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Supermarket aposta alto em ativações para o Rock in Rio; veja
Filial da Abelardo Bueno está operando com inúmeras ativações de patrocinadores do evento Os supermercados da Barra da Tijuca estão com a expectativa de venda no entorno de 12%, segundo um levantamento da ASSERJ para os dias do Rock in Rio, que começou nesta sexta-feira, 13, no Parque Olímpico. Para atrair a atenção do público que irá aos shows, o varejo local tem investido pesado na combinação preço + experiência para cativar os clientes. [caption id="attachment_35694" align="alignleft" width="300"] Supermarket[/caption] São esperados cerca de 7% de aumento do público recorrente nas lojas, aquele que não faz parte do perfil do supermercado e realiza "compras de passagem". Segundo a pesquisa da ASSERJ, é normal a queda do ticket médio nessas lojas, mas seguida de um aumento das vendas. Para essa loja, Aline Loures, gerente de marketing do Supermarket Barra Oeste, afirma que as ativações são um caminho extraordinário para as vendas, "Preparamos inúmeras ativações para os clientes durante os dias do Rock in Rio, tudo para trazer o consumidor ao supermercado e oferecer a comodidade e o preço necessário para aproveitar ao máximo o festival", afirmou. Uma dessas ações leva o nome do patrocinador oficial do Rock in Rio, a Heineken, que instalou na unidade um lounge bar exclusivo que permite vendas de cerveja na entrada do supermercado. "O cliente poderá chegar e adquirir a cerveja sem a necessidade de entrar no supermercado, isso é ótimo para ele. Antes do show, sabemos que eles querem fazer o 'esquenta' e vamos dar todo o conforto para isso", completou Aline. Quem pegar a cerveja gelada poderá descansar em um "pit stop" do KitKat Nestlé, posicionado também na entrada do supermercado. Enfeitado com poofs confortáveis e uma estação de carregamento de celular, o consumidor poderá descansar na sombra enquanto reúne energia para aguentar a maratona do festival. Mais atrações Ao entrar na loja, um arco do KitKat recepciona os clientes, e diversos produtos de patrocinadores são expostos ao longo dos corredores, que apresentam uma combinação entre ações de trade, degustações e também sinalizações criativas que vão desde o chão até o teto, passando pelas gôndolas iluminadas. "Achei bacana essas ações. Eu sou cliente daqui e aproveitei para fazer as minhas compras antes do festival, porque depois será muito difícil. Achei muito criativo eles anunciarem os produtos até mesmo no chão", afirmou Miguel Gonçalves, contador e que é um dos diversos clientes impactados com os adesivos expostos na loja. Ele se refere ao investimento pesado da Coca-Cola em promover um de seus lançamentos, o mix alcóolico da Schwepps, que está presente tanto no evento quanto no supermercado. Aliás, não apenas bebidas ganham destaque na filial. Um corredor que integra bebidas, snacks e até mesmo frutas é oferecido ao cliente. A Tostitos, lançamento da PepsiCo, marca presença com uma ação tradicional de degustação e a apresentação criativa do seu novo snack, que é uma das marcas mais presentes no Rock in Rio. "Os clientes estão aproveitando esse produto, ele tem feito muito sucesso e certamente a repercussão será ainda mais positiva nos próximos dias", comentou Mayara Silva, promotora da Tostitos. Os clientes que querem aproveitar o supermercado para fazer um "esquenta" do evento, o Supermarket está promovendo a degustação de drinks exclusivos feitos na hora para os consumidores. Além disso, aos que não ingerem álcool, a Red Bull posicionou uma criativa ação de trade com um carro recheado de energéticos. Aproveite o Rock in Rio para apostar em ações de trade criativas para vender mais!
13/09/2024
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Associados em foco
Tostitos: ações de degustação aquecem vendas nos supermercados apresentando lançamento de snacks
Com foco no consumidor que gosta de saborear snacks com patê, molhos e pastas, o salgadinho vem nos sabores "Toque de Sal Marinho" e "Toque de Pimenta Mexicana" - escolhas estratégicas que combinam com diferentes tipos de acompanhamentos. Para potencializar as vendas do alimento e torná-lo conhecido, a multinacional investe nas ações de trade marketing nos supermercados. Os associados Guanabara Barra e Pão de Açúcar Freeway estão promovendo ativações de degustação dos produtos. Até o fim do mês de sexta a domingo, promotoras da PepsiCo estarão oferecendo os salgadinhos sempre das 10h às 18h. A tortilha tem um formato arredondado e é mais espessa que as tortilhas regulares, portanto, mais difícil de quebrar, facilitando a proposta de comer em uma combinação com os mais variados tipos de molhos como guacamole, queijo, sour cream e salsa de tomate. Danilo Monteiro, gerente de eventos da PepsiCo, afirma, com exclusividade para a ASSERJ, que “as ativações conceitos fazem com que a categoria, que é de impulso, seja potencializada. O shopper não planeja ir ao mercado para comprar salgadinho, ele precisa ser impactado para a compra acontecer”. Os sabores das tortilhas foram escolhidos com base em estudos do comportamento do consumidor e suas preferências, explicou.
13/09/2024
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5º encontro de parceiros do Royal Supermercados foi um verdadeiro sucesso; saiba mais
Com apresentação de números, projetos e estratégia, o Royal Supermercados celebrou seu 5º encontro de parceiros da indústria com um cenário paradisíaco e ao som de muito samba O Royal Supermercados reuniu seus executivos com profissionais da indústria no 5º encontro de parceiros da rede de origem japonesa, em um resort na praia de Portobelo, em Angra dos Reis. O evento tem como objetivo principal estreitar os laços entre os varejistas e a indústria. Foram apresentados balanços de investimentos realizados pelo Royal no ano de 2024 e a expectativa para 2025. Nas operações, a rede enfatizou a busca pela eficiência técnica e o compromisso ético firmado pela companhia nos últimos anos. "Contratamos um canal de disque denúncias, e reforçamos nossas políticas contra o assédio moral, a favor do compliance, da boa gestão de contas, e do convívio entre os colaboradores", afirmou Egberto Chokyu em seu discurso. O executivo também exaltou a prestação de contas do Royal, que atingiu níveis de excelência nos últimos anos. O diretor de Operações do Royal, Leonardo Chokyu, comentou sobre o projeto de expansão dos supermercados, que contará com a abertura do novo Centro de Distribuição da empresa, localizado no coração de Volta Redonda. "Nós estamos correndo há 2 anos para concluir as obras do CD. Estamos terminando nesta semana o asfaltamento do acesso e passaremos para as pinturas", afirmou. A construção do CD representa a capacidade do Royal em transformar uma dor em solução. Após constatar um forte crescimento nas vendas, e também no aumento de público, impulsionados por outras marcas como o Empório Royal, do grupo, Leonardo liderou o processo de ampliação da capacidade logística do supermercado em suas lojas. "Saímos de 500 refrigerados (refrigeradores) para 2.000, saltamos de 7 docas para 17. Esse é um problema que nos afeta e afeta vocês (indústria), e agora será solucionado com o CD", completou Leonardo. O diretor ainda garantiu que o Royal pretende aumentar a sua prestação de serviços nos próximos anos. Boa influência para o setor Quem também discursou foi o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, que ressaltou o pioneirismo do Royal no setor supermercadista fluminense, "é muito importante a presença de vocês para o nosso setor, sempre compartilhamos coisas novas, vocês aprendem e nos ensinam muito, e isso é o que nos mantém unidos e fortes", afirmou. A presença do Royal também foi exaltada por representantes da indústria. Camila Leilbel, coordenadora de trade da BRF, afirmou que a marca tem "uma presença muito importante para a região sul fluminense, e que isso representa um pilar estratégico para a empresa no estado. A força que o Royal possui nessa região o torna indispensável para os futuros projetos da Sadia e da Perdigão no Rio". E tamanha importância do Royal para a BRF, a estratégia escolhida para o restante de 2024 é apostar alto nas futuras datas comemorativas, "Agora esse é o foco total. Vamos blindar a região com o Chester Perdigão e o Peru Sadia", completou.
13/09/2024
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Marca visa expandir consumo com parcerias e lançamentos temáticos
Collab é a tendência do momento e as marcas têm se destacado nas gôndolas em parcerias originais que encantam os fãs e despertam a curiosidade dos shoppers. Mas não para por aí! Às vésperas de festas que envolvem os pequenos como Dia de Cosme e Damião, Halloween e Dia das Crianças, a criatividade se faz presente em novas embalagens e formatos de alimentos temáticos. A Fini, depois de uma bem-sucedida collab com a Bauducco com Cookies Fini Dentadura e Tubes Pinta Língua, surpreende mais uma vez e lança balas de gelatina Aranha. No formato do “animal assustador”, as guloseimas coloridas de roxo e amarelo vêm nos sabores pêssego e amora e têm tudo para agradar. Os famosos marshmallow viraram “Marshbooh” e ganharam versões de caixões e “rostos de fantasmas”. Por fim, as icônicas dentaduras viraram “dentaduras de bruxas” nas cores verde, laranja e roxo. A estratégia de aproveitar a sazonalidade para inovar e criar produtos temáticos foi adotada no ano passado com sucesso na versão com formato de abóboras para o Marshboo, que voltou em 2024. A ideia é expandir a categoria da marca no país seja por meio de lançamentos ou collabs. Valmir Feil, diretor-geral da The Fini Company no Brasil, ressalta a expectativa de encerrar o ano de 2024 com uma presença ainda mais ampla, atingindo a marca de 500 mil pontos de venda auditáveis — visto que atualmente, a marca está presente em mais de 400 mil pontos pelo país. “Para este ano, a Fini reitera seu foco no crescimento e na presença de mercado e estabelece meta de 38% de crescimento”, aponta Feil. Ainda sobre expansão da marca, ele informa que a fábrica em Jundiaí, no interior de São Paulo, teve R$ 350 milhões investidos nos dois últimos anos, visando ampliar e dar conta de toda a demanda da marca. Como você, associado, tem aproveitado a sazonalidade e parcerias com a indústria para fazer ativações de produtos originais? Ainda dá tempo de ajustar o planograma e capitalizar esta demanda.
13/09/2024
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Quatro anos de compromisso com o desenvolvimento do Rio
Iniciada em 2021, ainda no meio da pandemia de Covid-19 e com salários dos servidores municipais em atraso, a atual legislatura carioca enfrentou o enorme desafio de ajudar o Rio a sair de uma grave crise, com efeitos para além da saúde. De cara, uma das iniciativas apresentadas pela Câmara de Vereadores foi a implantação dos programas Auxílio Carioca e Empresa Carioca, como forma de manter renda e empregos na cidade. Só em recursos próprios do parlamento, foram investidos R$ 120 milhões, que tiveram como foco as pessoas e empresas em maior vulnerabilidade, e incentivaram o movimento da roda da economia. É importante lembrar que, naquele momento crítico, a agilidade do presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, em procurar os órgãos públicos para garantir o abastecimento das famílias, foi fundamental e decisiva para a manutenção das operações. Nenhum estabelecimento parou de funcionar e os supermercados se adequaram em tempo recorde para cumprir as exigências sanitárias e atender ao público com segurança. Além disso, foram adotadas medidas estratégicas de modo que não houvesse ruptura. Na época, foram transformadas em lei a Reforma da Previdência, a Minirreforma Tributária e o Novo Regime Fiscal. O conjunto de normas, aprovado após profundo debate na Câmara e com a participação da sociedade, conseguiu reverter a situação de quase quatro anos atrás. Por meio da simplificação e consolidação tributária, do fim de diversos benefícios fiscais e da implementação de gatilhos de responsabilidade financeira, o município recuperou a capacidade de obter empréstimos em condições mais vantajosas, ao sair da classificação “C” para “B” na chamada Capacidade de Pagamento (Capag). “A melhoria da qualidade das nossas finanças é muito nítida”, diz o presidente do parlamento, o vereador Carlo Caiado (PSD). “Basta compararmos a previsão de receitas na Lei Orçamentária Anual: ela saiu de R$ 31,2 bilhões em 2021 para R$ 45,7 bilhões em 2024”, exemplifica. O arcabouço jurídico implementado nos últimos quatro anos inclui ainda a desburocratização promovida pela Lei de Liberdade Econômica, que simplificou as regras para abertura de novos negócios de baixo risco. O efeito pode ser percebido ao analisar a situação dos empregos no município. Segundo o Novo Caged, a cidade tinha perdido 96 mil vagas formais em 2020, ou uma contração de 5,3%. Já o ano de 2023 fechou com o incremento de 71,8 mil novos postos de trabalho. E a tendência se mantém: em julho deste ano, 4.804 trabalhadores foram formalizados. Essas medidas também foram extremamente favoráveis ao varejo supermercadista, que comemora os resultados positivos do setor no estado do Rio de Janeiro. No acumulado do ano até julho, o Rio de Janeiro gerou muitos empregos e garantiu o 4º melhor resultado do Brasil até aqui, de acordo com dados do Caged. O bom momento na economia carioca é também fruto de uma série de incentivos discutidos e aprovados na Câmara, com o objetivo de evitar a perda de empresas para outras localidades. Outras áreas que devem ganhar uma importância cada vez maior para a nossa economia são as de tecnologia e de finanças, graças a leis como a do ISS Tech e da Bolsa de Valores. Em ambos os casos, a capital fluminense passou a praticar as alíquotas de ISS já aplicadas em São Paulo, de forma a se tornar atraente para esses setores. “O Rio não podia ficar de braços cruzados, esperando que as empresas se instalassem aqui só porque somos, afinal de contas, a Cidade Maravilhosa. Era necessário encarar uma série de discussões difíceis e nem sempre populares. E, com muito diálogo, conseguimos uma série de conquistas para os cariocas”, afirma Caiado. Um outro aspecto relevante, que permitirá novas oportunidades para o setor supermercadista, diz respeito ao plano para revitalizar a região central do Rio. O Reviver Centro mudou as normas de ocupação de solo, permitindo a instalação desse tipo de comércio no coração do Rio. O Plano Diretor também ecoa essa visão, com o incentivo para a ocupação comercial dos andares térreos de residenciais, as chamadas fachadas ativas. “Foram quatro anos de muito trabalho e escuta da sociedade, nos quais mais de 1.700 leis foram aprovadas. Dessa forma, a Câmara mostra o seu compromisso com a construção de um Rio de Janeiro mais dinâmico e eficiente, além de mais humano, acolhedor e sustentável”, finaliza o presidente.
12/09/2024
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ASSERJ dá três dicas essenciais para aproveitar o Dia do Cliente e aumentar as vendas!
Encantar o cliente é fundamental para fidelizá-lo, conheça os três pilares que podem transformar sua percepção com a sua marca! Supermercadistas, o Dia do Cliente foi criado pelo varejo para aquecer as vendas nesse mês que, historicamente, registra esfriamento do ritmo de compras. Portanto, não deixemos que a data, celebrada no dia 15 de setembro, passe em branco! Já que setembro não tem muitas datas memoráveis para os supermercados, sugerimos a oportunidade para ativar a criatividade e surpreender os clientes. Pensando nisso, a ASSERJ ouviu a especialista em varejo supermercadista e nossa Consultora de Varejo, Walquyria Majeveski, que elaborou um mini-guia para você aproveitar ao máximo esse evento em sua loja. "O Dia do Cliente pode ser uma data importante para os supermercados colocarem em prática testes de ativações, programas novos para os consumidores, estratégias de venda. É um momento que o varejista pode usar a criatividade para encantar e fidelizar o cliente", afirmou Walquyria Majeveski. Três pilares fundamentais no Dia do Cliente: 1- Personalização Uma das principais estratégias é a personalização das ofertas. Experimente usar o seu banco de dados do CRM para criar composições interessantes com preço e experiência ao seu cliente. "Em vez de promoções genéricas, crie ofertas assertivas para encantar o consumidor e conseguir aumentar as chances de compra dele. Isso automaticamente vai melhorar a experiência de compra", afirmou Walquyria. 2- Foco no atendimento No Dia do Cliente, o atendimento é fundamental. "Invista em treinamento da sua equipe, faça feedbacks sobre esse quesito e, principalmente, organize toda a operação para minimizar os possíveis estresses causados pela alta repentina de consumo", disse a especialista. Um atendimento diferenciado é capaz de converter a venda, fidelizar o cliente e fazer uma propaganda orgânica e positiva. 3- Faça o que deu certo Use estratégias de venda bem sucedidas anteriormente. Procure entre o seu mix, os itens com a melhor saída e explore essa oportunidade, criando promoções, separando em ilhas destacadas no hall de vendas, sinalizações típicas, "É bom apostar no que deu certo, e usar de um jeito novo para encantar o cliente. Explore os seus itens com mais saída", afirmou Walquyria E aí, supermercadista, que tal seguir essas dicas e explorar bem o Dia do Cliente?
12/09/2024
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Reunião do Conselho de RH da ASSERJ aborda estratégias inovadoras para reter talentos. Saiba mais
Abrindo o encontro online da reunião do Conselho de RH, nesta quinta-feira (12), a gerente de Comunicação e Marketing da ASSERJ, Lorena Cerqueira, reforçou a importância da participação no Seminário Super Negócios Marketing e Compras. O evento será realizado, no dia 2 de outubro, das 14h às 20h, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. “Queremos prover para os associados soluções como eventos e encontros de discussão de temas essenciais para o varejo supermercadista. Incentivamos o aprendizado, o conhecimento, a troca de experiências e a união da indústria com o varejo, que sempre traz novidades e lançamentos de produtos no nosso Seminário”, afirmou. Lorena adiantou algumas marcas patrocinadoras como Ambev, Nestlé e Cremer e temas que estarão em destaque como gerenciamento de categorias, precificação, negociação e conteúdos ligados à área de trade. Ela pediu aos participantes que incentivem os profissionais de compras e marketing a comparecerem ao evento. Este ano, a ASSERJ irá fornecer certificado de participação. Embora gratuito, o Seminário é sujeito à lotação. Então, faça logo sua inscrição! Na sequência, o consultor Fredy Figner apresentou a palestra “Estratégias inovadoras para retenção de talentos em redes de supermercados”. O especialista provocou os participantes com os questionamentos: como motivar o time e reter os talentos? Como anda a reputação da sua empresa? Será que o RH está executando todas as tarefas básicas de forma eficiente? A partir dessas reflexões, Fredy apresentou a Jornada do Colaborador cujas etapas são: atração e retenção de talentos; recrutamento e seleção; admissão e processos de DP; onboarding e rampagem (processo de integração e adaptação de novos colaboradores e o tempo que eles levam para aprender a usar ferramentas e técnicas da empresa, e alcançar o seu melhor desempenho); engajamento; treinamento e desenvolvimento; promoção, transição de carreira e novas responsabilidades; offboarding, desligamento e a rede de alumnis. “A jornada do colaborador é particular para cada empresa, afinal, cada negócio possui seus processos internos. Porém, é possível criar uma jornada base que guia todos os colaboradores dentro da organização”, informou. Todo o passo a passo para construir a jornada foi detalhado pelo consultor, que, neste sentido, ressaltou o papel do RH. “A área acompanha todo o percurso do colaborador, com o objetivo de oferecer a melhor experiência e garantir a execução da estratégia. Além disso, mapear a jornada é uma estratégia de gestão que visa aumentar o engajamento dos profissionais, integrar a equipe, promover a adaptação à cultura organizacional, elevar a produtividade e reter talentos”. Dentre os motivos da rotatividade, Fredy elencou os que considera principais: erro no recrutamento, que pode provocar saída de profissionais em seis meses; baixa remuneração; falta de oportunidades de crescimento e desenvolvimento; falta de reconhecimento e valorização; ambiente de trabalho estressante; exigências físicas; e liderança ineficaz. Silvana Almeida, gerente de Projetos de RH da Casa Coqueiro, situada dentro da Ceasa, compartilhou alguns desafios do dia a dia. “Temos trabalhado arduamente para obter o envolvimento da governança e precisamos apresentar números porque eles necessitam de informações tangíveis. Muitas vezes são pessoas que atuam no mercado há muitos anos e resistem às novas práticas. Trabalhar com pessoas é um desafio constante”, disse. No fim do encontro, a analista de Gestão de Pessoas da ASSERJ, Débora Rocha, lembrou que em breve será aberta mais uma turma do curso “Higiene e Manipulação de Alimentos” com certificação da IVISA - Rio pela Escola ASSERJ. Programe-se e participe!
12/09/2024
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Seu supermercado já tem os novos sabores de snacks de sorvete da Perfetto?
Combinando sabores e formatos ainda mais práticos, o lançamento promete tornar a experiência dos consumidores mais deliciosa. A Perfetto, uma das maiores indústrias de sorvete do Brasil, acaba de lançar dois novos produtos para a gôndola dos supermercados: os snacks congelados Açaí Purple Power Snack e o Fazendo Festa Bombom. Em uma combinação de sabores diferenciados com formatos práticos, os novos lançamentos trazem ao consumidor a experiência refrescante do sorvete para ser consumido em qualquer lugar. O mercado de sorvetes tem crescido significativamente nos últimos anos, impulsionado pela busca dos consumidores por produtos práticos e saborosos. "Os novos bombons da Perfetto atendem exatamente a essa demanda. Com suas casquinhas de chocolate crocante, eles proporcionam uma experiência sensorial única, misturando texturas e sabores irresistíveis", afirmou Eduardo Daldin, gerente de Supply Chain da Perfetto. O Açaí Purple Power Snack é um bombom de açaí com uma deliciosa cobertura de chocolate branco e flocos de banana, trazendo o paladar autêntico da fruta combinado com o toque adocicado e crocante da banana e do chocolate. Ideal para quem busca um snack refrescante e mais saudável. Já o Fazendo Festa Bombom é uma extensão dos famosos picolés da marca que levam o mesmo nome, agora em uma versão ainda mais prática, que oferece a clássica combinação de sorvete de baunilha com cobertura de chocolate, perfeito para agradar todos os gostos em qualquer ocasião. "Os novos bombons da Perfetto não são apenas sobremesas, mas verdadeiras experiências em forma de snack, perfeitos para serem apreciados em momentos de lazer, reuniões com amigos ou simplesmente para curtir sozinho", comentou Daldin. A Perfetto segue apostando seu portfólio na combinação entre conveniência, sabor e qualidade, e se consolida como uma das maiores indústrias de sorvestes do Brasil. As novidades já estão disponíveis para os PDVs. Supermercadistas, fica aí a dica para aquecer o setor da sua loja.
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