Skip to Main Content
Join in
PT
EN
ES
A+
A-
News
Super Business Magazine
All Super Business Magazines
Sobre Nós
Institucional
Our History
Board of Directors
ASSERJ Social
Keeping an eye on the garbage
Super Pet
Serviços
Benefits
Orientation Visit
Soluções
Super Business Seminar
ASSERJ Experience
Conecta Varejo
ASSERJ School
SRE Super Rio Expofood
Join us
Contato
Contact us
SAA - Member Service
Work with us
ASSERJ
News
News
Keep up to date with the latest news from the supermarket sector
Search Bar
Relevance
Date
All
Associados em foco
Atualidades
Comportamento & tendência
Conecta
Economia
Indústria em cena
Por dentro da asserj
3,000 Result for
Por dentro da asserj
Nestlé mostra como o food service impulsiona caca vez mais os resultados do setor supermercadista
A decisão de compra é muito influenciada pela experiência. Cerca de 50% das decisões são por impulso
29/10/2025
3,000 Result for
Por dentro da asserj
Descubra como a Kian amplia oportunidades de venda nos supermercados
O canal de autosserviço vem crescendo de forma constante, acompanhando o movimento de conveniência e praticidade que guia o comportamento do consumidor moderno
29/10/2025
3,000 Result for
Por dentro da asserj
Dimas Dantas: "o lucro dos supermercados está nos detalhes". Descubra como!
“Vender barato é fácil; o desafio está em vender bem e com rentabilidade”
29/10/2025
3,000 Result for
Por dentro da asserj
Seara apresenta oportunidades de crescimento no mercado de congelados
Os alimentos congelados crescem de forma consistente desde 2020
29/10/2025
3,000 Result for
Por dentro da asserj
Scantech revela dados e tendências do varejo supermercadista no Seminário Super Negócios 2025
As pessoas estão comprando menos, mas optando por produtos mais caros
29/10/2025
3,000 Result for
Por dentro da asserj
Bernardinho mostra como supermercadistas podem aplicar a cultura da excelência na gestão
O o sucesso — seja no esporte ou nos negócios — é resultado de disciplina, propósito e trabalho em equipe.
29/10/2025
3,000 Result for
Por dentro da asserj
"Queremos trazer o futuro", afirma Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ e da ALAS, na abertura do Seminário Super Negócios
Agradecendo a presença de todos em meio ao atual contexto enfrentado pela cidade do Rio de Janeiro, Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ e da Associação das Américas de Supermercados (ALAS), deu início, na tarde desta quarta-feira, 29 de outubro, ao Seminário Super Negócios, no Riale Brisa Barra Hotel, na Barra da Tijuca. "O trabalho da ASSERJ é deixar o supermercadista trabalhar em paz dentro de uma rotina tão dura", destacou Fábio Queiróz. Em sequência, o presidente da ASSERJ frisou: "É uma grande satisfação abrir mais uma edição do Seminário Super Negócios, um encontro que já se consolidou como referência de conteúdo estratégico para o varejo supermercadista fluminense. A ideia é que vocês adquiram o conhecimento e apliquem no dia a dia. Não vamos ensinar vocês a comprarem e venderem. Nisso vocês já são mestres. O que queremos trazer é o futuro, é a inovação. É o retail media, o 'negócio dentro do negócio', é apresentar formas de aumentar margens, por exemplo". Fábio Queiróz também ressaltou que eventos como o Seminário Super Negócios estão inseridos na missão da ASSERJ, agora amplificada pelo mandato da ALAS: "A ASSERJ nasceu com uma missão muito clara: capacitar, desenvolver e fortalecer o varejo supermercadista do estado do Rio de Janeiro. E neste ano, essa missão atravessou fronteiras, se tornando ainda mais especial. Afinal, agora, a ASSERJ e a Associação das Américas de Supermercados, a ALAS, são um único organismo. Assumir a presidência da ALAS significa levar a nossa voz para as Américas e coloca o Estado do Rio de Janeiro como a única ponte do setor supermercadista do país com o continente. Isso significa que o trabalho que realizamos aqui, que vocês realizam no dia a dia de vocês, ecoará pela América e será inspiração e referência também para outros países". Prosseguindo em seu discurso, o presidente da ASSERJ e da ALAS fez duas ressalvas importantes para os presentes. A primeira, é que o varejo supermercadista não deve esperar a indústria. É preciso tomar a iniciativa e surpreender, como forma de crescimento saudável do setor. Depois, pontuou a necessidade de valorizar os compradores, enquanto profissionais, como uma forma de investimento, não como custo. "É com esse espírito que idealizamos o Seminário Super Negócios deste ano. Pensamos em cada detalhe da programação para entregarmos um encontro feito sob medida para compradores, especialistas em categorias, profissionais de marketing e trade marketing a enfrentar, com mais preparo e mais inteligência, os desafios que surgem todos os dias dentro das lojas, nos escritórios, na negociação com a indústria, na disputa por mercado e na busca incessante por competitividade", salientou Fábio Queiróz. E complementou: "E aqui entra uma das oportunidades mais significativas do nosso setor. O varejo agora é mídia. É uma plataforma de influência e dados. É o 'negócio dentro do negócio'. Detemos o principal ativo da economia digital. Aliás, somos o setor com a informação mais qualificada sobre comportamento de compra e com a maior capacidade de impactá-lo". Após apresentar e detalhar os temas do evento, o presidente da ASSERJ fez um último alerta à plateia: "A loja precisa ser encarada com um único olhar. O olhar do varejista e da indústria precisam ser o mesmo. A loja não é mais um ponto de venda, é um ponto de experiência. É preciso lembrar que a loja é do consumidor. E a hiperpersonalização é a principal exigência do consumidor hoje". "Nosso papel é fazer bem o nosso varejo. Desenvolver o nosso setor. Abastecer a população, essa é a missão de vocês, essa é a missão da ASSERJ", encerrou Fábio Queiróz, apresentando a todos os associados presentes o novo portal da ASSERJ. Um site moderno, responsivo, interativo, pensado para entregar informação de qualidade, facilitar acesso a serviços, aproximar ainda mais o supermercadista de tudo que nossa Associação oferece.
29/10/2025
3,000 Result for
Por dentro da asserj
Insights estratégicos, networking e negócios: por que você deve ir ao Seminário Super Negócios?
O comportamento do consumidor muda constantemente. Em contramão, as gôndolas não aumentam seu tamanho. Ou seja, cada decisão é uma venda. E para ajudar o varejo supermercadista fluminense diante desse cenário, está chegando o Seminário Super Negócios 2025. Confirmado para o dia 29 de outubro, às 14h, no Riale Brisa Barra Hotel, na Barra da Tijuca, o encontro é voltado para compradores e profissionais de marketing e trade marketing, trazendo uma programação cuidadosamente estruturada para impactar diretamente suas rotinas, com conteúdos práticos e aplicáveis às suas atividades. A curadoria do evento foi pensada para abordar de forma estratégica os principais pilares que sustentam a atuação no varejo, desde a análise de mercado até a execução de parcerias com a indústria, garantindo uma visão completa da cadeia de valor. A palestra de abertura do encontro será realizada por Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ e da Associação de Supermercados das Américas (ALAS). Mercado e Tendências Entender o consumidor e a gestão de categorias é o primeiro passo para compor o mix ideal de produtos em cada ponto de venda. Profissionais que conhecem o mercado conseguem antecipar demandas, ajustar sortimentos e garantir que o cliente encontre sempre o que busca. Esse será o objetivo da palestra "Somos todos vendedores: dados que movem o lucro", apresentada por Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech. Lorena Cerqueira, gerente de comunicação e marketing da ASSERJ e responsável pela curadoria do evento, destaca: "O primeiro passo para qualquer decisão estratégica no varejo é entender profundamente o mercado e o comportamento do consumidor. Foi por isso que incluímos esse tema como ponto de partida do Seminário. Queremos mostrar como a gestão de categorias, somada à leitura de tendências, pode transformar o sortimento em uma vantagem competitiva. Nosso objetivo é dar ao comprador e aos profissional de marketing e trade ferramentas para se antecipar às mudanças e montar o mix ideal em cada loja." Pricing Com o mix definido, entra em cena a negociação de preços. O objetivo é oferecer produtos de qualidade com preço estratégicos, alinhando as expectativas do consumidor e a rentabilidade do negócio. Pricing não é apenas colocar um número na gôndola, mas sim aplicar inteligência de mercado, análise de dados e estratégia competitiva. A exposição "O Poder do Pricing: como transformar mix e sortimento em vendas sem depender de ofertas" será conduzida por Dimas Dantas, fundador da Mix Pricing. Lorena Cerqueira reforça: "Ao trazer esse tema para o Seminário, queremos provocar reflexões práticas, mostrando como usar dados e estratégias inteligentes de precificação para negociar com a indústria e entregar exatamente o que o cliente espera, sem comprometer a margem do varejo." JBP x JVC O Seminário também detalha os dois modelos de parceria entre varejo e indústria. O Joint Business Plan (JBP) foca no planejamento estratégico de longo prazo, enquanto o Joint Value Creation (JVC) busca resultados mais imediatos e táticos. O JBP é estruturado em objetivos claros, que incluem metas de crescimento, participação de mercado e inovação conjunta, sempre com uma visão de médio e longo prazo. Já o JVC é mais dinâmico e flexível, voltado a execuções rápidas, como campanhas sazonais, ativações promocionais ou ajustes em categorias específicas. Compreender essas diferenças é essencial para conduzir negociações eficientes e maximizar o impacto do pricing. Mais do que conceitos, eles representam práticas fundamentais no relacionamento diário com a indústria. Aprofundamos ambos para que compradores, marketing e trade tenham clareza sobre papéis, entregáveis e indicadores. 1. JBP O JBP é um plano estratégico conjunto, de médio a longo prazo, que formaliza objetivos, responsabilidades e mecanismos de governança entre varejista e fornecedor. Serve como roteiro para alinhar sortimento, pricing base, metas de volume e margem, investimentos em trade e calendarização promocional. Componentes essenciais: Análise de mercado e consumidor: segmentação, perfil de compra e elasticidades por categoria; Sortimento e gestão de categorias: definição do mix por loja/região; Metas comerciais: volume, market share, penetração de SKUs e margem target; Plano promocional e merchandising de longo prazo: calendarização e co-investimento; Governança: papéis, cadência de reuniões e comitês de revisão; Investimento vs. retorno esperado: projeções de ROI para ações combinadas. A construção do JBP: Diagnóstico conjunto: levantamento de sell-out, participação por segmento e comportamento do cliente; Definição de prioridades estratégicas: categorias foco e SKUs estratégicos; Modelagem financeira: projeção de vendas e impacto no resultado; Plano de execução anual/trienal: campanhas, ativações e pricing base; Acordo operacional: cronograma, entregáveis e cláusulas de governança; Medição e ajuste contínuo: relatórios com KPIs e revisões periódicas. Papel dos profissionais no JBP: Compradores: definem o mix e negociam condições com foco em metas projetadas; Marketing: planeja campanhas de suporte e segmentação de público; Trade Marketing: estrutura a execução no PDV conforme a calendarização. KPIs do JBP: Crescimento de sell-out por categoria/SKU; Market share; ROI dos investimentos em trade; Penetração e conversão por segmento. 2. JVC O JVC é a face tática: ações de curto prazo orientadas à criação de valor mensurável, lançamentos regionais, promoções pontuais, ativações no PDV e campanhas de retail media. Enquanto o JBP indica o "onde" e "por que", o JVC explica o "como" operacional. Componentes essenciais: Testes regionais e lançamentos por grupos; Promoções táticas, combos e cross-sell; Ativações de PDV (displays, degustações); Campanhas de retail media com segmentação por comportamento; Programas de fidelidade e ofertas personalizadas. A construção do JVC: Ciclos rápidos (semanas/meses); Testes A/B para otimizar mensagens e preços; Decisões orientadas por dados reais de sell-out; Foco em métricas imediatas: aumento de vendas, retorno do investimento, velocidade de venda. KPIs do JVC: Aumento de vendas durante a ação; Retorno de investimento das campanhas e do retail media; Conversão por exposição; Velocidade de vendas de SKUs em teste. 3. Diferenças entre JBP e JVC O JBP traz estabilidade e previsibilidade. O JVC entrega agilidade e prova de conceito. Integrados, permitem negociar pricing de forma que o varejo tenha faixas de preço planejadas e a indústria use ações táticas para acelerar penetração e retorno. Na prática, o comprador usa o JBP para estruturar compromissos de longo prazo e o JVC para exigir entregas de curto prazo que comprovem o impacto das negociações. Todos os detalhes serão apresentados por Júlio Mello Gomes, na palestra "JBP x JVC: como o varejo pode assumir o protagonismo nas negociações". A gerente de comunicação e marketing da ASSERJ explica: "Na curadoria, fizemos questão de aprofundar o entendimento sobre JBP e JVC, porque são dois modelos de relacionamento que, muitas vezes, ainda geram dúvidas entre os profissionais. O JBP é o plano estratégico, de longo prazo, que orienta todo o calendário comercial. Já o JVC é a execução prática, de curto prazo, que gera valor imediato e comprova resultados. Nosso papel no Seminário será mostrar como essas duas abordagens se complementam, ditam negociações e fortalecem a parceria entre varejo e indústria." Retail Media O "negócio dentro do negócio" surge como uma nova fonte de renda e ferramenta de mídia, permitindo estratégias conjuntas entre varejo e indústria. Ao integrar retail media às negociações de JBP e JVC, os profissionais podem explorar novas oportunidades de receita e fortalecer campanhas que impactam diretamente o consumidor final. Mais do que um canal de mídia, o retail media representa a evolução da forma como os supermercados podem monetizar dados, influenciar decisões de compra e agregar valor tanto para a indústria quanto para o cliente. Lorena Cerqueira afirma: "Ao incluí-lo na programação, queremos mostrar como essa ferramenta pode se conectar ao JBP e ao JVC, potencializando estratégias conjuntas e trazendo um retorno mensurável para ambas as partes". "O retail media representa um dos maiores avanços do nosso setor nos últimos anos. Ele muda completamente a relação entre varejo e indústria, transformando dados e ativos do supermercado em oportunidades de comunicação segmentada e de geração de receita. Esse tema sempre foi uma bandeira da ASSERJ e coloca o Rio de Janeiro na vanguarda do varejo nacional, mostrando que podemos liderar esse movimento com inteligência e inovação", complementa Fábio Queiróz. Gestão de Categorias Um dos pilares estratégicos do varejo supermercadista moderno, a gestão de categorias permite que cada ponto de venda ofereça o mix ideal de produtos para atender às necessidades do consumidor. Organizar sortimentos, identificar categorias prioritárias e alinhar ofertas com o comportamento de compra do cliente é fundamental e integra todos os temas já mencionados, além de, mais uma vez, ser outro ponto de parceria com a indústria. Profissionais que dominam a gestão de categorias conseguem otimizar espaço em gôndolas, aumentar a rotatividade de produtos e potencializar resultados financeiros. Além disso, a gestão de categorias integra dados de mercado, tendências de consumo e insights dos clientes, criando um ciclo contínuo de ajustes e melhorias no mix de produtos. Essa abordagem permite que compradores e profissionais de marketing tomem decisões mais assertivas, antecipem demandas e fortaleçam a experiência de compra. Compreender totalmente a transformação da gestão de categorias em uma vantagem competitiva, tornando cada gôndola uma oportunidade de lucro e fidelização do cliente, será o grande tema da palestra "Do sortimento à execução: como o gerenciamento por categoria transforma o mix em resultado", apresentada por Michel Jasper, especialista em varejo e fundador da Web Jasper. Cases da Indústria Além das discussões teóricas, grandes indústrias do setor supermercadista apresentarão cases reais, demonstrando como a união entre varejo e indústria gera resultados concretos e sustentáveis. Dentre as marcas presentes estão: Seara, Kian e Nestlé. Lorena Cerqueira destaca: "A teoria só faz sentido quando se conecta com a prática. Por isso, convidamos grandes indústrias do setor para apresentar cases reais, que comprovam o impacto positivo da união com o varejo. Esses exemplos vão mostrar de forma clara como as estratégias discutidas no Seminário se traduzem em resultados no dia a dia, oferecendo um caminho seguro para que cada profissional leve aprendizados aplicáveis para a sua rotina." Keynote O keynote da edição será Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei do Brasil, que compartilhará insights sobre liderança, trabalho em equipe e estratégias vencedoras, aprendizados diretamente aplicáveis ao ambiente corporativo e às relações de parceria no varejo, na palestra "A Cultura da Excelência". A gerente de comunicação e marketing da ASSERJ comenta: “Ter o Bernardinho como keynote desta edição é uma honra para nós. Ele é um dos maiores líderes do Brasil, e seus ensinamentos sobre disciplina, estratégia e trabalho em equipe dialogam diretamente com o que vivemos no varejo. Assim como no esporte, nosso setor precisa de foco, sinergia e planejamento para alcançar grandes resultados. Tenho certeza de que sua participação será um momento de inspiração e transformação para todos os presentes." SSN: uma experiência completa O Seminário Super Negócios 2025 promete ser uma experiência completa, reunindo conhecimento estratégico, boas práticas e networking qualificado para impulsionar os resultados de compradores, profissionais de marketing e trade marketing do varejo supermercadista. O presidente da ASSERJ conclui com um convite especial: "O Seminário Super Negócios é hoje um dos eventos mais importantes da nossa agenda anual. Nichado, ele foi pensado para oferecer aos profissionais de compras, marketing e trade marketing não apenas conhecimento, mas também inspiração, networking de altíssimo nível e oportunidades de excelentes negócios com a indústria. Quero reforçar o convite a todos os associados da ASSERJ: participem, tragam suas equipes, aproveitem essa chance única de atualização e conexão. Juntos, podemos fortalecer ainda mais o setor supermercadista do Rio de Janeiro e consolidar nosso papel de protagonistas na transformação do varejo".
28/10/2025
1
...
12
13
14
...
375
8 Entries
4
Entries per Page
8
Entries per Page
20
Entries per Page
40
Entries per Page
60
Entries per Page
Showing 97 to 104 of 3,000 entries.
Page
1
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
2
Page
3
Page
4
Page
5
Page
6
Page
7
Page
8
Page
9
Page
10
Page
11
Page
12
Page
13
Page
14
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
15
Page
16
Page
17
Page
18
Page
19
Page
20
Page
21
Page
22
Page
23
Page
24
Page
25
Page
26
Page
27
Page
28
Page
29
Page
30
Page
31
Page
32
Page
33
Page
34
Page
375
Newsletter ASSERJ
Receba as principais notícias do setor supermercadista e informações exclusivas para associados.
Warning:
You do not have the permission to access the upload fields on this form. Contact the form owner or portal administrator to request the access.
Sem spam. Cancele quando quiser.
Hidden