
Como um "rabiscado" virou um case de sucesso do varejo supermercadista fluminense?

Ideias podem surgir de conversas despretensiosas. Um bate-papo do dia a dia, um rascunho no papel... ou um rabiscado no tablet. Foi assim que surgiu a ideia da árvore de Natal do Supermarket Alvorada, inaugurada na última sexta-feira, 5 de dezembro, na loja de Unamar. Em uma reunião, sem ligação com a data, nasceu o esboço. E dele, o plano de negociar parcerias para viabilizar uma ação que criasse uma experiência para o consumidor, além de estreitar laços com as indústrias. O que emergiu do impulso, se transformou em um projeto grandioso (de 15 metros para ser mais preciso), capaz de mobilizar equipes, fornecedores e encantar milhares de clientes.
"No meio do ano, em plena reunião com o departamento comercial, comecei a rabiscar uma árvore de Natal. O tema da reunião não tinha nada a ver com Natal, mas, quando olhei para o desenho, pensei: 'Dá para construir isso com 15 metros de altura!'. A proposta era simples e ousada: cada bola da árvore exibiria o logo de um fornecedor que ajudaria a viabilizar o projeto", revela Rodrigo Fonseca, diretor de Inovações do Alvorada.
O primeiro passo desse grande movimento colaborativo entre varejo supermercadista e indústria ganhou forma primeiro nos bastidores do grupo. O rascunho virou um esboço 3D. A diretoria não apenas aprovou o projeto, como quis ir além, explica Rodrigo Fonseca: "Eles não só aprovaram como decidiram ir além: fariam duas árvores (Unamar e Iguaba), trariam o Papai Noel de helicóptero e ainda promoveriam a distribuição de uma grande quantidade de brinquedos para as crianças".
A ideia não contou com apenas com o pronto engajamento de todo o Grupo Alvorada, como também dos fornecedores (mais de uma dezena deles, no total). Afinal, na era da experiência, ações como esta reforçam algo que poucas coisas conseguem gerar para o consumidor: conexão emocional. Dessa união varejo-indústria, nasceu então não somente a árvore de Natal do Alvorada, mas um evento repleto de memórias afetivas para os clientes.
"Dentro da estrutura, criamos a Casa do Papai Noel, e todo cliente que realizasse uma compra acima de um valor determinado ganhava uma foto impressa na hora com o bom velhinho. Uma lembrança especial de um Natal inesquecível no Supermarket. E eu sei bem: projetos assim brilham de verdade à noite. Só quem já esteve perto de uma árvore gigante, como a da Lagoa ou a do Barra Shopping, sabe do que estou falando", complementa Rodrigo Fonseca.
O resultado? Filas enormes, muitas crianças sorrindo e a certeza de que o Natal no Supermarket Alvorada foi, e será, um sucesso. É bom reforçar: a ação só ganhou vida graças ao trabalho conjunto de muitas mãos, não apenas do time do Grupo Alvorada, como também da indústria. O varejo supermercadista, como dizemos na ASSERJ, não se constrói sozinho. Parabenizamos nosso associado por essa grande experiência proporcionada e desejamos boas vendas ao Supermarket Alvorada neste Natal.
Que 2026 traga ainda mais inovação, criatividade e projetos que fortaleçam nosso setor e encantem os consumidores fluminenses.
Notícias relacionadas
-
Associados em foco Conecta
-
Atualidades
Trânsito pesado, demanda crescente: como o varejo supermercadista mantém as entregas no ritmo do Natal
-
Atualidades
Do preço à conexão humana: o que está impulsionando o novo modelo de varejo
-
Associados em foco
Inovação além do óbvio! Como Supermarket Alvorada avança além do tradicional?

