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Consumo dos lares brasileiros sobe 1,65%. Saiba como impacta o varejo
No consolidado geral, o preço da cesta básica caiu em todas as regiões do país A informação é da ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados. O consumo dos lares brasileiros subiu cerca de 2,39% no acumulado de janeiro a julho, segundo o monitoramento mensal da instituição. O setor varejista de supermercado estima um crescimento de 2,5% até dezembro de 2024. Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, pontuou que "a maior parcela do consumo dos lares brasileiros é com alimentação, e isso representa a importância dos supermercados para a recuperação econômica do varejo", ressaltando os números de crescimento apontados na pesquisa. "A projeção de crescimento do consumo dos Lares Brasileiro neste ano, de 2,5% foi puxado pelo setor de supermercados, que acumula alta de a 6,6% no Brasil e 5,7% no Rio de Janeiro", afirmou William Figueiredo, consultor econômico da ASSERJ. No comparativo com junho de 2024, o crescimento foi de 1,65% no consumo, reflexo do recuo da inflação sobre o grupo de alimentos e bebidas (-1%) no mês, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE. Em comparação com julho de 2023, o consumo nos lares cresceu 1,02%. “Houve menor pressão da inflação sobre o grupo de alimentos e bebidas, o que ajudou o consumidor na hora de compor a cesta de abastecimento dos lares e ainda tornou o consumo dentro do domicílio mais atrativo em julho, mês em que há um certo deslocamento do consumo doméstico por causa das férias escolares e viagens”, analisou o vice-Presidente da Abras, Marcio Milan. Segundo o IBGE, o preço da alimentação em domicílio caiu 1,51% após diversas altas desde janeiro. Entretanto, o consumo fora do domicílio também cresceu, cerca de 0,39% no último mês. Na avaliação do relatório, a ABRAS pontuou que os repasses de programas do Governo Federal, como o Bolsa Família, ajudaram no crescimento desses números. Impacto no varejo O aumento no consumo dos lares brasileiros pode trazer um impacto positivo nas vendas dos supermercados, representando um crescimento do ticket médio das famílias brasileiras. Segundo o Abrasmercado, indicador que mede a variação dos preços da cesta básica, os valores passaram de R$ 752,11 para R$ 742,60 na média nacional. No mês de julho, os preços caíram nas cinco regiões do país. A queda mais expressiva foi registrada na região Sul (-1,84%) onde os preços passaram de R$ 848,07 para R$ 832,46. A demais variações foram: Centro-Oeste (-1,73%) passando de R$ 710,14 para R$ 697,86; Sudeste (-1,39%) onde os preços passaram de R$ 766,94 para R$ 756,25; Norte (-1,08%) onde os preços saíram de R$ 827,88 para R$ 818,96; Nordeste (-0,86%) passando de R$ 685,03 para R$ 679,12. Para o segundo semestre, a queda dos preços dos alimentos, verificada em julho no IPCA e em agosto no IPCA-15 deve assegurar esse crescimento do setor. "Atenção dos empresários deve ser para a possível reversão de ciclo de queda da taxa de juros no Brasil e a desvalorização cambial, comprometendo as margens dos produtos importados sazonalmente para as festas de final de ano", afirmou William.
30/08/2024
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Proximidade do Rock In Rio incentiva novo trade da Schweppes no Pão de Açúcar
Categorias de bebidas, snacks e guloseimas podem apresentar excelentes oportunidades para alavancar as vendas! A cidade do Rio de Janeiro sediará, em setembro, o Rock in Rio e os supermercados estão se movimentando para implementar ações que cativem o público por meio de marcas que estão aderindo ao grande evento. Alguns produtos já repaginaram os seus rótulos para ganharem destaques nos PDVs. No Pão de Açúcar do Freeway, uma geladeira da "Hora do Drink" posicionada na seção de bebidas, apresenta uma nova opção para os clientes. Repleta de itens da marca Schweppes e outros da Coca-cola, a ativação já está atraindo o público com seus detalhes em amarelo neon iluminando a ponta da gôndola de bebidas especiais. "Esse é um espaço adquirido pela Coca-Cola para divulgar seus produtos, entre eles o Schweppes. Certamente, mais novidades virão para o Rock in Rio, e a expectativa com a presença de outras ativações deles é grande por aqui", afirmou Adelino Moreira, gerente de mercearia do Pão de Açúcar. A disposição das bebidas foi colocada estrategicamente para chamar atenção dos consumidores, antecipando a presença da marca de bebida de drink oficial do Rock In Rio em uma das unidades premium do Pão de Açúcar. O ponto de venda foi comercializado por um valor significativo e representou uma importante monetização para a loja. Por todo o Rio de Janeiro, as lojas já começaram a explorar a chegada do festival com suas ações de trade. Confira no ESPAÇO TRADE da Revista Super Negócios, outras ativações feitas por associados da ASSERJ. Schweppes, a bebida oficial do Rock In Rio "Schweppes Mixed oferece a conveniência de uma bebida deliciosa e pronta para servir" é assim que a marca de bebidas saborizadas gaseificadas da Coca-Cola se apresenta ao lançar sua nova linha premium, com lançamento inspirado no Rock in Rio, e que será o drink oficial do festival, contando com ativações em supermercados como “A hora do drink” e outras no próprio evento. “Estamos muito empolgados com o lançamento da nossa nova embalagem. Ela representa a evolução da nossa marca, que busca sempre se reinventar e se conectar de forma autêntica com o público jovem adulto”, afirma Camila Freire, Diretora da Categoria ARTD (Drinks Prontos) da Coca-Cola América Latina. A novidade chega com versões que possuem teor alcóolico de 5% e 7%, em embalagens de 310ml e 269ml. Segundo a Coca-cola, 90% dos consumidores da Schweppes declararam que o visual da marca lançada é mais atraente do que itens similares da concorrência. A Schweppes Mixed também terá versões em garrafas de vidro, estilo long neck, permitindo a penetração em um mercado predominantemente marcado pela presença dos rótulos da Ambev. A categoria de drinks prontos em embalagens de vidro representa cerca de 60% das vendas. "O mercado apresentou um crescimento de 20% no último ano, impulsionado pela preferência dos consumidores por produtos práticos e de alta qualidade. Estar no Rock in Rio Brasil 2024 é uma oportunidade única, uma estreia à altura de Schweppes Mixed", completou Camila. Trade representa impacto positivo nas vendas As ações de trade marketing sempre incrementam as vendas dos supermercados. Segundo a Neogrid, boas ações podem representar um impacto positivo na saída de diversas categorias. Essa medida tem sido adotada pelo varejo há muito tempo e vem aproximando o consumidor das marcas mais consolidadas da indústria. Segundo Walquyria Majeveski, consultora de varejo da ASSERJ, a capacidade do setor em explorar as sazonalidades impacta diretamente nas vendas, "Ao ver que a capacidade hoteleira da cidade está cheia, não apenas na Barra mas na Zona Sul também, os supermercados podem se aproveitar e incrementar seus salões de vendas com boas ideias", afirmou. Walquyria aposta em categorias como bebidas alcóolicas, não alcóolicas, snacks e até mesmo itens de produção própria, "Deixar itens como água, água de coco, isotônicos, biscoitos na entrada de loja é mais convidativo e também ajudará na saída para o Rock In Rio", explica a consultora, ressaltando que a boa organização desses produtos será fundamental para chamar a atenção do consumidor. Os supermercados estarão disputando preço a preço com bares e restaurantes, que também estão se preparando para a venda durante os dias do festival. Entretanto, o varejo supermercadista possui vantagens de variedade de mix de produtos e a combinação com ações de trade marketing. Confira algumas dicas para sua loja: Exposição de snacks, bebidas leves, isotônicos na entrada de loja e próximo aos checkouts. Ações de trade feito em parceria com as marcas envolvidas no Rock in Rio. Ativações com brindes, sorteios e promoções podem ser fatores criativos para a venda. Inove no seu sortimento: por que não apostar em frutas e sanduíches naturais? Deixe-os em uma localização de fácil visibilidade e aposte naquela promoção.
30/08/2024
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Por dentro da asserj
Atualidades
Venda de sacolas plásticas, regras de rotulagem e outros assuntos relevantes para o setor de supermercados foram pauta da reunião do Conselho Jurídico da ASSERJ; Saiba mais
Conduzida pela consultora da ASSERJ, dra. Ana Paula Rosa, a reunião contou com a participação de 17 conselheiros de grandes redes como Supermercados Mundial, Supermarket, Super Rede, Guanabara, Hortifruti, Bramil, Rede Economia, Real de Niterói e Inter A reunião do Conselho Jurídico da ASSERJ, realizada nesta sexta-feira (30), pela plataforma Zoom, tratou de temas relevantes que influenciam as operações dos supermercados como regras de rotulagem de alimentos, inclusão de funcionários PCDs e outros ligados à sustentabilidade como recolhimento de resíduos e sacolas plásticas. Logo no início, a Dra. Ana Paula Rosa falou sobre a proibição da venda de sacolas plásticas em alguns municípios, e citou o caso de Três Rios, onde a tutela, que requerer a suspensão da medida proibitiva, será analisada na próxima segunda-feira (02/09). “Solicitamos a todos que possuírem lojas em cidades do interior ou da Costa Verde, onde temos menos acesso às câmaras municipais, que se encontrem com qualquer dificuldade em relação à cobrança de sacolas plásticas, que nos procurem para que possamos atuar”, afirmou. Em razão de recorrentes leis proibitivas, a advogada também lembrou outra vitória conquistada pelo Jurídico da ASSERJ na demanda sobre preço diferenciado de produtos cárneos fatiados. “Tivemos êxito transitado em julgado vetando a proibição de preços diferenciados desses alimentos”, ressaltou. Ana Paula chamou a atenção para o fato de alguns estabelecimentos não estarem cumprindo as regras para atender a RDC 429 sobre comunicação de rótulos alimentícios. “Aqui no Rio de Janeiro, temos o Registro SIM, que contou com a participação da ASSERJ desde a criação da norma que estabeleceu as regras de selagem desses alimentos”, disse Ana Paula, reforçando a importância de se adequar às normas para não perder o selo e colocando a ASSERJ à disposição para dar todo o suporte aos associados em alinhamento com o IVISA. O recolhimento de óleo de cozinha nos supermercados também será objeto de regulamentação que entrará em vigor a partir de outubro, informou a advogada. Antes mesmo da publicação da lei, alguns associados já adotavam ações para recolhimento dos resíduos com a instalação de bombonas de coleta na frente de loja. No entanto, explica Ana Paula, muitas unidades não possuem projetos neste sentido e nem ao menos têm espaços disponíveis. Ela avisa que, “por conta da forte articulação da ASSERJ com órgãos reguladores (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e INEA), teremos a oportunidade de nos manifestarmos em relação à norma que será aplicada às operações dos supermercados”. Será enviado um formulário para os associados informarem todas as dificuldades encontradas para implantar a ação de recolhimento de modo que a ASSERJ possa atuar preventivamente. Por fim, dois temas sensíveis de difícil execução no dia a dia: acessibilidade nas lojas e inclusão de funcionários PCDs. Foram relatados casos de estabelecimentos notificados pelo não cumprimento de cotas e adaptação das áreas internas. A advogada Valéria Ribeiro sugeriu o agendamento de uma reunião com representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que, segundo ela, tem a obrigação de orientar e apoiar os supermercadistas para cumprir a lei. Também será enviado um formulário para os associados informarem necessidades e dificuldades em relação aos PCDs que, depois de compiladas, serão discutidas na reunião com o MTE. A ASSERJ agradece a participação dos conselheiros. Até a próxima!
30/08/2024
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Associados em foco
Em campanha de aniversário, Supermarket une elementos visuais do varejo com tecnologia
Sob o nome "Super 15", a ação inovadora de aniversário surpreendeu a todos Para se conectar com os consumidores do Rio de Janeiro, a rede Supermarket investiu numa abordagem diferente que explora características do Rio de Janeiro, como os cartazes lambe-lambe, em painéis digitais que aos poucos vão sendo vistos nas ruas, além de anúncios nos meios de comunicação. A rede é a pioneira em apresentar um painel em 3D para o varejo. A mídia out of home (OOH) simulou um carrinho de compras cheio de bolas de aniversário surpreendendo a todos. Os painéis digitais também apresentam o garoto-propaganda da Rede, Alex Escobar, como cartazista. Unindo o antigo com o moderno, o jornalista e apresentador aparece “colando” um cartaz no enorme OOH, chamando atenção dos motoristas que se deslocam entre a Zona Sul e a Barra da Tijuca. A campanha, desenvolvida pela HZ Comunicação, segue com o slogan “O preço baixo arrebenta” e reforça a identidade carioca da marca, incorporando elementos visuais e musicais típicos do Rio de Janeiro.
30/08/2024
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Supermercados do Rio de Janeiro garantem terceiro mês de saldo positivo na geração de emprego; saiba mais
Resultado mostra uma importante guinada do setor supermercadista fluminense diante do crescimento nacional Os supermercados do estado do Rio de Janeiro geraram cerca de 234 empregos formais, sendo este o saldo entre o número de contratações e demissões, representando o terceiro mês consecutivo de abertura de vagas no setor. Em comparação com o mesmo período de 2023, o resultado foi positivo ante o fechamento de 349 vagas de trabalho. Em comparação ao nível nacional, foi observada a abertura de postos de trabalho nos supermercados em julho pelo sexto mês consecutivo (+6.071), com um saldo de contratações em 23 dos 27 estados brasileiros. O Rio de Janeiro ficou na sétima posição no ranking nacional de geração de emprego e em segundo no regional. "No acumulado do ano até julho, o Rio de Janeiro gerou muitos empregos e garantiu o 4º melhor resultado do Brasil até aqui", afirmou William Figueiredo, consultor econômico da ASSERJ. Ao total, os supermercados fluminense geraram 1.254 empregos formais, sendo este o saldo entre o número de contratações e demissões.
29/08/2024
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Açúcar Guarani reformula embalagens para criar identificação com novos públicos; confira
A nova identidade traz quatro mulheres representando a diversidade feminina com o objetivo de fortalecer a conexão da marca com os consumidores O Açúcar Guarani, marca de varejo da Tereos, uma das líderes globais na produção de açúcar, etanol e bioenergia, reformulou toda sua linha de embalagens diversificando as figuras femininas estampadas, trazendo representatividade de forma autêntica e diversa e fortalecendo a conexão com os novos perfis de consumidor. A nova identidade visual foi projetada para ser clara e objetiva, aproximando os consumidores por meio de um design moderno e vibrante, com cores que evocam frescor e dinamismo. As embalagens refletem a diversidade do Brasil por meio de quatro mulheres diferentes, incluindo a personagem Dai, personagem já presente nas embalagens da marca, que ganhou novos contornos. Segundo Gustavo Segantini, diretor Comercial e de Marketing da Tereos, o rebranding da Guarani reflete o compromisso da marca em acompanhar as tendências e atender às necessidades dos consumidores. “Essa mudança vai além de uma nova aparência, é um reflexo da evolução da Guarani e de nosso compromisso em oferecer produtos de alta qualidade que superem as expectativas, atrelados a imagem de mulheres de diferentes perfis que representam a diversidade brasileira", afirma Segantini. "O açúcar é parte essencial da culinária brasileira e nossas embalagens foram projetadas para refletir essa identidade cultural de forma autêntica e diversa. Estamos empolgados em trazer ao mercado uma marca renovada, que preserva sua essência e se adapta às novas demandas de um público cada vez mais diverso e exigente", completa.
29/08/2024
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Tramontina lança promoção de R$ 1 milhão em prêmios
A promoção “Efeito Tramontina” distribuirá R$ 1 milhão em prêmios, sendo R$ 540 mil em barras de ouro e 2.200 prêmios instantâneos. Os displays decorados com balões azuis e roxos já invadiram a área de vendas dos supermercados para anunciar a promoção, que começa no dia 1º de setembro e vai até 31 de outubro. No Guanabara Barra da Tijuca, frigideiras e outros produtos domésticos do portfólio da marca foram acondicionadas nos displays atraindo a atenção dos clientes que, curiosos, conferem os itens participantes da promoção e aguardam ávidos pelo início da campanha. A promoção convida os consumidores a explorar novas experiências com os milhares de produtos da marca que tem ao dispor uma ampla gama de categorias, desde produtos domésticos, ferramentas até móveis plásticos e de madeira, porcelana, eletrodomésticos e muito mais. A diretora de marketing corporativo da Tramontina, Rosane Mesturini Fantinelli, falou sobre o objetivo da ação: “A campanha vai muito além das vendas, é um movimento estratégico que estabelece conexões entre nossos consumidores, estimula conversas, inspira o Efeito Tramontina na rotina das pessoas e ainda pode gerar benefícios através de prêmios”, reforça. A promoção é válida em todo o Brasil de 1º de setembro a 31 de outubro, contemplando todas as categorias de produtos Tramontina disponíveis em lojas físicas e online. A cada R$ 50 acumulados em compras, o consumidor já pode concorrer a prêmios, basta fazer o cadastro no site efeito.tramontina.com.br e enviar a foto do cupom fiscal.
29/08/2024
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Associados em foco
Campanha solidária de associado arrecada mais de 7 toneladas de alimentos
O Armazém do Grão acaba de contabilizar o resultado da campanha Aniversário Solidário. A iniciativa arrecadou mais de 7 toneladas de alimentos para instituições de Petrópolis, Teresópolis e Barra da Tijuca, locais onde a rede possui filiais. Os alimentos arrecadados foram distribuídos para várias entidades beneficentes, incluindo APAE, APPO, Lar Nossa Senhora das Graças, ONG Sal para a Terra, Centro Educacional Terra Santa, Associação Henry Borel, Creche-Lar Vovô Miguel e Lar Tia Anastácia. A ação, considerada um sucesso absoluto, contou com a colaboração de clientes, fornecedores e funcionários da rede. De acordo com Adriana Guarnieri, gerente de Recursos Humanos do Armazém do Grão, a campanha foi marcada por um forte espírito de solidariedade e união, com a participação ativa dos colaboradores e moradores de Petrópolis. "Cada doação foi um gesto de amor e terá um impacto significativo na vida de quem mais precisa", comentou.
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