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Inovação em foco! Supermarket Alvorada tem movimentação nos bastidores
Olhando para um futuro de novidades, o Grupo Alvorada, associado Supermarket, promoveu mudanças em seus cargos de liderança. Buscando se destacar no quesito inovação e assumir o pioneirismo na entrega de novidades, tanto para consumidores, quanto para o varejo supermercadista fluminense, o Alvorada voltou suas atenções para um departamento específico. E o escolhido para assumir a missão de liderar a Diretoria de Inovações foi Rodrigo Fonseca, que atuava como diretor de marketing do grupo. "Assumir a Diretoria de Inovação no Grupo Alvorada é mais do que um novo desafio, é uma oportunidade de conectar criatividade, tecnologia e propósito para impulsionar o futuro da empresa. A inovação, para mim, não é apenas sobre criar algo novo, mas sobre transformar o que já fazemos bem em algo ainda mais relevante, sustentável e conectado às pessoas. Quero fortalecer a cultura de inovação em todos os níveis, estimulando ideias, experimentação e colaboração. Esse é o caminho para manter o Grupo Alvorada na vanguarda do mercado, sempre à frente das mudanças e das necessidades do consumidor", destaca Rodrigo Fonseca. Já no departamento de marketing, quem assume a gestão é André Dias, CEO da JVG, indústria de panificação do Grupo Alvorada. Comandando a área, André Dias liderou uma nova fase de crescimento, reposicionamento estratégico e inovação. Conduziu a construção da identidade da marca, a expansão do mix de produtos e o aprimoramento dos processos. Também esteve à frente do desenvolvimento de projetos com novas marcas próprias e futuras frentes industriais. O Supermarket Alvorada tem se destacado em suas ações de marketing e inovação nos últimos anos. Oferecendo soluções que unem tecnologia e operação eficiente, sempre com foco na melhor experiência do consumidor, o grupo desponta como uma referência para o varejo supermercadista, no que tange à procura constante por inovações e melhorias de processos e serviços. A ASSERJ deseja sucesso aos novos nomeados na sequência dessa caminhada profícua.
10/10/2025
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O que impulsiona o crescimento da categoria de refrigerantes?
A categoria de refrigerantes tem grande importância para o varejo supermercadista em todo o Brasil. Mas uma linha em especial vem registrando uma forte expansão no sortimento: versão zero. É o que aponta o levantamento especial do Radar Scanntech. No acumulado até agosto, as versões sem açúcar ganharam, em 2025, 4,4 pontos percentuais de participação na categoria, passando de 17% em 2024 para 21,4% neste ano. Já os produtos com açúcar caíram de 83% para 78,6% no mesmo período. Na comparação total dos dois primeiros quadrimestres de 2025 e 2024, os refrigerantes zero cresceram 28,4% em valor de vendas, 18,8% em volume e 2,9% em volume. O avanço reflete um movimento consistente da mudança de hábito do consumidor, que busca opções mais adaptadas ao seu novo comportamento, e do aumento de oferta dos itens zero nos pontos de venda, impulsionados também pela maior distribuição dos produtos e diversificação de variedades de portfólio. O relatório também destaca que a Distribuição Numérica foi um dos principais motores de crescimento dos SKUs que se destacaram em share de volume. Entre os itens com maior ganho de importância em volume, seis versões sem açúcar figuram no top 10, confirmando que o aumento da distribuição tem sido um dos principais fatores do avanço no sortimento. Ainda segundo o levantamento, as marcas que tiveram maior crescimento foram exatamente aquelas que ampliaram distribuição e giro. Esse fato reforça a importância da execução comercial e da presença no PDV como alavancas para ganho de share. Expansão: Minas Gerais e Rio de Janeiro lideram Na análise regional, o crescimento em volume, entre janeiro e agosto deste ano, foi disseminado, mas alguns estados se destacaram crescendo acima da média nacional (+18,8%). Minas Gerais registrou a maior alta, com 24,8%, seguido pelo Rio de Janeiro, que chegou a 20,4% de avanço. Especificamente falando sobre o cenário fluminense, um dado chama a atenção. Apesar da forte elevação na variação de vendas, a contribuição em volume dos refrigerantes zero para a categoria é de 8,5%, abaixo da média brasileira de 18,8%, o que representa uma grande oportunidade de maior subida para o varejo supermercadista fluminense. Sabores favoritos do consumidor Dois sabores concentram 2/3 da importância do sortimento de refrigerantes zero: limão, com 36% tem a maior penetração, e cola, com 30%. Ou seja, somados, eles detém 66% da preferência dos consumidores no portfólio dos itens sem açúcar. Guaraná (11%), outros (6%) e laranja (3%) completam o Top-5. Em relação ao avanço dos produtos, o sabor cola detém o maior registro, com ganho de 6,4 ponto percentual em participação e uma variação de 24,7% em litros. Guaraná, com subida e 2,5 p.p e variação de 20,2% em litros, e limão, com alta de 2,4 p.p e variação de 5,1% em litros, também se destacam no quesito. Por outro lado, apesar de registrarem baixo crescimento em percentual, outros sabores e laranja recuaram em volume. Consumo consciente e execução: a força dos refrigerantes zero A consolidação dos Zero's como um dos responsáveis pelo crescimento da categoria de refrigerantes, confirma as mudanças, já apontadas, no comportamento do consumidor, que busca opções com menor teor calórico, além das estratégias assertivas de execução comercial por parte das indústrias e do varejo supermercadista. O estudo confirma que o crescimento dos produtos sem açúcar é sustentado pela expansão de distribuição, diversificação de mix e aumento de giro, com ganhos relevantes tanto em volume quanto em valor. Essa tendência de migração para versões sem açúcar não deve ser revertida, pelo contrário, sua continuidade é uma probabilidade alta, que deve ser acompanhada por uma oferta mais ampla e competitiva nas gôndolas dos supermercadistas que desejem se manter relevantes para o consumidor. Seminário Super Negócios Aliás, para entender tudo sobre Gerenciamento de Categoria (GC), você não pode perder o Seminário Super Negócios de 2025 da ASSERJ, que já está com inscrições abertas. Confirmado para o dia 29 de outubro, às 14h, no Riale Brisa Barra Hotel, na Barra da Tijuca, o encontro é voltado para compradores e profissionais de marketing e trade, trazendo uma programação cuidadosamente estruturada para impactar diretamente o dia a dia, com conteúdos práticos e aplicáveis à rotina de cada setor, abordando diversos temas, dentre eles, o GC. O keynote desta edição será Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei do Brasil e uma referência mundial em liderança. Não perca a chance de participar dessa experiência completa, que reunirá conhecimento estratégico, boas práticas e networking qualificado para impulsionar os resultados. Para mais informações, entre em contato com o SAA.
10/10/2025
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Conecta
Pedidos pelo ChatGPT? Entenda oportunidades que os supermercadistas poderão adotar em breve!
Em breve, consumidores poderão fazer pedidos de supermercado apenas conversando com um chatbot. A OpenAI anunciou que o ChatGPT passará a integrar aplicativos populares, permitindo interações diretas para reservar viagens, ouvir música ou pedir comida e alimentos — tudo dentro da própria plataforma. Sete aplicativos já estão disponíveis, entre eles Expedia, Zillow e Spotify. Nas próximas semanas, entram DoorDash, Uber Eats, OpenTable e Instacart, ampliando o alcance da ferramenta no varejo e no delivery. Para usar os novos recursos, os usuários precisam conectar os aplicativos à conta do ChatGPT. Depois disso, podem chamá-los pelo nome ou receber sugestões automáticas do próprio chatbot. Um exemplo é o Uber Eats, que informou que o ChatGPT conseguirá identificar quando o usuário quiser fazer um pedido, confirmar o endereço de entrega e apresentar restaurantes e cardápios próximos. O pedido poderá ser finalizado diretamente dentro do aplicativo, sem precisar sair da conversa. Com cerca de 800 milhões de usuários no mundo, o ChatGPT cria, assim, um novo ponto de partida para pedidos de comida e compras do dia a dia — oferecendo uma experiência mais natural, conversacional e personalizada. A novidade, no entanto, traz novas dúvidas para o setor de food service. Como os restaurantes e aplicativos de entrega serão priorizados nas recomendações do ChatGPT? E quem será o dono dos dados gerados nessas interações? A OpenAI, Uber Eats e DoorDash ainda não esclareceram esses pontos. Mesmo assim, o mercado demonstra otimismo. Sachin Kansal, diretor de produtos da Uber, destacou que a empresa está animada em “levar a facilidade da Uber e do Uber Eats para mais pessoas”. “Em breve, você poderá ver faixas de preço, tempos de entrega e navegar pelos restaurantes diretamente no ChatGPT antes de concluir sua viagem ou pedido nos aplicativos da Uber”, afirmou o executivo. A DoorDash também celebrou a parceria com a OpenAI. Em nota, afirmou que a integração representa “um avanço importante para trazer ainda mais conveniência aos consumidores” e prometeu divulgar em breve mais detalhes da colaboração. Qual supermercado sairá na frente para testar esse novo formato de venda?
10/10/2025
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Associados em foco
Carrefour aposta em grandes eventos para gerar receita e fortalecer relacionamento com o público
O Carrefour Brasil vem transformando seus estacionamentos em verdadeiros polos de entretenimento e convivência. A estratégia, liderada pelo Carrefour Property, unidade de negócios responsável pela gestão imobiliária do grupo, aposta em eventos de grande porte como ferramenta para gerar novas receitas, fortalecer o relacionamento com as comunidades locais e aumentar o fluxo de clientes nas galerias comerciais. A iniciativa acompanha um movimento crescente no varejo, que tem redefinido o uso dos ativos físicos diante da queda no uso dos estacionamentos — impulsionada pela popularização dos aplicativos de transporte e pelas mudanças no comportamento do consumidor. Assim, áreas ociosas se tornam arenas versáteis para festivais gastronômicos, circos, feiras e ativações de marcas. Nos últimos meses, o Carrefour Property promoveu uma série de eventos que atraíram milhares de pessoas, como o TorresmoFest, considerado o maior festival gastronômico do país, o Patati Patatá Circo Show, o Circo dos Dinossauros e o Humberto Circus, além de feirões de veículos e feiras têxteis, como o Outlet das Malhas e a Fenacouro. Presente em 20 estados brasileiros e com mais de 250 galerias sob gestão das bandeiras Carrefour, Sam’s Club e Atacadão, o grupo oferece espaços com localização estratégica e alto fluxo diário de consumidores das classes A a D, tornando-os ideais para eventos que buscam visibilidade qualificada e alcance regional. “Nossos empreendimentos oferecem vantagens significativas para ativações e feiras ao ar livre. Além do fluxo constante de pessoas, contamos com infraestrutura controlada, segura e organizada, o que garante conforto e uma experiência positiva para os visitantes”, explica Roger Teixeira, gerente de marketing do Carrefour Property. A companhia estima crescimento de 20% a 30% no número de eventos até o fim de 2025, impulsionada pela retomada do setor. Segundo a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), o segmento registrou alta de 8,4% em relação a 2024, refletindo o aumento da demanda por entretenimento e experiências presenciais. “Os eventos realizados em nossas unidades impactam positivamente a economia local, geram incremento de vendas para os lojistas e fortalecem a conexão das nossas bandeiras com o entorno. Muitos parceiros ampliaram suas edições em nossas galerias, o que demonstra confiança no nosso modelo de ativação”, destaca Teixeira. Para garantir a qualidade das operações, o Carrefour Property adota planejamento logístico e operacional rigoroso, avaliando aspectos como acessibilidade, conveniência e segurança. “Cada evento é estruturado para manter a excelência do atendimento nas lojas e assegurar o perfeito desenvolvimento das atrações. Nosso objetivo é unir experiência e eficiência, criando valor para todos os envolvidos”, conclui o executivo.
10/10/2025
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Preço dos ovos recua e consumidor amplia compras
Pesquisa da Neogrid mostra que, após um período de alta, o preço médio dos ovos voltou a cair a partir do segundo trimestre de 2025. Enquanto em abril deste ano o preço médio do alimento foi de R$ 13,70, em agosto ficou em R$ 11,81. O levantamento aponta que o tíquete médio por compra permanece elevado, o que indica a forte presença da proteína nos lares brasileiros. Hoje, 10 de outubro, por sinal, é celebrado o Dia Mundial do Ovo. Quando os ovos estão no carrinho, o consumidor costuma realizar compras significativamente maiores: o tíquete médio chega a R$ 340,20, com cerca de 44,9 itens por cesta. O dado reforça o papel dos ovos como produto essencial no abastecimento doméstico e um dos principais impulsionadores do volume de compras no varejo supermercadista. O estudo da Neogrid ainda revela que a ruptura da categoria aumentou 1,4 ponto percentual em agosto de 2025 em relação a julho, alcançando 23% e evidenciando que a demanda pelo ovo segue aquecida. Além do ticket médio elevado e da alta na indisponibilidade nas gôndolas, a análise mostra que a compra de ovos está associada a um perfil de consumo mais amplo. Entre os shoppers que levam o produto, 41,2% também compram biscoitos, 37,2% levam pão e 32,4% adicionam leite UHT ao carrinho. Itens como frango (29,6%), refrigerantes (28,1%), óleo (27,1%) e arroz (26,1%) aparecem com frequência nas cestas que contêm ovos. “A importância do ovo na rotina dos brasileiros se deve à combinação entre versatilidade, valor nutricional e preço competitivo”, explica Anna Carolina Fercher, líder de Dados Estratégicos na Neogrid. “A queda recente no valor médio, aliada ao incremento no volume de compras, reforça a relevância desse produto na composição das refeições e no planejamento financeiro das famílias.” Recentemente fizemos uma matéria exclusiva com a participação de Leandro Pinto, fundador e presidente do conselho da Mantiqueira, destacando dados e trajetória desse alimento que saiu da base das gôndolas para virar uma importante categoria. LEIA AQUI!
10/10/2025
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Por dentro da asserj
Valorizando quem movimenta o setor! Prezunic reconhece profissionais no Dia do Açougueiro
Celebrado na última quinta-feira, 9 de outubro, o Dia do Açougueiro é mais que uma data comemorativa para profissionais da área. É também uma excelente oportunidade para valorizar uma função de suma importância para o dia a dia do varejo supermercadista. O açougue é um dos principais pontos de contato do consumidor, sendo um setor vital para a experiência de compra. Um atendimento cortês, uma peça bem fatiada ou apenas uma dúvida esclarecida com conhecimento técnico, atenção e cuidado são fundamentais para que o cliente saia da loja satisfeito, com a certeza de que ali ele é valorizado, criando assim uma relação de confiança. Ou seja, o açougueiro pode ser o determinante entre fidelizar ou perder um consumidor. Portanto, é mais do que necessário exaltar os colaboradores que se dedicam à essa missão, é estratégico. Justamente nessa intenção, o grupo Cencosud Brasil, detentora do Prezunic, dedicou o dia a reconhecer os mais de 400 colaboradores que atuam nas lojas do grupo. Um desses profissionais é Jorge Henrique Barbosa, que trabalha há 40 anos como açougueiro. Sua jornada começou ainda muito jovem, aos 14 anos, como locutor de um açougue de rua. Ganhando experiência técnica sobre carnes, cortes e melhores preparos, ele se desenvolveu na função e hoje ocupa um posto de liderança no setor dentro do Prezunic, no Rio de Janeiro, sendo responsável por treinar e capacitar os açougueiros da rede. "Para ser açougueiro é preciso, em primeiro lugar, gostar do que faz. A partir daí, além de conhecer cada tipo de carne e saber preparar os cortes, é fundamental estar atento aos detalhes, não abrir mão da qualidade e manter a vitrine sempre abastecida e bem arrumada", destaca Jorge Henrique. O açougueiro não se contenta apenas com o seu trabalho de forma individual. Ele também ressalta a alegria em ajudar na formação de novos profissionais, afinal, conhecimento represado é conhecimento perdido, ele de nada adianta se não for compartilhado: "Já formei auxiliares que se tornaram açougueiros e, depois de um tempo, chegaram a gerenciadores de setor. Fico muito feliz em poder passar minha experiência para quem está começando e contribuir para dar continuidade a essa verdadeira arte". Ser um açougueiro de qualidade é sinônimo de ser técnico, responsável, atento e atencioso. Para além disso, histórias como a de Jorge Henrique reafirmam também uma das principais características do varejo supermercadista no mercado de trabalho. Nosso setor é um celeiro de oportunidades, com claro potencial de crescimento, para aqueles que desejem aprender e se desenvolver. Nenhum outro segmento, no Rio de Janeiro, e no Brasil, recompensa mais o esforço e a dedicação do que o supermercadista.
10/10/2025
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Empregos em alta! Varejo supermercadista segue criando novas oportunidades no Rio!
2025 é um ano de recordes na geração de empregos para o varejo supermercadista fluminense (CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS). E esse movimento não será freado tão cedo. Dando sequência à onda empregatícia do nosso setor no mercado fluminense, o Guanabara abriu mais de 400 vagas para diversas lojas da rede espalhadas por todo o estado do Rio. Ao todo, são 430 postos de trabalho disponíveis, com cargos variando entre funções operacionais e administrativas. As exigências de escolaridade e experiência variam conforme o cargo, mas muitas posições não exigem experiência, o que amplia o acesso ao mercado de trabalho e destaca outro ponto forte do varejo supermercadista: um celeiro de oportunidades para todos, inclusive, para os que buscam o primeiro emprego. Também há vagas para profissionais com deficiência (PCDs), referendando a diversidade e a inclusão. Os interessados podem entregar o currículo impresso diretamente em uma das 28 lojas do Guanabara ou se candidatar pela internet. A ASSERJ exalta o atual momento do varejo supermercadista fluminense na geração de empregos e ressalta a importância do nosso setor, que para além de sua função de abastecer a população, contribui diariamente com a melhor qualidade de vida para a população fluminense, criando oportunidades de trabalho e fortalecendo a economia do estado do Rio de Janeiro.
10/10/2025
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Por dentro da asserj
Fábio Queiróz, ao vivo, na CNBC falando sobre o futuro do varejo nas Américas
O presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, agora também presidente da Associação de Supermercados das Américas (ALAS) (SAIBA MAIS CLICANDO AQUI), concedeu nesta quinta-feira, 9 de outubro, uma entrevista ao programa Fast Money, da rede CNBC (Times Brasil) sobre o futuro do varejo supermercadista fluminense, brasileiro e das Américas. "Há mais de 30 anos um brasileiro não era eleito presidente da ALAS. Em nossas andanças, temos visto o protagonismo dos supermercados brasileiros em relação a todo o mundo. Não devemos nada a ninguém. Acho que isso também refletiu na escolha da minha liderança. O mais importante é que continuemos abastecendo a população, trocando as melhores práticas e desenvolvendo o setor melhorando a experiência do consumidor. Estamos em um momento de transição muito importante, com muita tecnologia entrando nas lojas. Tenho certeza que o varejo supermercadista brasileiro é exemplo e está preparado para liderar o setor em toda a América", destacou Fábio Queiróz. Questionado sobre os diferenciais do varejo supermercadista brasileiro em comparação com outras nações, o presidente da ASSERJ e da ALAS enfatizou: "Comprar e vender é a especialidade dos supermercados, não tem jeito. Mas o que tenho visto é a experiência do consumidor com a entrada da tecnologia. Já vemos os carrinhos inteligentes, pagamentos por aplicativos... será o fim das filas nos supermercados para pagar, estamos caminhando a passos largos para isso. Outro tema muito importante é a gestão. Não adianta comprar bem, vender bem e não gerir bem. Temos tido muitas conversas com todos os países das Américas sobre isso. O Brasil está muito bem e é uma grande referência". Ao ser indagado sobre os pilares de sua gestão para o avanço da ALAS, Fábio Queiróz ressaltou: "Supermercados têm uma operação muito dura. Às seis da manhã chega o leite, às 11 da manhã a burrata tem que estar pronta e às três da tarde ela não vale mais nada. Fazemos isso com mais de 65 mil itens. Com essa operação dura, nos sobra pouco tempo para gestão e tecnologia. É isso que as entidades precisam focar. Precisamos entregar aos supermercados mais técnicas de gestão, trocar melhores práticas e acompanhar a entrada gradativa da tecnologia, porque o varejo não abraça a tecnologia toda de uma vez, justamente por essa operação dura que temos. Nosso papel é ensinar, acompanhar e trocar melhores práticas para gestão e tecnologia". Outro tema abordado com carinho durante a entrevista foi a expansão da iniciativa da Escola ASSERJ, agora nomeada Escola ASSERJ-ALAS: "Mão de obra é um problema mundial. Todos reclamam de mão de obra. Quando trazemos para o varejo abastecedor, nos deparamos com as profissões dos 'eiros', que são os padeiros, açougueiros, confeiteiros e por aí vai. E a Escola ASSERJ é muito focada nisso. E, agora, estendemos para todas as Américas. Então, quem é ou quer se tornar um profissional do setor de supermercados, pode, de qualquer lugar, estudar na Escola ASSERJ-ALAS. Essa é a grande novidade, investindo tudo no pilar educação. Temos certeza absoluta de que o desenvolvimento do setor passa, inevitavelmente, por educação". Já sobre a expansão do alcance da ALAS, Fábio Queiróz manifestou o desejo de conquistar a adesão de novos países à Associação: "Hoje temos 16 países e mais os países do Caribe. Mas temos nações importantes que não estão conosco. E um dos itens do nosso planejamento estratégico é ter novos associados. Por exemplo, o Canadá. Precisamos trazê-lo para o jogo. Países que não tenham uma associação nacional formada, também pretendemos ajudar na constituição dessas associações e que, consequentemente, elas também estejam associadas à ALAS". Por fim, o presidente da ASSERJ e da ALAS foi questionado sobre o futuro do varejo supermercadista com o avanço da tecnologia: "Hoje lidamos muito com o que chamamos de hiperpersonalização. Por exemplo, eu sou apreciador de cerveja, não de vinhos. Então não adianta eu ser impacto com uma promoção de vinho. Através de inteligência artificial, em até 10 compras, nós monitoramos todo o comportamento de consumo e tratamos o consumidor personalizadamente, como um indivíduo e não mais por características comuns. Quando os aplicativos de supermercado coletam dados, eles são processados com inteligência artificial para que as pessoas sejam impactadas com os seus hábitos de consumo, com o que está na zona de interesse delas. E isso tem dado muito certo, não à toa, no Brasil, o setor de supermercados vem crescendo ano a ano, mês a mês”. Confira a entrevista na íntegra: [embed]https://www.youtube.com/watch?v=JOifvmS1jAs&feature=youtu.be[/embed]
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