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Por dentro da mente do consumidor: Estratégias de neuromarketing em ação
Psicóloga Inês Cozzo aponta maiores desafios para empresas que querem implementar estudo Você sabia que uma simples mudança na cor de uma embalagem pode influenciar sua escolha sem que você perceba? Esse é o poder do neuromarketing, a ciência que explora os mistérios do comportamento do consumidor e que vai direto ao cérebro para entender o que realmente nos motiva a comprar. Quem ensina é a especialista na aplicação de neurociências para o desenvolvimento de pessoas e de negócios, a psicóloga Inês Cozzo. Há 40 anos estudando o tema, ela explica que num número extraordinariamente grande de vezes tomamos decisões sem perceber o porquê. E que é o neuromarketing que tenta desvendar esses mistérios, mostrando como cores, sons e, principalmente, cheiros podem influenciar nossas escolhas sem que a gente note. Nessa conversa com a ASSERJ, a especialista começa explicando que é neurologicamente impossível absorver a realidade tal e qual ela é porque dependemos dos nossos estados internos e externos (60 mil por dia) e das nossas crenças, que mudam com o passar do tempo. Então, quando revisitamos uma experiência, ela pode parecer muito diferente do que lembramos. O problema, conclui, é que quando respondemos a pesquisas somos altamente influenciados por falsas memórias e pelo impacto emocional que uma experiência (ou marca) nos causou num dado momento de vida, e isso costuma resultar numa pesquisa totalmente enviesada e, portanto, falsa e inócua. “Enquanto o marketing tradicional estuda o comportamento do consumidor através de pesquisas, entrevistas e dados (todos enviesados), o neuromarketing vai direto na fonte - o cérebro - para descobrir quais áreas de fato estão sendo ativadas quando o estímulo chega para nós. Ele usa técnicas científicas para entender como nosso cérebro reage a anúncios, produtos e marcas. Em vez de perguntar o que você acha de um comercial, podemos analisar suas reações cerebrais para ver o que você realmente sentiu”, ela esmiúça. "Mais de 90% das escolhas são feitas de forma emocional" Os princípios neurocientíficos mais usados no neuromarketing atualmente incluem entender o que captura a atenção das pessoas, identificar quais emoções são desencadeadas por certos estímulos, ver o que ajuda as pessoas a lembrar de uma marca ou produto e compreender como escolhas são feitas no cérebro: “Mais de 90% dessas escolhas são feitas de forma emocional! Alguns dizem, inclusive, que é 100% de forma emocional e que, depois de decidir, apenas utilizamos a lógica e a razão para justificar essa decisão”. Entre as estratégias de neuromarketing usadas de forma inovadora, Cozzo cita a da Coca-Cola. E explica que a marca usa o neuromarketing para testar embalagens e campanhas publicitárias, garantindo que elas causem o impacto desejado. Mas também aplicam os princípios em seus comerciais/campanhas de venda usando storytelling com uma propriedade que só de algumas décadas para cá outras marcas começaram a usar como O Boticário, Itaú e Bradesco: “Toda marca que conta uma história ao invés de oferecer explicitamente seu produto está utilizando técnicas e princípios de neuromarketing. A Nike é outra bem conhecida que também utiliza essas técnicas para entender como seus anúncios motivam e inspiram as pessoas.” Técnicas como eye-tracking, análise de emoções e estímulos cerebrais estão ajudando marcas a entender seus consumidores, Cozzo lista. Entenda cada uma: Eye-tracking: Rastreia para onde estamos olhando em um anúncio ou site, ajudando a posicionar melhor informações importantes. “Tem um exemplo de que eu gosto muito e que circula direto pela internet que é um post dizendo: ‘Você vai olhar aqui primeiro, depois aqui e por último aqui”. Esse post mostra a influência tanto do posicionamento da frase quanto do tamanho das fontes. Análise de emoções: Observa expressões faciais para identificar como nos sentimos em relação a um produto mas, nesse quesito, tenho uma ressalva a fazer. A base teórica de tudo que se pesquisava sobre emoções e que se “sabia” (ou achávamos que sabíamos) a partir dos 8 anos de estudo sobre o tema pelo psicólogo Paul Ekman está em cheque atualmente. O motivo são os 25 anos de pesquisa da também psicóloga e neurocientista Linda Feldman Barrett. Suas descobertas fizeram com que muitas dúvidas recaíssem sobre a teoria que usávamos, uma vez que ela não encontrou nenhuma evidência neurocientífica nos estudos estatísticos e subjetivos usados para conduzir a primeira pesquisa. Ela tem um TED chamado “você não está à mercê de suas emoções; seu cérebro as cria." Estímulos cerebrais: Usando equipamentos como EEG (eletroencefalograma), as marcas podem ver quais partes do cérebro são ativadas por certos estímulos. "Somos relativamente previsíveis; não completamente previsíveis" Apesar de ser uma ferramenta poderosa, o neuromarketing não é uma bola de cristal, Cozzo atenta. Sua recomendação é que seja utilizado juntamente com as ferramentas tradicionais do MKT. “O neuromarketing pode indicar tendências e probabilidades, mas cada pessoa é única. Ele ajuda as marcas a entenderem melhor o público, mas não garante 100% de precisão. Nada que se conheça já tem essa capacidade. Somos relativamente previsíveis; não completamente previsíveis.” Além disso, existe todo um limite ético envolvido para o uso do neuromarketing. Para garantir que as estratégias respeitem os direitos dos consumidores, Cozzo aconselha que as empresas sejam transparentes e respeitem a privacidade. “Usar técnicas para influenciar decisões sem o conhecimento do consumidor levanta questões éticas. Regulamentações e códigos de conduta ajudam a garantir que os direitos dos consumidores sejam protegidos.” Na sua avaliação, a forma mais ética de utilizar o que se sabe através da neurociência aplicada ao MKT é buscar influenciar o comprador para a marca que representamos, e não instigá-lo à compra simplesmente. “Há preocupações de que técnicas possam ser usadas para manipular as pessoas sem que elas percebam. Por isso, é crucial que haja discussão e monitoramento sobre como o neuromarketing é aplicado. Principalmente na neuropropaganda aplicada na política, eu diria.” Entre os maiores desafios para empresas que querem implementar estratégias de neuromarketing de forma eficiente estão os custos altos com equipamentos e pesquisas, interpretação de dados, com auxílio de pessoal especializado e questões éticas que respeitem o consumidor. E finaliza listando dicas para clientes não serem tão facilmente influenciados por essas estratégias: Esteja atento: Saber que essas técnicas existem já é um grande passo. Reflexão antes da compra: Pense se você realmente precisa do produto ou se está sendo influenciado. Quase sempre uma decisão de compra (que, segundo os estudos da neurociência, é quase sempre de impulso) não sobrevive à uma voltinha no shopping (ou no site). Gostou, salva numa pasta (ou tira uma foto do produto e da loja) e reveja depois. Se envolver alimento, procure estar saciado(a) ou acabará comprando muito mais do que precisa de fato.
04/12/2024
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O Super Prêmio Abrappe 2024 foi para...
A quinta edição do Prêmio Abrappe 2024, promovido pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (ABRAPPE), reuniu mais de 200 profissionais decisores do varejo, e representantes das empresas de logística e indústria para uma noite de conquistas, reconhecimento e celebração, na Casa Bisutti, em São Paulo, no mês de novembro. O presidente da ABRAPPE, Carlos Eduardo Santos, explicou que “o objetivo do prêmio é reconhecer os melhores cases de prevenção de perdas no Brasil que, por meio de ações inovadoras e consistentes, contribuem significativamente para a redução de prejuízos no varejo”. As empresas concorreram em 18 categorias, além do Super Prêmio, conquistado pela rede paulista de supermercados St. Marche com o projeto "Prejuízo tô fora, prevenção é agora!", uma estratégia brilhante aclamada pela eficiência e impacto na prevenção de perdas. Emocionado, o gerente executivo de inteligência e operações da St. Marche, Walison Vieira, agradeceu ao time que, segundo ele, trabalhou exaustivamente no projeto campeão. A cerimônia de entrega do prêmio contou com patrocínio e apoio de 23 empresas, consolidando-se como uma relevante iniciativa do setor. O Prêmio Abrappe 2024 também proporcionou uma excelente oportunidade de networking, permitindo que os participantes trocassem ideias, experiências e estratégias para enfrentar os desafios do setor. Foi, sem dúvida, uma noite de aprendizado e de grandes conexões, que promete render frutos para o futuro da prevenção de perdas no Brasil. No encerramento, Carlos Eduardo Santos agradeceu a presença de todos os envolvidos e reafirmou o compromisso da associação em seguir promovendo a excelência na prevenção de perdas. "Em 2025, estaremos de volta para mais uma edição do prêmio, com mais histórias de sucesso para contar e mais desafios para enfrentar juntos", declarou. A ASSERJ parabeniza os vencedores e o nosso parceiro Abrappe pela iniciativa.
04/12/2024
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Associados em foco
Guaraná Antárctica acelera vendas nos supermercados; vem conhecer
A rede de Supermercados Vianense firmou parceria com a Ambev para celebrar o legado de um dos maiores ícones do automobilismo brasileiro: Ayrton Senna. A série, que já é produção nacional que recebeu o maior investimento da Netflix (algo em torno de R$ 250 mi, segundo estimativa do Meio&Mensagem), é o mote para a ação de trade marketing do Guaraná Antárctica. [caption id="attachment_37856" align="alignleft" width="300"] Da esquerda para direita: Sergio Guedes, marketing Vianense, Mirella Maciel, trade marketing da Ambev, Fábio Godinho, coordenador de rede da Ambev, Rodrigo Viana, diretor de marketing e Aloysio Barros, gerente de marketing Vianense[/caption] A campanha do guaraná, iniciada no fim de novembro e com duração de dois meses, marca também a reestruturação da área de trade da rede, como explica o gerente de marketing Aloysio Barros: “O Vianense iniciou um processo de estruturação da área de trade marketing em julho deste ano e, a partir de então, iniciamos uma abordagem às diversas indústrias parceiras, no sentido de entender as estratégias de ativação de cada produto”. Na ocasião, a Ambev estava em fase de planejamento da campanha para divulgar a série, conta Barros, e foi desenvolvido um projeto especial para a companhia de bebidas. “O objetivo, além de incrementar a venda dos produtos, é apoiar uma produção audiovisual de extrema qualidade, que conta um pouco da história de um dos principais ícones do esporte brasileiro. Acreditamos que heróis como o Senna sempre devem ser lembrados e seu legado deve ser passado para as gerações que não tiveram a oportunidade de vê-lo competir”, afirma. Ele ressalta que o “diretor de marketing da rede, Rodrigo Viana, sempre demanda da equipe projetos de impacto para potencializar a venda de produtos, bem como vincular nossa marca a conceitos fortes e diferenciados. Assim, entendemos que merecia uma intervenção de grande impacto na fachada da nossa loja do Recreio, além de outras ações na área de vendas desta e de outras filiais, como adesivos no piso, nos checkouts e nos elevadores”. Nas lojas da Freguesia, em Jacarepaguá, e de Bonsucesso, telões de led veiculam os filmes da campanha e os clientes adoraram a novidade. Aloyso Barros não informa o valor do investimento, mas acredita num excelente retorno e elogia o mote da campanha da Ambev: “A escolha da marca foi muito inteligente. Não sei se todos sabem, mas o Ayrton Senna era um ávido consumidor do Guaraná Antártica e pedia sempre aos amigos e familiares que enviassem ou levassem a bebida para ele consumir no exterior, onde passava a maior parte do tempo, por conta das corridas de Formula 1. Inclusive, em alguns capítulos da série, há cenas em que o personagem aparece bebendo o Guaraná”. A campanha representa uma oportunidade única de criar uma conexão emocional com os consumidores, ao mesmo tempo em que traz benefícios comerciais significativos para ambas as marcas.
04/12/2024
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Docile anuncia primeira collab em parceria com a Melissa
Bala exclusiva em formato de M e coração une características semelhantes e inconfundíveis das duas empresas Referência no segmento de doces e guloseimas, a Docile anuncia ao mercado a sua primeira collab: uma parceria com a Melissa, icônica marca de calçados reconhecida por seus designs inovadores. O movimento entre as duas empresas resulta na criação de uma bala de gelatina exclusiva, nos formatos de coração e do clássico "M" da marca. A inusitada união de Docile e Melissa associa características comuns, como cores vibrantes, aromas e plasticidade, a impressões e comportamentos relacionados às duas marcas: alto astral, alegria e ludicidade. "Ter a Melissa como parceira para estrearmos a nossa primeira collab tem um significado muito especial para a Docile. São duas empresas gaúchas com atributos muito similares. Imaginem transformar a essência icônica de tutti-frutti da Melissa num sabor extraordinário? É isso que estamos fazendo: transformamos um ícone em doçura", afirma a gerente de marketing da Docile, Jaqueline Hartmann. Ela reforça que ambas as marcas são queridas pelos consumidores e buscam trabalhar a inovação e a qualidade por meio de experiências diferenciadas para seus públicos. "Temos certeza de que esse movimento será especial e estratégico para todos nós. Duas marcas que se completam e que, agora, vão estar mais juntas do que nunca”, avalia. Parte de um dos maiores grupos produtores de calçados do mundo (Grendene), a Melissa busca, por meio de seus produtos, transformar o plástico em algo extraordinário. Para isso, a marca – que tem como pilares a moda, a arte e o design – conta com uma estratégia baseada na inovação e na autenticidade dos seus produtos. A Docile também tem a inovação como premissa em seus mais de 30 anos de atuação: foi a primeira marca a lançar o marshmallow recheado e a apresentar ao mercado sabores diferenciados, como o marshmallow pipoca. "A parceria entre Melissa e Docile celebra a doçura e a leveza que ambas as marcas compartilham. Queremos que nossos consumidores tenham uma experiência multissensorial, unindo moda e sabor, despertando memórias e sensações. A essência de tutti-frutti inconfundível da Melissa traz cor, diversão e nostalgia ao dia a dia das pessoas, criando uma coleção que é um convite para mergulhar em um universo único e inovador", afirma a gerente geral da Melissa, Raquel Scherer. Nos últimos três anos, a Docile apresentou um posicionamento de mercado ainda mais consistente, por meio de investimentos importantes em marca, ampliação de capacidade fabril, lançamento de produtos relevantes, presença em novos mercados, além de ter alcançado a posição de maior exportadora do setor, estando presentes em mais de 80 países. A ASSERJ comemora a iniciativa e não vê a hora dessas delícias chegarem nos supermercados.
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