carrinho-de-supermercado-asserj.avif

No Brasil, 63% dos consumidores priorizam compras em lojas físicas. Confira outros comportamentos de consumo!

14/10/2025 • Atualizado pela ultima vez 1 Mês

carrinho-de-supermercado-asserj.avif

Um levantamento da Neogrid mostra que, para 43% dos consumidores, caminhar pelos corredores e encher o carrinho é um momento prazeroso e quase terapêutico. Já 34% encaram a tarefa como uma obrigação e 8% a consideram estressante, revelando que a experiência de compra divide opiniões.

O estudo “Consumo em Tempos de Inflação e Repriorização”, realizado em parceria com o Opinion Box, referência em tecnologia para pesquisa de mercado e experiência do cliente, mostra também que a maioria da população (64,3%) compra exclusivamente em mercados físicos. Apesar dos avanços na digitalização, 31,4% adotam um modelo híbrido - combinando lojas físicas e online - e apenas 4,3% realizam suas compras exclusivamente pela internet.

Diante desse cenário, compreender os diferentes perfis, comportamentos e canais de compra é essencial para que varejistas consigam planejar melhor suas ações no ponto de venda.

“Quando entendemos como, onde e com que frequência o consumidor faz suas compras, conseguimos direcionar melhor os esforços no varejo. Transformar esses dados em decisões práticas, como ajustar sortimento, preços e promoções de acordo com a realidade de cada loja, é o que garante relevância na gôndola e gera percepção de valor para o shopper”, explica Tiago Senna, líder de varejo na Neogrid.

Supermercado deixa de ser compra mensal e vira compromisso semanal

A pesquisa aponta ainda uma mudança no tradicional hábito de grandes idas mensais, com só 12% dos consumidores concentrando suas compras em uma única vez no mês. Hoje, o supermercado faz parte da rotina semanal de 33% dos brasileiros, que visitam as lojas uma vez por semana, enquanto 29% vão mais de uma vez nesse período. Já 25% preferem o intervalo de quinze dias para repor sua despensa.

Por fim, o estudo retrata ainda os diferentes perfis de companhia para executar essa tarefa, com 37% dos entrevistados acostumados a ir sozinhos(as), 29,5% com o(a) parceiro(a), 15,2% com colegas ou amigos, 9,6% com familiares próximos e 8% com outros parentes.

  • no-related-news