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Público jovem: a indústria está fazendo a sua parte! Supermercadistas podem, e devem, surfar essa onda!
Criar vínculos com o consumidor é um desafio tanto para o varejo supermercadista, quanto para as indústrias. E foi focando nessa questão que a Kellanova, responsável pela marca Pringles, a Sadia e a General Mills, dona da Yoki, investiram em lançamentos que vão além do sabor. Com objetivo de se conectar com o público jovem, as marcas apostaram em edições especiais de seus produtos inspiradas em universos de forte apelo cultural e de vivência visceral pelos fãs, como a série Stranger Things, da Netflix, e o jogo League of Legends, um dos mais populares do cenário global de eSports. Ações da Kellanova Entre as novidades da Pringles, estão os sabores Upside Down Bacon (bacon caramelizado) e Upside Down Steak (carne defumada com alho), desenvolvidos em parceria com a Netflix e sugestionados pelo famoso "Mundo Invertido" de Stranger Things. Já no universo gamer, a marca trouxe os sabores Chicken Oriental e Spicy Mayo, inspirados, respectivamente, nas personagens Leona e Mel, ambas de League of Legends. Além disso, a Pringles também ampliou seu portfólio com edições que valorizam sabores habituais de pizzas muito consumidas pelos brasileiros, como Calabresa, Marguerita e Portuguesa. "Na Kellanova, acreditamos que inovação vai além de novos produtos — ela está em criar experiências que conectam marcas e comunidades de forma autêntica. E foi exatamente isso que fizemos com a campanha de Pringles em parceria com a Riot Games e o League of Legends, através do maior campeonato de esportes eletrônicos no Brasil. E tem mais: lançamos dois sabores em edição limitada — Spicy Mayo e Chicken Oriental — inspirados em personagens do LoL e pensados para surpreender o paladar dos gamers. As latas colecionáveis com Leona e Mel formam o duo perfeito para quem vive intensamente cada partida. Essa campanha reforça nosso compromisso com a inovação e com a escuta ativa dos consumidores. Pringles não é só um snack, é parte da rotina gamer, da cultura pop e das conversas que importam", afirma Alberto Raich, vice-presidente e gerente geral da Kellanova no Brasil. Carlos Silva, CEO @Go Gamers, analisa: "Falar sobre hábitos de consumo do gamer é ir além do jogo, pois não podemos analisar apenas as horas dedicadas no gameplay, já que a experiência do gamer não se resume apenas a isso. Quando olhamos além, nós descobrimos muitos hábitos de consumo que nem sempre são evidentes, já que o jogador tem uma rotina e um cotidiano como diversas outras pessoas. O gamer gosta de ir na academia, tem pets, gosta de ir em restaurantes, assiste TV aberta e também come e bebe enquanto joga". Aposta da Sadia A Sadia também apostou na conexão com o mundo gamer, expandindo sua presença nesse cenário trazendo novidades para as linhas Hot Pocket e Hot Bowls, inspiradas em personagens de League of Legends. Entre os lançamentos, três fazem parte da linha Hot Pocket: X-Burguer Darius, Cheddar Leona e X-Frango Ashe. Já na Hot Bowls, a estrela é o Macarrão com Mini Almôndegas Mel. "Essa parceria da Sadia e League of Legends, na minha visão, tem como um dos objetivos entregar um produto que já faz parte do dia a dia do jogador mas com o forte apelo dos personagens de LOL. Para termos uma ideia, 93,8% dos jogadores consomem hamburgueres com certa frequência, mas outros produtos também estão concorrendo nessa preferência como pizzas, massas, salgadinhos e etc. Então, ao criar um produto direcionado você fortalece a sua presença. Para fechar, 69,8% dos gamers brasileiros preferem comprar produtos de marcas que apoiam eventos, campeonatos e atletas no mundo dos eSports e temos diversos setores com muito potencial para se conectar com o consumidor de games", destaca Carlos Silva. E para aproveitar o Dia do Games, comemorado nesta sexta-feira, 29 de agosto, a Sadia surpreendeu os gamers com uma ação específica para a data. A marca está desafiando os fãs de League of Legends na rede social X a desvendarem enigmas inspirados no jogo. Os participantes que apresentaram as respostas corretas, até às 23h59 de amanhã, ganharão cupons para receber gratuitamente um Hot Pocket edição LoL em casa, por meio de uma parceria com o iFood. Além disso, jogadores atingirem nota S+ no LoL podem postar o print marcando a Sadia com a hashtag #SeuGamePedeSadia, e em troca ganharam cupons de produtos no iFood. A marca ainda promoveu lives com gamplays de jogadores. “A Sadia não entra em um território só para fazer barulho e sair. Quando a gente escolhe estar em um universo, é para criar conexão de verdade e fazer parte da rotina da comunidade. O patrocínio a LTA Sul é isso na prática: queremos dar visibilidade para o fandom com ações que falem a língua dos gamers – como o Dia do Gamer. Apesar de a data existir há anos, quase ninguém a celebrava. Então, resolvemos criar o ‘game-office’, um momento para os players curtirem com seus squads, sempre com um Hot Pocket quentinho do lado”, conta Luciana Bülau, gerente executiva de Marketing da Sadia. Yoki insere entretenimento sensorial no consumo A Yoki também mergulhou na aproximação com o público jovem, com a edição limitada da pipoca temática de Stranger Things. Com visual diferenciado, o lançamento conta, inclusive, com experiência sensorial inspirada no "Mundo Invertido" da série. O grande diferencial está na cobertura com efeito congelante, um sabor misterioso, e um corante que pinta a língua do consumidor, mesclando diversão, suspense e cultura pop. Conecta Varejo também destacou esse movimento! O Conecta Varejo, nosso palco no Rio Innovation Week, já havia destacado a necessidade de ter muita atenção aos hábitos da Geração Z: "Não adianta criar conteúdo para impressionar se isso não se traduz em verdade no ponto de contato com o cliente", alertou Flávia Molina, CMO da Camil. Atenção, supermercadista: essas estratégias podem inspirar novos movimentos Mais do que simplesmente explorar modismos, as estratégias da Kellanova e da Sadia reforçam uma tendência importante no comportamento do consumidor: não basta recorrer a estereótipos com campanhas desconectadas da realidade do público em questão, é necessário criar vínculos genuínos por meio de experiências de valor percebido. Simplesmente comunicar detalhes do produto não é mais suficiente, é preciso se associar a universos que já fazem parte do dia a dia e da identidade do consumidor. Dessa forma, se amplia relevância, fortalece a marca e preserva autenticidade. Esses movimentos das grandes indústrias também são um sinal de alerta para o nosso setor: inovar no diálogo com os novos hábitos de consumo é fundamental. Ao buscar inspiração em universos como os games e a cultura pop, as marcas mostram que é possível criar vínculos mais profundos, oferecendo produtos ligados à experiências que geram identificação e fortalecem laços. Para o varejo supermercadista, é essencial enxergar o consumidor como protagonista de novas dinâmicas de compra, oferecendo experiências relacionadas a estilos de vida, ampliando o relacionamento entre marca e cliente.
28/08/2025
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Redeconomia inicia aniversário com a "Festa da Economia", com projeção de alta de dois dígitos! Vem saber detalhes!
A Redeconomia de Supermercados deu início oficialmente à comemoração de seu aniversário nesta quinta-feira, dia 28 de agosto. Com o mote “Festa da Economia”, promete aos clientes uma experiência repleta de ofertas, preços baixos e qualidade garantida. A celebração vai além das promoções, como explica Mario Letra, gestor comercial da Redeconomia: "Para o aniversário deste ano o foco maior está em preço, mas teremos ações em parceria com as rádios Tupi, FM O Dia, JB FM e Melodia. Nas 3 primeiras teremos chamadas ao vivo e dinâmicas em loja para atrair o público com premiações da 'Roleta Premiada' e 'Blitz da Economia'. Serão mais de 30 ações ao longo de todo o período do aniversário, distribuindo brindes e atendendo públicos de diferentes bairros. Já na Rádio Melodia teremos ação de flashes ao vivo com o locutor Flávio Sena" Ricardo Marcolan, diretor do Redeconomia Super Pax, também reforça: "Estamos focados em preço e promoções, chamamos os fornecedores e negociamos muito. A ideia é que o cliente venha às nossas lojas e economize de verdade. Além disso, temos muitas ações no nosso app, o Clube Redeconomia, permitindo que o consumidor ganhe descontos. Já começamos com uma promoção muito forte hoje com itens que o consumidor já nos pedia pra fazer ações como leite, carnes e cereais". Letra ainda frisou que a campanha não se limita à loja física: "Além destas ações, também faremos duas lives especiais de aniversário com alguns influenciadores e quem participar, vai concorrer a vales-compra. Nas redes sociais e no digital vamos detalhar cada ação e divulgar as datas e as lojas que participarão das ações ao longo do período do aniversário. E para alavancar ainda mais as vendas e estimular o aumento do ticket médio, o Cartão Redeconomia estará com uma condição especial de aniversário com parcelamento em 3 vezes sem juros. Para os clientes cadastrados no Clube Redeconomia vamos ter ofertas especiais todos os dias e, cada ponto acumulado, valerá pontos em dobro. Para novos clientes, daremos as boas-vindas junto com um bônus de 100 pontos para estimular o uso do app e incentivar a recorrência. Nas lives da economia os clientes poderão participar de premiações através da compra de determinados produtos que serão ofertados no app durante as lives". "Estamos focados em preço e promoções, chamamos os fornecedores e negociamos bastante coisa. Além disso, temos muitas ações no nosso app, o Clube Redeconomia, permitindo que o consumidor ganhe descontos. Já começamos com uma lâmina bastante agressiva em preço hoje. A iniciativa reforça a estratégia da rede de unir qualidade, preço competitivo e inovação digital para engajar clientes e equipes, tornando a Festa da Economia um momento de destaque para toda a rede. Vamos estar com uma presença muito forte nas mídias digitais, com lives, vídeos e engajamento com o consumidor", salientou Marcolan. Expectativa de crescimento Com a campanha "Festa da Economia", a Redeconomia projeta altas de dois dígitos em fluxo de loja, ticket médio e, principalmente, fidelização: "A expectativa é que o fluxo aumente em 10% e tenhamos um aumento de 10% no ticket médio da rede. Além disso, a projeção para o Clube é de que tenhamos um aumento de 20% da nossa base de clientes fidelizados, além de um incremento nas vendas dentro do app". A ASSERJ deseja sucesso de vendas à Redeconomia, seus colaboradores e parabenizamos a rede por mais um aniversário! [video width="1280" height="720" mp4="https://asserj.com.br/wp-content/uploads/2025/08/redeconia.mp4" poster="https://asserj.com.br/wp-content/uploads/2025/08/Redeconomia-Aniversario.jpg"][/video]
28/08/2025
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Associados em foco
Carrefour tem saída na diretoria! Vem saber a movimentação
O Grupo Carrefour Brasil terá novidade em seu quadro de diretores. A Chief Marketing Officer (CMO), Claudia Vilhena, deixou o Sam's Club Brasil após três anos e quatro meses atuando em diversas frentes de liderança da rede. A executiva havia assumido o posto de CMO em dezembro do ano passado. "Despedidas nunca são fáceis, e esta não poderia ser diferente. Foram três anos e meio intensos no Grupo Carrefour Brasil, convivendo com uma empresa gigante, duas marcas potentes e um time simplesmente único. É assim que guardarei essa fase para sempre na minha memória. Parto agora cheia de energia para um novo desafio, que em breve vou contar, levando comigo apenas gratidão e as lembranças de tantas conquistas", afirmou Claudia Vilhena. A ex-CMO do Carrefou Brasil prosseguiu: "No Sam's Club Brasil vivi marcos incríveis: 17 inaugurações de novos clubes, a base de sócios saltando de 1,7 para 4 milhões de membros, a transformação digital completa do negócio, um CRM e uma estratégia de dados que viraram referência no varejo, gerando mais de 20% de incremento mensal em vendas. Criamos um programa de loyalty genuíno, construindo uma love brand cada vez mais presente no coração da nossa comunidade. No Carrefour Varejo - Brasil tive a honra de trabalhar na reconexão dessa marca icônica, que há 50 anos trouxe ao Brasil o modelo de hipermercado, unificar o time de marketing, trazendo mais estratégia e relevância para a diretoria e estruturar o CRM para criar um programa de fidelidade que enxerga todo o ecossistema da empresa". Próximos passos A ASSERJ seguirá atenta e apurando as movimentações do mercado para seguir ao lado do varejo supermercadista fluminense e trazer as informações mais relevantes e frescas para o setor. Desejamos sucesso para a o Grupo Carrefour Brasil, todos os seus colaboradores e para Claudia em sua próxima jornada.
28/08/2025
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Inovar com criatividade? Trade Marketing do Supermercado do João mostra como!
O Supermercado do João trouxe uma ação de destaque para o calendário de Trade Marketing neste mês, durante as comemorações de aniversário da rede. Em parceria com a UAU Ingleza, a marca surpreendeu clientes ao promover uma ativação diferenciada dentro da loja. Seis influenciadoras digitais, conhecidas como “Vizinhas UAU”, chegaram em uma limousine, chamando atenção do público e gerando engajamento imediato. A entrada inusitada marcou o início de uma experiência sensorial que permeou toda a ação. O espaço da loja foi tomado pelas fragrâncias das essências da marca, conectando o olfato dos consumidores à proposta de limpeza e bem-estar. Além do aroma, o visual também foi reforçado com pontos extras e exposições diferenciadas, que deram protagonismo às embalagens. Já a interação direta com o shopper aconteceu por meio da experimentação: os clientes puderam tocar e testar os produtos no próprio ponto de venda. Para impulsionar as vendas, a UAU apostou ainda em mecânicas promocionais. Na compra de três essências, o consumidor recebia brindes exclusivos, ampliando a experimentação, estimulando a categoria e reforçando a conexão emocional da marca com o público. Segundo Rafaela Ferreira, diretora de marketing do Supermercado do João, a ação exemplifica como o Trade Marketing pode unir experiência, entretenimento e resultados. “Essa parceria mostrou que é possível transformar a loja em um palco de marca. Os clientes se surpreenderam desde a chegada das influenciadoras até a experimentação dos produtos. Conseguimos ampliar giro em categorias estratégicas e, ao mesmo tempo, gerar lembranças positivas no consumidor”, afirma. A ativação pode ser considerada um case para o setor, mostrando que, "quando bem planejado, o ponto de venda pode se transformar em um ambiente de encantamento, sem perder o foco em resultados comerciais", ressalta Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ.
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