Acelera-Cencosud-4.jpeg

Apostar em talentos internos é investir no futuro! Cencosud Brasil reforça formação de "lideranças da casa"

05/09/2025 • Atualizado pela ultima vez 3 Meses

Associados em foco
Acelera-Cencosud-4.jpeg

Investir em pessoas é investir no futuro. É exatamente com essa visão que a Cencosud Brasil, dona do Prezunic, associado da ASSERJ, estrutura uma série de iniciativas voltadas para capacitação e desenvolvimento interno de lideranças. Um desses movimentos é o Programa Acelera, uma mentoria própria iniciada há três anos, que promove a formação de líderes por meio da troca de experiências entre mentor e mentorado. A grande diferença da ação é que todos os envolvidos fazem parte do dia a dia da organização.

"O programa Acelera tem como proposta desenvolver líderes internos por meio de uma mentoria estruturada, promovendo uma cultura de aprendizagem contínua, aprimoramento de habilidades de liderança e potencialização de talentos. Nosso propósito é alavancar talentos, impulsionar carreiras e promover o crescimento pessoal e profissional dos nossos líderes, fortalecendo nossa cultura de aprendizagem e inovação para alcançar resultados cada vez mais estratégicos e impactantes. O programa teve início em 2022 e desde então vem evoluindo com o envolvimento de líderes de diferentes áreas da companhia", destaca a rede.

O Acelera faz parte de uma estratégia ampla de gestão de pessoas da Cencosud para valorizar talentos internos, reforçando a importância de formar lideranças preparadas para os desafios do varejo supermercadista e já inseridas no contexto da rede, fortalecendo ainda mais a cultura organizacional. O objetivo final, além do desenvolvimento de colaboradores, é evidente: garantir engajamento, alinhamento e resultados consistentes.

Como funciona

Acelera Cencosud 1 - investir no futuro

O programa é estruturado em um pilar central, a mentoria que conecta líderes experientes a profissionais em desenvolvimento. O formato permite a construção de um espaço saudável de aprendizagem contínua, troca de vivências, aprimoramento de habilidades e potencialização de talentos. A rede explica com mais detalhes a configuração da iniciativa: "A seleção dos mentores é realizada com base no perfil de liderança, experiência e disponibilidade, que tenham desejo de compartilhar conhecimento e sua experiência vivida e que buscam aprender e desenvolver competências de coaches e facilitadores. Já os mentorados são pré-selecionados com base em critérios de performance e perfil. Após esse filtro inicial, passamos para uma banca composta por líderes do RH da Cencosud Brasil. A divisão das duplas é feita de forma a alinhar competências, objetivos de desenvolvimento e complementaridade, sempre visando maximizar o aprendizado de ambos".

Já os temas das mentorias são escolhidos de forma estratégica, sempre adaptados às necessidades da organização e dos profissionais contemplados, como expõe a Cencosud: "Estruturamos uma grade de temas que são definidos a partir das necessidades estratégicas da organização, feedbacks dos participantes, mapeamento de competências essenciais e desafios específicos de cada área. Além disso, o programa é flexível para incluir temas de acordo com a abordagem e necessidade de cada mentorado, garantindo relevância e aplicabilidade prática no cotidiano dos participantes".

Evolução e engajamento: programa é case de sucesso de como olhar pessoas como ativos do negócio

Criado em 2022, o Acelera vem evoluindo ao longo dos anos, alcançando cada vez mais engajamento de participantes e ampliando sua abrangência, envolvendo lideranças de diferentes áreas da Cencosud Brasil. Até hoje, mais de 60 colaboradores, entre mentores e mentorados, já foram envolvidos na iniciativa. A base crescente de participantes demonstra, além do comprometimento interno, o impacto positivo que o programa tem gerando na cultura de desenvolvimento interno.

"O feedback tem sido extremamente positivo. Participantes relatam melhorias significativas no autoconhecimento, nas habilidades de liderança e na capacidade de gestão de equipes. Além disso, destacam o valor do relacionamento com mentores, a troca de experiências e o impacto direto na performance do dia a dia. Estamos monitorando continuamente essas percepções para aprimorar o programa", reforça a rede.

Exemplo para o setor supermercadista

O Programa Acelera é mais um grande exemplo de como iniciativas estruturadas podem transformar a cultura de uma empresa, impactar positivamente colaboradores e preparar o varejo supermercadista para novos desafios. Ao valorizar talentos internos e investir no desenvolvimento humano, a Cencosud Brasil reforça uma visão de futuro que dialoga diretamente com valores muito presentes no dia a dia do nosso segmento: fortalecer o setor por meio da inovação, capacitação e valorização de pessoas.

Investir em cultura e pessoas é essencial para a continuidade dos negócios, com um olhar mais inovador, humano e preparado para os desafios do futuro. Inclusive, esse tema foi bastante debatido no Conecta Varejo, nosso palco no Rio Innovation Week, como na palestra de Ricardo Zuccollo, vice-presidente de Vendas da Unilever, que detalhou todo o processo da empresa no desenvolvimento humano, em meio ao mundo digital: "Muita capacitação. Desde a autoliderança até os executivos. Mas certamente a autoliderança estava muito engajada nesse processo. E fizemos muita questão de que as pessoas entendessem o porquê daquilo. Acho que isso foi fundamental. Mais do que simplesmente implementar uma ferramenta e dizer 'agora você usa isso daqui', foi explicar o porquê e envolver as pessoas desde o início desse processo. Isso fez uma diferença enorme para ir criando essa cultura. E as pessoas sempre no centro do processo. As pessoas sendo valorizadas a todo momento para trazer ideias novas, para que pudessem dar suas opiniões. Eu acho que lideranças humanas, são lideranças que cada vez mais se preocupam. Com curiosidade, com certeza. Ter essa relação e essa empatia com as pessoas para que você tenha lideranças cada vez mais humanas, para mim é fundamental. Hoje quando vou contratar alguém, estou muito menos preocupado com a parte técnica, o que a pessoa já fez do ponto de vista operacional, transacional, e estou muito mais preocupado com essas soft skills, que são essas habilidades mais relacionadas ao comportamento humano e o tanto que essa pessoa realmente tem isso como um valor" (CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A MATÉRIA COMPLETA).

A ASSERJ parabeniza a Cencosud Brasil pela iniciativa e reforça que qualquer movimento de fortalecimento do nosso setor é digno de valorização por parte de todos os envolvidos no dia a dia do varejo supermercadista.