Skip to Main Content
Join in
PT
EN
ES
A+
A-
News
Super Business Magazine
All Super Business Magazines
ASSERJ School
Sobre Nós
Institucional
Our History
Board of Directors
ASSERJ Social
Keeping an eye on the garbage
Super Pet
Serviços
Benefits
Orientation Visit
Soluções
Super Business Seminar
ASSERJ Experience
Conecta Varejo
SRE Super Rio Expofood
Join us
Contato
Contact us
SAA - Member Service
Work with us
ASSERJ
News
News
Keep up to date with the latest news from the supermarket sector
Search Bar
Relevance
Date
All
Associados em foco
Atualidades
Comportamento & tendência
Conecta
Economia
Indústria em cena
Por dentro da asserj
3,004 Result for
Consumo de café atingiu R$ 18 bilhões em 2023 no Brasil e estimula supermercados a investirem em marcas premium
Como os supermercados podem se preparar para a chegada de mais marcas premiuns de café e estreitar laços com o consumidor assíduo da bebida O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, atrás apenas da água, e esse fato reflete ao redor do mundo. Segundo dados do IPC Maps, a venda de café movimentou mais de R$ 18,1 bilhões, em 2023, no país. Esse valor representa um crescimento de cerca de 4,3% em relação a 2022, enquanto as despesas com o grão chegaram a 17,4 bilhões. Veja também: Café é o produto campeão no Inter da Praça Tiradentes Destrinchando os números, São Paulo é o estado que mais gastou com café, cerca de quase R$ 5 bilhões em 2023. O top 3 é fechado por Minas Gerais (R$ 2 bilhões) e Rio de Janeiro (R$ 1,5 bilhões). O retrato final do relatório aponta para uma desigualdade regional entre o sudeste e o nordeste, sendo a primeira considerada a região de maior consumo e a segunda de menor. Isso é perceptível nas gôndolas de supermercados. Segundo a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), o preço médio dos cafés especiais registrou um aumento de 3,15%, em 2023. "Por ser um produto que possui um preço mais elevado, que é justificado por toda a qualidade envolvida, isso tem que estar de alguma forma demonstrado", explicou Erlon Labatut, Mestre em Administração pela UTFPR e especialista em varejo. Nos últimos três anos, a média do consumo da matéria prima aumentou em 107% e o café no varejo subiu 73%. A variação desse 'sobe e desce' no consumo dos tipos de café é um reflexo do valor da cesta básica, que sofreu queda no preço de produtos como leite, arroz, feijão e óleo de soja (-6,6%). "É importante que o produto represente um valor agregado; as pessoas gostam de contar para seus amigos, mostrar pras suas visitas e criar todo um assunto sobre o tema", completa Labatut, ao justificar que a ascensão de condição social foi um dos principais propulsores do consumo dos cafés especiais. Supermercados podem oferecer algo além do café Segundo dados da BSCA (Brazil Specialty Coffee Association), estima-se que entre 5 e 10% de todo o consumo do café, no Brasil, seja oriundo de marcas especiais, os chamados cafés premiuns, que conquistam espaços nas gôndolas dos supermercados. A grande expectativa do consumidor foi trazida pelas próprias gigantes do café tradicional no Brasil, que apostaram alto na gourmetização de seus rótulos e lançaram produtos de qualidade mais refinada a um preço mais elevado. Para Vinicius Estrela, diretor da BSCA, “Esses cafés são mais valorizados pelo mercado, com os compradores pagando preços condizentes à qualidade, à origem controlada e à sustentabilidade que esse produto entrega”, ao explicar o preço acima dos tradicionais 100% arábicos, vendidos em suas formas convencionais e extraforte. Uma das gigantes do setor no Brasil, JDE, compartilha da visão de trazer ao mercado linhas gourmet ao lado dos rótulos clássicos, "A premiunização da categoria de cafés é uma tendência que vem impulsionando a diversificação de produtos no mercado e aprimorando a experiência dos consumidores de café. Além do lançamento da edição limitada de L’OR Cápsulas Origens, que acontecerá em julho, estamos trazendo novidades em outras categorias da marca no Rio de Janeiro e demais regiões do país”, afirmou Tina Cação, diretora de Vendas da JDE Brasil. [caption id="attachment_31795" align="alignright" width="300"] Lançamentos da L'OR para 2024[/caption] A tônica dessa mudança já é abraçada pelos supermercadistas. Em abril, o Supermercados Mundial desenvolveu para o seu Espaço Gourmet, um masterclass completo sobre o preparo do café com a parceira L'OR, marca francesa que pede espaço nas gôndolas e traz novidades para o inverno brasileiro. A dinâmica feita durante as aulas do masterclass é uma das enormes variedades que os supermercadistas podem adotar em suas lojas para incrementar a experiência do cliente e, consequentemente, as vendas. “O masterclass visa ampliar a relação do consumidor com marca. Por meio de parcerias com a Indústria, promovemos aulas com receitas, dicas e interação para clientes do programa Meu Mundial nos espaços gourmet de nossas lojas”. afirmou Priscila Corrêa, gerente de contas da Artplan, agência de comunicação do Mundial. Veja também: Masterclass de culinária do Mundial traz receitas inovadoras de café Segundo Erlon Labatut, os supermercados podem 'preparar' o consumidor e incentivá-lo a comprar marcas premiuns realizando ações de trade, "o mercado pode colocar uma testeira, uma gôndola mostrando essa sessão, usar uma iluminação diferente. Dessa forma o cliente vai perceber que ali tem um artigo de luxo, com maior valor agregado", afirmou. Vai um cafezinho aí?
26/04/2024
3,004 Result for
Vitória da ASSERJ: aprovada a isenção de ICMS para arroz e feijão
Numa articulação conduzida pela Associação, tivemos mais uma conquista para os supermercadistas Por ampla maioria, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou a isenção de ICMS para arroz e feijão. O benefício, concedido aos alimentos primordiais da cesta básica, foi uma conquista articulada pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ). No requerimento, solicitando a isenção, a ASSERJ destacou que “os alimentos são de extrema importância para quem esteja passando por necessidades básicas alimentícias, de maneira que existe a urgência de proporcionar melhor qualidade de vida para a população mais vulnerável, que não tendo condições de arcar com o custo da compra ficam vulneráveis à própria subsistência humana, priorizando os alimentos da cesta básica”. O presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, comemorou a vitória depois muita articulação: “Estou muito feliz com a Associação poder contribuir diretamente com a linha final dos supermercadistas. Sigo fiel à missão de unir, servir e representar o nosso setor”, afirmou.
25/04/2024
3,004 Result for
Tio Dongo Race, em Nova Friburgo, reúne centenas de corredores no feriado de Tiradentes
A corrida, que agitou a Região Serrana, comemorou os 32 anos do supermercado O domingo de sol foi o cenário perfeito para a 1ª edição da Tio Dongo Race, evento organizado pelo Supermercado Tio Dongo em comemoração aos seus 32 anos de história. Mais de 350 pessoas estiveram presentes na Praça das Colônias, ponto de partida para dois percursos desafiadores: 5 km e 10 km, divididos nas categorias feminina e masculina. Os corredores receberam o kit especial do evento composto por mochila, camisa e brindes, enquanto os 100 primeiros inscritos foram presenteados com uma viseira exclusiva. A competição não foi apenas sobre velocidade e resistência, mas também sobre generosidade. O Supermercado Tio Dongo dobrou a quantidade de alimentos arrecadados durante o evento, totalizando mais de 700 kg de alimentos não perecíveis que serão destinados a uma instituição local, demonstrando o compromisso da empresa com a comunidade. Além dos prêmios em dinheiro e dos troféus para os cinco primeiros colocados de cada categoria, o evento distribui premiações especiais para os corredores-destaque, e todos os participantes foram agraciados com medalha de participação, em reconhecimento ao esforço e à dedicação de cada um. O Tio Dongo Race proporcionou momentos de diversão e interação para toda a família com DJ, café da manhã, mesa de frutas, bebidas energéticas e muita hidratação. Desde atletas profissionais até famílias inteiras, com pessoas de todas as idades e níveis de habilidade, uniram-se para celebrar o aniversário e contribuir com alimentos. O sócio proprietário dos Supermercados Tio Dongo, Vitor Freitas Paixão, afirmou que evento foi mais do que uma corrida: “Foi uma celebração vibrante de união, esporte e solidariedade. Como organizador, minha alma se enche de alegria ao ver pessoas de todas as idades participando e desfrutando do evento. Desde os entusiastas do esporte até a elite do atletismo, todos foram unidos pela paixão pela corrida e pelo desejo de fazer a diferença em nossa comunidade”. Vitor Paixão explicou que a ideia surgiu da experiência dele como corredor amador e do desejo de trazer algo semelhante para a cidade de Nova Friburgo. “Percebendo a falta de eventos desse tipo em nossa cidade e a oportunidade de contribuir com a comunidade, decidi reunir minha rede de contatos e recursos para fazer acontecer. O aspecto mais importante e gratificante do Tio Dongo Race foi o impacto positivo que tivemos em nossa comunidade. Arrecadar mais de 700kg de alimentos para caridade é um testemunho do poder que temos quando nos unimos por uma causa maior. Em breve, estaremos escolhendo a instituição que será beneficiada por essa generosidade”, completou.
25/04/2024
3,004 Result for
Por unanimidade, ASSERJ elege Conselho Diretor e renova contrato do presidente Fábio Queiróz
Modernização no Estatuto da Associação, visando reorganização de processos, também foi aprovado por todos os membros presentes Na quarta-feira (24), a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) elegeu, por unanimidade, a chapa para o biênio 2024/2026 em reunião do Conselho Diretor, no salão Alvorada do hotel Windsor Palace, na Barra da Tijuca. Na ocasião, foram eleitos os Conselhos Diretor e Fiscal, e renovado o contrato do presidente executivo Fábio Queiróz por quatro anos. Composta por 30 membros, a chapa única reelegeu o presidente do Conselho Diretor e o atual vice-presidente, sendo eleitos mais três vice-presidentes. São eles: presidente Genival de Souza Beserra e vice-presidentes Ronaldo de Almeida Teixeira, Erasmo Gonçalves da Silva, Mário Luis de Mello e Paulo Lúcio Bonifácio Pires. O Conselho Diretor será composto pela chapa eleita de forma unânime conforme abaixo: Também foi eleito o Conselho Fiscal, tendo como titulares Mário Viana, Gerson Estevam da Cruz e Arnaldo Germano dos Santos, e suplentes Eraldo Vieira e Adelino José. Depois da votação, o presidente Fábio Queiróz afirmou emocionado: “Agradeço muito pela confiança que os nossos associados depositaram novamente em mim. Seguirei trabalhando intensamente para que o nosso setor cresça cada vez mais e, sobretudo, a associação, se torne ainda mais unida e forte”. A tarde foi marcada por boas notícias. Antes da votação, enquanto os membros chegavam, Fábio Queiróz apresentou os resultados da ASSERJ. Os canais de comunicação da Associação tiveram crescimento exponencial como a Revista Super Negócios, que apresentou um aumento de visualizações de 151% e o alcance do Instagram da ASSERJ com 20% de crescimento nos últimos três meses comparado com o acumulado de 2023. A Escola ASSERJ, que oferece um extenso cardápio de cursos, também teve excelente performance no ano passado totalizando 119 horas de treinamento para 28.757 participantes. Nos primeiros meses de 2024, a Escola ofereceu 37 horas de capacitação para 6.306 colaboradores. O presidente ainda anunciou o convênio com o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil para recolocação profissional de soldados da reserva no setor de supermercados. Notícia que agradou muito aos associados por se tratar de mão de obra qualificada. As vitórias legislativas da ASSERJ também foram muito comemoradas pelos presentes. Por fim, o presidente Fábio Queiróz anunciou, em primeira mão, os renomados palestrantes do Conecta Varejo e Rio Innovation Week, que será realizado de 13 a 16 de agosto, no Píer Mauá. ASSERJ Experience No fim da reunião, os executivos tiveram a oportunidade de conhecer as empilhadeiras e os equipamentos da Toyota, sob medida para supermercados, e degustar o delicioso Café Marques da Costa Premium em grãos, produzido em Minas Gerais, que tem o solo perfeito para o cultivo da bebida. O ASSERJ Experience é um encontro de conexão de ideias, conceitos, oportunidades de desenvolvimento, inovações e estratégias para impulsionar os negócios. Sua empresa pode apresentar seus produtos ou serviços por meio de experiências de marca para o Conselho Diretor, que reúne as maiores redes de supermercados do estado.
25/04/2024
1
...
400
401
402
...
751
4 Entries
4
Entries per Page
8
Entries per Page
20
Entries per Page
40
Entries per Page
60
Entries per Page
Showing 1,601 to 1,604 of 3,004 entries.
Page
1
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
2
Page
3
Page
4
Page
5
Page
6
Page
7
Page
8
Page
9
Page
10
Page
11
Page
12
Page
13
Page
14
Page
15
Page
16
Page
17
Page
18
Page
19
Page
400
Page
401
Page
402
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
403
Page
404
Page
405
Page
406
Page
407
Page
408
Page
409
Page
410
Page
411
Page
412
Page
413
Page
414
Page
415
Page
416
Page
417
Page
418
Page
419
Page
420
Page
421
Page
422
Page
751
Newsletter ASSERJ
Receba as principais notícias do setor supermercadista e informações exclusivas para associados.
Warning:
You do not have the permission to access the upload fields on this form. Contact the form owner or portal administrator to request the access.
Sem spam. Cancele quando quiser.
Hidden