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Fábio Queiróz e Camila Farani recebem a Medalha Tiradentes em cerimônia na Alerj na próxima sexta-feira, dia 18
O presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, vai receber a Medalha Tiradentes nesta sexta-feira, dia 18, às 18 horas, ao lado da empresária Camila Farani. Maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a homenagem será entregue pelo presidente da casa, André Ceciliano, em virtude da atuação de Fábio à frente do setor - com destaque para as ações realizadas durante à pandemia -, e como empreendedor. Além de presidente da ASSERJ, Fábio também é um dos idealizadores da Rio Innovation Week, evento de inovação e tecnologia que levou, na última semana, 125 mil pessoas à região do Píer Mauá e gerou um potencial de geração de novos negócios de R$ 1 bilhão. A RIW também foi responsável pela criação de 2,5 mil empregos diretos e indiretos. Fábio Queiróz tem uma atuação que vai além do âmbito nacional, tendo sido eleito, recentemente, vice-presidente da Associação de Supermercados das Américas (ALAS) . "O setor supermercadista tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico do estado, tanto na questão do abastecimento, como na geração de empregos, sendo a porta de entrada no mercado de trabalho para muitos jovens. Assim, como a área de eventos, que tem um potencial gigantesco no turismo de negócios, atratividade de novas empresas e geração de emprego e renda", declarou. A cerimônia também vai homenagear Camila Farani, empresária e sócia de Fábio Queiróz na Rio Innovation Week.
17/11/2022
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Bruce Dickinson, Vocalista do Iron Maiden, fala sobre negócios no Rio Innovation Week
A plateia para o keynote das 15h de terça-feira, 8 de novembro, estava lotada. Cerca de mil pessoas entre executivos, empresários, fãs de metal e visitantes do RIW, estavam todos ali para ver de perto Bruce Dickinson, vocalista lendário do Iron Maiden, no primeiro dia de Rio Innovation Week. Bruce foi recebido ao som de “The Number of the Beast” e subiu ao palco vestido em um tom mais sério, como um homem de negócios com um blazer, calça jeans e o cabelo grisalho arrumado com um rabo de cavalo. Ele que reveza o trabalho em suas qualificações como dono de empresa de manutenção de aeronaves, piloto de avião, esgrimista, mestre cervejeiro e apresentador de rádio, ele estava lá para furar a caixa e falar de inovação, simplesmente no maior evento de tecnologia e inovação das américas. Sua palestrar abordou, principalmente, a necessidade de que o mundo dos negócios compreenda a importância de pessoas. Ele citou o exemplo do pai que era um mecânico capaz de consertar qualquer carro, construindo peças do zero se necessário. Segundo ele, esse tipo de profissional se tornou obsoleto porque as companhias preferem a comodidade de fazer seus clientes comprarem produtos novos ao invés de consertar as coisas. Dickinson também falou sobre a importância de trabalhar no combate às mudanças climáticas enquanto detonava soluções fajutas dadas por gigantes de tecnologia – como o metaverso e criptomoedas, que ele categorizou como “imorais”. “Somos todos macacos com iPads e bombas nucleares” definiu. “A Humanidade não mudou, e nós precisamos mudar, evoluir, acompanhar os tempos. Daqui a pouco a inteligência artificial será mais inteligente do que nós, e então qual será o nosso propósito? Parece uma pergunta religiosa, mas é prática. De que vamos servir?” Sobre a tecnologia, ele não foi muito incentivador. “Esse negócio de metaverso é uma bobagem” definiu, usando uma palavra bem mais pesada do que "bobagem" ("bullshit"). “Olhe pela janela! Já não temos coisas demais acontecendo aqui na Terra, pessoas passando fome, pobreza, guerras? Não precisamos de outro universo, vamos cuidar deste aqui. A internet foi criada e entregue às pessoas de graça, uma revolução. E o que fizemos com ela? Hoje em dia há mais informações falsas do que verdadeiras na rede.” A palestra abordou negócios perpassando por alguns causos para quem estava assistindo possa costurar suas estratégias para melhorar seus negócios. Ele conseguiu fazer a plateia rir em meio a piadas sobre o tamanho dos mosquitos brasileiros e histórias sobre seu diagnóstico de câncer na garganta em 2015. Ao final, o cantor aproveitou para discutir a parceria do Iron Maiden com a cervejaria brasileira Bodebrown, localizada em Curitiba.
13/11/2022
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‘Se você pode trabalhar com o que gosta, é um vencedor’ diz Spike Lee durante palestra sobre criatividade, cinema e racismo
Spike Lee foi um dos convidados mais aguardados pelo público no Rio Innovation Week. O diretor norte-americano conversou com o público sobre seus filmes, cinema, sua história, fez homenagem à cantora Gal Costa e ainda falou sobre racismo e política. “Pessoas, música, a cultura do Brasil me inspiram”, disse no RIW ao saudar a plateia, antes de pedir um minuto de silêncio pela morte de Gal Costa. De fato, o interesse pelo país está expresso em trabalhos comerciais como os que fez por aqui em 2014, um protagonizado por Seu Jorge, e outro para acompanhar a música “The game”, de Kelly Rowland, um curta sobre um garoto da favela do Vidigal que ganha uma bola e uma camisa da Seleção Brasileira e sonha em ser jogador. Antes disso, em 2012, Spike Lee gravou entrevistas com políticos, artistas e astros do esporte brasileiro para o documentário “Go, Brazil, go”, sobre a ascensão do país na cena internacional. O filme, no entanto, nunca foi lançado. “Muita gente não queria ver esse filme” diz. O cineasta fez questão de, antes mesmo de começar a falar sobre suas obras e feitos, fazer críticas aos governos estadunidense e brasileiro. Lee que é professor titular de cinema e direção artística da Universidade de Nova York também ressaltou a importância da inspiração e o quanto isso pode impactar no trabalho. “Digo para meus alunos que é preciso inspiração, técnica e trabalho duro para chegar lá. A alma tem que estar aberta, é preciso estar antenado para que as coisas aconteçam”. No palco do Rio Innovation Week, ele recebeu no palco alunos da instituição sociocultural Cinema Nosso, que forma jovens negros para o mercado do audiovisual e das novas tecnologias. “A tecnologia é muito poderosa e pode espalhar falsidades com apenas um clique. Tivemos presidentes do Brasil e dos EUA dizendo que a Covid era uma mentira enquanto milhares de pessoas morriam” afirma Lee. Sobre as inovações tecnológicas, Spike ressaltou a importância do seu avanço e projeto expectativas ainda mais positivas. “A tecnologia me permitiu descobrir que meus ancestrais maternos são de Serra Leoa e os paternos da República dos Camarões. É a prova científica das minhas origens. Nossos ancestrais nos empoderam. Ainda vivemos o trauma da escravidão. Não sai da nossa alma, da nossa existência. E é a partir desse trauma que fazemos nossa arte. Isso explica por que os artistas negros são tão criativos: viemos do mesmo lugar, da África, o berço da civilização”. Contou. No decorrer da conversa com o mediador, Lee foi perguntado sobre seus filmes. “Faça a Coisa Certa” foi um dos longas-metragens mais citados e o diretor contou mais sobre a produção da obra: “o que eu queria mostrar com esse filme é que foi todo filmado em apenas um quarteirão. Queria apresentar todas as pessoas do local e passar esse sentimento para o público”. Durante o seu bate-papo muito proveitoso na Plenária do RIW, Lee também comentou sobre o combate ao racismo. De alguns anos para cá avançamos no combate ao racismo. Nos Estados Unidos, um exemplo disso é o sucesso mundial de “Pantera Negra: Wakanda para sempre” (2022), super-herói da Marvel. Mas o fato é que pessoas pretas não são tratadas corretamente no mundo inteiro, seja no Rio de Janeiro, seja em Nova York. Vejo isso todos os dias e temos que mudar — afirmou o diretor americano. Spike Lee ficou famoso nos quatro cantos do mundo pelos filmes que fez a partir do final da década de 1980, como “Faça a coisa certa” (1989), que lhe rendeu indicação ao Oscar de melhor roteiro original. “Não fazia a menor ideia de como seria o filme. Eu tinha o título e sabia que se passaria no dia mais escaldante da história do Brooklyn. Estudos mostram que, quando a temperatura aumenta muito, tudo acaba em confusão” contou o diretor. O filme era o favorito à Palma de Ouro em Cannes naquele ano, mas acabou perdendo para “Sexo, mentiras e videotape” (1989), de Steven Soderbergh — Lee ficou furioso. Depois vieram “Mais e melhores blues” (1990), “Febre da selva” (1991), “Malcolm X” (1992), cujo aniversário de 30 anos será celebrado com uma exibição especial na Academia de Música do Brooklyn, no dia 22 de novembro, “Uma família de pernas pro ar” (1994) e “Irmãos de sangue” (1995). O que chama atenção nesse conjunto de seis filmes produzidos há mais ou menos três décadas, além dos prêmios e da aclamação internacional que angariou, é que tantos os temas quanto a cinematografia permanecem frescos e continuam sendo um perfeito retrato das tensões raciais nos Estados Unidos. ‘Se você pode trabalhar com o que gosta, é um vencedor’ foi o conselho que Lee deu às mais de mil pessoas que acompanhavam a palestra. Spike Lee, que também é destaque por ser escritor (coautor, junto com o designer Aaron Perry-Zucker, do livro “Design for Obama”, publicado pela Taschen em 2009) e dono da produtora 40 Acres and a Mule Filmworks, continua a produzir freneticamente para cinema, publicidade e plataformas de streaming. — Agradeço todos os dias por poder trabalhar com aquilo que mais gosto de fazer: filmes. A imensa maioria das pessoas não tem esse privilégio. Portanto, se você pode trabalhar com aquilo que gosta, pode se considerar um vencedor — afirma. Sua safra recente inclui “Destacamento Blood” (2020), para a Netflix, e o documentário “NYC Epicenters 9/11 — 2021 ½” (2021), para a HBO. Dirigiu uma versão em vídeo do espetáculo “American utopia” (2020), de David Byrne, também para a HBO. Com “Inflitrado na Klan” (2018), faturou o Oscar de melhor roteiro adaptado, prêmio que se soma a uma longa lista que inclui Bafta, Emmy e o Grande Prêmio do Festival de Cinema de Cannes. Atualmente, Lee trabalha com a ESPN em um documentário que conta a história do jogador de futebol americano Colin Kaepernick, que ganhou repercussão internacional após protestar contra o racismo, ajoelhando-se durante a execução do hino nacional nos jogos da National Football League (NFL), em 2016. O quarterback foi banido pela liga e até hoje treina com a esperança de voltar a jogar. Em 2018, o atleta foi escolhido pela Nike como um dos rostos que estampam a campanha especial da marca em comemoração aos 30 anos do slogan “Just do it”.
13/11/2022
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Conecta Varejo: como o digital está mudando o perfil dos vendedores?
A palestra do CEO da Fundamentos Digitais, Pedro Scripilliti, trouxe como proposta ampliar a visão para uma nova jornada de consumo, com mais tecnologia e Scripilliti também debruçou seu discurso através da Cultura, Treinamento e o Perfil dos times de Vendas pós pandemia e como o Omnichannel tem ajudado os vendedores a terem mais opções e com isso ter o Consumidor como centro de suas ações. O Phygital (Físico + Digital) é a nova aposta para o mundo do varejo. Para isso, Pedro mencionou três pilares importantes que compõe essa fusão: vendedoras e Influenciadoras, digitalização do ponto de vendas; live shopping como canal de vendas. Ele ainda nos apresentou um case de sucesso da Farm que transformou suas vendedoras em principais canais de comunicação da marca. Através das redes sociais, elas se aproximam dos clientes, replicam o nome da empresa e seus produtos, sem deixar de ganhar comissão por isso (foi desenvolvido um código de vendedora). Ele também falou sobre o imediatismo gerado nos consumidores após a pandemia e alerta: “é preciso modificar a cultura da empresa e repensar a comunicação com o cliente”. Por isso, com o conteúdo abordado com ele, uma luz de novidade se acende e se torna fio condutor para o aumento do ticket médio: o desbravamento na tecnologia costurada nos panos da internet, como as live shop como canal de venda. Esse assunto já vem sido acompanhado pela comunicação do marketing da ASSERJ. Isso porque, na penúltima edição da Revista Super Negócios, já havia sido abordado o primeiro supermercado a fazer vendas através de live shop que se tornou um sucesso. É um case dos supermercados Dalben e está crescendo cada vez mais. Sobre o Live Shop: O distanciamento social provocado pela pandemia fez nascer uma nova tendência de mercado. As empresas e os clientes passaram a se relacionar virtualmente, e as lives se tornaram a ligação direta entre eles. Nesse contexto, a live shop se consolida como um importante nicho comercial. Se você trabalha com vendas e se interessa por este novo formato de consumo, fique conosco para saber como a live shop funciona. Uma coisa é certa: ter mais um canal de aproximação dos clientes com nossos produtos é sempre muito bem-vindo. O que é live shop? Quer saber o que significa live shop? Isso nada mais é que uma nova estratégia de engajamento com os clientes, que divulga e vende os produtos por meio de transmissões ao vivo. Pode acontecer em plataformas de e-commerce ou nas redes sociais da empresa. Então, como é o formato dessa transmissão? Fácil! Os apresentadores divulgam os produtos, esclarecem dúvidas dos clientes e orientam sobre o processo de compra. A ideia é que os produtos sejam vendidos durante a live shop, assim a ação será vitoriosa. Qual é a diferença entre live comum e live shop? Agora que você já sabe o que é live shop, fica fácil entender a diferença entre ela e a live tradicional. O cliente consegue fazer a compra ali mesmo, por meio de um checkout direcionado de dentro do evento online. A probabilidade de atingir metas de vendas cada vez maiores, nesse caso, é muito grande. Aliás, o roteiro de uma live tradicional não tem o mesmo tom de venda ao vivo. O cliente pode até ser estimulado a comprar o produto apresentado, mas a compra não tem como se concretizar naquele momento. Conheça os benefícios da live shop O primeiro benefício é facilitar a jornada de compra do cliente. Em outras palavras, o consumidor atual quer ser atendido de forma personalizada e com agilidade, sem precisar ler o manual do produto para colher informações mais detalhadas e, só então, finalizar a compra. Confira mais vantagens da live shop, essa estratégia que chegou recentemente e já faz total diferença no mercado. Listamos abaixo outros motivos para a sua empresa adotar esta nova tendência.
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