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ASSERJ promove Fórum de Melhores Práticas em Recursos Humanos e fortalece capacitação no setor supermercadista
A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) realizou, na última sexta-feira (29 de agosto), o Fórum de Melhores Práticas em Recursos Humanos, em formato online, reunindo profissionais de gestão de pessoas das redes associadas. O encontro destacou cases inspiradores e mostrou como a troca de experiências pode impulsionar a qualificação e a valorização de talentos no setor supermercadista. Para Michelle Rodrigues, gerente de Gestão de Pessoas da ASSERJ, a iniciativa reforça o papel estratégico da entidade em promover capacitação e desenvolvimento contínuo. “Momentos como esse são fundamentais para o crescimento do setor. A troca de experiências permite que cada empresa se inspire nas soluções de outras, promovendo inovação e fortalecendo a gestão de pessoas no varejo supermercadista”, ressaltou. Entre os cases apresentados, o Prezunic compartilhou sua experiência com as Escolas de Açougue e Panificação, que se consolidaram como referência em qualificação profissional. Segundo Milena Gaspar, consultora de RH da rede, o projeto tornou-se essencial para suprir a demanda por mão de obra especializada. “Hoje, 100% da reposição é feita por alunos dessas iniciativas. Somos formadores e, o mais interessante, é desenvolver nesses novos colaboradores a mentalidade da rede. Após uma recente onda de inaugurações, as escolas foram fundamentais para a contratação de novos profissionais”, destacou. O case do Prezunic inspirou debates e gerou reflexões sobre como iniciativas semelhantes podem ser aplicadas em outras redes, reforçando a importância de investir em formação interna para garantir equipes qualificadas e engajadas. Outro exemplo relevante veio do Grupo Adonai, apresentado por Bruna Domingues da Silva, analista de Recursos Humanos da rede. Ela explicou como a empresa estruturou um programa de capacitação no formato de Escola Formadora. “Os treinamentos são feitos em módulos e, com certificado, os colaboradores já iniciam suas funções nas lojas formadoras para três meses de experiência”, explicou. Quem também compartilhou seu case foi o Grupo SK. A analista de RH Luana Bonfado apresentou a Escola Formadora de Líderes da rede, destacando como a iniciativa contribui para o desenvolvimento e retenção de talentos com perfil de liderança. Participaram do fórum, ainda, representantes do Redeconomia Bom de Preço e da rede associativa SuperMarket. Ao encerrar o encontro, Michelle Rodrigues ressaltou também o papel da Escola ASSERJ, criada para ampliar o acesso à capacitação profissional no setor, e anunciou os próximos cursos. "O projeto da entidade visa estimular o compartilhamento de conhecimento e oferecer ferramentas de gestão mais eficazes aos supermercados associados", afirmou. Na próxima terça-feira, 2 de setembro, o Fórum será realizado novamente, desta vez para os associados que não puderam participar nesta sexta-feira. Com encontros como esse, a ASSERJ reafirma seu compromisso em apoiar as redes supermercadistas na valorização de talentos, na formação de equipes qualificadas e no fortalecimento da gestão de pessoas como diferencial competitivo.
29/08/2025
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Princesa Supermercados firma parceria com o projeto Food To Save
O Princesa Supermercados acaba de dar um passo importante rumo a práticas de consumo mais sustentáveis ao firmar parceria com o projeto Food To Save, plataforma que conecta estabelecimentos a consumidores interessados em adquirir produtos próximos da validade com descontos atrativos. A operação foi iniciada na unidade do Cosme Velho, zona sul do Rio de Janeiro, e a expectativa é de expansão gradual para outras lojas da rede. “Novas formas de consumo mais sustentáveis são um assunto muito importante. Fico muito feliz em divulgar que o Princesa Supermercados está no Food To Save”, afirma Wlauber Manhães, gerente de Marketing da rede. “Vamos começar devagar, com uma loja no app, Cosme Velho. Mas os planos são de que o roll out ocorra logo. A ideia é termos todas as unidades com e-commerce dentro do aplicativo.” A iniciativa visa não apenas oferecer uma alternativa ao desperdício de alimentos, mas também gerar novas oportunidades de vendas e fortalecer o relacionamento com os clientes. “Diminuir perdas, promover um consumo mais sustentável, gerar novas vendas – tudo faz parte do conjunto da ação. Temos mais um ponto de contato com o nosso consumidor”, explica Manhães. “A equipe foi treinada e já recebemos até elogio na outra plataforma com apenas um dia de funcionamento.” O projeto prevê ainda estratégias para aumentar a conversão de vendas, como a opção de retirada da sacola na própria loja. “Isso ajuda a aumentar a conversão, porque o cliente vai até a loja e, segundo o Food To Save, há uma taxa média de conversão de 40%. Ou seja, a pessoa vai buscar a sacola e acaba comprando mais alguma coisa”, comenta o gerente. Apesar de, por enquanto, a operação funcionar apenas com retirada presencial, a previsão é de que o serviço de entrega a domicílio seja implementado em breve. “Ainda estamos experimentando a operação, mas provavelmente entre 15 e 20 dias já devemos começar com as entregas também”, finaliza Manhães. A ASSERJ parabeniza a iniciativa do Princesa Supermercados, que reforça seu compromisso com a sustentabilidade e com a inovação no varejo supermercadista, ao alinhar suas práticas comerciais aos anseios de um consumidor cada vez mais consciente.
29/08/2025
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Por dentro da asserj
Rede Market iniciará campanha de aniversário! Confira detalhes da ação
A Rede Market já está pronta para o início da celebração de seu 39º aniversário. E para 2025, a promessa é de uma campanha expandida, com início na próxima segunda-feira, 1º de setembro. A grande aposta é em uma ação gamificada já conhecida dos clientes: o "Minuto de Compra". Porém, para este ano, o grupo ampliará o número de consumidores sorteados, com 22 ganhadores. A promoção é simples, mas inovadora, atraente e, digamos, acelerada: os vencedores ganham um minuto para correrem pela loja, encherem o carrinho e ganharem os produtos. Para concorrer ao sorteio, os clientes poderão, durante dois meses, aproveitar ofertas exclusivas em todas as lojas da Rede Market para participar da promoção. Outro diferencial das ações deste ano é a valorização de colaboradores. Primeiro, com a divulgação da campanha de Aniversário, que tem como personagens os próprios integrantes da equipe de marketing, trazendo proximidade e autenticidade à comunicação (Ana Alice Venâncio de Oliveira, diretora de marketing; Diogo Augusto, coordenador; Rayane Bastos, analista; Lucas Almeida, designer; e Aline Santana, auxiliar de marketing). Ao final, a ação também contemplará os funcionários do time da Rede Market, que terão sua própria versão do "Minuto de Compras", com sorteios internos em todas as lojas, reforçando o espírito de celebração coletiva e valorização de pessoas. "O aniversário da Rede Market é sempre tratado como uma grande oportunidade para reforçar o compromisso com os clientes, oferecendo preços competitivos, qualidade e promoções diferenciadas. A campanha foi planejada para gerar encantamento e engajamento, com expectativa de crescimento nas vendas em categorias estratégicas e foco no fortalecimento do CRM, que já alcançou a marca de 100 mil clientes cadastrados. A meta agora é ampliar essa base e fidelizar mais clientes durante o período. Outro atrativo são os produtos aceleradores, divulgados semanalmente nas redes sociais e aplicativo 'Rede Market Plus' que garantem números da sorte extras aos clientes", destaca Diogo Augusto, coordenador de marketing da Rede Market. Diogo Augusto reforça: "Estamos muito animados com a campanha deste ano. Nossa expectativa é superar os resultados do último aniversário, ampliando nossa base de clientes cadastrados e fortalecendo o vínculo com quem já faz parte da nossa história. Projetamos um crescimento significativo em categorias estratégicas, mas, acima de tudo, queremos que cada cliente sinta que faz parte dessa celebração junto com a gente". A Rede Market O grupo, que tem em andamento a construção de sua 14ª loja, a maior da rede, no Bairro do Frade, em Angra dos Reis, com inauguração prevista para novembro, se consolidou nos últimos anos como um dos players mais relevantes (e tecnológicos) do varejo supermercadista fluminense, como pontua Júnior Pereira, diretor de operações da Rede Market: "Hoje somos a maior rede supermercadista do Sul Fluminense. Completamos 14 lojas, sendo 11 lojas físicas com a bandeira Rede Market, 02 lojas com a bandeira Box Atacadista e nosso e-commerce, nossa loja virtual. Totalizando 180 PDV's, um centro de distribuição e mais de 1.500 colaboradores". A ASSERJ reforça o apoio a campanhas como o 39º Aniversário da Rede Market, que aliam inovação, interatividade, experiência no cliente e valorização de colaboradores. Esses movimentos reforçam todos os papéis desempenhados pelo nosso setor, exemplificando a importância do varejo supermercadista para o dia a dia de todos os envolvidos em nosso segmento.
28/08/2025
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Meio século! As patinadoras do Carrefour estão de volta! Saiba mais!
O Grupo Carrefour celebra neste ano meio século de atuação no Brasil - primeiro país da América Latina a receber uma unidade da rede, e que hoje tem mais de 270 lojas espalhadas pelo território nacional, incluindo o Rio de Janeiro. Para celebrar tamanha evolução em seus 50 anos de brasilidade, a marca decidiu apostar na campanha "Alimente o Seu Melhor", que traz ações promocionais e experiências pensadas para se aproximar ainda mais o consumidor, com foco especial na inclusão. Entre as ativações, está a promoção "50 pra quem tem 50". A iniciativa, pensada de forma segmentada para gerar valor e conexão, concede um cupom de R$ 50 para clientes do programa Meu Carrefour nascidos em 1975. A ação será válida a partir desta sexta-feira, 29 de agosto, e irá até o dia 10 de setembro. O benefício pode ser utilizado em compras a partir de R$ 300 nas lojas Carrefour Hiper e Carrefour Bairro. O cupom é liberado diretamente no aplicativo para clientes já cadastrados e, no caso de novos cadastros ou ajustes de perfil, pode levar até 48 horas para ser disponibilizado. A volta de um símbolo histórico do varejo supermeradista: os patins do Carrefour "Queríamos uma forma simbólica e afetuosa de celebrar nossos 50 anos no Brasil com os clientes que também completam 50 em 2025. Essa ação conecta história, relacionamento e recompensas, dentro da nossa plataforma de fidelidade”, afirma o diretor de Marketing do Carrefour Brasil, Marco Parretti. Traduzir 50 anos de história de uma marca vai muito além de uma simples estratégia. O grande desafio é criar uma experiência que una storytelling, exclusividade e memória afetiva. E foi exatamente isso que o Carrefour fez de forma certeira. Ressaltando a nostalgia, a rede escolheu relembrar os icônicos patins que eram usados por atendentes das lojas e ficaram marcados nas lembranças dos consumidores: "Celebrar os 50 anos do Carrefour Brasil merece algo especial: uma ação que se reconecte com as memórias de milhares de clientes que viram a marca se consolidar ao longo de cinco décadas. E quando falamos em Carrefour, é impossível não lembrar da icônica patinadora, um símbolo que marcou gerações. E foi justamente a partir dela que desenvolvemos uma ação de seeding, trazendo o patins como parte central da narrativa", explicou Dieffy Lima, consultora de Marketing do Carrefour Brasil. Ana Turco, gerente senior de Marca, Design e Conteúdo do Grupo Carrefour Brasil, também frisou o apelo às memórias históricas, destacando a presença de Marcos Mion na campanha: "Para esse início de celebração do jeito que acreditamos, com afeto, história e símbolo, entregamos um presente pro nosso novo parceiro: um par de patins. Um convite pra ele se juntar à família Carrefour e calçar, literalmente, esse caminho com a gente. O Mion chegou com tudo, trazendo leveza, bom humor e conexão. E vem muito mais por aí! Hoje é só o começo". Para outras praças, a campanha também traz mais ações criativas, como o "Minuto 50 no Futebol", que promove ofertas especiais durante os acréscimos das partidas transmitidas rádio paulista, e o "Minuto 50 nos Relógios de Rua", em que painéis digitais de São Paulo, Porto Alegre e Recife exibirão promoções sempre no minuto 50 de cada hora. Mais do que celebrar seus 50 anos no Brasil, o Carrefour busca fortalecer o vínculo com os clientes, valorizando sua história e oferecendo experiências personalizadas que reforçam a proximidade da marca com os consumidores.
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