nestle anvisa

Anvisa suspende lotes de fórmulas infantis da Nestlé após risco de toxina

07/01/2026

Indústria em cena
nestle anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (7), a suspensão da venda, distribuição e uso de alguns lotes de fórmulas infantis fabricadas pela Nestlé do Brasil. A medida ocorre após um recall internacional que envolve produtos comercializados em 25 países, principalmente na Europa.

No Brasil, a decisão afeta lotes das linhas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino. Segundo a Anvisa, a suspensão foi motivada pelo risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus.

A ingestão da substância pode provocar vômitos, diarreia e letargia, caracterizada por sonolência excessiva e lentidão motora e cognitiva.

De acordo com a agência reguladora, a Nestlé iniciou um recall voluntário no Brasil após identificar a presença da toxina em produtos fabricados em uma planta na Holanda. A contaminação teria origem em um ingrediente fornecido por uma empresa terceirizada de óleos, o que levou à adoção do recolhimento em escala global.

Orientações para varejo supermercadista e consumidores

Para o consultor técnico de Segurança Alimentar da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), Flávio Graça, a verificação dos lotes é fundamental para evitar riscos à saúde.

“É importante que responsáveis pelos estabelecimentos e consumidores verifiquem os lotes adquiridos para evitar o consumo. No caso dos supermercadistas, é fundamental fazer o registro do produto e retirá-lo imediatamente da área de venda. Já os consumidores devem providenciar a troca dos produtos pertencentes a esses lotes”, orienta Graça.

A Anvisa reforça que os demais lotes não listados permanecem liberados para consumo. Pais e responsáveis devem conferir o número do lote impresso no rótulo das fórmulas, conforme relação disponível no site oficial da agência.

Posicionamento da Nestlé

Em nota, a Nestlé Brasil informou que os consumidores que adquiriram produtos dos lotes afetados devem suspender imediatamente o uso e entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da companhia para devolução e reembolso integral.

“A companhia adota rigorosos padrões de controle de qualidade e rastreabilidade, em constante aprimoramento, com o objetivo de prevenir inconformidades em seus produtos”, afirmou a empresa.

Em caso de sintomas após o consumo, a Anvisa orienta que os responsáveis procurem atendimento médico imediato, informando o alimento ingerido e, se possível, apresentando a embalagem. Mais informações sobre o uso seguro de fórmulas infantis estão disponíveis no site da Anvisa.