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Contabilidade sob medida para supermercados. Vem conhecer a Focus!
No cenário dinâmico e altamente competitivo dos supermercados, onde a eficiência operacional e a gestão tributária correta fazem toda a diferença, o Grupo Focus de Contabilidde é uma referência no setor. Com 12 anos de trajetória, a empresa se consolidou como especialista em contabilidade e consultoria para supermercados, acompanhando de perto as necessidades e desafios dos empresários oferecendo soluções eficazes e personalizadas. Agora, com a recente Fusão com a ADCCONT, a Focus deu mais um passo para se tornar um dos maiores grupos contábeis da América Latina, unindo tecnologia de ponta com uma expertise profunda no mercado. O fundador e diretor do Grupo Focus, Alcir Guimarães, em entrevista exclusiva para a ASSERJ, explicou que o processo de M&A (Mergers and Acquisitions, que em português significa Fusões e Aquisições) levou 10 meses. “Eu fui ver a operação acontecendo e a forma como ADCCONT trabalha. Eu nunca tive sócio e esta Fusão trouxe uma segurança muito grande para mim”, afirma. O novo conglomerado projeta um faturamento de R$ 53 milhões para 2024, com a expectativa de ultrapassar os R$ 60 milhões no ano seguinte. A Fusão visa criar uma estrutura ainda mais robusta para atender empresas de todos os portes, com foco em inovações tecnológicas, robotização de processos e uso de inteligência artificial para otimizar os custos operacionais dos clientes. “Com a Fusão, conseguimos combinar a nossa expertise no setor supermercadista com a robustez e a tecnologia da ADCCONT. A robotização de processos, por exemplo, vai otimizar os custos de empresas que ainda dependem de muitos trabalhos manuais. Isso é especialmente importante para pequenos e médios empresários, que conseguem reduzir custos com mão de obra e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência da operação”, afirma Alcir. A Focus O Grupo Focus foi fundado com a missão de transformar a gestão contábil dos supermercados, um setor com particularidades complexas e, muitas vezes, negligenciado pelas tradicionais empresas de contabilidade. Alcir Guimarães, relembra o início da jornada: “Comecei com 15 anos como office boy na empresa de contabilidade do meu pai, que fazia de tudo sem foco específico. Não quis continuar e fui trabalhar no The Bank of New York Mellon Corporation (foco no mercado financeiro) onde fiquei por sete anos. Depois, tive vontade de voltar para a contabilidade tradicional e entrei na Sojitz do Brasil S/A – Frade Japão Petróleo. Foi um grande aprendizado e nesse período um dos donos da Rede Economia, Jorge Henrique Viana da Silva, que conhecia meu pai, me chamou para internalizar a contabilidade para ele”, lembra. “Foi aí que eu conheci o chão de loja, todas as operações desde uma negociação até a realidade tributária do supermercado, perdas financeiras, enfim, muitos desafios pela frente. Comecei a implementar todos esses processos para montar de fato uma gestão de controladoria. Na época, eram 3 lojas e hoje são 20. Jorge Viana é realmente fora da curva, comprou a ideia e foi o meu primeiro cliente. No início da Focus, em 2012, eu tinha três funcionários e agora, com a fusão, emprego mais de 500 pessoas. Temos atuação no Rio, São Paulo, Goiás e Bahia”, ressalta. Alcir Guimarães salienta que “aventureiros não se mantêm no setor supermercadista. Completamos 12 anos agora em 2024. Foram 12 anos de erros, dores, muitos desafios que pareciam intransponíveis, mas são 12 anos de muito sucesso também. Ver uma carteira de clientes consistente é muito prazeroso, assim como ouvir o cliente falando bem da sua empresa. Se não fosse a área de Qualidade, não teríamos funcionado tão bem. Se os supermercadistas fizessem isso nas lojas deles seria sensacional”. Para concluir, Alcir ressaltou o papel e a representatividade da ASSERJ e do presidente da entidade: “Estou no varejo supermercadista antes da gestão do Fábio Queiróz na presidência da ASSERJ e pude acompanhar claramente o que ele trouxe de mudança e inovação para o setor. Isso impactou a minha vida de contador porque trouxe uma organização da gestão supermercadista com treinamento, desenvolvimento e amadurecimento do setor. Nas reuniões do Conselho, Fábio plantou sementes e hoje colhemos uma gestão mais estruturada e eficiente nos supermercados. Ele é um visionário”, elogia. A metodologia na prática Na Focus, inicialmente é feito o briefing numa reunião de alinhamento onde são trazidas as realidades da rede de supermercados e dos funcionários de todas as áreas: pessoas, administrativo, financeiro, contábil, tributário. ”Entendemos as principais dores e elaboramos um plano de ação e criamos os treinamentos específicos para as equipes do supermercado”, explica. “Na parte financeira, como devem ser feitos os lançamentos? Várias despesas realizadas no mercado têm crédito de PIS COFINS, por exemplo. Também avaliamos o que pode ser abatido no Imposto de forma legal, enfim, treinamos o time, de modo a preparar as equipes dos supermercadistas para que estejam alinhadas com os consultores da Focus”, acrescenta. “Com a realidade tributária no Brasil ‘onde a todo momento é modificado cenário tributário’, muitos empresários não conseguem se estruturar neste sentido, correndo o risco de estar pagando além do devido em seus impostos/tributos”, avalia Alcir Guimarães. Ele comenta que “depois da capacitação e da implantação passamos a ter reuniões bimestrais de status e apresentação do DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício) com o lucro da operação dos supermercados”, acrescentando que o dono de supermercado não tem tempo, e então precisamos pontuar quem são as pessoas-chave na operação e nós temos uma área de Qualidade que faz o pós-venda e acompanhamento para antever problemas futuros. O Grupo Focus está pronto para enfrentar os próximos desafios com uma equipe robusta, um portfólio de soluções mais amplo e a tecnologia
12/11/2024
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A magia do Natal chega às ruas: Coca-Cola retoma suas icônicas caravanas
Como tradição natalina, as caravanas de fim de ano voltam às ruas de dezenas de cidades brasileiras, trazendo os símbolos do Natal e uma mensagem de bondade para comunidades de todo o país, em especial ao Rio Grande do Sul Está decretado, o Natal só começa oficialmente quando as luzes mágicas dos icônicos caminhões da Coca-Cola estiverem iluminando as ruas por onde passam pelo país. A magia do Natal está prestes a brilhar ainda mais forte com o início da jornada das Caravanas de Natal da Coca-Cola, que passará por mais de 200 cidades no Brasil, este ano, levando uma mensagem de solidariedade e bondade nas principais vias urbanas e a magia para os corações das pessoas. As Caravanas de Natal da Coca-Cola de 2024, que começaram na região Nordeste e vão atravessar o país, prometem uma experiência mágica que celebra o verdadeiro espírito das festividades – reunindo pessoas para espalhar a alegria em todos os lugares que visitarem. A ação se concentra em exaltar a solidariedade e a bondade desse período tão especial do ano. Refletindo a mensagem central da campanha, "Desperte o Papai Noel que há em você", as Caravanas vão encorajar os espectadores a abraçarem o bom velhinho e compartilharem atos de bondade uns com os outros durante as festas de fim de ano. "A magia das Caravanas de Natal da Coca-Cola vai além das luzes e do encanto do Papai Noel; ela está profundamente enraizada na conexão emocional que criamos com as comunidades ao longo do Brasil. Acreditamos que o Natal é um momento de união, e nossa missão é inspirar pequenos atos de bondade que podem transformar vidas. É emocionante ver como as Caravanas se tornam uma celebração que toca o coração das pessoas, trazendo alegria e esperança", diz Ted Ketterer, Head de Marketing da Coca-Cola Brasil. Os esforços da campanha de Natal da Coca-Cola, este ano, estarão especialmente voltados ao Rio Grande do Sul, onde a marca está se empenhando em ações significativas para impactar positivamente as comunidades locais que sofreram fortemente com as chuvas este ano. "A retomada da campanha 'Desperte o Papai Noel que há em você' é uma mensagem de solidariedade extremamente importante neste momento. Queremos inspirar as pessoas a despertarem esse espírito solidário, especialmente ao olhar para a recuperação do Rio Grande do Sul”, afirma Katielle Haffner, diretora de relações corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil e Cone Sul.
11/11/2024
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Capacite-se para vender mais na Black Friday e na temporada natalina com os dois últimos cursos da Escola ASSERJ em 2024
Semana curta com feriado prolongado não é desculpa para deixar a capacitação de lado, muito pelo contrário. A hora é essa de se qualificar e fechar o ano com a carreira em outro patamar. A Escola ASSERJ oferece nesta quinta-feira (14) o curso “Como encantar seus clientes”, das 14h às 16h, ministrado pela consultora de Varejo da ASSERJ, Walquyria Majeveski, e aberto ao público externo. Com uma abordagem baseada na psicologia do consumidor, o treinamento tem como objetivo proporcionar aos participantes alternativas inovadoras para encantar os clientes ao longo da jornada de compras. O conteúdo programático é composto pelos seguintes tópicos: Necessidades diferentes de cada geração – uma análise das expectativas e desejos dos consumidores de várias faixas etárias. Entendendo a psicologia do consumidor – insights sobre como as emoções e comportamentos influenciam as decisões de compra. Aplicando pontos de encantamento na jornada do cliente – estratégias práticas que podem ser implementadas nas operações diárias do supermercado. Walquyria Majeveski adianta que "o papel do atendimento ao cliente no varejo é muito mais do que uma simples venda, é sobre criar uma experiência memorável e construir uma relação de confiança. Ao longo da jornada de compras, é essencial entender as diferentes necessidades de cada consumidor, respeitar suas emoções e oferecer soluções que realmente façam a diferença. O curso é uma oportunidade para aprimorar essas habilidades e transformar a maneira como nos conectamos com os clientes." Para se inscrever, os associados devem clicar aqui. Já os não associados, podem acessar: inscrições público externo. Também está na programação de novembro o curso Noções básicas de higiene e Manipulação de alimentos. Será no dia 28 de novembro, das 14h às 18h, com o consultor de Alimento Seguro da ASSERJ, Flávio Graça. Esse é exclusivo para associados. Flávio explica que “o treinamento, fundamental para garantir a segurança alimentar nos supermercados, é certificado pelo Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio)”. Os associados podem se inscrever no link: https://forms.gle/XSvXDnUEhJKeyAf56 . A Escola ASSERJ reafirma seu papel como referência em educação no setor de supermercados, oferecendo cursos relevantes e de alta qualidade.
11/11/2024
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Economia
Supermercados lideram cenário onde varejo brasileiro perdeu R$ 34,9 bi
Falhas na gestão, furtos e perdas por quebras operacionais foram alguns dos motivos. Relatório de 2024 da Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas) destaca um cenário de atenção para o varejo nacional, com perdas que alcançaram R$ 34,9 bilhões e subiram pelo segundo ano consecutivo. A pesquisa também aponta avanços tecnológicos no setor para enfrentar essas perdas. Com uma amostra das 149 maiores empresas varejistas do país, distribuídas em 19 estados, o levantamento evidencia que, apesar dos esforços, o índice médio de perdas subiu de 1,48% para 1,57% entre 2022 e 2023. Dentre os setores mais afetados, supermercados lideram, enfrentando perdas por quebras operacionais — causadas por furtos, falhas na gestão de estoque e deterioração de produtos. Áreas como padaria, peixaria e mercearia seca viram aumentos expressivos nas perdas, chegando a 73% a mais no caso da mercearia seca. A notícia boa é que todas as empresas do setor alimentício relataram possuir uma área de prevenção de perdas, um aumento de 27%, com todas as empresas utilizando monitoramento por câmeras e 31% incorporando vídeo analítico. O uso de Business Intelligence aumentou em 17%, e a Inteligência Artificial está sendo explorada, ainda que timidamente, por 6% das empresas. O estudo também destaca a prática de negociação entre varejistas alimentares e fornecedores para o ressarcimento de perdas e quebras, permitindo que o valor seja registrado como dedutível nas demonstrações financeiras. No entanto, as rupturas comerciais e operacionais indicam problemas de gestão de estoque e falta de alinhamento com o perfil de compra do cliente, sinalizando a necessidade de maior eficiência e planejamento. O presidente da Abrappe Carlos Eduardo Santos destaca que o crescimento das perdas reflete problemas estruturais no setor, como baixa adesão de clientes de linha branca e uma migração crescente de supermercados para atacadistas, além de uma alta nos furtos de produtos de valor, como carnes nobres, bebidas e medicamentos como Ozempic, além de azeite e chocolate. “Infelizmente ainda estamos num processo com alto índice de desemprego. E a redução de custos no setor e a alta rotatividade diminuem o controle das empresas. A gente ainda tem problema de gestão e planejamento de estoque de forma indevida.” Como solução prática para reduzir as quebras operacionais no varejo alimentar, que estão em 60%, é “fazer o básico bem feito”: “Qualquer descarte de produto deve ser registrado no estoque, indicando a causa raiz, se é avaria, perda natural, imperecibilidade, armazenamento, refrigeração. É importante que, ao descartar o produto, se identifique o motivo porque assim as empresas têm condição de entender as causas mais relevantes e, a partir disso, traçar plano de ação para redução de perda sustentável.” Com relação aos furtos não há outra saída senão investir em tecnologia como câmeras, antenas antifurto, solução de etiquetas para proteção dos itens mais furtados, conhecidos como alto risco, monitoramento de operações do PDV. “Infelizmente, 60% das fraudes acontecem no caixa", conclui. Supermercadista, como estão os seus estabelecimentos em relação ao tema? Com o fim de ano chegando é a hora certa de fazer uma análise e preparar um plano de ação para que 2025 apresente um cenário mais positivo.
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