ChatGPT da Ypê: assistente virtual tira dúvidas sobre cuidados com a casa

Batizada de Yara, inteligência artificial da marca de limpeza doméstica conversa com o consumidor e está disponível de forma gratuita no site da empresa

Cada vez mais presente no varejo supermercadista, a inteligência artificial (IA) também é uma aposta da indústria para revolucionar a forma como os consumidores interagem com produtos e marcas.

Em uma estratégia para fortalecer a conexão com os consumidores, a Ypê desenvolveu uma IA generativa dedicada a oferecer dicas e solucionar dúvidas sobre cuidados com a casa. Batizada de Yara, a assistente virtual é baseada na tecnologia do ChatGPT e está disponível no site da empresa de limpeza doméstica de forma gratuita e, em breve, no aplicativo.

Ao interagir com a tecnologia, os usuários podem receber orientações, por exemplo, sobre como remover manchas de vinho de uma toalha de mesa, aprender truques para limpar janelas sem deixar marcas e até receber conselhos sobre a manutenção de eletrodomésticos.

Segundo Alexandre Gyurkovits, diretor digital, canais especiais e de negócios globais da Ypê, trata-se de uma iniciativa que integra o projeto de transformação digital da companhia. O objetivo é aprimorar o relacionamento com o cliente, fortalecendo a percepção de inovação associada à marca.

“No passado, as grandes indústrias e varejistas focavam muito em blogs e conteúdos específicos para que o consumidor encontrasse informações detalhadas. Com a IA, conseguimos reduzir ainda mais o esforço e o tempo de resposta para perguntas pontuais”, diz.

E acrescenta: “Um dos objetivos da Ypê é atender o consumidor de maneira rápida e prática, oferecendo dicas e soluções para problemas domésticos, seja na limpeza da casa, lavagem de roupas ou até mesmo em assuntos institucionais da companhia”.

Como funciona a Yara

Desenvolvida pela agência Zmes, a Yara foi treinada a partir de milhares de informações coletadas ao longo dos anos por meio das interações dos consumidores com a marca Ypê, seja por meio de blog, call center, site de perguntas e respostas, ou de outros canais.

O lançamento da Yara representa apenas uma frente no processo de digitalização da companhia. Os canais digitais também assumirão um papel mais preponderante nas estratégias de marketing e vendas. Nos próximos meses, estão previstas ainda outras inovações que serão introduzidas ao mercado.

Por Publicado em: 23 de julho de 20240 Comentários