Pesquisa revela os horários preferidos dos consumidores em supermercados, saiba mais

Levantamento foi realizado com consumidores que usufruem do cartão benefício de alimentação e descreveu padrões de consumo peculiares

A Alelo, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), publicou uma pesquisa revelando que 73% dos consumidores que usufruem do Cartão de Alimentação realizam suas compras no período da tarde (entre 12h e 18h) e da noite (18h e 0h), divididos em 42% e 31%, respectivamente. Apenas 27% dos trabalhadores usam as manhãs (das 6h até 12h) para essas atividades.

A pesquisa ainda apontou que há uma concentração em dois momentos do dia: em torno de 12h (7,2% das transações) e, especialmente, por volta das 18h (12,2%). Somado o pico de transações por horário, o período entre 16h e 19h, durante a semana, concentra 39,8% das transações com benefício alimentação em supermercados.

Já aos finais de semana, 39% das transações ocorrem pela manhã, sendo uma concentração entre 10h e 12h, acompanhada de uma estabilização em patamar mais distribuído no decorrer do período vespertino (variando entre 5,8% e 7%), mas ainda, importante em volume, com 43% distribuídos ao longo da tarde. A partir das 18h, as transações passam a declinar independentemente do recorte selecionado.

Segundo Daniel Martins, superintendente de estratégia de dados e inteligência artificial da Alelo, há uma proporção relativamente menor de transações efetivadas no período noturno nos fins de semana, “esse comportamento pode ser explicado porque as famílias preferem (ou podem) antecipar suas compras para as manhãs livres no final de semana”, afirmou.

Supermercados podem mapear essas atividades

A pesquisa ainda apontou que os consumidores brasileiros tendem a realizar as “compras semanais” e as “compras do mês”, aos finais de semana, tendo em vista a disponibilidade da rotina e o comparativo de preços disponível no mercado. Sobre isso, Daniel pontua que o consumidor tem preferido a parte da manhã.

“Esse é um hábito comum ao brasileiro, que costuma ir, aos fins de semana, com a família para compras mais volumosas de abastecimento mensal, e separa as manhãs para isso – aos fins de semana, 39% das transações via Benefício Alimentação ocorrem pela manhã, sendo uma concentração entre 10h e 12h”, afirmou.

Na visão do estrategista de dados, os supermercados podem usar isso para elaborar melhores ofertas aos finais de semana, “por exemplo, as refeições prontas, produtos perecíveis e outros itens de consumo considerados itens de reposição, podem ser alvos de ofertas e compra rápida durante a semana, entendendo que o consumidor desses itens são, em sua maioria, indivíduos encerrando o expediente, sem intenção de fazer grandes compras”, comentou.

Outra alternativa é proporcionar promoções de “pague um, leve dois” ou similares aos praticados no atacado, feitas exclusivamente aos finais de semana, onde os brasileiros assumem uma maior probabilidade de gastarem mais com as possíveis “compras de mês”.

Por Publicado em: 20 de setembro de 20240 Comentários