Skip to Main Content
Join in
PT
EN
ES
A+
A-
News
Super Business Magazine
All Super Business Magazines
Sobre Nós
Institucional
Our History
Board of Directors
ASSERJ Social
Keeping an eye on the garbage
Super Pet
Serviços
Benefits
Orientation Visit
Soluções
Super Business Seminar
ASSERJ Experience
Conecta Varejo
ASSERJ School
SRE Super Rio Expofood
Join us
Contato
Contact us
SAA - Member Service
Work with us
ASSERJ
News
News
Keep up to date with the latest news from the supermarket sector
Search Bar
Relevance
Date
All
Associados em foco
Atualidades
Comportamento & tendência
Conecta
Economia
Indústria em cena
Por dentro da asserj
3,000 Result for
Conecta
Como proteger sua operação digital em meio a um apagão cibernético?
O apagão cibernético da última semana na Amazon Web Services (AWS) mostrou duas faces de uma mesma realidade. Se por um lado evidenciou o quanto o varejo moderno é digitalizado, por outro confirmou como ele é dependente. Diversas foram as empresas e segmentos fortemente impactados pela falha crítica na principal região da AWS, na Virgínia nos Estados Unidos. Para dimensionar o tamanho da questão, segundo o Downdetector, mais de 2 mil empresas registraram interrupções simultâneas, em um impacto global que atingiu milhões de pessoas, Nesse cenário caótico, o consumidor também foi afetado. E, para o cliente, isso não é só uma questão de serviço, mas de experiência. Em sua jornada, ele enxerga uma compra não finalizada, um sistema que não funciona corretamente. Para o varejista, isso significa prejuízo a uma reputação construída por anos de trabalho. Porém, é preciso entender uma questão pontual. O risco não está na falha do sistema em si, mas em não possuir um plano de mitigação. A falta de contingência, de visão sistêmica, de governança digital é a falha que parte do próprio negócio e não da digitalização. É necessário encarar o investimento em infraestrutura de TI como estratégia de operação. A diferença entre perder um dia e correr o risco de perder o negócio está em antecipar os problemas com prevenção. Anderson Ozawa, CEO da Aozawa Consultoria, dá cinco dicas de ações aos supermercadistas diante desse cenário: 1 - Planeje para a falha: ter nuvem não basta, é preciso resiliência arquitetônica, redundância, simulações de desastre e planos de continuidade; 2 - Evite opções únicas: se toda a operação depende de um provedor ou região, existe vulnerabilidade. Avaliar opções como multi-cloud, redundância e diversificação, são ações preventivas; 3 - Comunicação é essencial: se houver uma falha, informe rapidamente seus clientes, com muita clareza, empatia e ações futuras. Ser transparente é mais importante do que garantir o uptime; 4 - Monitore e reaja rapidamente: as estatísticas indicam uma demora em mais de 30 minutos para detectar falhas, podem perder até 70% do valor de recuperação para as empresas; 5 – Trabalho contínuo: ações como treinamentos, integração de áreas de negócio com TI e definição de calendários de backups operacionais ajudam na cultura e entendimento que transformação digital sem plano B é uma ilusão que custa caro. A tecnologia não é a garantia de crescimento. Sem planejamento, estratégia e resiliência os resultados são mais frutos do acaso do que uma realidade constante. Cada segundo de estabilidade nas operações no mundo digital são fundamentais para manter a confiança do consumidor e converter acessos em vendas. Colocar em risco o ativo vital da Era Digital é colocar em risco o próprio negócio.
28/10/2025
3,000 Result for
Comportamento & tendência
Ruptura nos supermercados recua em setembro. ASSERJ te conta os motivos
O destaque para o desempenho foi a recomposição de estoques em itens básicos da cesta do consumidor.
28/10/2025
3,000 Result for
Comportamento & tendência
Identificação por CPF: o gargalo que impede supermercados de conhecerem seus clientes
A lacuna tecnológica ainda existente no varejo supermercadista afeta diretamente competitividade e rentabilidade.
28/10/2025
3,000 Result for
Economia
Melhora da confiança pode fortalecer vendas nos supermercados
O ICC – Índice de Confiança do Consumidor da FGV registrou alta de 1,0 ponto no mês.
28/10/2025
1
...
26
27
28
...
750
4 Entries
4
Entries per Page
8
Entries per Page
20
Entries per Page
40
Entries per Page
60
Entries per Page
Showing 105 to 108 of 3,000 entries.
Page
1
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
2
Page
3
Page
4
Page
5
Page
6
Page
7
Page
8
Page
9
Page
10
Page
11
Page
12
Page
13
Page
14
Page
15
Page
16
Page
17
Page
18
Page
19
Page
26
Page
27
Page
28
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
29
Page
30
Page
31
Page
32
Page
33
Page
34
Page
35
Page
36
Page
37
Page
38
Page
39
Page
40
Page
41
Page
42
Page
43
Page
44
Page
45
Page
46
Page
47
Page
48
Page
750
Newsletter ASSERJ
Receba as principais notícias do setor supermercadista e informações exclusivas para associados.
Warning:
You do not have the permission to access the upload fields on this form. Contact the form owner or portal administrator to request the access.
Sem spam. Cancele quando quiser.
Hidden