
Branding Moderno: ir além do "ser lembrado". Seu supermercado é imprescindível para o seu consumidor?

O mundo do branding vive um momento de transformação profunda. O simples objetivo de "ser conhecido" já não é suficiente, e as métricas tradicionais de preferência não capturam mais o que realmente sustenta o valor das marcas. Nesse contexto, o pensador David Aaker, um dos maiores especialistas em estratégia de marcas, apresentou, em artigo recente na Management and Business Review, um novo modelo. A bússola da relevância agora são os "5 B's" do branding moderno, que se conecta diretamente à mudança de foco de atuação, como explica Tatiana Fanti, relações públicas e fundadora da Prima Donna: "Neste modelo novo apresentado, saímos do conceito de brand preference e entramos no brand relevance. Para o varejo, isso significa que não basta o consumidor reconhecer a marca, ele precisa sentir que ela é indispensável na sua rotina. É a diferença entre 'lembrar de um supermercado' e 'não imaginar o dia a dia sem ele'".
A proposta de Aaker sugere uma ida além da notoriedade ou de atributos funcionais. Ela se baseia em uma estrutura estratégica de construção de marcas fortes, ágeis e indispensáveis em um ambiente digital cada vez mais competitivo e imprevisível. É deixar para trás a premissa de que sua marca já está entre as opções comparadas e substituí-la pela ideia de ocupar um espaço tão vital na vida do público que sua ausência seja sentida imediatamente.
"Dentro dos 5Bs, as métricas olham para Brand Equity E Brand Relevance. Isso inclui medir nível de relevância percebida na vida do cliente (brand relevance index), valor emocional associado à marca (share of heart) e índices de lealdade (como recompra e engajamento contínuo). Essas métricas vão além de 'ser lembrado' e captam se a marca realmente tem espaço e preferência na vida do consumidor", expõe Tatiana Fanti.
Os "5 B's" do Branding ModernoSegundo Aaker, muitos ainda se prendem à métricas superficiais como fama e benefícios funcionais, deixando de lado atributos como lealdade e relevância. Além disso, a pressão por resultados de curto prazo muitas vezes enfraquece a construção de valor de longo prazo, frisa Tatiana Fanti: "A conexão entre consumidor e marca em uma espera mais profunda e que não se constrói apenas com atributos funcionais, mas com propósito, valores e experiências memoráveis. Para o supermercado, é estar do lado do cliente em escolhas saudáveis, sustentáveis e convenientes".
Para enfrentar esses desafios, o pensador propõe os seguintes "B's": Valor da Marca (Brand Equity)No centro dos "5 B's" está o Brand Equity. Ele é o patrimônio estratégico que da marca. Quando bem trabalhado, cresce com o uso, fortalecido por ações que ampliem imagem, lealdade e relevância. Para isso é preciso reconhecer o papel programado, quebrar as barreiras entre marketing, produto, vendas e financeiro e defender o valor de longo prazo, mesmo com a pressão por resultados imediatos.
"O Brand Equity é fortalecido quando a promessa da marca se traduz em valor genuinamente percebido, pois o que é construído (ou montado apenas como estratégia) é percebido pelo público como inverdade. Isso tudo pede coerência entre discurso e prática, investimento em inovação de serviços e marcas próprias (como algumas marcas já têm), experiências consistentes em todos os canais. No varejo, o equity não vem só de preço, mas da soma entre conveniência, confiança e impacto positivo", analisa a fundadora da Prima Donna.
Relevância (Brand Relevance)
Nesse tópico está a batalha pela mente do consumidor. Essa vitória, porém, precisa ser conquista no momento certo. Relevância significa ser presente e crível no contexto de uma necessidade real. Não é mais suficiente apenas dizer "sou melhor", mas é preciso conquistar esse espaço no imaginário do cliente no momento da decisão de compra. Sucesso significa se tornar sinônimo de solução.
Tatiana Fanti destaca: "O Brand Relevance se conquista resolvendo problemas reais. É quando o consumidor entende que aquele supermercado simplifica sua vida, seja pela variedade de produtos, pela praticidade do e-commerce ou pelo posicionamento alinhado aos seus valores. O desafio é estar presente não apenas na lembrança, mas na decisão de compra diária".
Imagem (Brand Image)Aqui reside a conexão emocional e o quão forte ela consegue se tornar. A imagem passa a ser o conjunto de atributos que diferenciem a marca: de design a propósitos e qualidade. Ela só se fortalece, porém, com clareza e pilares de visão consistentes, que geram relevância e diferenciação.
"É aí que entra a autenticidade da Brand Resonance. A imagem deve refletir práticas reais: sustentabilidade que se vê na gôndola, apoio à comunidade local que aparece nos fornecedores escolhidos, inclusão que se percebe na comunicação são alguns bons exemplos", pontua a relações públicas.
Lealdade (Brand Loyalty)A lealdade é a nova "corrida do ouro". Ela representa a continuidade do valor construído, representando nos clientes recorrentes. As consequências diretas da "vitória" nesse quesito impactam em custos, previsibilidade de receita e resistência frente à concorrência. Mais do que programas de fidelidade, a lealdade nasce do relacionamento real criado com o consumidor.
A fundadora da Prima Donna salienta: "O Brand Loyalty hoje é menos sobre acumular pontos e mais sobre criar vínculos. Para supermercados, isso significa programas de relacionamento personalizados, benefícios emocionais além de descontos e experiências exclusivas que façam o cliente se sentir parte de uma comunidade".
Portfólio de Marcas (Brand Portfolio)Por último, mas não menos importante, o portfólio. Esse tópico se refere a uma estrutura bem traçada, funcionando como um time, onde cada marca ou submarca cumpre um papel estratégico, desde a Marca-Mãe às submarcas e marcas colaborativas, com atenção especial às marcas próprias.
"Elas (marcas próprias) fortalecem o Brand Equity e o Brand Relevance do supermercado. As marcas próprias, quando bem construídas, traduzem os valores e diferenciais da rede: qualidade acessível, inovação em categorias estratégicas e conexão com o estilo de vida do cliente. Não são mais apenas alternativas baratas, mas ativos estratégicos para fidelização", reforça Tatiana Fanti.
A grande força do Branding Moderno está na sinergia dos fatores. Quando um "B" é fortalecido, outros são impulsionados. Quando um fraqueja, todo o ecossistema cede. Se antes a disputa pelo imaginário do consumidor era pelo convencimento de escolher uma marca e não a outra, por diferenciação de atributo, hoje é preciso se tornar indispensável. Em resumo: preferência é algo que pode ser comparado, a relevância não, ela é inevitável.
Pontos de atenção à mudança- Concorrência ampliada: a disputa não está mais apenas entre marcas do setor, mas com qualquer solução que atenda à mesma necessidade do consumidor;
- Influência sociocultural: para ser relevante é preciso conexão com causas e discussões maiores, importantes para a sociedade;
- Parcerias colaborativas: formar relações com marcas que agreguem valor gera a ideia de pertencimento;
- Agilidade estratégica: monitorar e antecipar mudanças de comportamento, tecnologia e semiótica.
Para adaptar-se à nova realidade é preciso muita atenção ao uso de dados e ao social listening. Além disso, campanhas institucionais precisam de aplicação visível no dia a dia do negócio, com experiências imersiva, criando valor além de produtos e serviços. Também é necessário estar conectado com a linguagem dos consumidores, porém, mantendo a autenticidade da marca.
No jogo da preferência, a disputa era pela opção do consumidor. No jogo da relevância, é preciso garantir espaço permanente na vida dele. Os 5 B's oferecem justamente uma estrutura sólida para trilhar essa jornada. Em tempos de concorrência altamente acirrada, apenas marcas com estratégia de gestão, relevância cultural e conexão emocional crescerão ao ponto de subirem ao nível de indispensáveis.
A grande pergunta que reside ao fim é: sua marca será imprescindível na vida do consumidor amanhã?

