Skip to Main Content
Join in
PT
EN
ES
A+
A-
News
Super Business Magazine
All Super Business Magazines
ASSERJ School
Sobre Nós
Institucional
Our History
Board of Directors
ASSERJ Social
Keeping an eye on the garbage
Super Pet
Serviços
Benefits
Orientation Visit
Soluções
Super Business Seminar
ASSERJ Experience
Conecta Varejo
SRE Super Rio Expofood
Join us
Contato
Contact us
SAA - Member Service
Work with us
ASSERJ
News
News
Keep up to date with the latest news from the supermarket sector
Search Bar
Relevance
Date
All
Associados em foco
Atualidades
Comportamento & tendência
Conecta
Economia
Indústria em cena
Por dentro da asserj
3,002 Result for
Associados em foco
Supermarket Blue arma festa julina com show de forró e brincadeiras
O Supermarket Blue, sempre investindo em ações para encantar os clientes com experiências memoráveis, realiza neste fim de semana uma grande festa julina na loja. A área externa foi transformada num verdadeiro arraial assim como o espaço na entrada da loja. Barraquinhas com as mais deliciosas comidas e bebidas típicas, de milho cozido a quentão, não faltarão opções para satisfazer os paladares mais exigentes. Para os pequenos, haverá um espaço com brinquedos e atividades, que é pura diversão. Para aquecer as noites do fim de semana, que prometem ser frias, haverá um show de forró com Patrícia Bross, a partir das 20h. Claudia Fernandes, gerente de marketing do Supermarket Blue, ressalta a importância desta celebração cultural como uma estratégia de aproximação com a comunidade e o fortalecimento do vínculo com os clientes. "Nos supermercados, enfrentamos o desafio das margens reduzidas, por isso é crucial analisar o potencial da sazonalidade visando maior rentabilidade. Além disso, estamos sempre focados em proporcionar uma experiência de compra cada vez melhor para nossos clientes", afirma. Tá aí uma oportunidade para vivenciar o melhor das tradições juninas em um ambiente acolhedor e festivo com diversão garantida para todas as idades! O arraial do Supermarket Blue vai de sexta (19) a domingo (21), das 16h às 22h, na Avenida das Américas, 12.700. E, você, associado, está aproveitando o inverno para potencializar as vendas?
18/07/2024
3,002 Result for
Ministério da Agricultura confirma foco de doença de Newcastle em frango do RS
As principais marcas de frango do mercado não foram afetadas O Ministério da Agricultura (MAPA) confirmou, em nota nesta quinta-feira (17), que foi detectado um foco de doença Newcastle (DNC) em um estabelecimento comercial de avicultura de corte em Anta Gorda, no Rio Grande do Sul. Segundo o comunicado, o diagnostico foi confirmado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP). O que é a doença de Newcastle: segundo o Ministério da Agricultura, ela é tida como uma "doença viral que afeta aves domésticas e silvestres e causa sinais respiratórios seguidos por manifestações nervosas". Em nota, o Ministério da Agricultura afirmou que a investigação da doença foi conduzida pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul, que em seguida, encaminhou as amostras para análise laboratorial do LFDA. “O Mapa esclarece que o estabelecimento avícola foi imediatamente interditado, incluindo suspensão de movimentação das aves, a partir do primeiro atendimento pela secretaria”, disse a pasta na nota. Procurado, o Ministério confirmou que iniciou os procedimentos para erradicação do foco, previsto no protocolo do “Plano de Contingência de Influenza Aviária e doença de Newcastle”. Repercussão Após a confirmação do foco de doença de Newcastle em um frigorífico do Rio Grande do Sul, as ações de empresas do ramo listadas na bolsa de valores de São Paulo (IBOVESPA) tiveram uma forte retração. O grande destaque ficou para baixa da BRF com uma queda de -6,37%, enquanto Marfrig teve -3,89% e JBS -2,70%. "Nossa avaliação indica que nem a BRF e nem a Seara (unidade de aves da JBS) têm fábricas na cidade (Anta Gorda - RS) onde o surto foi relatado. Portanto, nenhuma das empresas listadas foi diretamente afetada. Nossa análise indica que a BRF tem 3 plantas de aves no Rio Grande do Sul (de 19), enquanto a Seara tem apenas 1 (de 23)", afirmaram Leonardo Alencar, Pedro Fonseca e Samuel Isaak, analistas que assinam o relatório da XP Investimentos sobre o tema. O Estado do Rio Grande do Sul é o terceiro maior exportador de carne de frango do País. De janeiro a junho, foram 354.207 toneladas embarcadas pelo Estado, com receita de US$ 630,1 milhões, segundo números do Agrostat, sistema de estatísticas de comércio exterior do agronegócio brasileiro. O Brasil é o maior exportador de frango no mundo, tendo a China como seu principal comprador.
18/07/2024
3,002 Result for
Escola ASSERJ capacita colaboradores em estratégias para categorias de produtos
Nesta quinta-feira (18), a Escola ASSERJ promoveu um curso essencial para profissionais do setor de varejo: "Como Definir Estratégias para as Categorias de Produtos". O treinamento, ministrado pela consultora técnica de Varejo da ASSERJ, Walquyria Majeveski, foi realizado pela plataforma Zoom, das 14h às 15h, atraindo mais de 100 colaboradores de associados. O curso abordou conceitos e técnicas fundamentais para o gerenciamento eficaz de categorias de produtos, visando não apenas organizar os itens em grupos estratégicos, mas também maximizar o valor percebido pelo consumidor final. Segundo Walquyria Majeveski, "o gerenciamento de categorias é crucial para melhorar a oferta e aumentar o valor agregado aos produtos." Durante a capacitação, os participantes puderam explorar diferentes tipos de categorias, cada qual com suas particularidades e objetivos específicos: Categoria de Destino: produtos essenciais que atraem clientes devido à frequência e importância das compras. Ex: carnes, frutas, legumes e verduras (FLV) e produtos de higiene pessoal. Esses itens não apenas aumentam o tráfego de consumidores como também contribuem para a fidelização. Categoria de Rotina: produtos adquiridos regularmente pelos consumidores para manutenção das atividades diárias, como alimentos matinais e produtos de limpeza doméstica. É crucial que esses produtos estejam sempre disponíveis nas gôndolas. Categoria de Conveniência: inclui produtos comprados ocasionalmente, e a disposição na gôndola deve facilitar compras rápidas e por impulso, visando aumentar o tíquete médio das vendas. Categoria Sazonal: produtos sazonais ligados a períodos específicos do ano ou datas comemorativas, cujo objetivo é maximizar as vendas durante os picos de demanda. Além da classificação das categorias, Walquyria Majeveski enfatizou a importância do planejamento estratégico para potencializar as vendas em todas as fases do processo. A consultora também compartilhou técnicas avançadas de análise, incluindo a utilização de ferramentas como a análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) e a matriz BCG, essenciais para a compreensão do posicionamento de cada produto no mercado. Outro ponto alto do curso foi a discussão sobre a otimização do layout da loja e a identificação das áreas de calor (maior fluxo de clientes), visando aprimorar a exposição estratégica dos produtos de diferentes categorias. Foi ressaltada também a importância de observar o comportamento do consumidor para ajustar continuamente o merchandising e melhorar a experiência de compra. Fique ligado aqui no nosso site e nas redes sociais da ASSERJ para ficar por dentro do cronograma de cursos exclusivos para colaboradores.
18/07/2024
3,002 Result for
Economia
Indústria de alimentos investirá R$ 120 bilhões no Brasil
Segundo publicação do Globo Rural, representantes da indústria investirão em aplicações e modernizações de plantas fabris, pesquisas e inovações até 2026 Representantes da indústria de alimentos confirmaram ao Globo Rural a intenção de investir cerca de R$ 120 bilhões no Brasil até 2026. O anúncio foi feito oficialmente em um encontro com o Governo Federal. Serão cerca de R$ 75 bilhões destinados à ampliação e modernização de plantas, além da expansão de diversas fábricas em muitas cidades do Brasil. "Isso pode representar uma maior oferta de produtos, lançamentos de itens, maior investimento em marketing e inúmeros benefícios para o setor econômico", afirma o consultor econômico da ASSERJ, William Figueiredo. Além disso, empresas do setor alimentício pretendem aportar R$ 45 bilhões em pesquisa e desenvolvimento. Os investimentos na indústria alimentícia não são uma novidade para 2024. Essas iniciativas seguem as aplicações de R$ 15 bilhões da JBS na expansão produtiva no Mato Grosso, de R$ 7 bilhões da Nestlé na ampliação das fábricas e em sua produção de café, em Araras, São Paulo, e de R$ 5,6 bilhões da BRF em diversos frigoríficos pelo país. Também estão na lista investimentos de R$ 4 bilhões da Coca-Cola para a modernização e expansão das fábricas, de R$ 3,5 bilhões da Coamo, do Paraná, para ampliação da capacidade de armazenamento e processamento de grãos, e de R$ 3,5 bilhões da CMAA para expansão da capacidade de moagem e produção de açúcar em Minas Gerais. Esse investimento pesado da indústria do setor alimentício, entretanto, deverá também impactar o comércio varejistas, "poderá haver uma redução de preços pelo incremento de tecnologia na produção e pelo aumento da concorrência", afirma o consultor econômico da ASSERJ, William Figueiredo. Em 2023, a indústria de alimentos faturou R$ 1,2 trilhão em 2023, com uma alta de 7,2% em comparação a 2022, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação. Agora, a expectativa de 2024 é alcançar resultados superiores aos do ano passado.
18/07/2024
3,002 Result for
ASSERJ promove curso sobre varejo supermercadista para seus colaboradores
Imersão no varejo foi conduzido pela nossa Consultora Técnica de Varejo Walquyria Majeveski Aconteceu na manhã desta quinta-feira (18), mais um módulo do curso de imersão ao varejo proporcionado para a equipe da ASSERJ e conduzido pela especialista em varejo e consultora da Associação, Walquyria Majeveski. O quadro de funcionários pode se aprofundar em temas como gestão de processos, financeiro, mercado e de pessoas, dentro do tema “Controle de Loja”. "Apresentamos esse programa de varejo para a equipe da ASSERJ, explorando o controle de loja, passando por três grandes pilares. O primeiro por meio da estrutura de BSC (Balanced Scorecard), o mapeamento dos pontos de risco dentro dos processos e o terceiro a relevância desse risco. Assim, aprendemos a mapear os pontos mais desafiadores dentro do controle de loja", comentou Walquyria Majeveski. Todo o time ASSERJ esteve presente e, entre dinâmicas de atividades e aulas teóricas, o curso trouxe uma nova visão de todo o ordenamento de um supermercado. "Nosso segmento precisa que os colaboradores entendam a rotina corrida e puxada. Devido a isso, cursos como esse são primordiais para que os supermercados tenham funcionários cada vez mais empenhados, dedicados e que se antecipem a possíveis erros", explicou Walquyria. Cursos de imersão no varejo, e também específicos para diversas categorias de supermercados, são oferecidos gratuitamente aos associados da ASSERJ por meio da Escola ASSERJ. A instituição também oferece cursos de capacitação profissional abertos ao público que deseja alcançar um nível a mais de conhecimento. Já ouviu falar da Escola ASSERJ? Clique no link e confira algumas novidades.
18/07/2024
3,002 Result for
Conecta
Leitores inteligentes e sommeliers digitais são as apostas do varejo supermercadista
Os supermercados estão vivenciando, mais do que nunca, as mudanças do mercado de consumo, decorrentes da transformação digital nos últimos anos, que proporciona o surgimento de novas soluções. A tecnologia em supermercados não está mais apenas em sistemas de estoque ou em aplicativos de entrega. As lojas estão cada vez mais inteligentes e os clientes, claro, percebem a diferença na experiência de compra, que se torna mais atraente. Dessa forma, a tecnologia contribui para aumentar a eficiência operacional, ampliar a produtividade das equipes e expandir a rentabilidade do varejista diante dos desafios criados pelos novos hábitos de consumo. Painéis digitais, campanhas interativas e sistemas de autoatendimento e pagamento automático por reconhecimento facial, por exemplo, já fazem parte do varejo. Como diferencial competitivo, as redes investem em novas soluções tecnológicas de modo a trazer mais conforto e praticidade aos clientes. Na recém-inaugurada loja do Adonai Cachamorra, a novidade é o Sommelier Digital. O equipamento sugere o vinho em segundos, basta o cliente selecionar o país de origem, o tipo de uva e o preço. Também é possível escanear o código de barras da garrafa para obter informações sobre o rótulo, a safra, o país produtor, além do preço. Para o gestor de tecnologia do Adonai, Mário Coutinho, “hoje, o varejo entendeu que a tecnologia é o combustível para se chegar ao nosso maior objetivo: proporcionar uma boa experiência ao cliente”. A loja também oferece o recurso do leitor de preços inteligente, que, ao informar o preço do item escaneado, sugere a compra outros produtos não necessariamente da mesma categoria, mas que pode alavancar uma compra por impulso. Essas iniciativas exemplificam como o varejo supermercadista está abraçando a era digital para oferecer experiências de compra mais personalizadas, eficientes e gratificantes para seus clientes.
17/07/2024
3,002 Result for
Bebidas tiveram aumento de 7,9% nas vendas, aponta Scanntech
Inverno com temperaturas elevadas provocou aumento de vendas de produtos fora da época As altas temperaturas registradas no inverno de 2024 até aqui motivaram os consumidores a procurarem produtos que geralmente são mais consumidos em dias de verão. Segundo os dados trazidos pela Scanntech, a maior temperatura da história já registrada em junho impulsionou as vendas de bebidas refrescantes. O mês registrou um aumento de 18,8% no faturamento médio na venda de refrigerantes, em relação ao mesmo período do ano anterior. As cervejas também tiveram um aumento em seu número de 7,1%, e os sucos de fruta com 9,6% de crescimento. Essas foram as principais categorias da cesta de bebidas que registraram aumentos consideráveis. A Scanntech ainda trouxe a informação no levantamento que a cesta de bebidas registrou um aumento nas vendas unitárias de 7,9% e 1,7% no preço, influenciando o resultado final do crescimento no canal alimentar. Esses números mostram uma recuperação da categoria, que em maio não atingiu o faturamento recorde de 10% registrado no ano anterior, mas manteve a média de crescimento de 2024, com 5% em junho. Esse número é um resultado, principalmente, do aumento de preços de 3,8% no último mês, quando comparado com o mesmo período do ano passado. As altas temperaturas para essa época também se refletiram na categoria que registrou maior crescimento em relação ao mesmo período de 2023. O sorvete registrou um aumento de 30,6%, e a água cresceu 25,2% em comparação com o ano anterior, esse item foi o que cresceu em todas as regiões do Brasil. "Tanto os supermercados, quanto os atacarejos regionais registraram alta nos preços e nas vendas unitárias impulsionando o faturamento de ambos os canais no mês. Supermercados, por sua vez, tiveram crescimento superior, por conta da maior variação de preços", comentou Alexandre Pastuszek, Head Comercial da Scanntech. Com relação à regionalização, a região Norte cresceu 10,6% em vendas de bebidas, e o Sul veio em seguida com 7,7%, muito influenciado pela reposição de produtos de primeira necessidade após as enchentes de maio. O Centro-oeste teve um crescimento de 6,2%. As três regiões citadas mantiveram a média de 4,8% de crescimento nessa categoria. A Scanntech apontou que em meio às comemorações das festas juninas, a cesta junina apresentou retração de preços e de vendas unitárias em relação ao ano passado, resultando em uma queda de 1,8%. O Sul e o Nordeste, apresentaram menor queda no faturamento das vendas de cestas de festa junina em comparação às demais regiões.
17/07/2024
3,002 Result for
Cencosud responde sobre compra de ações do Grupo Pão de Açúcar
O varejista francês Casino anunciou que venderá sua participação no GPA em 2024 O Casino avançou nas negociações para vender sua fatia no Grupo Pão de Açúcar (GPA) em 2024. Os 22,5% estão disponíveis no mercado e vem movimentando alguns investidores para abocanharem essa fatia de um dos maiores grupos varejistas do mundo. Segundo a Exame, a Cencosud, que é proprietária do Giga Atacado e do Prezunic, no Brasil, é um dos grandes interessados na compra da bandeira. O Casino vem seguindo uma reestruturação interna no mercado internacional e o desejo de participar na América Latina ruiu com os prejuízos fechados no ano fiscal do grupo em 2023. Jean-Charles Naouri, antigo sócio-majoritário do Casino foi substituído pelo bilionário tcheco Daniel Kretinsky. Desde março de 2024, o Casino acertou a diminuição de sua fatia no GPA de 41% para 22,5%. Em junho, a varejista francesa contratou os serviços do Itaú BBA para vender a participação restante. Segundo a Kretinsky, a Casino acenou com um pedido de R$ 588 milhões para vender os 22,5% restantes, bem acima dos R$ 369 milhões em que essa mesma fatia é precificada pela agência de avaliação de risco. Procurados, o GPA se manifestou rejeitando qualquer conhecimento sobre a possível venda dessas ações para a Cencosud, a nota foi uma resposta à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que questionou o grupo sobre essa movimentação. A Casino não respondeu os questionamentos feitos. A Cencosud desmentiu a nota da Exame, reiterando que não está participando de nenhuma negociação envolvendo o GPA ou o Casino, e reforçou o compromisso de "manter seus acionistas e o mercado em geral informados sobre qualquer ato ou fato relevante relacionados aos seus negócios", encerra a nota.
17/07/2024
1
...
168
169
170
...
376
8 Entries
4
Entries per Page
8
Entries per Page
20
Entries per Page
40
Entries per Page
60
Entries per Page
Showing 1,345 to 1,352 of 3,002 entries.
Page
1
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
2
Page
3
Page
4
Page
5
Page
6
Page
7
Page
8
Page
9
Page
10
Page
11
Page
12
Page
13
Page
14
Page
15
Page
16
Page
17
Page
18
Page
19
Page
168
Page
169
Page
170
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
171
Page
172
Page
173
Page
174
Page
175
Page
176
Page
177
Page
178
Page
179
Page
180
Page
181
Page
182
Page
183
Page
184
Page
185
Page
186
Page
187
Page
188
Page
189
Page
190
Page
376
Newsletter ASSERJ
Receba as principais notícias do setor supermercadista e informações exclusivas para associados.
Warning:
You do not have the permission to access the upload fields on this form. Contact the form owner or portal administrator to request the access.
Sem spam. Cancele quando quiser.
Hidden