futebol-americano.png

O que o Futebol Americano tem a ver com o seu supermercado?

15/09/2025 • Atualizado pela ultima vez 2 Meses

futebol-americano.png

O futebol americano vem conquistando cada vez mais espaço no Brasil, especialmente após a emocionante partida entre o Kansas City Chiefs e o Los Angeles Chargers, realizada em São Paulo, no início de setembro. Mas você sabia que o Brasil é considerado pela National Football League (NFL) um dos principais mercados para captação de novos fãs e geração de receitas?

E essa tendência não é só esportiva: ela representa oportunidades reais para o varejo supermercadista. Promoções temáticas, kits especiais, experiências de consumo durante os jogos e ações de marketing alinhadas ao campeonato podem atrair novos clientes, aumentar o ticket médio e fortalecer a relação com o público. Ou seja, o futebol americano não está apenas nos campos — ele também pode entrar nas gôndolas do seu supermercado.

Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM, explica que o crescimento do futebol americano no Brasil abre oportunidades únicas para redes supermercadistas. "A NFL não é apenas um espetáculo esportivo, mas também uma plataforma para engajar consumidores, criar promoções temáticas e aumentar o ticket médio com experiências alinhadas aos grandes jogos", explica.

De olho nesse nicho, a patrocinadora oficial da NFL, Perdigão Na Brasa, criou para os fãs da liga uma edição limitada de embalagens. A iniciativa apresenta embalagens comemorativas de produtos com a identidade de times da liga, visando uma conexão maior com os torcedores e destacando a sinergia de seus produtos com ocasiões de torcida. São 8 embalagens especiais para a linha, disponíveis a partir de setembro nos principais pontos de venda do país.

Para o lançamento, a marca realizou a seleção a partir de um cruzamento entre a base de fãs da NFL no Brasil e a popularidade das franquias, chegando aos oito times com as maiores torcidas no país: Buffalo Bills, Dallas Cowboys, Green Bay Packers, Kansas City Chiefs, Philadelphia Eagles, Pittsburgh Steelers, San Francisco 49ers e Seattle Seahawks.

“O Brasil hoje representa a segunda maior base internacional de fãs da NFL, com mais de 40 milhões de brasileiros apaixonados pelo esporte. Entre eles, 67% têm uma percepção mais positiva das marcas que investem nesse universo e 64% demonstram maior disposição para consumir produtos e serviços de patrocinadores. É nesse cenário estratégico que lançamos as novas embalagens de Perdigão Na Brasa em parceria com a NFL no Brasil, uma iniciativa que nasce da escuta ativa do público e apresenta uma curadoria de produtos com identidade renovada, promovendo uma conexão genuína com os consumidores”, afirma Marina Secaf, gerente executiva de Marketing da Perdigão.

NFL em São Paulo domina redes sociais - Dados do Comscore Social revelam que o evento gerou 78 milhões de visualizações de vídeos e 6,1 milhões de ações (reações, comentários, compartilhamentos e curtidas) nas plataformas Facebook, Instagram, X e TikTok.

O TikTok foi a plataforma que mais concentrou interações, respondendo por 52% do total, seguido pelo Instagram, com 45%. Facebook e X tiveram participação minoritária. Perfis brasileiros foram os grandes protagonistas: 6 dos 10 posts mais engajados foram em português. O canal CazéTV liderou a audiência no YouTube, com 9,5 milhões de visualizações na transmissão do jogo completo.

"Os números reforçam o crescimento do interesse pelo futebol americano no Brasil e o poder de influência de criadores de conteúdo locais para impulsionar o engajamento de grandes eventos esportivos", analisa Rafael Goes, especialista de marketing da Comscore.

  • no-related-news