isso é brilhante! Porque, em uma frase, sintetiza o que nós estamos fazendo hoje como primeiro passo. O segundo passo, trocar o cartaz pelo LED, é muito bacana, claro. Mas isso é apenas o começo. O próximo passo é pegar, o que as indústrias colocam em outras mídias, TV aberta, YouTube, e trazer esse dinheiro para dentro do nosso supermercado. Por quê? Porque nós temos duas armas que quase ninguém tem. E juntas, ninguém tem mesmo: a mensurabilidade da promoção e a capacidade de conversão. Outras mídias têm alcance. Mas no ponto de venda? Só nós". Fábio Queiróz prosseguiu salientando que a hiperpersonalização é um caminho natural do varejo supermercadista: "Existem tecnologias como Lift & Learn, é fantástico. O que eu tenho mais visto é a tela de LED, que, quando eu, Fábio Queiroz, consumidor de cerveja e não de vinho, olho para ela, a tela me identifica, através da hiperpersonalização por inteligência artificial. Ela já sabe os meus hábitos de compra e, quando eu olho para a tela, ela mostra exatamente a promoção que eu costumo consumir. Pois bem: eu pego o produto, levo ao caixa, olha aí a mensurabilidade da promoção, a rastreabilidade da ação. Vocês acham mesmo, voltando à provocação inicial, que é o comprador que vai fazer isso? Deixa eu contar um segredinho pra vocês: o comprador às vezes não consegue nem visitar loja!". O presidente da ASSERJ e da ALAS ainda frisou que trade marketing e retail media são vitais na construção do varejo supermercadista moderno, vinculado ao consumidor e ao serviço primordial de abastecer a população: "A ideia de hoje é sobre desenvolver as artérias, aquilo que chega ao coração e leva o sangue para ele. E eu tenho visto muitas dessas artérias surgindo. Duas delas são fundamentais: o trade e o retail media, este último está dentro do trade. Então, quero parabenizar por essa iniciativa mais do que bem-vinda, mais do que oportuna. É uma iniciativa que desenvolve o setor. O Estatuto da ASSERJ e o Estatuto da ALAS dizem: a missão é desenvolver o setor. Eu estou há 10 anos na presidência da ASSERJ e descobri, na pandemia, que a missão principal é abastecer a população. Sabe por quê? Porque desenvolver o setor é o nosso sangue, é a nossa veia. Mas se a população não se vê abastecida, tudo isso perde sentido. Esse tipo de iniciativa, da SA+ conosco, desenvolve o setor naquilo que realmente precisamos. Fico muito feliz em ver esta sala cheia, ávida por conhecimento”. Por fim, Fábio Queiróz alertou para a necessidade de colocar em prática aprendizados de eventos com o Workshop Trade: “Sabem qual é um dos grandes problemas do nosso setor? Estudamos, estudamos, estudamos... e executamos muito menos do que deveríamos. Então, saiam daqui e, quando chegarem às lojas, disparem inúmeros, incontáveis WhatsApp’s para os seus gerentes, para os seus compradores. Vocês são líderes, e uma das funções do líder é multiplicar conhecimento e aplicá-lo. Transformem o dia a dia de vocês e depois me contem". Eduardo Jaime, CEO da SA+ Trade, também exaltou a tarde de palestras: "Realizamos esta tarde em parceria com a ASSERJ, uma associação super importante que está conectada conosco para trazer muito conteúdo, para que consigamos desenvolver as áreas de trade marketing do varejo. Falamos de JBP, que não é o Midia Kit, da migração do trade básico para o trade estratégico, discutimos retail media, calendário promocional e também gerenciamento de categoria e como potencializar as gôndolas. É um movimento de muito conteúdo e interação, para que nosso varejo saia cada vez mais desenvolvido". Associados da ASSERJ marcam presença Diversas redes supermercadistas associadas da ASSERJ enviaram representantes. A avaliação positiva do encontro foi unânime. Bruno Oliquerque, gerente de Marketing da Redeconomia SuperPax, afirmou: "Um evento muito legal, que traz à tona o que o trade marketing tem de potencial para evoluir e crescer, e vermos o que podemos realmente fazer nas lojas para a coisa acontecer estrategicamente, taticamente e operacionalmente. Um evento como esse é enriquecedor". Bruno Caputo, gestor de Marketing do Superthal Supermercados, declarou: "Em parceria com a ASSERJ fomos convidados a participar desse workshop, que trouxe muitas novidades. Ficamos muito felizes de participar de um evento como esse com tanto conhecimento e um networking fantástico". Diego Paixão, proprietário do Supermercados Tio Dongo, também pontuou: "Somos de Nova Friburgo e sempre estamos em eventos como esse. Sempre pegamos muito conhecimento, networking e atualização do que acontece fora da nossa realidade. Viemos em busca de conhecimento e melhorar sempre". Leandro Braga, sócio-diretor do Mercado Mix Certo, associado do Multi Market, finalizou: "É sempre importante estar em contato com os conteúdos que são trazidos em eventos como esse que a ASSERJ promove. É relevante estarmos ligados nas tendências do mercado, como que o varejo está se posicionando, como a concorrência está atuando, como outras áreas do varejo, não só a supermercadista, estão trabalhando o Trade, como o nosso consumidor vem se comportando. Estamos mais uma vez aqui felizes em estar em contato com tantas pessoas boas e tantos conteúdos importantes. Espero que mais eventos como esse sejam realizados e que quem não esteve presente se junte a nós". Confira abaixo a cobertura completa da ASSERJ do Workshop Trade Não basta ter dados, é preciso saber analisá-los! Ele é a essência da conversão. CLIQUE AQUI PARA LER “Não será mais guerra de preço, será a de valor”, como o trade marketing pode fazer a diferença? PARA SABER MAIS CLIQUE AQUI “Transformar PDV’s em pontos de mídia é a grande tendência”, como o retail media está mudando o jogo da atenção do consumidor. LEIA TUDO SOBRE CLICANDO AQUI “Gerenciamento por categoria é uma jornada de conhecimento”, como uma boa estratégia pode transformar as suas gôndolas. CLIQUE AQUI E CONFIRA “É aqui que vamos começar a ganhar o jogo”, a importância da conectividade e criatividade no ponto de venda. LEIA OS DETALHES CLICANDO AQUI JBP de sucesso precisa ser aliado ao trade marketing. LEIA MAIS CLICANDO AQUI “O varejo deve aproveitar ao máximo o conhecimento da indústria sobre o consumidor”, os planos de JBP e JVC. SAIBA MAIS CLICANDO AQUI Seminário Super Negócios Relembramos também que o Seminário Super Negócios de 2025 da ASSERJ já está com inscrições abertas. Confirmado para o dia 29 de outubro, às 14h, no Riale Brisa Barra Hotel, na Barra da Tijuca, o encontro é voltado para compradores e profissionais de marketing e trade, trazendo uma programação cuidadosamente estruturada para impactar diretamente o dia a dia, com conteúdos práticos e aplicáveis à rotina de cada setor. O keynote desta edição será Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei do Brasil e uma referência mundial em liderança. Não perca a chance de participar dessa experiência completa, que reunirá conhecimento estratégico, boas práticas e networking qualificado para impulsionar os resultados. Para mais informações, entre em contato com o SAA.
09/10/2025
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Associados em foco
Reinauguração ou inauguração? Super Compras renova as origens e entrega experiência!
Revisitar o passado, remodelar as estruturas e entregar a excelência de sempre, com uma experiência moderna e confortável. Foi alinhado com esses valores, que o Grupo Tempo Bom, associado Super Compras, promoveu uma revitalização completa de sua primeira loja. A unidade, localizada no Km 49, no bairro de Boa Esperança, em Seropédica, se reestruturou de tal forma, que poderíamos chamar a reinauguração, realizada nesta quinta-feira, 9 de outubro, de inauguração. "Com muita alegria estamos aqui hoje reinaugurando a nossa filial 1, o Super Compras Km 49. Com certeza, é mais um marco em nossa história que começou há 38 anos com meu pai. Faço parte da segunda geração hoje, como diretora, dando continuidade a esse legado. Estamos aqui para cumprirmos nossa missão de proporcionar um tempo bom para nossos clientes, como produtos e serviços que facilitem a experiência de compras. Estamos com a loja mais ampla, dobramos de tamanho, com muitos diferenciais, novas tecnologias, uma loja muito mais bonita e mais confortável", destacou Priscila Antão, diretora de marketing do Super Compras Tempo Bom. As mudanças no espaço foram diversas. Primeiro, a ampliação para 550m² e 7 check-outs. Com destaque para os setores de açougue, hortifruti e laticínios, a loja agora conta com 6 mil SKU's em seu portfólio. As projeções são animadoras para o grupo. Com a expectativa de 1.500 clientes diários, a previsão é de um aumento de 40% no faturamento. Além disso, outro grande ponto a se enfatizar é a aplicação da tecnologia no ponto de venda. Apostando em retail media, a unidade do Super Compras Tempo Bom no Km49 possui painéis desde a fachada até o setor de açougue, ampliando a projeção de ofertas para consumidores e as relações do grupo com as indústrias parceiras. "Estamos com o coração cheio de alegria e expectativa para este novo momento! A reinauguração marca uma nova fase da nossa história com uma loja mais moderna, acolhedora e preparada para oferecer a melhor experiência de compras aos nossos clientes. Tudo foi pensado com muito carinho, desde o layout até cada detalhe das ofertas. É uma celebração do nosso compromisso em evoluir junto com a comunidade que confia em nós todos os dias", enfatizou Juliana Pereira da Costa, assistente de marketing do Super Compras Tempo Bom. A ASSERJ parabeniza o grupo pela iniciativa e pelo foco em modernizar suas lojas e serviços, colocando o cliente no centro de suas ações. Com certeza, com esse pilar norteando as decisões, o sucesso será tremendo.
09/10/2025
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“O varejo deve aproveitar ao máximo o conhecimento da indústria sobre o consumidor”, os planos de JBP e JVC
O relacionamento entre varejo e indústria evoluiu para incluir diferentes modelos de planejamento colaborativo, e entender as diferenças entre JBP e JVC é essencial. O JVC é o plano mais estratégico e voltado para a visão de longo prazo, focado em lançamentos e visões dos consumidores, antecipando tendências e buscando criar valor conjunto, geralmente servindo como base para o JBP, que possui abordagem mais prática e de execução. A abordagem dos dois planos foi o tema da palestra "Midia Kit não é JBP", apresentada por Guilherme Auger, CRO na Midfy e professor de Planejamento de Trade Marketing, JBP e RGM na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), no encerramento do Workshop Trade da SA+ Trade, promovido em parceria com a ASSERJ e a Associação de Supermercados das Américas (ALAS), realizado na última quarta-feira, 9 de outubro, no Lead Américas, na Barra da Tijuca. “Ambos são válidos e complementares, com o JVC muitas vezes levando a um JBP”, destacou o palestrante na abertura de sua fala. As diferenças: JVC x JBP As diferenças de concepção e aplicação foram detalhadas por Guilherme Auger. Apesar de essencialmente ambos estarem no mesmo ecossistema, algo enfatizado pelo palestrante, a abordagem diante de cada plano é diferenciada. Iniciando pelo JVC, o CRO da Midfy, pontuou: “O JVC é mais estratégico. É sobre lançamento de produto, visão de shopper, para que, em um segundo momento, você desça para, eventualmente, um JBP. Você desce para definir o que fazer” O JVC parte da cocriação, focando em campanhas diferenciadas, apresentando a marca com mais vida no PDV e engajando o consumidor, como analisou o palestrante: “É uma aliança estratégica transformacional, ou seja, aquela empresa está tentando fazer atividades estratégicas olhando um pouco mais no médio e no longo prazo”. Guilherme Auger, porém, ressaltou: “Mesmo com o JVC, você vai ter que ter um plano de ação, mas com uma abordagem um pouquinho diferente. Então, os dois (JVC e JBP) são muito válidos e aconselho que vocês pensem como é que vocês vão fazer para fazer ambos os conselhos”. Já o JBP é um plano estratégico de médio prazo entre parceiros, de um intervalo, no mínimo, de seis a doze meses. Um bom JBP olha para um ciclo completo de venda de um ano ou para um ciclo fiscal, como enfatizou o CRO da Midfy: “Um processo não é só um evento. Não é tirar foto de uma reunião com fornecedores e postar no Linkedin. Não é apresentar um media kit. Não é um evento. É um processo. Uma abordagem baseada em dados e objetivos comuns. E uma estratégia de relacionamento multifuncional e multi-hierárquica, ou seja, várias camadas interagindo, tanto na indústria quanto no varejo”. Importante, mas desafiador: a realidade do JBP Apesar de sua relevância para o varejo supermercadista e para a indústria, na prática, o JBP enfrenta desafios significativos, como explicou Guilherme Auger: “Somente 10% dos acordos de JBP de fato são totalmente cumpridos. Apenas 40% dos varejos e indústrias que fazem JBP consideram que os planos refletem os objetivos de ambas as partes. Em 20% das empresas todas as áreas participam do processo de JBP. E em 40% das empresas os KPI's do JBP não são divulgados nos prazos acordados”. Isso evidencia um claro gargalo no planejamento de uma ação de extrema importância para todos os atores envolvidos. Trade marketing: o motor do JPB O grande alavancador de uma estratégia conjunta bem estruturada e aplicada de JPB é o trade marketing. O CRO da Midfy ressalta que é justamente esse o setor responsável por organizar e monitorar a execução das iniciativas, conectando a parte estratégica com a experiência do consumidor na jornada de compra: “A importância desse alinhamento estratégico se reflete no investimento. A meta de trade marketing acordada no investimento anual pelos JBPs é de até 85% das alocações.” Outro ponto crítico levantado pelo palestrante foi o compartilhamento de dados: “Compartilhamento de dados é essencial. Sem compartilhamento não há JBP. Monetizar dados deve ser uma escolha estratégica. A indústria deve gerar valor com o dado recebido. O varejo deve aproveitar ao máximo o conhecimento da indústria sobre o consumidor”. Por fim, Guilherme Auger detalhou para todos os presentes, o que um documento de JBP completo deve conter: Metas de crescimento claras para o período; Estratégias para atingir essas metas; Iniciativas e planos de ação alinhados às metas; Acordo de investimento, incluindo comercial e trade; Indicadores de desempenho que façam sentido para o negócio e para a ação; Rotinas de acompanhamento constantes, garantindo execução e ajustes ao longo do ano. Quando JBP e JVC trabalham de forma integrada, as empresas, tanto supermercadistas quanto a indústria, conseguem não apenas planejar, mas também monitorar e ajustar, garantindo que estratégias se traduzam em resultados reais para o consumidor e para o negócio. Seminário Super Negócios Relembramos também que o Seminário Super Negócios de 2025 da ASSERJ já está com inscrições abertas. Confirmado para o dia 29 de outubro, às 14h, no Riale Brisa Barra Hotel, na Barra da Tijuca, o encontro é voltado para compradores e profissionais de marketing e trade, trazendo uma programação cuidadosamente estruturada para impactar diretamente o dia a dia, com conteúdos práticos e aplicáveis à rotina de cada setor. O keynote desta edição será Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei do Brasil e uma referência mundial em liderança. Não perca a chance de participar dessa experiência completa, que reunirá conhecimento estratégico, boas práticas e networking qualificado para impulsionar os resultados. Para mais informações, entre em contato com o SAA.
09/10/2025
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JBP de sucesso precisa ser aliado ao trade marketing
A relação entre varejo e indústria está passando por uma transformação significativa. O modelo evoluiu de interações transacionais e pontuais para algo estratégico, multidisciplinar, que envolve diversas áreas dentro das empresas. Hoje, a indústria está cada vez mais exigente, não apenas sobre a execução das ações, mas também quanto ao compliance, ao retorno sobre o investimento (ROI) e ao sell-out das categorias. Nesse cenário, surge o JBP (Joint Business Planning), como método colaborativo entre supermercadistas e indústria. Este planejamento vai muito além de simples reuniões comerciais: ele envolve diversas etapas, desde a definição de fornecedores, passando pelo planejamento de campanhas e investimentos, até o monitoramento e ajustes ao longo do ano. A explicação de todo esse processo foi detalhadamente realizada por Alex Terra, co-founder e CEO da Midfy, na palestra “Do Trade ao JBP: potencializando os negócios do seu varejo”, no Workshop Trade da SA+ Trade, promovido em parceria com a ASSERJ e a Associação de Supermercados das Américas (ALAS), realizado na última quarta-feira, 9 de outubro, no Lead Américas, na Barra da Tijuca. A apresentação, no entanto, destacou que há desafios comuns a todos os varejistas, que limitam o impacto do JBP: JBP sem trade, quando o plano é liderado apenas pelo time comercial, perdendo a visão de execução no ponto de venda; 2. JBP só trade, quando o planejamento anual se resume a um plano de investimento, sem integrar alavancas estratégicas, insights de shopper e execução de categoria. “Hoje, a colaboração envolve diversas áreas: trade falando com trade, logística falando com logística, finanças falando com finanças. Então, essa relação, ela fica muito mais estratégica, mas muito mais complexa também”, ressaltou o CEO da Midfy. Um JBP bem planejado Quando bem estruturados, os JBPs podem gerar resultados expressivos: aumento de receitas entre 5% e 7% em relação aos concorrentes e promoção de melhorias operacionais e de nível de serviço, que podem reduzir custos e melhorar a margem em até 2%. Além disso, até 85% do investimento de trade pode nascer diretamente dos planos anuais de JBP, reforçando sua relevância estratégica. Ainda assim, como destacado por Alex Terra, apenas 1 em cada 10 JBPs cumpre totalmente seus objetivos, principalmente devido à falta de acompanhamento contínuo. A execução é um ponto crítico. O JBP envolve múltiplos departamentos e pessoas, e é impossível controlar tudo apenas com planilhas e processos manuais. Os dados, muitas vezes, estão dispersos em diferentes sistemas, dificultando o acompanhamento. A falta de execução adequada e de monitoramento quebra a confiança da indústria, que hoje procura parceiros que realmente cumpram o que prometem. Até mesmo clientes menores conseguem fazer um JBP e demonstrar à indústria que são confiáveis, e, cada vez mais, a indústria passará a valorizar aqueles que comprovam seu comprometimento. “É uma execução muito complexa, realmente envolve muitas pessoas, são muitas tarefas. Estamos falando de diversos departamentos da indústria, do varejo, de fornecedores terceiros, de promotores, de agências. E quando tentamos controlar isso com planilha, controle manual, simplesmente as coisas se perdem. É impossível conseguirmos garantir um cumprimento de um JBP sem as ferramentas adequadas”, salientou o CEO da Midfy. O papel do trade marketing no JBP A evolução do processo também se reflete no papel do trade marketing dentro do JBP: Trade 1.0 – Assistente de Luxo: o comercial negocia contrapartidas em contrato, e o trade “só” executa; Trade 2.0 – Primeiros Passos: o comercial negocia espaços e tabloides, enquanto o trade começa a negociar mídias digitais; Trade 3.0 – Trade Protagonista: o trade participa ativamente do JBP, co-criando com a indústria em parceria com o time comercial, elevando o papel estratégico da execução e conectando insights do consumidor diretamente ao planejamento. “Essa grande evolução do varejo acontece, por exemplo, com a criação de áreas de inteligência comercial e da área de trade marketing. Por outro lado, a indústria está ficando cada vez mais exigente em relação ao que falamos de compliance de execução. Ou seja, a indústria, hoje, muitas vezes sequer faz um pagamento de um investimento se não comprovarmos que ele foi de fato executado. E a indústria vem falando cada vez mais sobre essa visão de retorno sobre os investimentos e a visão de sell-out”, enfatizou Alex Terra. Em resumo, a integração do JBP com o trade marketing não é apenas uma ferramenta de planejamento, mas sim uma abordagem estratégica que garante melhor execução, aumento de receita, otimização de custos e fortalecimento da relação com a indústria, transformando o varejo supermercadista em um verdadeiro parceiro estratégico e confiável. O CEO da Midfy frisou: “Essa mudança do lado do varejo supermercadista e da indústria faz com que esse tema de JBP seja cada vez mais relevante e ele está totalmente ligado ao trade marketing. Porque o JBP é um método de trabalho colaborativo, feito entre a indústria e o varejo, tem diversas etapas. Ele nasce por definir com quais fornecedores deveria ser feito. Não é com todos e nem necessariamente apenas os maiores. É preciso que seja um fornecedor super estratégico, um verdadeiro parceiro para fazer um JBP conosco”. “Depois, alinhar as expectativas, ou seja, combinar a regra do jogo, o que esperamos desses planos, quem vai participar desse processo, quais dados que serão utilizados para trocar as informações, para daí sim, sentar, construir os planos e, por último, mas não menos importante, como que isso será monitorado e os ajustes ao longo do tempo”, prosseguiu o palestrante. Os obstáculos no caminho entre JBP e trade marketing Alex Terra pontuou que a conexão entre JBP e trade marketing apresenta desafios claros para a maioria dos supermercadistas e das indústrias: “Quando ligamos o JPB com o trade, vemos dois problemas. O primeiro quando tratamos o JBP sem envolver o trade, o JBP liderado e executado apenas pelo time comercial e o trade vem depois. Muitas vezes isso causa desconexão das do JBP com os investimentos de trade. Dessa forma, não usamos as alavancas do trade, que são importantíssimas para crescimento dentro do plano de JBP”. O palestrante ainda enfatizou outro risco: “E tem um outro problema também quando fazemos um JBP só de trade. Ou seja, dentro do movimento do time de trade, apresentamos um plano de investimento anual, as cotas, o media kit, e não trata mais nada dentro do JBP. Não falamos, por exemplo, de nível de serviço, não falamos de melhorias operacionais, e não trazemos as outras alavancas que vão melhorar mais, vão diminuir custos muitas vezes, que devem ser tratadas dentro do JBP.” Mesmo com todo o planejamento, a execução contínua é crítica. Durante o ano, a atenção deve ser voltada a ativação do plano como um todo e não apenas a negociações pontuais. Essa é uma conexão muito importante também do JBP com o trade. Outro desafio é o espalhamento dos dados, segundo Alex Terra: “E por último, temos um problema com os dados. Estamos falando de diversos indicadores e muitas vezes esses dados estão espalhados em vários lugares. E quando temos esses dados espalhados em vários lugares, fica muito mais difícil de acompanharmos e garantirmos que estamos cumprindo aquele plano”. Quando tudo isso falha, a confiança com a indústria é abalada. Não conseguir executar, coloca em risco uma parceria forte com a marca em questão para novos investimentos. Um ruído em um plano de JBP pode fazer o que antes era um aliado, procurar a concorrência. Seminário Super Negócios Relembramos também que o Seminário Super Negócios de 2025 da ASSERJ já está com inscrições abertas. Confirmado para o dia 29 de outubro, às 14h, no Riale Brisa Barra Hotel, na Barra da Tijuca, o encontro é voltado para compradores e profissionais de marketing e trade, trazendo uma programação cuidadosamente estruturada para impactar diretamente o dia a dia, com conteúdos práticos e aplicáveis à rotina de cada setor. O keynote desta edição será Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei do Brasil e uma referência mundial em liderança. Não perca a chance de participar dessa experiência completa, que reunirá conhecimento estratégico, boas práticas e networking qualificado para impulsionar os resultados. Para mais informações, entre em contato com o SAA.
09/10/2025
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“É aqui que vamos começar a ganhar o jogo”, a importância da conectividade e criatividade no ponto de venda
Em um varejo cada vez mais competitivo, o ponto de venda deixou de ser apenas o local da compra para se tornar um espaço de experiência, conexão e influência real sobre o consumidor. Esse foi o grande mote da palestra “Como destacar uma marca o PDV em meio a tantos concorrentes”, apresentada por Vinícius Massarotti, head Comercial, Trade Marketing e Retail Media do MegaMidia Group, no Workshop Trade da SA+ Trade, promovido em parceria com a ASSERJ e a Associação de Supermercados das Américas (ALAS), realizado na última quarta-feira, 9 de outubro, no Lead Américas, na Barra da Tijuca. A exposição destacou que, para conquistar relevância nesse novo cenário, é preciso unir criatividade e conectividade, transformando tecnologia, mídia digital e ativações em um ecossistema integrado e mensurável. Segundo o palestrante, essa união é o que sustenta as estratégias mais eficazes de comunicação no varejo supermercadista moderno. Ele lembrou que o PDV hoje é um território híbrido, que combina ativação física e interação digital, e que as marcas que conseguem criar experiências relevantes e conectadas são aquelas que mais convertem. Como exemplo, Vinícius Massarotti citou: “Em uma das nossas ativações, implementamos o uso de áudio direcionado dentro da loja, com mensagens estratégicas vinculadas à jornada do cliente. O resultado foi um aumento superior a 300% nas vendas da categoria impactada.” Esse tipo de estratégia reforça o papel das mais variadas ferramentas, (no caso mencionado o retail audio ads) como ativos de crescimento promissores. Ainda na menção feita pelo palestrante, o áudio não apenas informa, ele influencia o comportamento do consumudor e cria um elo emocional com a marca, sendo decisivo no momento da escolha. Ao falar sobre a integração entre mídias on e off, o head Comercial, Trade Marketing e Retail Media do MegaMidia Group destacou a necessidade de conectar campanhas digitais e ativações físicas para gerar uma jornada unificada: “Quando conseguimos integrar o que está acontecendo no digital com o que o cliente vivencia na loja, criamos uma comunicação contínua, que acompanha o shopper da tela até a gôndola. Isso aumenta o reconhecimento, reforça a mensagem e potencializa o resultado”. Essa visão integrada coloca o ponto de venda como um dos canais mais estratégicos da mídia contemporânea, onde dados, criatividade e mensuração se unem para gerar performance. A importância do consumidor no PDV Na sequência, o foco voltou-se ao papel do cliente dentro do PDV e à sua importância na construção de valor entre indústria e supermercadistas. Impactar o cliente no momento certo, de forma relevante e estratégica, é o que garante recorrência e fidelização, além de ampliar o valor percebido pela indústria. A exposição reforçou que, quando o varejo supermercadista assume esse protagonismo e se posiciona como um canal estratégico de mídia e influência, ele ganha importância real dentro da indústria, especialmente em categorias de alta conexão emocional e aspiracional, como saudabilidade e mundo churrasco. “Quando mostramos à indústria a relevância e a importância de estar presente no ponto de venda, geramos mais sell-in e sell-out. A loja se torna palco da marca, e o shopper sente essa presença”, ressaltou Vinícius Massarotti. O palestrante enfatizou o quão fundamental é essa sinergia entre marca e varejo, apontada como um dos pilares para o crescimento sustentável no setor: “Quando marca e varejo constroem juntos, o shopper sente a diferença. A união potencializa resultados. A comunicação deixa de ser pontual e passa a ser estratégica. Dados e inteligência de consumidor geram novas oportunidades. Cada ponto de contato passa a ter propósito e mensuração”, enfatizou o head Comercial, Trade Marketing e Retail Media do MegaMidia Group. Ao final, ficou claro: o futuro do PDV está na convergência entre dados, mídia e criatividade. A loja conectada não é apenas um canal de venda, é um meio de comunicação vivo, que influencia decisões, inspira experiências e constrói relacionamento com o consumidor. Em um varejo cada vez mais competitivo, o ponto de venda deixou de ser apenas o local da compra para se tornar um espaço de experiência, conexão e influência real sobre o consumidor. A palestra frisou que, para conquistar relevância nesse novo cenário, é preciso moldar um ecossistema integrado e mensurável. “Temos que cruzar e ter a criatividade atrelada à conectividade. Então, tecnologia, virtual media, digital, ativações. Você pega telas dentro de um ponto de venda, dentro de uma ponta de gôndola, de uma categoria específica. Isso tudo, e com rádio, com várias outras ferramentas, atrelando isso diretamente com o consumidor”, orientou o palestrante. “O impacto do consumidor dentro do PDV é de extrema importância para que tenhamos uma relevância maior. Automaticamente a rede vai ter uma importância maior dentro da indústria, com categorias bem específicas. É aqui que vamos começar a ganhar o jogo. É trazendo a indústria, mostrando relevância e a importância dele estar no ponto de venda, porque automaticamente vai gerar mais sell-in e mais sell-out”. Por fim, Vinícius Massarotti deixou um conselho essencial para os varejistas: “No PDV não ganha quem grita mais alto. Ganha quem fala do jeito certo, na hora certa, com relevância para o consumidor.” Seminário Super Negócios Relembramos também que o Seminário Super Negócios de 2025 da ASSERJ já está com inscrições abertas. Confirmado para o dia 29 de outubro, às 14h, no Riale Brisa Barra Hotel, na Barra da Tijuca, o encontro é voltado para compradores e profissionais de marketing e trade, trazendo uma programação cuidadosamente estruturada para impactar diretamente o dia a dia, com conteúdos práticos e aplicáveis à rotina de cada setor. O keynote desta edição será Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei do Brasil e uma referência mundial em liderança. Não perca a chance de participar dessa experiência completa, que reunirá conhecimento estratégico, boas práticas e networking qualificado para impulsionar os resultados. Para mais informações, entre em contato com o SAA.
09/10/2025
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“Gerenciamento por categoria é uma jornada de conhecimento”, como uma boa estratégia pode transformar as suas gôndolas
No cenário atual do varejo supermercadista, compreender e aplicar o Gerenciamento por Categoria (GC) deixou de ser uma mera vantagem competitiva. Esse movimento passou a ser uma necessidade. Muito além de um simples planograma, o GC é um processo estruturado, contínuo e estratégico, que organiza a loja em torno do comportamento do consumidor, transformando a gôndola em uma ferramenta viva de conversão e resultado. E as melhores práticas de aplicação de um GC planejado, e que faça sentido para os objetivos de cada negócio, foi o assunto da palestra “Gerenciamento por Categoria: maximizando a gôndola”, conduzida por Fátima Merlin, CEO da Connect Shopper e mentora de GC, no Workshop Trade da SA+ Trade, promovido em parceria com a ASSERJ e a Associação de Supermercados das Américas (ALAS), realizado na última quarta-feira, 9 de outubro, no Lead Américas, na Barra da Tijuca. Logo de início, a palestrante deixou um recado bem claro a todos os presentes: “Existe uma ciência por trás do planograma. O planograma é 10% do trabalho do gerenciamento por categoria. O gerenciamento por categoria é um processo que começa há muitos anos e implica em várias coisas. Primeiro, conhecer o cliente. Como ele decide a compra?”. E deu um exemplo prático: “A primeira decisão para achocolatado, por exemplo, são os sabores. Se eu misturar chocolate com morango e outros sabores, deixo o coitado do cliente achando que está fazendo um shopper safari, perdido na gôndola sem entender nada. Essa segmentação equivocada gera confusão, desorganização e muitas vezes a não compra do cliente”. A definição de categorias A CEO da Connect Shopper enfatizou a premissa inicial para todo o processo, respeitar a hierarquia da decisão do cliente. Se isso não for tratado como primordial, o resultado será, inevitavelmente, a confusão e perda de venda: “Quando o planograma não respeita a hierarquia do shopper, isso gera improdutividade, ineficiência e, muitas vezes, perda de cliente. E pior: quando dou o mesmo espaço para marcas diferentes, ignoro o peso real de cada uma. Se uma tem uma porcentagem X e outra Y e elas têm o mesmo espaço, o que acontece? Ruptura daquilo que é relevante e superestoque daquilo que não é. Resultado: perdas e impactos diretos no desempenho da loja.” Por isso, Fátima Merlin reforçou: “GT não é planograma. Gerenciamento por categoria é um processo, que tem como um grande impacto o pilar do P de produto. 60% do resultado de um gerenciamento por categoria, e até do resultado do varejista, está atrelado ao mix ideal. Se eu tiver realmente aquilo que é relevante, de acordo com premissas orientadas pelo GC, respeitando os papéis de cada categoria, o que é destino, rotina, conveniência, sazonalidade, dentre outros, eu já tenho garantido 60% do meu resultado”. Esse mix ideal citado é construído a partir de uma análise estratégica e técnica, que começa pela definição dos papéis de categoria. “Como fazemos para classificar papéis de categoria? Na pior das hipóteses, vamos olhar presença em cupom e valor gasto. Quando olhamos isso, criamos um padrão. Muita presença em cupom e muito valor gasto: categoria destino, muita gente vai à loja e gasta bastante para comprar essa categoria. Quanto menor o gasto, mas ainda assim com muita presença em cupom, categoria rotina. E assim por diante. Tem que desenhar essa estratégia dos papéis de categoria e aplicar isso nas decisões de mix, promoção, pricing e de gôndola. Revisar o sortimento e a exposição a partir desse processo e monitorar resultado, para garantir que de fato se está conquistando aquilo que se almejava”, destacou a mentora de GC. O papel de cada categoria define como ela será trabalhada, quais produtos estarão presentes, o espaço que ocuparão e o tipo de ação promocional que merecem. Tudo orientado pelos cinco P’s (Produto, Preço, PDV, Promoção e “Prateleiras – Gôndolas”), como explicou a palestrante: “O papel da categoria determina como eu vou trabalhar cada categoria, o P de produto em termos de variedade, amplitude, profundidade de mix. Se é destino, eu tenho que ser especialista na categoria; se é rotina, reduzo a participação; se é conveniência, não preciso ter tudo de tudo. É o papel da categoria que determina cada P. Categoria destino, por exemplo, tem ruptura zero, não tolera. É a razão do cliente estar na loja. A gente cria regras de acordo com os papéis de categoria”. Segundo Fátima Merlin, um erro comum é tratar todas as categorias da mesma forma: “O que eu vejo visitando lojas é que tratamos praticamente todas as categorias iguais. Todas têm em média 5 a 8 marcas, todas as variantes de todas as marcas. Olha a oportunidade que temos de olhar o papel da categoria e aplicar isso em cada peça, inclusive no espaço que ela deve ocupar e na forma como deve ser segmentada.” A palestrante frisou que a aplicação do GC tem resultados claros e impactos imediatos para o negócio: “Chegamos a excluir entre 20% e 30% de itens irrelevantes que estão ocupando estoque e não trazem valor agregado, nem para o negócio, nem para o cliente. Estamos muitas vezes com mais coisas do que precisamos e, com certeza, não dando relevância ao que deveríamos”. Pilar essencial: o consumidor no centro das decisões Por conta desses dados, Fátima Merlin pontuou que o GC é, na verdade, a transformação da gôndola em um processo estruturado para melhorar a jornada de compra, facilitando a escolha do consumidor e entendendo a dinâmica de cada categoria convertida na prática. Ter muitas marcas e produtos semelhantes pode causar o efeito inverso do pretendido, criando uma barreira no processo de compra. A CEO da Connect Shopper também ressaltou que o GC, enquanto processo de consolidação de todos os P’s os conecta à proposta de valor e ao público-alvo. “O GC parte da proposta de valor do varejista: quem eu sou, o que quero entregar. Cada um tem uma estratégia, uma proposta de valor, ser um varejo de cuidados da casa, tradicional, de conveniência, gourmet. Isso implica em decisões de mix e na relevância de cada categoria. Mas mais do que clareza da proposta de valor, é preciso conhecer o público-alvo e o consumidor. Somar essas duas inteligências e desenhar tudo: produto, PDV, preço, promoção, gôndola na ótica do abastecimento e da exposição. Se eu pudesse resumir o GC em uma frase, seria: GC é todos P’s conectados. E, ali, pessoas.” A maior conclusão ao fim da apresentação de Fátima Merlin, para além da importância do GC, é que, no fim, sem pessoas preparadas, o processo não se sustenta: “Se não tivermos pessoas capacitadas para aplicar o gerenciamento por categoria, não como uma área, mas como um processo no dia a dia, vamos perder dinheiro e sem conectar todos os P’s com o cliente no centro das decisões”. E completou, com humor e propósito: “Quanto mais eu colocar o consumidor no centro das decisões, melhor será o resultado. Com um clique hoje o cliente pode nos trocar, se não atendermos ele da melhor forma.” Encerrando sua palestra, a CEO da Connect Shopper trouxe uma reflexão inspiradora sobre o propósito do GC: “Gerenciamento por categoria é mais do que técnica. É uma jornada de conhecimento, escuta, conexão e impacto. Quando todos os P’s se alinham ao propósito e ao público-alvo, o varejo supermercadista deixa de ser transação e passa a ser relação, e resultados.” Seminário Super Negócios Relembramos também que o Seminário Super Negócios de 2025 da ASSERJ já está com inscrições abertas. Confirmado para o dia 29 de outubro, às 14h, no Riale Brisa Barra Hotel, na Barra da Tijuca, o encontro é voltado para compradores e profissionais de marketing e trade, trazendo uma programação cuidadosamente estruturada para impactar diretamente o dia a dia, com conteúdos práticos e aplicáveis à rotina de cada setor. O keynote desta edição será Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei do Brasil e uma referência mundial em liderança. Não perca a chance de participar dessa experiência completa, que reunirá conhecimento estratégico, boas práticas e networking qualificado para impulsionar os resultados. Para mais informações, entre em contato com o SAA.
09/10/2025
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“Transformar PDV’s em pontos de mídia é a grande tendência”, como o retail media está mudando o jogo da atenção do consumidor
O comportamento do consumidor mudou, e com ele, o papel da comunicação dentro do varejo supermercadista também. Hoje, o jogo da atenção está cada vez mais fragmentado e a jornada de compra se tornou múltipla, atravessando diferentes telas, canais e momentos do dia. Nesse cenário, compreender o ponto de venda como um ambiente de mídia se torna fundamental. Esse foi o grande destaque da palestra “Retail Media: a nova fonte de receitas para o varejista”, ministrada por Tiago Alves, chefe de desenvolvimento de negócios e marketing da Varejo ADS / Árvore Digital, no Workshop Trade da SA+ Trade, promovido em parceria com a ASSERJ e a Associação de Supermercados das Américas (ALAS), realizado na última quarta-feira, 9 de outubro, no Lead Américas, na Barra da Tijuca. “Os shoppers estão buscando uma experiência de compra, e quando você está falando da experiência de compra no momento, no PDV, ela é muito mais receptiva que qualquer outro”, destacou Tiago Alves. No ponto de venda, o consumidor está emocionalmente e racionalmente disponível. Ele não apenas circula pelo ambiente, ele vivencia uma experiência de decisão, aberta a estímulos e mensagens que influenciam suas escolhas. Mas alcançar esse consumidor se tornou um desafio. Com a fragmentação das audiências e a queda da mídia linear tradicional, os planejamentos publicitários precisaram se reinventar, tornando-se mais digitalizados e orientados por dados. O chefe de desenvolvimento de negócios e marketing da Varejo ADS / Árvore Digital ressaltou: “O planejamento de mídia mudou, ele está muito mais digitalizado, está muito mais informatizado, está usando muito mais dados do que estava se usado antigamente. Então, ele precisa ter esse link com o retorno por parte do varejo”. Supermercados: um canhão de mídia A consequência desse novo modelo é que diversos ambientes cotidianos se transformaram em potenciais canais de comunicação, principalmente pela proximidade das decisões de compra, como pontuou Tiago Alves: “Então, isso transforma os canais de mídia em vários locais, que antes não eram abordados assim, mas passam a ser, porque estão inseridos na jornada do dia a dia”. “Por exemplo, quando olhamos o mercado americano hoje em dia, redes de supermercado têm mais audiência do que redes de TV. Quando que íamos falar sobre essa realidade? Isso tudo porque você consegue falar com mais gente, você alcança a audiência com mais gente, dentro do varejo”. Isso significa que as lojas deixaram de ser apenas espaços de venda e se tornaram potentes plataformas de mídia. “Transformar pontos de venda em pontos de mídia é a grande tendência”, frisou o palestrante. E o motivo dessa tendência é claro: o ponto de venda é o ambiente mais receptivo da jornada do consumidor. É ali que ele está disponível, atento e predisposto à compra, como explicou o chefe de desenvolvimento de negócios e marketing da Varejo ADS / Árvore Digital: “Quando falamos da receptividade por parte da audiência, estamos falando de uma pesquisa que foi feita nesse eixo de probabilidade de prestar atenção nos anúncios e a experiência com eles, perguntado se a experiência é positiva. Quando falamos da mídia in store, que é a publicidade em loja, ela atinge os maiores índices da probabilidade junto ao consumidor de captar a atenção e da experiência com anúncio”. Nesse contexto, não é preciso mais convencer o consumidor a se deslocar até a loja, ele já está lá, pronto para consumir. “Você está falando com a pessoa no momento que ela está propensa ao consumo. Eu não preciso convencer ela a fazer o deslocamento à loja e passar por todo aquele processo que eu preciso sugestionar o complemento da jornada”, salientou o palestrante. Tiago Alves ratificou ainda o diferencial desse momento de contato: “No ponto de venda, eu já estou naquele momento crucial, propenso à compra. O consumidor já quer comprar, tanto aqueles objetos que ele está buscando, como qualquer outro serviço ou produto que esteja sendo exibido. A mente já está assetada”. É por isso que o PDV se consolida como o espaço de maior atenção, receptividade e conversão, e os supermercados se posicionam como um local onde mídia e experiência se unem de forma natural. No ponto de venda, a jornada de compra e a jornada de comunicação se fundem, tornando cada estímulo uma oportunidade de gerar valor e decisão. Seminário Super Negócios Relembramos também que o Seminário Super Negócios de 2025 da ASSERJ já está com inscrições abertas. Confirmado para o dia 29 de outubro, às 14h, no Riale Brisa Barra Hotel, na Barra da Tijuca, o encontro é voltado para compradores e profissionais de marketing e trade, trazendo uma programação cuidadosamente estruturada para impactar diretamente o dia a dia, com conteúdos práticos e aplicáveis à rotina de cada setor. O keynote desta edição será Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei do Brasil e uma referência mundial em liderança. Não perca a chance de participar dessa experiência completa, que reunirá conhecimento estratégico, boas práticas e networking qualificado para impulsionar os resultados. Para mais informações, entre em contato com o SAA.
09/10/2025
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“Não será mais guerra de preço, será a de valor”, como o trade marketing pode fazer a diferença?
O varejo supermercadista brasileiro é um dos mais complexos e vibrantes do mundo. Diverso, competitivo e em constante reinvenção, o setor reflete a força e os desafios de um mercado que aprendeu a crescer mesmo diante de instabilidades. E o desenvolvimento do trade marketing reflete bem essa realidade. Esse foi o tema da palestra “Trade Marketing – Do Operacional ao Estratégico”, apresentada por Fabio Acayaba, diretor de Marketing da SA+ Internacional, no Workshop Trade da SA+ Trade, promovido em parceria com a ASSERJ e a Associação de Supermercados das Américas (ALAS), realizado na última quarta-feira, 9 de outubro, no Lead Américas, na Barra da Tijuca. Na apresentação, os presentes foram convidados a refletirem sobre o cenário atual, sobre como o varejo supermercadista evoluiu, onde estão as oportunidades e o que precisa mudar para garantir relevância no futuro. A força e os desafios do varejo brasileiro O Brasil construiu um ecossistema varejista sólido, autônomo e competitivo. Essa capacidade de negociar e comprar bem é o que sustenta o sucesso de muitas redes. Mas o palestrante provocou uma reflexão importante: “Esse jogo já conhecemos bem. Porém, e para os que não estão conseguindo ir bem nessas condições? E os que não estão conseguindo enxergar o próximo passo, além disso? Porque isso não vai mudar.” Ele destacou que, mesmo com o amadurecimento do mercado, nem todos conseguem acompanhar o ritmo da transformação. Há varejos em crescimento, mas também há aqueles que enfrentam dificuldades para se adaptar. “A relação de estresse entre indústria e varejo é exatamente a mesma. O cliente que compra por preço, ele não é fiel a ninguém. Ele é fiel ao preço. Então, ter sempre o melhor preço é excelente. Mas esse é o tipo de competição que você está fadado, um dia, a perder. E o cliente que você está atraindo é o cliente que vai buscar preço”, reforçou Fabio Acayaba. A fala reforçou um ponto crucial. Competir apenas por preço é perigoso, como enfatizou o diretor de Marketing da SA+ Internacional: “Temos visto muitos varejistas investindo muito dinheiro na sua comunicação para comunicar quem tem o menor preço. E isso é estressante, porque chega um limite, e toda vez que você gasta aquele dinheiro, seja na comunicação de rua, de loja ou de TV, no dia seguinte que um outro supermercado oferece uma condição melhor, todo aquele seu esforço e investimento vai por água abaixo, porque o cliente que vai atrás de preço vai para outro lugar. Então essa condição é uma condição que, num mundo que está se transformando hoje, é perigosa, porque ela te limita”. A escolha do cliente e a relevância da loja física No varejo supermercadista moderno, a ida do cliente à loja física não é mais uma obrigação, é uma decisão individual. “Hoje, o cliente só vai na loja física porque ele quer, ele não precisa. Então, a pergunta que fica é: você sabe por que o cliente foi na sua loja? Se ele quiser resolver o problema dele de compra hoje, através da internet, do WhatsApp, de alguns formatos que já conhecemos, ele resolve todo o problema dele de compra. Então, quando ele vai na sua loja, é uma escolha, não é mais uma necessidade”, frisou o palestrante. Essa mudança de comportamento desafia a forma como o varejo enxerga sua própria relevância, segundo Fabio Acayaba: “Viemos de uma cultura em que eu ter uma loja, ou ser uma super marca, me dava o direito de dizer: todo mundo vai comer, o cliente vai precisar vir aqui comprar. ‘Eu sou a marca tal e ninguém vive sem a minha marca’. Esses momentos de um preço esplêndido faziam com que tivéssemos atitudes de nos colocarmos em uma posição de que eles precisariam vir até nós. Só que isso está mudando. Seja pelo nível de concorrência, seja pelo nível que a tecnologia nos trouxe”. O diretor de Marketing da SA+ Internacional alertou que compreender por que o cliente escolhe a sua loja e não a do concorrente é essencial: “É um ponto importante. Essa avaliação deve sempre ser feita pelos varejos para poder entender o posicionamento, para entender como ele é visto. Isso é uma das tarefas que, por exemplo, o trade pode ajudar.” E lançou uma provocação contundente: “No meu ponto de vista, um tabloide como conhecemos hoje morreu. Não faz mais o menor sentido você ter um grupo de ofertas igual para todo mundo”. O público então foi convidado a refletir: como reinventar a comunicação e o engajamento em um cenário em que cada cliente é único? A evolução do trade marketing A transformação tecnológica, o surgimento de novas gerações de consumidores e a multiplicidade de comportamentos exigem uma nova mentalidade no varejo supermercadista. “Hoje é a única vez que nós vivemos com cinco gerações com poder de compra, e essas cinco gerações têm hábitos de consumo distintos, pensam diferente, e não tivemos ainda a capacidade de organizar nossos negócios pensando como é que cada uma dessas gerações compra produtos. Essa condição tem mudado a regra do jogo”, pontuou o palestrante. Nesse contexto, surge o papel renovado, e de extrema relevância, do trade marketing: “E o que o trade marketing tem a ver com isso? Aqui que acho que é o ponto de reflexão que vale termos. Está tendo uma transformação muito grande, muito rápida, uma transformação de negócio. Muita rede entra agora em um momento de dificuldade, muita indústria com marcas e produtos em dificuldade. Essa transformação talvez não tenha sido assimilada do jeito que deveria para eu poder me atualizar. E a tendência é que vai piorar a competitividade.” O palestrante ressaltou que o trade marketing precisa evoluir para ser parte da solução: “Senão, também não conseguimos ajudar. Se eu não estou pronto para ajudar, eu primeiro preciso estar preparado. Isso é um ponto importante para refletirmos”. E convidou o público a olhar para dentro das suas organizações: “A pergunta que fica é: como vocês, as empresas de vocês, estão entendendo como se organizar, se preparar para atender e atuar nessas mudanças que falamos? Porque é difícil acumular”. A Jornada de Maturidade e o novo caminho do trade A palestra apresentou o modelo de maturidade do trade marketing do nível mais operacional ao estratégico. Mas, mais do que teoria, a fala destacou o sentido dessa evolução: o trade como força transformadora no negócio. Nível 1: Trade Reativo: puramente operacional; Nível 2: Trade Tático: início de padronização de processos; Nível 3: Trade Coordenado: gerenciamento estrutura de categorias e monetização sistemática de espaços; Nível 4: Trade Orientado por Dados: insight direcionando decisões, segmentação de clientes e fornecedores e personalização de ofertas baseadas em comportamento; Nível 5: Trade Estratégico: integração total com a estratégia de negócios, monetização avançada de dados e espaços, personalização em escala e impulsionamento da inovação no negócio. “As competências do trade marketing podem realmente fazer a diferença nos negócios do varejo supermercadista e da indústria. Porque não vai ser mais guerra de preço, dela estamos no limite. Já sabemos como é o jogo e o resultado que ele dá. Vamos passar a entrar em outra guerra, que é a de valor. O cliente vai escolher quem lhe oferecer a melhor personalização”, ratifica Fabio Acayaba. Esse é o novo campo de batalha do varejo: o valor percebido, e não o preço. O supermercado do futuro O diretor de Marketing da SA+ Internacional encerrou sua fala olhando para o futuro e questionando a estrutura atual das empresas: “O supermercado do futuro não terá uma área de trade marketing separada. Todas as áreas serão orientadas pelo shopper. As redes estão se preparando para essa realidade?”. Antes de finalizar, ele apresentou ainda os caminhos e desafios da transição do trade, de operacional para estratégico: Cultura Organizacional: trade visto como executor e não como estrategista; Falta de Ferramentas: análises estratégicas com planilhas e processos manuais; Capacitação: equipes focadas em habilidades operacionais, não estratégicas; Métricas Limitadas: só se melhora com o que se consegue medir; Silos organizacionais: isolamento do trade das decisões comerciais e estratégicas. E concluiu com uma das frases mais marcantes do encontro: “Quando se coloca o cliente no centro das decisões, 99% das vezes você terá razão. Não quer dizer que a sua opinião será a escolhida. Mas sempre que se colocar as perguntas, se é melhor para o shopper, se melhorará sua experiência, sempre que colocar o cliente como objetivo, na maioria das vezes você terá razão. Isso facilita um pouco a trazer as outras áreas”. Aprenda a jogar o novo jogo A palestra trouxe uma provocação essencial: o jogo do preço já foi jogado. O novo desafio é competir por valor, relevância e personalização. No centro dessa transformação, o cliente é o verdadeiro norte. E o trade marketing, preparado, estratégico e orientado por dados, é a ponte entre o que o consumidor deseja e o que o negócio pode entregar. Seminário Super Negócios Relembramos também que o Seminário Super Negócios de 2025 da ASSERJ já está com inscrições abertas. Confirmado para o dia 29 de outubro, às 14h, no Riale Brisa Barra Hotel, na Barra da Tijuca, o encontro é voltado para compradores e profissionais de marketing e trade, trazendo uma programação cuidadosamente estruturada para impactar diretamente o dia a dia, com conteúdos práticos e aplicáveis à rotina de cada setor. O keynote desta edição será Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei do Brasil e uma referência mundial em liderança. Não perca a chance de participar dessa experiência completa, que reunirá conhecimento estratégico, boas práticas e networking qualificado para impulsionar os resultados. Para mais informações, entre em contato com o SAA.
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