Skip to Main Content
Join in
PT
EN
ES
A+
A-
News
Super Business Magazine
All Super Business Magazines
ASSERJ School
Sobre Nós
Institucional
Our History
Board of Directors
ASSERJ Social
Keeping an eye on the garbage
Super Pet
Serviços
Benefits
Orientation Visit
Soluções
Super Business Seminar
ASSERJ Experience
Conecta Varejo
SRE Super Rio Expofood
Join us
Contato
Contact us
SAA - Member Service
Work with us
ASSERJ
News
News
Keep up to date with the latest news from the supermarket sector
Search Bar
Relevance
Date
All
Associados em foco
Atualidades
Comportamento & tendência
Conecta
Economia
Indústria em cena
Por dentro da asserj
3,002 Result for
Anvisa proíbe “cafés fakes” e sabonetes; veja orientação de consultor da ASSERJ
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tomou medidas firmes para proteger a saúde pública, proibindo a comercialização de produtos alimentícios e cosméticos que apresentaram riscos sanitários. A decisão atinge três marcas de pó para preparo de bebida sabor café — popularmente conhecidos como “cafés fakes” — e uma linha de sabonetes da marca Mercado de Banho, que ficou conhecida por oferecer produtos naturais. Café Fake: risco biológico e engano ao consumidor Foram suspensas as marcas Melissa, Pingo Preto e Oficial após a detecção da toxina ocratoxina A, uma toxina produzida por fungos, imprópria para o consumo humano. Os produtos já haviam sido desclassificados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) por conterem impurezas físicas, como pedras, areia, folhas e sementes de outras espécies. Além disso, os rótulos continham imagens que induziam o consumidor ao erro, levando-o a acreditar que se tratava de café puro — o que não é verdade. “Estes produtos já haviam sido desclassificados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária por irregularidades nos rótulos e por contaminação física, caracterizada pela presença de matérias estranhas e impurezas. Mas agora o problema se agrava com a contaminação biológica”, explica Flávio Graça, consultor técnico da ASSERJ. “A proibição da ocratoxina em alimentos é fundamental para a proteção da saúde pública, pois essa micotoxina está associada a efeitos nefrotóxicos, imunossupressores e potencialmente carcinogênicos. Seu controle rigoroso reduz riscos de contaminação na cadeia alimentar. Medidas preventivas garantem alimentos mais seguros e saudáveis para a população.” A recomendação da Anvisa é para que o consumo seja interrompido imediatamente, e que eventuais denúncias sobre a venda desses produtos sejam feitas por meio do portal Fala.BR. Sabonetes suspensos por falta de registro Na mesma linha de ações voltadas à segurança do consumidor, a Anvisa também determinou a suspensão da linha de sabonetes da marca Mercado de Banho por falta de registro sanitário, requisito obrigatório para a comercialização de produtos de higiene no Brasil. Entre os itens suspensos estão: Mousse Corporal Hidratação Intensa Buriti Polpa Esfoliante Corporal Bali Sabonete Bali Sabonete Buriti Sabonete Cenas do Rio 3 - Pão de Açúcar Sabonete de Argila Verde Sabonete de Açafrão Sabonete de Capim Limão - Bandeira Sabonete de Lavanda Inglesa Sabonete de Marine Sabonete de Água de Arroz “Esta notícia nos traz a importância de usar produtos de higiene e limpeza certificados pela Anvisa. A certificação garante que esses produtos foram testados conforme padrões técnicos rigorosos. Isso é essencial para prevenir contaminações e intoxicações e promover ambientes mais seguros”, destaca Flávio Graça. A ausência de registro sanitário significa que os produtos não passaram pelas devidas análises que comprovam sua segurança e eficácia, representando um risco ao consumidor.
02/06/2025
3,002 Result for
Associados em foco
Carrefour Brasil conclui saída da Bolsa
O Carrefour Brasil conclui hoje (30) a saída da Bolsa de Valores e o fechamento de seu capital no país. Com a retirada de suas ações da B3, a divisão brasileira da varejista deixa de ser uma companhia aberta e passa a ter a matriz francesa como única acionista. A decisão da saída, no fim de abril, foi aprovada em assembleia sob a justificativa de reorganizar a estrutura societária da rede varejista. Na ocasião, o presidente do Carrefour Brasil, Stephane Maquaire, disse que a saída da B3 iria "agilizar as operações". "Ter duas empresas de capital aberto, uma em cima da outra, em dois países diferentes, não facilita. Alinhar as comunicações, a estratégia entre as duas realidades, é sempre um desafio", afirmou. O Carrefour Brasil fez sua estreia na Bolsa em 2017, com a ação valendo R$ 15 (cerca de R$ 22,50 em valores atuais). Nessa quinta (29), a companhia fechou o pregão cotada a R$ 8,45 —uma queda de 62% no período. De modo geral, a decisão de abrir capital é tomada por uma empresa interessada em ampliar suas possibilidades de financiamento. Ao vender suas ações a investidores, parte do dinheiro vai para o caixa da companhia e vira investimento, que, por sua vez, fomenta o crescimento da companhia. O lucro é redistribuído aos acionistas, que são remunerados pelo seu investimento inicial via dividendos e valorização dos papéis.
30/05/2025
3,002 Result for
Indústria em cena
Já transformou sua parreira em oportunidade com a Tramontina?
A Tramontina vem consolidando o “Festival de Frigideiras” como uma ação estratégica no varejo, reforçando sua presença no segmento de autosserviço com criatividade e inovação. A campanha reaproveita as tradicionais estruturas de exposição de ovos de Páscoa — conhecidas como parreiras — para destacar frigideiras e utensílios relacionados, em uma proposta visualmente atrativa e funcional para o ponto de venda. A iniciativa permite apresentar um mix variado de frigideiras, classificadas por faixa de preço, tipo de uso e necessidades específicas dos consumidores. A ação também reforça o conceito da marca: "A frigideira certa faz toda a diferença." Segundo André Savi, gerente de vendas da Tramontina para autosserviço na região Sudeste, o objetivo é ir além da exposição de produtos. “Queremos ampliar a visibilidade da marca e oferecer uma experiência diferenciada e relevante aos consumidores, além de fortalecer nossa parceria com os clientes do setor supermercadista”, afirma. De acordo com Savi, o “Festival de Frigideiras” tem gerado resultados expressivos. “Essa ação sazonal tem ótima adesão e contribui para diluir os custos das parreiras montadas na Páscoa, ao transformá-las em um bazar atrativo que engaja. O retorno é uma das melhores margens da categoria”, destaca. A campanha, que teve início em 2017, já rendeu diversos cases de sucesso em parceria com varejistas. A curadoria dos produtos apresentados valoriza a funcionalidade de cada modelo. Frigideiras tradicionais, ideais para o dia a dia, são indicadas para grelhados, panquecas, ovos e frituras. Já as opções especiais oferecem desempenho superior no preparo de pratos mais elaborados, como risotos, legumes salteados, frutas flambadas e carnes seladas.
30/05/2025
3,002 Result for
Economia
Brasil conquista 5ª maior alta do PIB mundial no 1º trimestre e aquece expectativas do varejo supermercadista
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,4% no primeiro trimestre de 2025 em relação aos três meses imediatamente anteriores, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados hoje (30). Com esse desempenho, o Brasil alcançou a 5ª maior alta do PIB entre 49 países monitorados globalmente, superando economias como Estados Unidos, China, Alemanha, França e Reino Unido. O valor total no período atingiu R$ 3 trilhões, resultado que anima setores estratégicos da economia, incluindo o varejo supermercadista. Segundo o consultor econômico da ASSERJ, William Figueiredo, o resultado deve impulsionar o otimismo no varejo de supermercados. “Esse crescimento coloca o Brasil em posição de destaque e reflete uma recuperação importante da confiança dos consumidores e das empresas. Isso tende a criar um ambiente de negócios mais favorável”, analisa. Para Figueiredo, a alta do PIB deve estimular investimentos no setor. “Com a economia crescendo, as redes supermercadistas têm mais segurança para ampliar estoques, investir em novas lojas e fortalecer parcerias com fornecedores. Esse ciclo de crescimento ajuda a gerar mais empregos e a movimentar a cadeia produtiva, beneficiando desde a indústria até o consumidor final”, acrescenta. Os dados mostram ainda que, no ranking global, o país que mais cresceu no período foi a Irlanda, com alta de 3,2%. Em contrapartida, a Indonésia apresentou o pior resultado, com queda de 1%. Nos Estados Unidos, a maior economia do mundo, o PIB encolheu 0,2%, ficando em 38º lugar. A média de crescimento dos países do G7 — grupo que reúne as principais economias desenvolvidas — foi de apenas 0,2%, enquanto a média dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) chegou a 1,3%.A expectativa agora é que o avanço do PIB brasileiro seja sentido de forma mais direta nos supermercados ao longo dos próximos meses, ajudando a consolidar um cenário de retomada e crescimento para o varejo. O diretor-geral do DOM Atacadista,Caio Lira, está otimista em relação aos próximos meses. “O segundo semestre do ano sempre é um período de vendas muito aquecido, principalmente a partir de 15 de agosto, quando começa o calendário festivo do aniversário do DOM. Então, agosto, setembro e outubro são meses que a gente prepara as melhores ofertas. Somado ao resultado da economia como um todo a tendência é de que as pessoas estejam mais confiantes para consumir e aproveitar as promoções. E, claro, isso também cria oportunidades pra gente ampliar o mix de produtos, melhorar ainda mais o atendimento e entregar mais valor pro nosso cliente”, conclui Lira.
30/05/2025
1
...
152
153
154
...
751
4 Entries
4
Entries per Page
8
Entries per Page
20
Entries per Page
40
Entries per Page
60
Entries per Page
Showing 609 to 612 of 3,002 entries.
Page
1
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
2
Page
3
Page
4
Page
5
Page
6
Page
7
Page
8
Page
9
Page
10
Page
11
Page
12
Page
13
Page
14
Page
15
Page
16
Page
17
Page
18
Page
19
Page
152
Page
153
Page
154
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
155
Page
156
Page
157
Page
158
Page
159
Page
160
Page
161
Page
162
Page
163
Page
164
Page
165
Page
166
Page
167
Page
168
Page
169
Page
170
Page
171
Page
172
Page
173
Page
174
Page
751
Newsletter ASSERJ
Receba as principais notícias do setor supermercadista e informações exclusivas para associados.
Warning:
You do not have the permission to access the upload fields on this form. Contact the form owner or portal administrator to request the access.
Sem spam. Cancele quando quiser.
Hidden