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Economia
Rio deixa de ter a cesta básica mais cara do Brasil; veja os números
Consolidados de março apontam para a primeira redução no valor da cesta básica na capital fluminense Segundo o levantamento feito pela Future Tank, consultora econômica da ASSERJ, com dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), na última segunda-feira, 8, o preço da cesta básica no Rio de Janeiro teve uma queda de 2,5% em comparação ao mês de fevereiro. Essa é a primeira retração no valor em seis meses, no Estado. Agora, a cesta básica passa a custar R$ 812,25, caindo para o segundo lugar no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo, que lidera com R$ 813,26. Segundo o Dieese, cerca de 10 das 17 capitais brasileiras analisadas pela Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, tiveram um aumento em seu preço final. As maiores altas foram registradas em Recife (5,81%), Fortaleza (5,66%), Natal (4,49%) e Aracaju (3,90%). Os principais auxiliares na deflação do preço dos produtos da Cesta Básica vieram do agro, com destaque para o óleo de soja, que está operando em excesso no campo, a carne bovina, que vem frustrando os números da exportação e obrigando a queda do preço no mercado interno e o arroz agulhinha, cujo avanço da colheita e o aumento da importação evitaram que o aumento chegasse ao consumidor. Por outro lado, a banana vem enfrentando uma maior demanda com menor oferta e o café, onde o volume de exportação tem subido bastante, vive com a incerteza sobre a safra de 2024/25. Ambos, contiveram a queda no valor da cesta básica. Em comparação com o cenário nacional, o preço final da cesta cresceu em março (+0,7%), impactado pela inflação de 10 das 17 capitais pesquisadas. No primeiro trimestre do ano, o conjunto dos alimentos básicos do Rio de Janeiro acumulou uma inflação de 10%, bem acima da média de 6,4%.
09/04/2024
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Royal aposta firme no retail media com a grande indústria
No recém-inaugurado Hipercenter Royal, corredores são tomados por retail media de grandes parceiros da indústria Principal tendência discutida na NRF 2024, a maior feira de varejo do mundo, e presente nas palestras do Convenção das Américas de Supermercados na 34ª SRE Trade Show, o retail media começa a ganhar espaço nas redes do setor, no sul do Rio de Janeiro. No Hipercenter Royal, inaugurado em 15 de março, no coração da cidade de Volta Redonda, a grande aposta do marketing do grupo de varejo supermercadista com raízes japonesas é criar negócios a partir do retail media, mirando uma nova ponte entre o consumidor e o produto. "Com a criação desses painéis, construímos uma nova ponte de trade com a indústria", afirmou o diretor comercial do Grupo Royal, Egberto Chokyu. Os corredores do novo supermercado estão recheados com retail media, são mais de 15 pontos de publicidade digital espalhados por todos os setores da loja. O conceito não fica apenas dentro: logo na entrada, um imenso telão recepciona os visitantes. A história por trás do retail media, no Royal, surgiu da necessidade de uma grande empresa alimentícia ser mais assertiva com o consumidor. “Este fornecedor precisava alavancar suas vendas e comunicar de maneira diferente com nossos clientes. Saímos da zona de conforto e criamos novas ferramentas", afirma o diretor. Após um estudo, o Royal passou a entender que a indústria precisava se relacionar mais e melhor com o cliente. "A indústria não quer apenas conversar sobre números, ele quer entender o público, saber mais informações. Ele quer ações de trade, ele quer entrar no jogo e marcar território", explica Egberto. Por isso, o Royal realizou uma pesquisa já visando uma solução: o retail! O fenômeno do retail media não é algo temporário, segundo um levantamento da Newtail, empresa especializada no ramo, cerca de 79% das agências de marketing no Brasil já atuam com um braço voltado para esse conceito, e 75% das empresas varejistas que não a adotaram ainda, planejam estudar o conceito em até um ano. Eduardo Ritti, especialista em trade marketing e quem executou o retail media no Royal, pontua que a estratégia por trás do conceito é emplacar o mapeamento do comportamento do cliente diante de outras marcas, outras localidades e principalmente outros produtos. "Isso é uma joia para o fornecedor", enfatiza. "Estamos tendo uma aproximação muito forte com os fornecedores desde o último ano, tanto no canal on quanto o off, mas principalmente o 360º com o cliente, fazendo com que ele sinta a necessidade da marca no streaming, no anúncio tradicional, na rede social e em outros canais", diz Ritti, ao revelar que uma das grandes sacadas do Royal foi não ficar apenas no digital. "Temos adesivos colocados na esteira de compras, em locais estratégicos que o olhar do consumidor procura", completou. No entendimento do Royal, o retail media deve ser 360º, outro conceito do marketing para conteúdos destinados a vários canais. Assim, o produto passará pela promoção, divulgação e em ações de trade com resenhas feitas pelo supermercadista ou formadores de opinião, ajudando tanto o cliente a conhecer o produto quanto o fornecedor a entender sobre o consumo. A indústria passará a usar os supermercados como uma verdadeira 'universidade' para aprimorar as suas estratégias com a grande massa. Entretanto, para se tornar rentável ao varejo, o 'pedágio' é pago com publicidade do produto feito em larga escala em setores estratégicos do mercado.
08/04/2024
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Piso do Prezunic, inspirado no Calçadão de Copacabana, chama atenção na loja de Vila Isabel
Os supermercados investem, cada vez mais, em ambientes bonitos e confortáveis para se destacar da concorrência Áreas de vendas bem decoradas viraram tendência no setor supermercadista. Antenadas com conceitos de bem-estar e conforto, as redes passaram a cuidar com capricho dos setores e investir na decoração com materiais de boa qualidade e exposição criativa. A nova loja do Prezunic Vila Isabel instalou, no Espaço Unic, um piso decorado com cores e desenhos da logomarca da rede inspirado no Calçadão de Copacabana. Com textura antiderrapante e colorido, o piso chama atenção de quem passa por ele e fica estrategicamente na frente das vitrines com os quitutes. Há tempos que a rede Prezunic, sempre inovadora e criativa, se destaca com lojas bonitas e bem decoradas. O Espaço Unic, disponível nas novas filiais, é um modelo requintado de restaurante e cafeteria que oferece lanches, refeições e bebidas para consumo imediato, incluindo vinhos servidos na temperatura ideal. O Prezunic Vila Isabel é a 38ª loja da rede de supermercados e está situada na Avenida Boulevard 28 de Setembro, 158. Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 7h às 22h, e domingo, das 7h às 21h.
08/04/2024
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Agora o Carrefour tem cashback!
Gigante do varejo supermercadista implementa com sucesso seu programa próprio de cashback A rede Carrefour lançou na última semana seu próprio programa de cashback destinado aos clientes cadastrados no aplicativo 'Meu Carrefour', que poderão resgatar descontos exclusivos com o saldo conquistado pelo cashback e usá-los em novas compras. O programa 'Meu Carrefour' abrange todo o território nacional e já conta com mais de 23 milhões de cadastros, o que torna um dos maiores bancos de clientes do Brasil. Os benefícios serão disponibilizados após a realização das compras em qualquer filial do grupo Carrefour, como as lojas físicas, e-commerce, postos de combustíveis e drogarias. Com uma compra de R$ 300,00, o cliente pode acumular o saldo de cashback equivalente a R$ 15,00 de desconto se o item comprado for dentro do período entre o dia 1º e o 7º do mês. Caso o cliente acumule R$ 600 reais em compras, o saldo de cashback passará para R$ 30,00. E ao chegar em R$ 900,00 em compras, o valor do desconto será de R$ 45,00. A partir do dia 8 até o final do mês vigente, os consumidores poderão converter os saldos em descontos e utilizá-los em outras compras do Carrefour. “A mecânica de cashback oferece uma abordagem transparente, permitindo ao cliente o retorno de parte das suas compras em recompensas que podem ser convertidas em descontos. Essa abordagem também empodera os consumidores, proporcionando o controle sobre como desejam usar os benefícios adquiridos pelo programa”, explica Carolina Palma, growth manager – loyalty & CRM do Grupo Carrefour Brasil. Os clientes poderão escolher quando e onde querem utilizar os seus descontos, uma vez que, o resgate é feito pelo aplicativo 'Meu Carrefour' através do CPF do beneficiário. Ainda existe a opção de transformar o saldo de R$ 30,00 em dois vouchers de R$ 15,00, ou o saldo de R$45,00 em um voucher de R$ 30,00 e outro de R$ 15,00. “O Carrefour está sempre de olho nas mudanças dos hábitos de consumo e nas demandas do cliente e muda para atender suas necessidades. Sabemos que o consumidor quer mais flexibilidade para usar seus benefícios e é isso que estamos oferecendo a ele”, completa Carolina. A rede Carrefour vem realizado inúmeras ofertas especiais de produtos em suas lojas com as famosas etiquetas roxas, onde os cllientes do 'Meu Carrefour' podem participar e aproveitar preços mais baixos que o normal, basta informar o CPF cadastrado no aplicativo ao caixa.
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