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Supermarket chega a Realengo!
Com 15 anos de atuação, rede abre sua 139ª loja Hoje foi dia de inauguração em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro. A rede Supermarket chegou ao bairro, na Avenida de Santa Cruz, 1999. A loja apresenta uma área total de 1800m² e um mix de mais de 15 mil produtos, além de ofertas exclusivas. Para maior comodidade e segurança dos clientes, a nova unidade oferece um amplo estacionamento com 90 vagas. Reforçando o compromisso da rede com o desenvolvimento econômico das regiões onde atua, a loja gerou 200 empregos diretos e 500 indiretos, aproximadamente. Com as portas abertas a partir das 8h da manhã, clientes e fornecedores foram recebidos com café da manhã especial, além de brindes e sorteios ao longo do dia. E teve muita animação com atrações como trio elétrico. “Estamos empolgados com a inauguração da nossa 139º unidade, o que consolida nosso crescimento exponencial. Queremos oferecer aos nossos clientes uma experiência de compra prática, com grande variedade de produtos e, claro, os melhores preços. Esperamos que a nova loja se torne um ponto de referência na região”, diz o diretor-presidente da Rede Supermarket, Paulo Bonifácio. O gerente de marketing Max Tomaz Ferreira Vieira endossa que a abertura superou todas as expectativas. "Fomos muito bem recebidos pela população de Realengo e bairros vizinhos. O trabalho que foi feito para que Realengo tenha as melhores ofertas, preços e produtos foi árduo. Nós, do grupo GMAP, sempre buscamos entender e atender todas as necessidades dos moradores dos bairros onde inserimos nossas lojas. Foi mais um sucesso de público graças à força da marca Supermarket . O funcionamento da nova loja é de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos e feriados, das 7h às 18h. Desejamos muito sucesso e boas vendas para a nova loja!
05/12/2024
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Conecta
IA e dados históricos são fundamentais na gestão de perdas. Venha ver!
Thiago Mancilha e Rodrigo Castro, da Protiviti, dão dicas valiosas A gestão eficiente de estoques e a prevenção de perdas são desafios recorrentes no setor varejista, especialmente em períodos de alta demanda como o Natal. Técnicas avançadas, como o uso de dados históricos e inteligência artificial, têm ajudado empresas a prever demandas, minimizar desperdícios e aumentar a rentabilidade. Em entrevista à ASSERJ, o diretor de performance empresarial e transformação na Protiviti, Thiago Mancilha, e Rodrigo Castro, diretor executivo da empresa e Co Fundador da Profit Shield, compartilham insights valiosos sobre práticas e ferramentas que ajudam o setor a enfrentar esses desafios. Previsão de demanda: o equilíbrio entre dados internos e o mercado A dupla destaca que erros na previsão da demanda muitas vezes ocorrem por não considerar adequadamente itens que estão em quebra. "A previsão da demanda, muitas vezes, não leva em consideração os itens lançados em quebra. Logo, o varejista deve considerar este cálculo, senão corre o risco de abastecer a loja com itens que estão sendo apenas descartados. Além disso, a demanda pode não ser o fator principal de causa da quebra. Em muitos casos, a loja é abastecida para manter um linear de gôndola atrativo para a compra. E este linear pode ser muito acima da demanda do produto. Adequar a demanda e a exposição é fundamental para a reposição estar adequada à necessidade das vendas”, ensinam. Outro ponto relevante é a falta de precisão nos estoques. "Estoque negativo e estoque virtual, inversões de código na contagem e na frente de caixa podem prejudicar a acuracidade e, por consequência, os parâmetros de abastecimento. É importante que o varejista tenha indicadores para acompanhar a precisão dos seus estoques." Os profissionais enfatizam como as soluções de inteligência artificial e analytics têm evoluído para apoiar a previsão de demanda. "Produtos vendidos de forma parcelada, por exemplo, são mais sensíveis aos juros e podem ter suas vendas afetadas no cenário atual de aumento da taxa básica e endividamento das famílias", afirma. Manutenção de produtos frescos e validade No segmento de alimentos perecíveis, o cuidado com a rotatividade é essencial. Ambos reforçam que o primeiro passo é a qualidade no recebimento dos produtos. Aqueles recebidos fora da qualidade esperada ou já em processo de vencimento têm grande chance de virarem perdas mais adiante. Além disso, recomendam atenção à disposição dos produtos, incluindo a chamada "virada de vasca". "Limpar a área de exposição e abastecer os produtos novos acima dos antigos é trabalhosa, mas fundamental.” Outro ponto importante é abastecer a área de vendas em conformidade com as tabelas de gás etileno, excretado por frutas e verduras em quantidades diferentes e, a depender dos produtos que são expostos lado a lado, uma fruta pode apodrecer mais rapidamente outra. Armazenamento e prevenção de furtos Para aumentar estoques de forma segura, é essencial avaliar a capacidade de armazenamento e buscar alternativas, como parcerias com fornecedores ou centros de distribuição. Além disso, a capacitação da equipe é vital para evitar avarias. Quando o assunto é prevenção de furtos, recomenda-se estratégias específicas como identificar os produtos de maior risco, cruzando histórico de perdas e valor dos itens, deixar os mesmos disponíveis somente na frente de caixa, que é uma área de maior controle e ter as tecnologias corretas aplicadas para prevenção, como o posicionamento correto de câmeras. O treinamento das equipes de segurança também é um ponto crucial para evitar abordagens indevidas e reações incorretas em situações de furto e não gerar danos maiores à empresa que o furto em si. Tecnologia como aliada Os profissionais concluem o apoio de tecnologia e boas práticas operacionais, o varejo pode reduzir perdas e aumentar a eficiência, mesmo em cenários econômicos desafiadores. E como exemplo de ferramentas que podem ajudar o varejo destacam a Profit Shield, uma plataforma que coleta dados de ERP, avalia quebras e estoques, e direciona ações para reduzir perdas. "É um método que reduz entre 20% a 40% as perdas, pois engaja os responsáveis a tomar decisões direcionadas", resumem. “Por fim, ter o time de prevenção e segurança em loja treinado e capacitado para a reação correta caso se identifique algum evento, bem como acionamento tempestivo dos órgãos de segurança”, finalizam.
05/12/2024
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Economia
Valor da cesta básica no Rio de Janeiro sobe 0,51% em novembro
Preço na capital é o quarto mais caro do país, a R$ 777,66 O mês de novembro fechou com aumento do valor da cesta básica no Rio de Janeiro, de 0,51%. Foi o terceiro mês consecutivo de alta, porém inferior à inflação registrada em outubro (2,17%). A variação de preços em novembro também foi inferior à observada no mesmo período de 2023 (0,98%). Um alívio para a população carioca que gasta a maior parcela de seus rendimentos com a compra de alimentos e bebidas, na avaliação do consultor econômico da ASSERJ William Figueiredo. Os dados são do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos). Entre os produtos que tiveram seus preços elevados estão a carne bovina, devido à anormalidade na oferta de boi para abate e da alta demanda interna e externa por carne; óleo de soja, diante do aumento das exportações do óleo bruto e da menor oferta interna; e a batata, por causa da interrupção da colheita por alguns dias do mês devido à chuva. Por outro lado, banana, feijão preto, café e tomate registraram queda nos preços. Todas as 17 capitais pesquisadas pelo Dieese tiveram inflação em novembro A cidade do Rio registrou a segunda menor variação nos preços, à frente apenas de Florianópolis, em Santa Catarina (0,34%). Com a inflação de novembro, o preço da cesta básica na capital carioca subiu para R$ 777,66. Dessa forma, o Rio se manteve como a quarta cesta básica mais cara do país, superado pelas capitais de São Paulo (R$ 828,39), Santa Catarina (R$ 799,62) e Rio Grande do Sul (R$ 780,71). A diferença de preços da cesta básica do Rio para a de Belo Horizonte (MG), a capital mais barata do Sudeste, foi de R$ 90,76.
05/12/2024
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Conecta
Etiquetas eletrônicas: Modernizando o varejo e transformando a gestão de preços nas gôndolas
Especialistas explicam benefícios para o varejista As soluções tecnológicas vêm transformando a experiência do consumidor e a gestão operacional dos varejistas já há um bom tempo, entre elas o uso das etiquetas eletrônicas, conhecidas como ESL (Electronic Shelf Labels). Conversamos com dois especialistas do setor, Luciano Constantino Toledo, um dos representantes da fabricante sueca Pricer no país, e Paulo Moratore, da Pricefy by Selbetti, que compartilharam insights valiosos sobre os benefícios e desafios da implementação. Ambos os especialistas concordam que o investimento vale a pena. Segundo Paulo Moratore, as etiquetas eletrônicas eliminam erros entre os preços exibidos na gôndola e os cobrados no caixa, um problema que afeta diretamente a confiança do cliente e a reputação da loja. " Imagine entrar em uma loja e ter a certeza de que o preço que você vê na gôndola é exatamente o que será cobrado no caixa. Essa confiança aumenta a fidelidade do consumidor", aponta. Benefícios para o varejista As vantagens vão além da agilidade. As etiquetas eletrônicas otimizam recursos, reduzem custos operacionais e oferecem insights estratégicos. “O sistema informa quais produtos vendem mais e em que momento do dia, facilitando a tomada de decisões sobre ajustes de preço e promoções”, revela Toledo, que atende hoje mais de 200 supermercados. Moratore enfatiza a praticidade para o time de marketing e operações. "É possível fazer campanhas e ajustes em massa em segundos, sem a necessidade de mobilizar equipes inteiras para essa tarefa", diz. Ele também aponta que a tecnologia aumenta a produtividade, liberando a equipe para focar em atividades mais estratégicas, como o atendimento ao cliente. Custos e retorno sobre o investimento O custo inicial pode parecer um obstáculo para alguns varejistas. Segundo Toledo, o investimento para compra de um sistema completo pode chegar a R$ 350 mil por loja, enquanto a locação tem um custo mensal em torno de R$ 10 mil. No entanto, ele destaca que a locação oferece vantagens, como a ausência de tributação e o suporte completo da empresa, incluindo treinamento e manutenção. Moratore também aponta que a economia gerada a longo prazo, somada à melhoria da experiência do cliente, justifica o investimento inicial. "As etiquetas eletrônicas representam uma verdadeira revolução na comunicação de preços, produtos e promoções no varejo", destaca. Outro ponto levantado é a limitação de design das etiquetas. “Atualmente, o sistema ainda não permite muitos elementos gráficos ou cores”, diz Moratore. Tanto Toledo quanto Moratore destacam que as etiquetas eletrônicas têm potencial para se tornar um padrão no varejo, unindo eficiência, economia e sustentabilidade. Para os varejistas dispostos a investir, os ganhos em produtividade e experiência do cliente superam os desafios iniciais.
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