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Associado da ASSERJ, Luis Jairo Jr, explicou como a inteligência artificial pode mudar o varejo
Painel do Conecta Varejo lotou para apresentar o tamanho que IA terá no mercado varejista no futuro "O varejo precisa entender o uso da inteligência artificial", com essa fala, o Head de T.I do Supermarket, Luis Jairo Jr, abriu um dos painéis mais aguardados no quarto e último dia do Conecta Varejo | Rio Innovation Week 2024, abordando o uso da IA no varejo. O executivo esteve ao lado de Alaor Garcia, gerente comercial da Nvidia, Allan Miranda, Fundador e CEO da PX.DATA e Juedir Teixeira, presidente do conselho de varejo da Associação Comercial do Rio de Janeiro. "O grande problema que temos hoje em dia são os silos de informação, essas ilhas que acontecem nos times que não são integrados e ai joga sobrecarga em cima do cara que precisa ficar alimentando planilhas de dados", afirmou Allan Miranda, ao explicar que o uso da inteligência artificial permite que as pessoas otimizem o colhimento de informações sensíveis garantindo assertividade nos números e a segurança dos dados. Na prática, o uso das IAs generativas podem "digitalizar o elemento humano das tarefas que podem ser delegadas", permitindo que se crie times de inteligência artificial para a realização de tarefas mais fáceis, por exemplo, treinar uma equipe de IAs para o primeiro atendimento ao cliente dos aplicativos de supermercados, retirando o colaborador dessa função. Segundo Juedir Teixeira, o varejo supermercadista pode ter sua produtividade máxima com o uso de inteligência artificial na gestão de categoria. "Com a IA, identificamos que os principais consumidores de fralda pequena gostavam de comprar cervejas em uma mesma ida ao supermercado. Depois, o consumidor da fralda média, mudou os demais produtos, e o da fralda grande também. Ou seja, com esse insights tirados da IA, colocamos cervejas próximas do corredor de fraldas, e impactamos positivamente as vendas", disse. "Então quando eu vejo informações sensíveis através de um analytics, precisamos seguir três pilares: dados, ferramentas de inteligência artificial e o terceiro componente muito importante que são as pessoas que saibam fazer", afirmou Alaor Garcia. O executivo da NVIDIA bateu na tecla de que é necessário entender o negócio, onde é mais necessário otimizar os resultados para depois conseguir pegar a melhor resposta. Segurança dos dados Um dos grandes motivos para a desistência de varejistas em entender o mundo da inteligência artificial é a questão da segurança, principalmente, com o uso do ChatGPT, "Não se deve entregar dados sensíveis ao ChatGPT. É como entregar o ouro para o bandido", pontuou Luis Jairo. O executivo explicou sobre a necessidade de entender que a inteligência artificial generativa da OpenIA e outros modelos parecidos, são compostos por um grande banco de dados generalista que mantém e armazena todas as informações como respostas públicas aos seus usuários. Em conversa exclusiva com a ASSERJ, na saída do palco, Luis Jairo comentou que a questão da segurança ainda é um entrave para os supermercados, "É claro que existe essa desconfiança. A principal marca do setor é o negócio familiar, é ela ter funcionários da família do dono nos cargos de confiança, então é normal ter insegurança com algo que foge do que você conhece. Mas acredito que isso vai mudar com o tempo. Já estamos avançando muito rápido nessa questão", comentou o Head de T.I. do Supermarket.
16 de August, 2024
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Shark Tank no Conecta Varejo | Rio Innovation Week; Saiba como foi
O cofundador do Rio Innovation Week e presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, e Camila Farani, presidente da G2 Capital, realizam Shark Tank no palco do Conecta Varejo com empreendedores da plateia A palestra Novas Perspectivas do Empreendedorismo com Fábio Queiróz e Camila Farani transformou o palco do Conecta Varejo numa edição do Shark Tank Brasil. O famoso reality de empreendedorismo no país, que oferece a quem participa a oportunidade de lançar ideias de negócios, produtos e/ou serviços para grandes investidores, os sharks (tubarões), na tentativa de conseguir aportes financeiros. Surpreendendo a todos, Camila Farani chamou dois empresários ao palco para apresentarem pitchs de um minuto simulando o programa. Marcelo Gomes falou sobre sua empresa de reciclagem de resíduos, a Recycle Din, e Fernanda Carvalho, CEO da Balloonito, de decoração com balões. A dinâmica agradou ao público que queria mais, e o presidente Fábio Queiróz anunciou a realização de um Shark Tank na próxima edição do Conecta Varejo| Rio Innovation Week, em 2025. Na palestra, houve grande participação do público com perguntas sobre autenticidade versus superexposição nas redes sociais. Camila Farani respondeu afirmando que “eu procuro sempre ser muito autêntica naquilo que eu falo, então eu vocês nunca vão ouvir da minha boca que empreender é e que você vai ganhar dinheiro”. A especialista concorda que “existe uma linha muito tênue entre ser autêntico e ser ridículo, por isso, escolha o seu tom em primeiro lugar. Segundo: fale sobre problemas da sua persona ou da sua audiência, isso vai trazer atenção para o seu perfil. Terceiro: use fontes confiáveis e quarto, seja feliz no processo”, ensinou. Já o presidente da ASSERJ respondeu sobre a expansão do varejo supermercadista com a abertura de novas lojas e o apoio aos pequenos negócios do setor: “O fato de estarmos abrindo mais lojas é verdadeiro, no entanto, me preocupa um pouco - e aí já entrando na resposta de estratégia - o pequeno comerciante. As médias e grandes redes estão em expansão porque o nosso setor está muito bem organizado e foi essencial durante a pandemia, mas a nossa operação é muito dura e complexa. Chegamos a ter 15 mil itens nas nossas lojas, um fluxo de caixa insano, produtos que nascem e perecem em 24 horas nos nossos estabelecimentos”, afirmou. Para os pequenos comerciantes, a dica é buscar diferenciação seja pelo atendimento ao cliente ou com ações de trade em parceria com a indústria. “A estratégia da ASSERJ é voltada para fortalecer esse grupo de empresários com suporte jurídico e de gestão para que eles prosperem”, completou. Para quem está empregado e pensa em empreender, Camila Farani recomenda: “Faça uma reserva financeira equivalente a todos os seus gastos durante 18 meses para não se decepcionar”.
16 de August, 2024
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Conecta
Último dia do Conecta Varejo desafia empreendedores
O último dia do Conecta Varejo, realizado nesta sexta-feira (16/08), durante a Rio Innovation Week, se transformou em palco do Shark Tank Brasil, com direito a pitch e premiação com mentorias. Também foram abordadas a capacidade de vendas do Tik Tok e a luta contra o rascimo. O “Conecta Varejo Grupo Boticário - Rio Innovation Week” foi oferecido pela Asserj e pela Base Eventos e patrocinado, pela primeira vez, pelo Grupo Boticário. O cofundador da Rio Innovation Week e presidente da Asserj (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro), Fábio Queiróz, destacou que o RIW movimenta o turismo de negócios no estado e destacou os propósitos da conferência. “O nosso propósito com o Rio Innovation Week é desenvolver ideias e gerar relacionamentos. Levar conhecimento para a sociedade”, disse. A primeira palestra desta sexta-feira teve a presença das influenciadoras Letícia Munniz e Luana Xavier, que contaram suas experiências e deram dicas na palestra "Como alavancar suas redes sociais com propósito - Oferecimento Mynd". Elas acreditam que o mercado está aberto para pequenos, micros e até nanos influenciadores. Se você fala sobre o que entende, você tem engajamento e fala direto com seus seguidores. Letícia, que se posiciona contra a gordofobia e estimula as mulheres a assumirem seus corpos, destacou que os influenciadores precisam ser autênticos e espontâneos, mas ressaltou que tem que ser com consciência, responsabilidade. "Temos que construir uma narrativa que acrescente, que ajude as pessoas. É muito importante não fazer conteúdos vazios que depois precisam ser apagados por serem inadequados", orientou Letícia. Luana, que milita contra o racismo, já foi convidada para uma campanha de absorvente higiênico e precisou alertar os contratantes que ela tinha sido montada com ilustrações de modelos brancas. "Eu nem tinha fechado o contrato, fiquei insegura, mas eles mudaram tudo e até buscaram uma ginecologista negra para a campanha. É, no cadastro da empresa não tinha ginecologista negra...", contou. Durante a palestra, Luana também deu dicas para o público alertando sobre a importância de ser fiel a aquilo que se acredita e de cumprir as promessas. "Tenho um quadro, o "Contém Ironia" que é semanal. Prometi para os meus seguidores que esse conteúdo vai entrar sempre em um determinado dia da semana, então, não posso deixar para fazer um conteúdo na véspera, tenho que deixar planejado com antecedência. É muito importante respeitar o compromisso com as pessoas que dedicam um tempo do dia delas para nos acompanhar", destacou. Às 11h, o diretor-executivo do Instituto Paulo Preto e BRECHA hub, Raull Santiago e o presidente global da Central Única das Favelas, Preto Zezé, subiram ao palco para o painel “Oportunidade para pessoas pretas no mercado digital X Marcas com ações afirmativas”. Preto Zezé destacou que as favelas do Brasil seriam o terceiro estado do país, com mais gente do que o Rio Grande do Sul, cerca de 20 milhões de pessoas, e com R$ 212 bilhões em poder de consumo. "As empresas terão que pensar duas vezes antes de falar sobre seus serviços, suas marcas e seus produtos, sem falar diretamente com a gente. Então, acho que esse ambiente vai ser favorável para a gente convencer nossos pares, nossos movimentos, parando de lutar para ficar ali no cantinho", afirmou. No bate-papo, Preto ressaltou que as pessoas pretas não querem que as empresas peguem carona na agenda. "Nós não vamos nos contentar só de estar dentro daquela letrinha ESG, não vamos nos contentar de estar naquela cadeirinha solitária, naquela salinha com o computador com a internet lenta, no celular sem crédito, que diz assim: 'Aqui é a secretaria do negro nesse partido'. Não vamos nos contentar com isso, estamos lutando por divisão de riqueza e poder. Você tem que segurar a sua agenda, a sua verdade", declarou. Sobre as oportunidades digitais, Santiago deixou um recado importante: "A primeira coisa que reconhece a gente no campo da tecnologia do digital é o reconhecimento facial para dizer que a gente está errado, para forjar a gente, para impossibilitar nosso acesso em processos diversos. Então, se proteger, se fortalecer entre nós é uma das ferramentas centrais de mudanças que a gente pode utilizar", enfatizou. Às 14h, o espaço Conecta Varejo virou palco do reality show Shark Tank Brasil. Camila Farani, conhecida pela participação no programa e presidente da boutique de investimento G2 Capital, ao lado de Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, apresentaram o painel "Novas perspectivas do empreendedorismo". Queiroz ressaltou que se pudesse resumir o evento numa frase seria: "Eu diria a harmonização entre a ciência e a humanidade, porque a gente está discutindo muito forte o ser humano por trás da máquina, o ser humano alimentando a máquina com os seus padrões, as questões éticas por trás do uso da tecnologia e a espiritualidade", declarou. Para Camila, você pode falar que tem o melhor aplicativo do mundo, mas, no final das contas, se não entender que ali é um processo de venda de um humano para um outro humano, você se perde. “Quando a gente decidiu nesse ano falar muito de humanização e inteligência artificial, foi justamente para mostrar que por trás tem que ser humano", ressaltou. O ponto alto do painel foi no momento que o palco do Conecta virou um verdadeiro reality show Shark Tank Brasil. Os empreendedores Renato Gomes dos Santos, criador de uma cleantech, e Fernanda Carvalho, criadora de um infoproduto que ensina a fazer balões personalizados, tiveram um minuto para apresentarem seus negócios, o pitch de vendas, para os "tubarões" Fábio Queiroz e Camila Farani. Os dois ganharam uma mentoria da presidente da G2 Capital, mas quem pode ganhar muito mais é o público. "Estou pensando em já trazer o Shark Tank aqui para o Rio Innovation Week no próximo ano", prometeu Queiroz. Durante a palestra "TikTok Creators Economy Impactos e Oportunidades no negócio", a diretora do TIKTOK, Fernanda Raphaelli mostrou que a plataforma não é apenas um instrumento de entretenimento, mas de informação e recomendação também. "O criador de conteúdo no TIKTOK tem muita credibilidade. Fizemos um levantamento com os seguidores e três em quatro pessoas disseram acreditar nos conteúdos publicados e uma a cada duas afirmou que confiam nas marcas recomendas pelos criadores de conteúdo", informou a executiva. Fernanda mostrou que a plataforma, que tem 344 bilhões de visualizações de vídeos por mês, identificou oportunidades para os pequenos creators. "Aproximadamente 70% das agências de marketing preferem investir em pequenos creators. Eles falam direto com o público. Essa interação dá credibilidade e, consequentemente, confiança. Nossos números indicam que 66% das pessoas da plataforma já visitaram ou comparam um produto a partir de uma recomendação de um creator. O jornalista e creator do segmento esportivo, Daniel Braune e Elifas de Vagas, fundador da Kreativ, também participaram da apresentação. Braune destacou que a simplicidade da linguagem e a liberdade da plataforma é o que a torna atraente e passa tanta confiança para os seguidores. "Antes falavam que devemos dizer o que o público gosta, mas, na verdade, você tem que fazer o que o seu público espera de você. Tem que entender do que ele gosta, o que você faz bem, e fazer o que você sabe como o público gosta", concluiu
16 de August, 2024
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Dom Atacadista inaugura primeira unidade em Mesquita
Dando sequência ao seu plano de expansão, o Dom Atacadista, uma das mais importantes redes do segmento de atacado e varejo no Estado e do país, atualmente com 19 unidades, inaugura a primeira unidade em Mesquita, na região metropolitana do Rio de Janeiro. A filial, primeira da rede com Açougue Tendal, está localizada na Rodovia Presidente Dutra 10201B, Indústrial. Com uma área de vendas generosa, abrangendo 6000 m², conta com 26 checkouts, proporcionando aos clientes uma experiência de compra eficiente e ágil. O amplo estacionamento, composto por 400 vagas, oferece conveniência desde a chegada. Esta nova operação gera mais de 300 empregos, entre colaboradores diretos e indiretos garantindo conforto, segurança e bom atendimento aos clientes, características marcantes da rede. Para marcar a inauguração, o Dom Atacadista preparou ofertas exclusivas em diversos setores, desde alimentos frescos até produtos de higiene e limpeza, além de 10 ações exclusivas com troca de brindes e degustações. O diretor geral do Dom Atacadista, Caio Lira, em entrevista excluiva para a ASSERJ, afirmou que a empresa está orgulhosa de inaugurar mais uma loja. “A 20ª unidade representa um marco significativo em nossa estratégia de expansão. Ampliamos nossa presença no mercado varejista e reafirmamos nossa dedicação em gerar empregos, contribuir para o desenvolvimento econômico local e proporcionar uma experiência de compra ainda mais conveniente e acessível, oferecendo produtos de qualidade a preços competitivos. Continuaremos trabalhando para fortalecer essa relação de confiança e proporcionar o melhor para a comunidade". O Dom Atacadista nasceu no Rio de Janeiro em setembro de 2019 com a missão de comercializar produtos com preços competitivos e proporcionar uma experiência de compra positiva aos empreendedores locais e consumidores finais. Com uma robusta operação de Autosserviço (cash and carry), as unidades da rede oferecem mais de 10 mil itens de grandes marcas de mercearia, perecíveis, embalagens, bazar, higiene, bebidas e limpeza.
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