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Público jovem: a indústria está fazendo a sua parte! Supermercadistas podem, e devem, surfar essa onda!

28/08/2025 • Última actualización 3 Meses

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Criar vínculos com o consumidor é um desafio tanto para o varejo supermercadista, quanto para as indústrias. E foi focando nessa questão que a Kellanova, responsável pela marca Pringles, a Sadia e a General Mills, dona da Yoki, investiram em lançamentos que vão além do sabor. Com objetivo de se conectar com o público jovem, as marcas apostaram em edições especiais de seus produtos inspiradas em universos de forte apelo cultural e de vivência visceral pelos fãs, como a série Stranger Things, da Netflix, e o jogo League of Legends, um dos mais populares do cenário global de eSports.

Ações da Kellanova

Pringles Stranger Things - Indústria e público jovem

Entre as novidades da Pringles, estão os sabores Upside Down Bacon (bacon caramelizado) e Upside Down Steak (carne defumada com alho), desenvolvidos em parceria com a Netflix e sugestionados pelo famoso "Mundo Invertido" de Stranger Things. Já no universo gamer, a marca trouxe os sabores Chicken Oriental e Spicy Mayo, inspirados, respectivamente, nas personagens Leona e Mel, ambas de League of Legends. Além disso, a Pringles também ampliou seu portfólio com edições que valorizam sabores habituais de pizzas muito consumidas pelos brasileiros, como Calabresa, Marguerita e Portuguesa.

Pringles LOL - Indústria e público jovem

"Na Kellanova, acreditamos que inovação vai além de novos produtos — ela está em criar experiências que conectam marcas e comunidades de forma autêntica. E foi exatamente isso que fizemos com a campanha de Pringles em parceria com a Riot Games e o League of Legends, através do maior campeonato de esportes eletrônicos no Brasil. E tem mais: lançamos dois sabores em edição limitada — Spicy Mayo e Chicken Oriental — inspirados em personagens do LoL e pensados para surpreender o paladar dos gamers. As latas colecionáveis com Leona e Mel formam o duo perfeito para quem vive intensamente cada partida. Essa campanha reforça nosso compromisso com a inovação e com a escuta ativa dos consumidores. Pringles não é só um snack, é parte da rotina gamer, da cultura pop e das conversas que importam", afirma Alberto Raich, vice-presidente e gerente geral da Kellanova no Brasil.

Carlos Silva, CEO @‌Go Gamers, analisa: "Falar sobre hábitos de consumo do gamer é ir além do jogo, pois não podemos analisar apenas as horas dedicadas no gameplay, já que a experiência do gamer não se resume apenas a isso. Quando olhamos além, nós descobrimos muitos hábitos de consumo que nem sempre são evidentes, já que o jogador tem uma rotina e um cotidiano como diversas outras pessoas. O gamer gosta de ir na academia, tem pets, gosta de ir em restaurantes, assiste TV aberta e também come e bebe enquanto joga".

Aposta da Sadia

A Sadia também apostou na conexão com o mundo gamer, expandindo sua presença nesse cenário trazendo novidades para as linhas Hot Pocket e Hot Bowls, inspiradas em personagens de League of Legends. Entre os lançamentos, três fazem parte da linha Hot Pocket: X-Burguer Darius, Cheddar Leona e X-Frango Ashe. Já na Hot Bowls, a estrela é o Macarrão com Mini Almôndegas Mel.

Sadia LOL - Indústria e público jovem

"Essa parceria da Sadia e League of Legends, na minha visão, tem como um dos objetivos entregar um produto que já faz parte do dia a dia do jogador mas com o forte apelo dos personagens de LOL. Para termos uma ideia, 93,8% dos jogadores consomem hamburgueres com certa frequência, mas outros produtos também estão concorrendo nessa preferência como pizzas, massas, salgadinhos e etc. Então, ao criar um produto direcionado você fortalece a sua presença. Para fechar, 69,8% dos gamers brasileiros preferem comprar produtos de marcas que apoiam eventos, campeonatos e atletas no mundo dos eSports e temos diversos setores com muito potencial para se conectar com o consumidor de games", destaca Carlos Silva.

E para aproveitar o Dia do Games, comemorado nesta sexta-feira, 29 de agosto, a Sadia surpreendeu os gamers com uma ação específica para a data. A marca está desafiando os fãs de League of Legends na rede social X a desvendarem enigmas inspirados no jogo. Os participantes que apresentaram as respostas corretas, até às 23h59 de amanhã, ganharão cupons para receber gratuitamente um Hot Pocket edição LoL em casa, por meio de uma parceria com o iFood. Além disso, jogadores atingirem nota S+ no LoL podem postar o print marcando a Sadia com a hashtag #SeuGamePedeSadia, e em troca ganharam cupons de produtos no iFood. A marca ainda promoveu lives com gamplays de jogadores.

“A Sadia não entra em um território só para fazer barulho e sair. Quando a gente escolhe estar em um universo, é para criar conexão de verdade e fazer parte da rotina da comunidade. O patrocínio a LTA Sul é isso na prática: queremos dar visibilidade para o fandom com ações que falem a língua dos gamers – como o Dia do Gamer. Apesar de a data existir há anos, quase ninguém a celebrava. Então, resolvemos criar o ‘game-office’, um momento para os players curtirem com seus squads, sempre com um Hot Pocket quentinho do lado”, conta Luciana Bülau, gerente executiva de Marketing da Sadia.

Yoki insere entretenimento sensorial no consumo

Yoki Stranger Things - Indústria e público jovem

A Yoki também mergulhou na aproximação com o público jovem, com a edição limitada da pipoca temática de Stranger Things. Com visual diferenciado, o lançamento conta, inclusive, com experiência sensorial inspirada no "Mundo Invertido" da série. O grande diferencial está na cobertura com efeito congelante, um sabor misterioso, e um corante que pinta a língua do consumidor, mesclando diversão, suspense e cultura pop.

Conecta Varejo também destacou esse movimento!

O Conecta Varejo, nosso palco no Rio Innovation Week, já havia destacado a necessidade de ter muita atenção aos hábitos da Geração Z: "Não adianta criar conteúdo para impressionar se isso não se traduz em verdade no ponto de contato com o cliente", alertou Flávia Molina, CMO da Camil.

Atenção, supermercadista: essas estratégias podem inspirar novos movimentos

Mais do que simplesmente explorar modismos, as estratégias da Kellanova e da Sadia reforçam uma tendência importante no comportamento do consumidor: não basta recorrer a estereótipos com campanhas desconectadas da realidade do público em questão, é necessário criar vínculos genuínos por meio de experiências de valor percebido. Simplesmente comunicar detalhes do produto não é mais suficiente, é preciso se associar a universos que já fazem parte do dia a dia e da identidade do consumidor. Dessa forma, se amplia relevância, fortalece a marca e preserva autenticidade.

Esses movimentos das grandes indústrias também são um sinal de alerta para o nosso setor: inovar no diálogo com os novos hábitos de consumo é fundamental. Ao buscar inspiração em universos como os games e a cultura pop, as marcas mostram que é possível criar vínculos mais profundos, oferecendo produtos ligados à experiências que geram identificação e fortalecem laços. Para o varejo supermercadista, é essencial enxergar o consumidor como protagonista de novas dinâmicas de compra, oferecendo experiências relacionadas a estilos de vida, ampliando o relacionamento entre marca e cliente.

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