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Bom estado das embalagens! O cliente está de olho. Vem saber!

21/07/2025 • Atualizado pela ultima vez 4 Meses

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O processo de decisão de compra envolve inúmeros fatores para os clientes. Alguns são mensuráveis, outros não. Uns podem ser influenciados, outros não. Mas um desses fatores que o supermercadista tem total controle é: a apresentação das embalagens. Segundo recente pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFEC/RJ), os consumidores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro estão cada vez mais criteriosos na hora da decisão de compra e as embalagens desempenham papel essencial nessa deliberação.

De acordo com o levantamento, 83,7% dos consumidores afirmam verificar o estado da embalagem antes de finalizar uma compra. Esse dado revela não apenas um traço de comportamento mais atento por parte de clientes, mas também um importante alerta para o setor supermercadista, apresentando a embalagem como um fator de conversão ou de perda.

Atenção e logística: conserve embalagens e evite perdas nas vendas

A embalagem é muito mais do que apenas um invólucro de proteção física para os produtos. O consumidor moderno é mais exigente e relaciona impacto visual com confiança. Para o varejo supermercadista, isso significa que o cuidado com a embalagem não é uma mera questão estética, mas um critério decisivo de venda. Ela se tornou sinal de qualidade e também de cuidado da loja com o cliente. Itens bem cuidados demonstram ao público uma preocupação com a impressão do consumidor. Produtos com embalagens amassadas, sujas, rasgadas ou violadas de alguma forma são cada vez mais rejeitados, o que pode criar outro problema, além da mácula na experiência do cliente, a geração de perdas.

"A embalagem de um produto não apenas protege esse produto. Ela fornece informações importantes, atrai a atenção e comunica valor. Embalagens ajudam inclusive o consumidor a facilmente identificar o produto de sua marca favorita. Por isso, esse item não passa desapercebido durante o momento da compra e pode influenciar diretamente a experiência do consumidor", frisa Thaysa Nascimento, professora e pesquisadora do Centro de Estudos em Consumo do Coppead/UFRJ.

O coordenador de Prevenção e Perdas do Grupo Barcelos, Joziel Santos de Almeida, destaca: "Hoje uma das principais características dos produtos são as embalagens, pois, na verdade, é o cartão postal de apresentação. Quando os nossos olhos observam uma embalagem bonita, perfeita e em ótimo estado de conservação, chama logo a atenção. É assim com os consumidores. Mas para isto ser possível é importante mantê-las em bom estado de armazenamento, gôndolas limpas, se forem produtos refrigerados manter na temperatura ideal, e, lógico, expor estes produtos de forma apresentável e atrativa no PDV, para que chame atenção dos clientes".

Esse cenário traçado pela pesquisa apresenta um desafio para os supermercadistas: como manter controle de exposição, atrair clientes e preservar embalagens em toda jornada do produto, do recebimento ao checkout, evitando perdas?

A professora Thaysa reforça: "Um produto que esteja em uma embalagem deteriorada de alguma forma acende o alerta no consumidor e ele tende a pegar outra opção. Alguns fatores ajudam a entender esse tipo de comportamento. O primeiro deles é a segurança. Em casos de troca, por exemplo, produtos em embalagens com algum tipo de defeito podem ser mais difíceis de serem trocados. No caso de alguns produtos alimentícios, como creme de leite por exemplo, a embalagem estufada pode sinalizar que o produto não está com sua qualidade habitual. Outro fator importante é a reciclagem. Alguns consumidores já fazem a separação adequada de seus lixos, embora esse ainda seja um movimento em crescimento no Brasil. Além disso, muitas pessoas gostam de reaproveitar embalagens para fins artesanais, por exemplo. Por fim, podemos apontar a credibilidade. Uma embalagem em perfeito estado comunica para o consumidor que a marca por ele responsável tem cuidado e se importa com o que consumidor vai levar para a casa. Uma embalagem em perfeito estado, portanto, comunica valor ao consumidor, passando a ele a imagem de que o produto está com sua qualidade habitual garantida".

"É preciso controle e atenção, ainda mais quando trabalhamos com margens tão apertadas, como é o caso dos supermercados. Assim, evitaremos perdas de margem, perdas dos produtos, para alcançarmos uma lucratividade maior. Por aqui na empresa que trabalho estamos com o percentual de perda, em média, de 1,37% sobre o faturamento líquido! Até mesmo porque se o supermercado alcançar um Ebtida abaixo de 4% do resultado, não é uma empresa atrativa para atrair novos investidores", pontua Joziel.

Para corresponder ao novo comportamento do consumidor, preservar embalagens e reduzir eventuais perdas é preciso treinar equipes para manusear produtos com cuidado e atenção à aparência, adotar rotinas de inspeções para checagem de itens, estabelecer uma logística cuidadosa de transporte desde o fornecedor até a gôndola e analisar estratégias de exposições inteligentes, valorizando rótulos, mas ao mesmo tempo considerando suas especificidades.

A pesquisadora alerta: "Que tipos de ponto de atenção o varejo supermercadista, por exemplo, precisa ter? Para os varejistas é importante ter em mente que as embalagens em bom estado comunicam cuidado com aquele produto e com a experiência do cliente. Por isso, é crucial buscar proteger o produto para entregá-lo ao consumidor em perfeito estado. Isso significa proteger o produto inclusive de fatores externos, como umidade e exposição solar. O cuidado com embalagens também pode facilitar as operações logísticas, promovendo maior facilidade de armazenamento, reposição e manuseio. Evite, por exemplo, colocar produtos empilhados dentro de carrinhos para comunicar promoções. Isso gera ao consumidor a sensação de que esses são produtos esquecidos ou que estão com algum problema. Evitar exibir produtos com embalagens danificadas ajuda na comunicação visual e no aumento da atratividade do consumidor. O cuidado com a embalagem também pode reduzir custos relativos à possíveis devoluções por parte do consumidor".

Outros comportamentos

A pesquisa do IFEC/RJ também mostra que 87,4% dos entrevistados checam o prazo de validade dos produtos e 88,1% pesquisam preços antes de decidir pela compra, reforçando o perfil de um consumidor mais atento a detalhes e mais exigente.

O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 9 de julho com 959 entrevistados.

A ASSERJ reforça a importância da atenção à experiência do cliente e incentiva todos associados a adotarem práticas que reduzam perdas e aumentem a satisfação do consumidor quando o tema for embalagem!

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