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“O varejo deve aproveitar ao máximo o conhecimento da indústria sobre o consumidor”, os planos de JBP e JVC

09/10/2025 • Atualizado pela ultima vez 1 Mês

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O relacionamento entre varejo e indústria evoluiu para incluir diferentes modelos de planejamento colaborativo, e entender as diferenças entre JBP e JVC é essencial.

O JVC é o plano mais estratégico e voltado para a visão de longo prazo, focado em lançamentos e visões dos consumidores, antecipando tendências e buscando criar valor conjunto, geralmente servindo como base para o JBP, que possui abordagem mais prática e de execução.

A abordagem dos dois planos foi o tema da palestra "Midia Kit não é JBP", apresentada por Guilherme Auger, CRO na Midfy e professor de Planejamento de Trade Marketing, JBP e RGM na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), no encerramento do Workshop Trade da SA+ Trade, promovido em parceria com a ASSERJ e a Associação de Supermercados das Américas (ALAS), realizado na última quarta-feira, 9 de outubro, no Lead Américas, na Barra da Tijuca.

“Ambos são válidos e complementares, com o JVC muitas vezes levando a um JBP”, destacou o palestrante na abertura de sua fala.

As diferenças: JVC x JBP

As diferenças de concepção e aplicação foram detalhadas por Guilherme Auger. Apesar de essencialmente ambos estarem no mesmo ecossistema, algo enfatizado pelo palestrante, a abordagem diante de cada plano é diferenciada.

Iniciando pelo JVC, o CRO da Midfy, pontuou: “O JVC é mais estratégico. É sobre lançamento de produto, visão de shopper, para que, em um segundo momento, você desça para, eventualmente, um JBP. Você desce para definir o que fazer”

O JVC parte da cocriação, focando em campanhas diferenciadas, apresentando a marca com mais vida no PDV e engajando o consumidor, como analisou o palestrante: “É uma aliança estratégica transformacional, ou seja, aquela empresa está tentando fazer atividades estratégicas olhando um pouco mais no médio e no longo prazo”.

Guilherme Auger, porém, ressaltou: “Mesmo com o JVC, você vai ter que ter um plano de ação, mas com uma abordagem um pouquinho diferente. Então, os dois (JVC e JBP) são muito válidos e aconselho que vocês pensem como é que vocês vão fazer para fazer ambos os conselhos”.

Já o JBP é um plano estratégico de médio prazo entre parceiros, de um intervalo, no mínimo, de seis a doze meses. Um bom JBP olha para um ciclo completo de venda de um ano ou para um ciclo fiscal, como enfatizou o CRO da Midfy: “Um processo não é só um evento. Não é tirar foto de uma reunião com fornecedores e postar no Linkedin. Não é apresentar um media kit. Não é um evento. É um processo. Uma abordagem baseada em dados e objetivos comuns. E uma estratégia de relacionamento multifuncional e multi-hierárquica, ou seja, várias camadas interagindo, tanto na indústria quanto no varejo”.

Importante, mas desafiador: a realidade do JBP

Apesar de sua relevância para o varejo supermercadista e para a indústria, na prática, o JBP enfrenta desafios significativos, como explicou Guilherme Auger: “Somente 10% dos acordos de JBP de fato são totalmente cumpridos. Apenas 40% dos varejos e indústrias que fazem JBP consideram que os planos refletem os objetivos de ambas as partes. Em 20% das empresas todas as áreas participam do processo de JBP. E em 40% das empresas os KPI's do JBP não são divulgados nos prazos acordados”.

Isso evidencia um claro gargalo no planejamento de uma ação de extrema importância para todos os atores envolvidos.

Trade marketing: o motor do JPB

O grande alavancador de uma estratégia conjunta bem estruturada e aplicada de JPB é o trade marketing. O CRO da Midfy ressalta que é justamente esse o setor responsável por organizar e monitorar a execução das iniciativas, conectando a parte estratégica com a experiência do consumidor na jornada de compra: “A importância desse alinhamento estratégico se reflete no investimento. A meta de trade marketing acordada no investimento anual pelos JBPs é de até 85% das alocações.”

Outro ponto crítico levantado pelo palestrante foi o compartilhamento de dados: “Compartilhamento de dados é essencial. Sem compartilhamento não há JBP. Monetizar dados deve ser uma escolha estratégica. A indústria deve gerar valor com o dado recebido. O varejo deve aproveitar ao máximo o conhecimento da indústria sobre o consumidor”.

Por fim, Guilherme Auger detalhou para todos os presentes, o que um documento de JBP completo deve conter:

  • Metas de crescimento claras para o período;
  • Estratégias para atingir essas metas;
  • Iniciativas e planos de ação alinhados às metas;
  • Acordo de investimento, incluindo comercial e trade;
  • Indicadores de desempenho que façam sentido para o negócio e para a ação;
  • Rotinas de acompanhamento constantes, garantindo execução e ajustes ao longo do ano.

Quando JBP e JVC trabalham de forma integrada, as empresas, tanto supermercadistas quanto a indústria, conseguem não apenas planejar, mas também monitorar e ajustar, garantindo que estratégias se traduzam em resultados reais para o consumidor e para o negócio.

Seminário Super Negócios

Relembramos também que o Seminário Super Negócios de 2025 da ASSERJ já está com inscrições abertas. Confirmado para o dia 29 de outubro, às 14h, no Riale Brisa Barra Hotel, na Barra da Tijuca, o encontro é voltado para compradores e profissionais de marketing e trade, trazendo uma programação cuidadosamente estruturada para impactar diretamente o dia a dia, com conteúdos práticos e aplicáveis à rotina de cada setor. O keynote desta edição será Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei do Brasil e uma referência mundial em liderança.

Não perca a chance de participar dessa experiência completa, que reunirá conhecimento estratégico, boas práticas e networking qualificado para impulsionar os resultados. Para mais informações, entre em contato com o SAA.

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