
Faturamento de R$2,4 bilhões: essa é a meta do Grupo Barcelos para 2025. Quer saber a meta de 2026? ASSERJ te conta!

Na noite desta terça-feira, 15 de julho, o Teatro Trianon, em Campos dos Goytacazes, foi palco da celebração dos 40 anos do Grupo Barcelos. O evento reuniu parceiros, colaboradores e representantes da indústria para comemorar a trajetória da rede supermercadista que nasceu no interior do Rio de Janeiro e hoje se consolida como uma das principais do estado.
Durante a cerimônia, o CFO do grupo, Lucas Barcelos, destacou os planos ousados para os próximos anos. “Nossa meta para 2025 é chegar a 25 lojas e atingir um faturamento de R$ 2,4 bilhões. Em 2026, queremos alcançar 28 lojas e faturar R$ 2,8 bilhões. O objetivo final é crescer nossa rede em 35% até o fim de 2026”, afirmou.
O executivo lembrou que a expansão já começou com uma nova unidade, que foi recentemente inaugurada em Rio das Ostras, "e outra será aberta em breve em Grussaí, distrito de São João da Barra", anunciou.
Lucas também reforçou o propósito do grupo de ser mais do que um ponto de venda. “Queremos fazer parte da vida das pessoas e ser o principal destino de compras nas cidades onde atuamos. Vamos seguir fortalecendo a marca Barcelos, ampliando o Barcelos Atacado e o conceito do Green Marché, que é um dos pilares da nossa diferenciação.”
Outro foco da companhia está no aumento da participação de mercado. Em 2026, a meta é atingir 6% de share no Estado do Rio de Janeiro. "Neste ano, queremos chegar a 4,9%."
Parceiros - Atualmente, os principais parceiros comerciais do grupo Barcelos são: Seara (3,2% de participação nas vendas), BRF (3,91%), Unilever (3%), Coca-Cola (2,5%) e Nestlé (2,3%).
40 anos em movimento - Com uma base de 430 mil clientes e entre 1 milhão e 1,5 milhão de tickets mensais, o Grupo Barcelos reafirma seu compromisso com o crescimento sustentável. “Nada disso seria possível sem nossos colaboradores e nossos parceiros. São eles que fazem a engrenagem funcionar todos os dias”, destacou o sócio fundador, Joilson Barcelos.
Já Licínio Barcelos, também sócio fundador, emocionado disse que o Grupo Barcelos chega aos 40 anos com os olhos voltados para frente. "Temos a ambição de tornar a marca uma referência cada vez mais forte no varejo supermercadista do estado."
Grupo Barcelos anuncia plataforma de compras via WhatsApp com inteligência artificial
Durante a celebração dos 40 anos do Grupo Barcelos, o diretor comercial do grupo, Gabriel Barcelos, anunciou uma inovação que promete transformar a experiência de compra dos consumidores: o lançamento de um chatbot com inteligência artificial integrado ao WhatsApp, homologado pela Meta.
A novidade marca a entrada oficial do grupo no universo das compras automatizadas por aplicativo de mensagem. O projeto será lançado inicialmente de forma piloto, mas com potencial de escalar para todo o estado do Rio de Janeiro.
“Nesse evento, a gente está lançando o chatbot, a plataforma de compra online via WhatsApp. Vai ser um dos lançamentos homologados pela Meta, a nível Brasil. A gente está muito feliz com esse lançamento que vamos apresentar aqui hoje”, anunciou o diretor comercial do grupo, Gabriel Barcelos.
O recurso permitirá que o cliente monte sua lista de compras diretamente pelo WhatsApp, com comandos de texto ou até por áudio. Segundo Gabriel, a proposta vai além da automação: ela inclui funcionalidades que devem ser liberadas em etapas, como o uso de inteligência artificial generativa para interpretar pedidos e montar automaticamente o carrinho de compras.
“Vai ser uma inovação muito grande, porque a gente está não só trazendo a inteligência artificial para dentro do modelo de compra, mas também vamos apresentar outras inovações ao longo do projeto. Uma delas é a inteligência artificial generativa: você vai mandar um áudio falando o que quer e o sistema já monta o carrinho pra você. Ou então envia a lista de compras por foto, e o carrinho será criado automaticamente”, explicou.
Apesar do lançamento ser tratado como piloto, o executivo acredita no impacto positivo da solução para o setor supermercadista fluminense: “No início, vamos fazer algo mais restrito, porque ainda não sabemos o tamanho que isso pode atingir no varejo supermercadista. Mas com certeza, acho que isso vai trazer um impacto muito positivo dentro do estado do Rio de Janeiro”, destacou Gabriel.
A iniciativa acompanha uma série de investimentos que o Grupo Barcelos tem feito em tecnologia, mirando a digitalização da experiência de compra e o aumento da fidelização dos clientes.
Indústria prestigia os 40 anos do Grupo Barcelos
A comemoração reuniu importantes parceiros da indústria, que fizeram questão de prestigiar o evento e destacar a relevância da rede para o crescimento conjunto nos últimos anos.
Maicon Barbosa, gerente comercial de alimentos preparados da Seara, ressaltou a solidez da parceria com o grupo e o papel estratégico da rede no desenvolvimento da marca na região. “O Grupo Barcelos é sinônimo de crescimento para a Seara. Assim como a rede vem se expandindo nos últimos 15 anos, a Seara também evoluiu, tornando-se protagonista dentro desse movimento. Estar presente nas lojas Barcelos, especialmente no Norte Fluminense, é a prova de que estamos no caminho certo”, afirmou.
A BRF também marcou presença, representada por Leonardo, supervisor da companhia, que destacou os bons resultados ao longo dos sete anos de parceria com a rede, especialmente no interior do estado, e agora também com a chegada à capital. “A expectativa é de seguir crescendo juntos pelos próximos 40 anos”, disse.
A presença de grandes players da indústria reforça a relevância do Grupo Barcelos como uma das principais redes supermercadistas do interior do Rio de Janeiro e seu papel fundamental no fortalecimento da cadeia de abastecimento e desenvolvimento do varejo regional.
Parabenizamos e desejamos muito sucesso à rede e a todos os seus colaboradores
Notícias relacionadas
-
Associados em foco
-
Associados em foco
Cuidar de gente é cuidar da operação! Rede Market promove ação exclusiva para colaboradores
-
Associados em foco
Serra Azul transforma experiência de compra em sonho com campanha de Natal
-
Associados em foco
Como Prezunic uniu cervejas especiais, Black Friday e futebol?

