Skip to Main Content
Join in
PT
EN
ES
A+
A-
News
Super Business Magazine
All Super Business Magazines
ASSERJ School
Sobre Nós
Institucional
Our History
Board of Directors
ASSERJ Social
Keeping an eye on the garbage
Super Pet
Serviços
Benefits
Orientation Visit
Soluções
Super Business Seminar
ASSERJ Experience
Conecta Varejo
SRE Super Rio Expofood
Join us
Contato
Contact us
SAA - Member Service
Work with us
ASSERJ
News
News
Keep up to date with the latest news from the supermarket sector
Search Bar
Relevance
Date
All
Associados em foco
Atualidades
Comportamento & tendência
Conecta
Economia
Indústria em cena
Por dentro da asserj
3,000 Result for
Unilever processa Grupo Boticário por plágio; vem saber o motivo
A Unilever processou o Grupo Boticário, acusando a empresa brasileira de plágio na identidade visual dos produtos da linha Vult Cabelos, lançados no ano passado, que, segundo a Unilever, imitam a estética da linha TRESemmé. A companhia alega que a semelhança das embalagens pode causar confusão entre os consumidores, principalmente em pontos de venda como supermercados, e pede indenização de R$ 90 mil e a suspensão da venda dos produtos da linha Vult Cabelos. O processo foi protocolado na 1ª Vara Empresarial e de Conflitos de Arbitragem do Tribunal de Justiça de São Paulo. A companhia argumenta que a disposição dos produtos nas prateleiras pode induzir os consumidores a associar as marcas. Em sua defesa, o Grupo Boticário sustenta que a identidade visual da Vult foi baseada em pesquisas de mercado e tendências de consumo. A empresa argumenta ainda que as cores e o design adotados não são exclusivos da TRESemmé, sendo comuns no setor de cosméticos. Procurada, a Unilever informou que não comenta sobre processos judiciais em andamento.
28/03/2025
3,000 Result for
Atualidades
A terceira onda da publicidade! Confira como supermercados e indústrias têm explorado o retail media
O mercado de retail media no Brasil tem experimentado um grande crescimento e se torna, cada vez mais, uma ferramenta essencial para os supermercados. Segundo dados da Retail Media Insights 2024, da Newtail, 79% das indústrias entrevistadas utilizam essa solução. No varejo, esse índice é de 73%. "As marcas querem se comunicar de maneira mais assertiva e personalizada com seus públicos, e o retail media tem sido um canal eficaz para isso", diz Marco Toniolo, CEO da StarMKT. O retail media permite aos varejistas monetizarem seus dados de clientes e seus pontos de contato com o consumidor, oferecendo espaços publicitários dentro de suas plataformas digitais, como banners em sites, anúncios em aplicativos de entrega ou marketplaces. Esse mercado, de acordo com a PwC Brasil, deve crescer a uma taxa anual de 25% nos próximos cinco anos. "A tendência é que o mercado se expanda ainda mais, à medida que mais varejistas e indústrias entendam o potencial dessa ferramenta para criar campanhas mais eficazes e gerar um retorno mais expressivo. As marcas que se adaptarem a esse novo modelo terão um grande diferencial competitivo", argumenta Toniolo. Para os supermercados, além de melhorar a experiência do cliente, o retail media é uma fonte adicional de receita. A venda de espaços dentro das plataformas da loja pode representar um crescimento no faturamento. De acordo com um estudo da eMarketer, os varejistas que adotaram o retail media em suas operações viram um crescimento de 20% a 30% em sua receita nos primeiros 12 meses de implementação. "O retorno sobre o investimento (ROI) é notável, e o modelo é altamente escalável, o que o torna ideal para qualquer porte de operação", explica Toniolo. Outro ponto essencial, segundo o CEO da StarMKT, é a integração de dados. Ao utilizar plataformas de retail media, marcas e varejistas podem colaborar mais estreitamente, alinhando suas estratégias de marketing e otimizando a oferta de produtos com base nas necessidades dos consumidores. "O varejo brasileiro tem se mostrado cada vez mais aberto a novas soluções tecnológicas que ajudem a personalizar a experiência de compra. O retail media veio para ficar", afirma. Presidente da Asserj incentiva o investimento no Retail Media A tendência de monetização tem sido amplamente fomentada pelo presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, pelas vantagens que oferece para todos os envolvidos. "O conceito já é considerado a terceira onda da publicidade, permitindo às marcas colocarem o consumidor no centro da relação entre indústria e varejo. O que veremos daqui para frente é a agência de publicidade procurando os supermercados para anunciar", destaca. Supermercados apostam cada vez mais na estratégia digital No cenário dinâmico do varejo global, a tecnologia está redefinindo constantemente as estratégias de marketing e as interações dos supermercados do Rio de Janeiro com os consumidores. A estratégia também conta com a atração de parceiros anunciantes de setores cujos produtos e serviços não são vendidos no atacarejo. "Ao criar essa segmentação de negócios em conjunto, ambas as empresas expandem sua visibilidade, alcançando diferentes perfis de público, gerando potenciais clientes e compartilhando as melhores práticas para otimizar campanhas em uma relação de ganha-ganha", comenta o gerente de marketing do Assaí, Jonatas Calábria. Nessa linha, a Verde Campo implementou retail media no Zona Sul. A iniciativa, que tinha o objetivo inicial de destacar as principais qualidades dos produtos, gerou também um crescimento de vendas de 12 pontos percentuais em comparação com a média normal de vendas da rede. "Ficamos muito felizes com esse resultado, pois ele foi obtido apenas com a divulgação do produto e seus diferenciais, sem alteração de preço, promoção ou inclusão de ponto adicional nas lojas", explica a gerente de marketing da Verde Campo, Lorena Andrade. A estratégia traz vantagens para todos. É o que revela o CEO do Atacadão, Marco Oliveira. Segundo ele, o uso da publicidade na nova loja em Bangu representa um passo importante na evolução da experiência de compra dos clientes. "A integração de painéis de LED e outras soluções digitais reforça o nosso compromisso em oferecer um ambiente dinâmico, intuitivo e ainda mais atrativo. A comunicação visual impactante e segmentada permite destacar ofertas e produtos de forma estratégica, criando uma jornada mais fluida e envolvente dentro da loja", analisa Oliveira.
28/03/2025
3,000 Result for
Escola ASSERJ anuncia novas turmas do curso de Manipulação de Alimentos
A Escola ASSERJ acaba de divulgar as datas das próximas turmas do curso "Noções de higiene e manipulação de alimentos", um dos mais procurados por associados. Certificado pelo IVISA-Rio – Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, o curso é essencial para profissionais que atuam diretamente com a preparação de alimentos. As novas turmas estão previstas para os dias 15 e 29 de abril, com aulas realizadas das 14h às 18h, na plataforma Zoom. Em breve, a ASSERJ disponibilizará os links de inscrição para os interessados. O público-alvo inclui manipuladores de alimentos como cozinheiros, açougueiros, padeiros, bartenders, chefes de cozinha, estoquistas, garçons e demais profissionais que lidam com alimentos. O curso será ministrado pelo especialista Flávio Graça, consultor de Alimento Seguro da ASSERJ, e ao final, os participantes realizarão uma prova para obter a certificação. "O curso é fundamental para garantir a segurança alimentar e evitar contaminações que podem comprometer a saúde do consumidor. Nosso objetivo é capacitar os profissionais para que sigam as boas práticas no manuseio e armazenamento dos alimentos", afirmou. Em breve, serão disponibilizados os links para inscrição. Programe-se e não perca a chance de se capacitar!
28/03/2025
3,000 Result for
Economia
Quer driblar desafios como Selic alta, inflação e dólar? Confira estratégias do consultor econômico da ASSERJ, William Figueiredo
Após um 2024 de resultados expressivos, com crescimento de 5,2% nas vendas, o setor supermercadista se prepara para um 2025 desafiador. O aumento da taxa Selic, a inflação persistente e a volatilidade cambial já impactam o consumo e a rentabilidade dos comerciantes, exigindo novas estratégias para manter a competitividade. Maurício Stainoff, presidente da FCDLESP, alerta para os desafios econômicos do ano. "Os supermercados devem ficar atentos ao aumento do custo do crédito e à pressão nos preços. A previsão de uma taxa de juros próxima de 15% até dezembro de 2025 impõe desafios tanto para o financiamento do consumo quanto para os próprios investimentos do setor", destaca. O IPCA acumulado até fevereiro de 2025 atingiu 5,06%, mantendo-se acima da meta do Banco Central. Esse cenário eleva os custos operacionais dos supermercados e reduz o poder de compra dos consumidores. Além disso, a volatilidade cambial impõe desafios adicionais: a valorização do dólar encarece a importação de mercadorias, afetando principalmente os insumos alimentícios. Boas práticas para este ano Apesar das dificuldades, 2025 também traz oportunidades para os supermercadistas que conseguirem se adaptar ao novo contexto econômico. O consultor econômico da ASSERJ, William Figueiredo, aponta algumas estratégias essenciais: "Adotar um controle rigoroso de despesas é fundamental. É prudente ter cautela com grandes investimentos e focar na otimização da eficiência operacional e na redução de desperdícios para garantir a rentabilidade." Outro ponto destacado por Figueiredo é a necessidade de expansão estratégica. "Avaliar oportunidades alinhadas às tendências de mercado, como o crescimento do e-commerce e práticas sustentáveis, pode ser um diferencial. A abertura de novas lojas ou o fortalecimento da presença digital são estratégias vantajosas", afirma. Além disso, monitorar constantemente o mercado e revisar estratégias conforme necessário é essencial para garantir flexibilidade em períodos de incerteza. Para Maurício Stainoff, investir em digitalização será um diferencial competitivo para os supermercados. "A adoção de estratégias digitais e a diversificação de meios de pagamento são caminhos fundamentais para atravessar 2025 com resiliência. O consumidor está cada vez mais conectado, e os supermercados que investirem em experiências digitais e facilidades como cashback tendem a se destacar", finaliza.
28/03/2025
3,000 Result for
Diga não às multas! Curso gratuito do IVISA-RIO para capacitar seu colaborador. Confira aqui!
O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) anuncia a abertura de processo seletivo para o curso de aperfeiçoamento "Alimentação Segura e Vigilância Sanitária" (AVS). A capacitação gratuita, voltada para profissionais da área de alimentos, ocorrerá na modalidade híbrida, combinando aulas presenciais e remotas. A ASSERJ reforça a importância da participação dos colaboradores dos associados na capacitação fundamental para aprimorar o conhecimento técnico de profissionais que atuam na fabricação e/ou preparo de alimentos, proporcionando um aprofundamento nas normas e boas práticas de segurança alimentar. Além disso, a Escola ASSERJ mantém uma parceria contínua com o IVISA-Rio, promovendo ações educativas para a qualificação de profissionais do setor supermercadista, reforçando o compromisso com a segurança alimentar e a excelência no atendimento. Podem se inscrever profissionais graduados em engenharia de alimentos, nutrição, química ou medicina veterinária, que estejam atuando no setor de alimentos. Os candidatos devem dispor de tempo para as aulas presenciais obrigatórias, ter habilidades com o uso de computadores e acesso à internet para participar das atividades online. Estrutura do curso A formação está organizada em sete módulos, abrangendo temas essenciais como vigilância sanitária de alimentos, boas práticas de fabricação, doenças de transmissão alimentar, controle de qualidade, rotulagem e gestão de riscos. O sétimo módulo, opcional, consiste na elaboração de um trabalho de conclusão de curso (TCC). A carga horária total é de 180 horas, podendo chegar a 240 horas para quem optar pelo TCC. Vagas e seleção Serão disponibilizadas 40 vagas, sendo 20 para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e 20 para trabalhadores da rede privada de saúde ou estabelecimentos de alimentos no município do Rio de Janeiro. A seleção será feita por análise curricular, levando em consideração a experiência profissional, a complexidade do serviço onde o candidato atua e sua justificativa para participar do curso. As inscrições podem ser feitas até 13 de abril, exclusivamente online, por meio do formulário disponível no site oficial do IVISA-Rio. Os candidatos devem anexar documentação comprobatória, incluindo diploma de graduação, currículo resumido e uma carta de intenção. Caso haja empate na classificação, terão prioridade os candidatos com maior tempo de atuação na rede pública de saúde, seguidos por aqueles que atuam na cidade do Rio de Janeiro e, por fim, os mais velhos. De acordo com a presidente do Instituto, Aline Borges, “a iniciativa do IVISA-Rio busca fortalecer a segurança alimentar por meio da qualificação de profissionais, promovendo a disseminação de boas práticas no setor. Para mais informações e acesso ao edital completo, os interessados devem visitar o site oficial do instituto.
27/03/2025
3,000 Result for
Associados em foco
Guanabara inaugura megaloja no Recreio e lança tendências!
Nova unidade do Guanabara segue os padrões mais modernos do setor supermercadista e conta com shopping de serviços que inclui petshop, lojas de conveniência e fast food A tão aguardada filial do Guanabara no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio, foi inaugurada nesta quinta-feira (27) com a presença do dono e diretor de Marketing da rede Albino Andrade de Pinho e de muitos parceiros da indústria. Com fila gigantesca e engarrafamento no entorno, a inauguração mudou a dinâmica do bairro com muitos moradores ávidos por conhecer a nova loja e as promoções. São quase 30 mil m² de área de vendas, que incorpora as mais recentes inovações do setor de supermercados e oferece aos clientes ainda mais praticidade, conforto e agilidade nas compras. O projeto de arquitetura adota um design contemporâneo que valoriza os espaços internos. Os clientes encontram 22 corredores amplos, piso antiderrapante, estacionamento inteligente com 334 vagas cobertas, 222 vagas no estacionamento externo, 62 caixas registradoras com empacotadores, ilhas de frios bem distribuídas pelo salão, seções de padaria, peixaria, açougue tendal, área para produtos importados e saudáveis e ampla variedade de marcas. A nova unidade gera cerca de 740 empregos diretos e a expectativa é que atenda aproximadamente 8 mil clientes por dia. Como na loja da Barra da Tijuca, a filial Recreio também possui um shopping de serviço, com lojas de conveniência, drogaria, petshop, lanchonetes e até uma academia. O objetivo é possibilitar que o cliente otimize o tempo e resolva tarefas do dia a dia em um só lugar. De acordo com Albino Pinho, a nova loja apresenta o que há de mais inovador no setor, porém sem abrir mão de oferecer boas ofertas e da qualidade que os clientes podem sempre esperar do Guanabara. “Buscamos oferecer sempre o melhor aos nossos clientes. Com um espaço funcional e moderno, nossa proposta é proporcionar uma experiência de compra mais que completa, com ampla variedade de produtos, preços baixos e serviços de alta qualidade”, diz. Mix completo a preços que cabem em todos os bolsos A loja do Guanabara Recreio tem um mix completo de produtos, que inclui queijos e frios especiais; seção de vinhos com consultoria de sommelier; linha pronta de produtos congelados; padaria com diversos produtos de fabricação própria, práticos e sempre fresquinhos; açougue, onde os clientes poderão encontrar cortes especiais e carnes nobres como javali, pato e cordeiro, além de uma loja completa da Swift. Também é possível encontrar peixes frescos e uma linha de produtos prontos congelados. Os conhecidos "paredões", apelido dado pelos clientes às gôndolas devido à vasta variedade de marcas e produtos, estão presentes como uma estratégia importante. Essa medida facilita o acesso à grande diversidade de marcas, abre espaço para novidades e permite que clientes escolham entre várias opções, atendendo a diferentes preferências e orçamentos. A maior novidade fica por conta da primeira cafeteria Nestlé dentro de um supermercado no Brasil, que atraiu muitos amantes da bebida. Distribuído aos clientes, o cafezinho fez o maior sucesso e estará disponível durante todo o horário de funcionamento do supermercado. O gestor regional de compras da Nestlé Flavio Pires explicou que o espaço também servirá para apresentar os lançamentos da linha de cafés Nestlé, uma vez que o local possui dois grandes telões de led permitindo a veiculação dos anúncios. Foco na sustentabilidade A nova loja também tem critérios voltados à sustentabilidade. Toda a energia consumida no local será 100% de fonte renovável. Além disso, a loja possui paredes de vidro com protetor térmico e iluminação em led, que diminui o consumo de energia em até 15%. Há também coleta seletiva de óleos de origens vegetal e animal, que serão reutilizados como matéria-prima para biocombustível e produtos recicláveis, além da reciclagem total do óleo mineral e coletor de lâmpadas usadas. O estacionamento inclui 8 vagas com carregador de carros elétricos. A unidade está localizada na Avenida das Américas 16.880, na altura da Avenida Miguel Antônio Fernandes, que é conhecida pelos moradores da região como Rua do Zico, no Recreio dos Bandeirantes. O funcionamento segue o padrão das outras unidades da rede: de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos, das 7h às 20h.
27/03/2025
3,000 Result for
Colgate Clean Mint: venda interditada? Vem saber!
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição da venda do creme dental Colgate 'Clean Mint' em todo o Brasil. A decisão foi publicada nesta quinta-feira, dia 27, no Diário Oficial da União (DOU). Segundo o órgão, a medida foi adotada após receber relatos de lesões bucais associadas ao uso do produto. A interdição cautelar tem prazo de 90 dias, conforme previsto em lei, contando a partir da data de publicação no DOU. Como a decisão tem caráter preventivo, a Colgate pode recorrer. Durante esse período, a fabricação e comercialização do creme dental estão proibidas até que seja comprovado se há ou não risco à saúde. No site Reclame Aqui, a versão Colgate Total 12, lançada em julho de 2024, já acumula mais de mil reclamações sobre reações adversas, incluindo inchaço bucal, ardência, dormência nos lábios e boca, ressecamento, irritação gengival e vermelhidão. Ao fim do prazo de avaliação, a Anvisa poderá decidir pela suspensão definitiva da produção e venda do produto. Inicialmente, diante das queixas, a Colgate afirmou que "uma pequena parcela da população pode apresentar sensibilidade a determinados ingredientes, como fluoreto de estanho, corantes ou aromatizantes". Mudança na fórmula A pasta interditada é a Clean Mint, uma nova versão da Colgate Total 12, um dos cremes dentais mais populares da marca. A empresa recentemente anunciou mudanças na fórmula e no nome do produto, o que pode estar relacionado às reações adversas relatadas pelos consumidores. Recomendações para supermercados Diante da determinação da Anvisa, o consultor de Alimento Seguro da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), Flávio Graça, recomenda que os supermercados suspendam imediatamente a comercialização do produto até que haja mais esclarecimentos por parte dos órgãos reguladores. Além disso, ele alerta para a importância de documentar o recolhimento do item, garantindo registros formais para evitar possíveis penalidades ou cobranças futuras. "É fundamental que os estabelecimentos não apenas interrompam a venda, mas também façam o devido registro do recolhimento. Isso resguarda o supermercado em eventuais fiscalizações e evita transtornos com os órgãos reguladores", explica Graça. Vale ressaltar que Anvisa segue monitorando o caso e novas atualizações devem ser divulgadas em breve. Os consumidores que apresentarem qualquer sintoma após o uso do produto devem buscar orientação médica e relatar o ocorrido aos canais oficiais de atendimento da Anvisa. LEIA MAIS: Polícia Civil realiza operação para coibir venda de azeites fraudados
27/03/2025
3,000 Result for
Sua adega está pronta para vender nessa Páscoa? Vinícola Campestre revela os vinhos mais desejados pelos consumidores; descubra
A Páscoa está vindo aí e trará com ela um clima mais fresco e propenso para os amantes do vinho. Por isso, preparamos essa matéria trazendo tendências e preferências dos consumidores para que você possa preparar a sua adega para essa data específica, onde o vinho harmoniza tão bem com os almoços de domingo de Páscoa. Enquanto o consumo global de vinho tem previsão de queda de 1% ao ano até 2026, o Brasil segue na contramão, segundo a consultoria IWSR. O consumo per capita subiu de 1,8 litro em 2019 para 2,7 litros em 2022 e mantém esse patamar. Além disso, a Wine, e-commerce e maior clube de assinatura de vinhos do Brasil, revela que o vinho é a bebida preferida de 49% dos brasileiros, consumida em média 5,6 vezes por mês. No Brasil, os consumidores estão cada vez mais inclinados a rótulos refrescantes e de menor teor alcoólico. Eliere Pereira, coordenadora de marketing da Vinícola Campestre, destaca que os espumantes, frisantes e vinhos leves estão entre as principais tendências. "Percebemos um aumento na procura por vinhos mais leves e jovens, com menor teor alcoólico. O consumidor está buscando rótulos que proporcionem uma experiência mais refrescante e versátil", destaca Eliere. Além disso, há um movimento crescente em direção a produtos com menor interferência química e mais naturais. "No nosso caso, notamos um aumento na demanda pelo suco tinto puro, justamente por ser um produto sem aditivos e que mantém suas características naturais", explica. Essas mudanças refletem uma transformação no perfil do consumidor, que busca qualidade, autenticidade e produtos que se encaixem em um estilo de vida mais equilibrado. Com essa tendência em ascensão, supermercados têm ampliado sua oferta para atender a um público cada vez mais exigente e bem informado. Que tal apostar em rótulos seguindo essas tendências para garantir boas vendas nessa Páscoa? Fica a dica! LEIA MAIS: Dicas pra sua adega vender mais! Vinícola Garibaldi aponta principais hábitos dos consumidores do varejo
27/03/2025
1
...
94
95
96
...
375
8 Entries
4
Entries per Page
8
Entries per Page
20
Entries per Page
40
Entries per Page
60
Entries per Page
Showing 753 to 760 of 3,000 entries.
Page
1
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
2
Page
3
Page
4
Page
5
Page
6
Page
7
Page
8
Page
9
Page
10
Page
11
Page
12
Page
13
Page
14
Page
15
Page
16
Page
17
Page
18
Page
19
Page
94
Page
95
Page
96
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
97
Page
98
Page
99
Page
100
Page
101
Page
102
Page
103
Page
104
Page
105
Page
106
Page
107
Page
108
Page
109
Page
110
Page
111
Page
112
Page
113
Page
114
Page
115
Page
116
Page
375
Newsletter ASSERJ
Receba as principais notícias do setor supermercadista e informações exclusivas para associados.
Warning:
You do not have the permission to access the upload fields on this form. Contact the form owner or portal administrator to request the access.
Sem spam. Cancele quando quiser.
Hidden