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Lacta espera crescimento de 10% no volume de vendas na Páscoa
Data é considerada a mais importante para o setor de chocolates no Brasil Por dentro dos supermercados já é possível ver o crescimento nas arrumações dedicadas à Páscoa. O feriado católico reunirá um misto de expectativa e apreensão tanto para o comercio quanto para a indústria. Após os índices preocupantes de 2023, onde registrou queda de 7,9% na venda dos ovos de chocolate, 2024 reserva surpresas. Em lista de importância, a Páscoa é considerada a terceira data mais relevante para o varejo geral, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Para os supermercadistas, o final de semana, que contempla a sexta-feira santa, o sábado de ramos e o domingo de Páscoa é tão importante quanto o Natal. No universo do chocolate, a gigante Lacta espera crescimento no faturamento entre 5 a 10% durante esse período. O impacto não é esperado apenas nos Ovos de Páscoa, mas também nas linhas como barras de chocolate, caixas de bombons sortidos e outros formatos. Como manda a tradição, a produção chocolateira já foi encerrada na penúltima semana de janeiro, restando apenas a entrega e a contabilização. A gigante brasileira, que pertence a Mondelèz, saiu na frente das concorrentes, Nestlé e Garoto, e entrou nos corredores do supermercados bem antes da Páscoa, nos últimos dias de carnaval. “As parreiras de ovos estão nas lojas, o que começa instigar os consumidores em relação à data, que é carregada de sentimento, memória afetiva e carinho. A meta é garantir que todo o mercado brasileiro esteja abastecido com os nossos produtos”, explica a diretora de Marketing para chocolates da Mondelèz Brasil, Fabíola Menezes.
22/02/2024
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Economia
Carrefour bate R$ 350 milhões em vendas líquidas
Números da companhia francesa referentes ao último trimestre de 2023 foram apresentados esta semana O Grupo Carrefour Brasil apresentou na última terça-feira, 20, os resultados financeiros do quarto trimestre de 2023 e, consequentemente, o encerramento do ano. Segundo o relatório, cerca de 123 filiais foram fechadas permanentemente como parte de uma mudança estratégica adotada pela companhia desde o ano passado para otimizar seus números. Segundo o Carrefour, as vendas líquidas atingiram cerca de R$ 352 milhões e EBITDA de R$ 61 milhões durante o trimestre. Em números brutos, as vendas totalizaram cerca de R$ 7,9 bilhões e apontou uma queda de 13% a/a. Cerca de 21 lojas foram transformadas em Atacadão, e outras 32 vendidas ou fechadas. As vendas brutas do Sam's Club chegaram a R$ 2 bilhões, que foi influenciado pela combinação do novo portfólio da marca e o crescimento de LFL (linhas financeiras de liquidez) em cerca de 8% a/a. A marca também cresceu sua base de membros ativos para 24,8% a/a, impulsionado pelo crescimento digital. A companhia abriu cerca de 8 novas lojas, totalizando 51 em todo o Brasil. No segmento de Atacarejo ou Atacado, o Carrefour registrou vendas brutas na casa dos R$ 21,2 bilhões, um aumento de 2,4%. Esse número é dividido entre as lojas do Atacadão (R$ 18,9 bilhões) e BIG (R$ 2,3 bilhões). Em 2023, a companhia abriu novas 15 filiais, sendo 3 hipermercados Carrefour. Segundo a CEO do Carrefour Brasil, Stéphane Maquaire, a transição de lojas BIG foi fundamental para os resultados positivos da nova estratégia. “Finalizamos a integração do Grupo BIG e a conversão de 129 lojas de grande formato em velocidade recorde e com rigorosa disciplina financeira, e estamos no caminho para capturar plenamente as sinergias esperadas. Analisamos minuciosamente o desempenho do nosso portfólio de lojas e decidimos converter, aproximadamente, 40 lojas até 2026 e vender ou fechar mais de 100 lojas, a fim de otimizar a alocação do portfólio de ativos e maximizar o retorno dos ativos existentes.”, declarou.
21/02/2024
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Self Checkout: Supemercados procuram inovação no atendimento mais ágil
A modalidade de autopagamento está crescendo nas redes de supermercados e pode ser uma das grandes tendências do setor para a próxima década Tem crescido no segmento supermercadista a necessidade de investimento em Customer Experience, ou seja, a experiência do cliente na jornada de compras. Entre elas, a oportunidade do cliente agilizar o pagamento de suas compras, evitar filas e aproveitar serviços oferecidos por supermercados que investem nesse conceito. O Self checkout tem conquistado destaque nos últimos anos no Brasil. A modalidade já é considerada um sucesso nos Estados Unidos, onde em 2021 chegou a 85% de aprovação nas redes de super e hipermercados do pais, segundo o estudo 'The State of Self-Checkout Experiences". A pesquisa ainda demostra que, se um supermercado oferece as duas opções de pagamento: a tradicional e a self checkout, cerca de 60% dos consumidores possuem a tendência de optar pela segunda alternativa. Provando uma mudança de comportamento que deverá seguir nas próximas décadas. No Brasil, grandes varejistas como a Americanas e o Grupo Pão de Açúcar foram as pioneiras na modalidade ainda em meados de 2022. Atualmente, redes como Supermarket, Prezunic, Zona Sul Supermercados e outros estão aderindo ao movimento. O que é o Self Checkout? [caption id="attachment_29800" align="alignleft" width="300"] Self Checkout do Pão de Açúcar[/caption] Também conhecido como 'autoatendimento', a tecnologia foi adotada inicialmente pelas empresas do varejo de roupas como as gigantes Renner e Riachuelo, ainda em 2021. Durante as restrições impostas pela pandemia da covid-19, seu uso acabou se tornando popular. No ano seguinte, os supermercados aderiram a essa prática que existe nos Estados Unidos desde 2018 com as gigantes Walmart e Makro. Atualmente, tem sido a grande saída para fugir das longas filas de compras que existem nos caixas tradicionais, inclusive, nos de 15 ou 20 volumes que, teoricamente, deveriam andar mais rápido. Segundo um levantamento da consultoria McKinsey, o Self Checkout seguirá sendo usado por 79% dos consumidores que já utilizaram essa modalidade. Em um estudo recente da Croma Marketing Solutions, cerca de 60,4% dos brasileiros preferem o autoatendimento. Benefícios do Self Checkout Há de se ponderar sobre a necessidade do seu estabelecimento para a implementação do Self Checkout. Além de estudar as variáveis como espaço físico, custo operacional, treinamento de time e softwares, uma estação de autoatendimento com 4 caixas sai em média por 400 mil reais de investimentos. Porém, os resultados são, em grande maioria, positivos: Diminui custos operacionais: com uma estação possuindo 4 caixas de autoatendimento é necessário apenas um operador para monitoramento Reduz tempo de espera: o principal motivo da existência do Self-Checkout é a demora no atendimento. Por ser rápido e autônomo, o cliente terá uma melhor experiência Equipamento versátil: produtos que não possuem código de barras, como legumes e frutas, são registrados com a própria balança do caixa, acelerando o processo Customer experience: cada vez mais, os clientes exigem mais do que uma venda, eles querem uma boa experiência. Oferecer agilidade, autonomia e atendimento personalizado são grandes apostas para fidelizar o consumidor Espaço físico: considerado o grande desafio do Self-Checkout, o domínio do espaço físico passa por colocar a sua estação de autoatendimento localizada estrategicamente para se tornar a 'prioridade' do cliente.
21/02/2024
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Armadilha luminosa para insetos: como usar adequadamente
Consultor da ASSERJ dá dicas para o uso correto das armadilhas luminosas As armadilhas luminosas fazem parte do manejo integrado de pragas urbanas e servem para mapear os pontos de ocorrência de insetos voadores como moscas, mosquitos, mariposas, besouros, dentre outros. O uso adequado é fundamental para garantir a eficácia no monitoramento e controle desses insetos, especialmente em indústrias de alimentos, bebidas, insumos e embalagens, que necessitam cumprir as normas de qualidade. O consultor técnico de Segurança Sanitária da ASSERJ, Flávio Graça, explica que “é comum identificar erros no uso desta armadilha, como a instalação do aparelho em alturas ou locais inadequados e a utilização de modelos incompatíveis com o problema a ser solucionado. O uso errado atrai insetos para o local que deveria ser protegido; provoca falhas no monitoramento; tem baixa atratividade de moscas e outros insetos voadores; e demora para capturá-los”. É importante lembrar que as moscas podem colocar em risco a saúde dos consumidores e comprometer seriamente a reputação da marca, trazendo grandes prejuízos para a empresa. Flávio Graça apresenta dicas preciosas para utilização das armadilhas luminosas como nunca instalar as armadilhas: Em frente a porta ou janelas porque a luz UV emitida pela armadilha pode atrair os insetos voadores de fora para dentro. Isso aumentaria a quantidade de insetos na área interna que deveria ser protegida, gerando riscos maiores de contaminação de alimentos, embalagens, equipamentos e outros produtos. Na passagem de pessoas ou empilhadeiras, pois em locais estreitos, corredores de acesso de funcionários, antessalas e áreas de passagem de empilhadeiras, o equipamento pode atrapalhar a circulação de pessoas ou máquinas. Isso pode ocasionar acidentes, quedas da armadilha e ainda dificultar a substituição das peças de reposição como as lâmpadas UV. Próximas a alimentos porque quando a armadilha está muito próxima ou em cima dos alimentos, ela também irá atrair os insetos voadores, aumentando muito o risco de contaminação. O ideal é manter uma distância segura entre a armadilha e o alimento de no mínimo três metros. Na direção de correntes de ar, pois é contraindicado o uso de ventiladores em ambientes de fabricação e manipulação de alimentos, mas alguns comércios, como açougue e supermercados, ainda fazem este uso. Se a armadilha estiver instalada na direção de correntes de ar ou dutos de ventilação, os insetos podem ser jogados pelo vento contra os alimentos, máquinas ou superfícies. O fluxo de ar ainda pode atrapalhar a trajetória dos insetos voadores e impedir sua captura na placa adesiva. Próxima de outras fontes de luz, pois as lâmpadas UV-A são consideradas ideais para atração de insetos fotossensíveis. Porém, instalá-las muito próximas a outras fontes de luz pode gerar uma concorrência entre as fontes e dividir a atração dos insetos. Isso ocorre porque as lâmpadas convencionais também exercem uma pequena atração sobre os insetos. Não instale armadilha luminosa fora do alcance de voo da praga-alvo, pois isso faz com que ela fique voando por mais tempo dentro do ambiente e demore mais para ser capturada na placa adesiva. A maioria dos insetos, a altura recomendada é entre 1,50 e 1,80 metros. Importante lembrar de fazer a limpeza periódica das armadilhas luminosas e usar sempre da maneira mais eficaz.
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