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É capa de jornal: pesquisa da ASSERJ sobre a febre morango do amor
A receita do momento saiu das redes sociais para as gôndolas dos supermercados. A pesquisa realizada pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) revela que a febre do morango do amor, popularizada por influenciadores digitais e vídeos virais, gerou impactos concretos nas vendas de diversos produtos e é capa do jornal Extra, destaque na revista Veja (Clique e confira) e no jornal O Globo (Saiba mais clicando aqui). “O levantamento mostra o quanto o comportamento do consumidor pode movimentar produtos ou categorias dentro das lojas. Estar atento aos comportamentos sociais é fundamental para agarrar oportunidades de vendas. Essas inserções na imprensa reforçam a importância da contribuição dos associados com dados e informações na realização de pesquisas. É assim que, juntos, vamos cada vez mais reforçar a relevância da nossa instituição para todo o setor e a sociedade como um todo”, afirma o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz. A pesquisa - Segundo o levantamento da ASSERJ, supermercados do Estado do Rio registraram aumento de até 170% nas vendas de morango in natura e crescimento de 42% na procura por corantes alimentícios, especialmente o vermelho, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados evidenciam como tendências digitais podem se traduzir rapidamente em oportunidades comerciais para o varejo supermercadista. Para o Fábio Queiróz, o fenômeno comprova o impacto direto do comportamento do consumidor no desempenho do setor. “O doce virou uma febre nas redes e isso rapidamente se traduziu em vendas. O que estamos vendo é um exemplo claro de como o comportamento do consumidor influencia diretamente o varejo supermercadista”, afirma. “Além de movimentar a categoria de hortifruti, o fenômeno gera demanda por confeitaria, embalagens, corantes e outros insumos, mostrando a força das tendências quando bem aproveitadas pelo setor”, completa. O reflexo nas lojas foi imediato. Na Redeconomia Reunidos, a procura pelo fruto e pelos insumos disparou. “A venda de morangos aumentou 170%, enquanto a de corantes, especialmente o vermelho, cresceu 42%”, relata Thiago Cunha, diretor comercial da rede. Segundo ele, a alta demanda chegou a provocar falta do produto. “Os fabricantes não têm mais o que vender. A demanda explodiu com a busca pelo morango do amor”, destaca. O Supermarket Floresta também percebeu o impacto. “A venda aumentou tanto que começamos a oferecer o doce e até coxinha de morango. A aceitação foi incrível”, conta Ronildo Novato, diretor comercial da unidade, que registrou crescimento de 40%. Na rede Terê Frutas, a inclusão do produto nas lojas superou as expectativas. “Começamos a vender na nossa padaria e vendemos tudo. A produção, agora, é constante”, afirma Daniel Carvalho, head de marketing. No grupo Adonai cenário também é de crescimento. “Estamos produzindo diariamente para atender à demanda, que tem se mostrado consistente e positiva. As vendas aumentaram 20%”, comenta Marinho Sobrinho, supervisor de confeitaria. O Hortifruti Natural da Terra, por sua vez, viu a venda de morango in natura crescer 71% na última semana em relação ao mesmo período do ano anterior. Para Daniel Milagres, CMO da empresa, o dado confirma a relevância da tendência. “O aumento de 71% nas vendas reflete não só o apelo visual da tendência, mas também a capacidade do varejo de se adaptar rapidamente e entregar o que o consumidor deseja”, analisa.
30/07/2025
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Conecta Varejo: programação do 1º dia!
Estamos cada vez mais perto da nova edição do Conecta Varejo. Neste ano, o encontro acontece entre os dias 12 e 15 de agosto, no Armazém 3 do Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio. Sob o tema "O mundo que transforma o varejo, o varejo que transforma o mundo", o evento será uma avalanche de conhecimento, networking, negócios e muitos debates sobre tecnologia, inovação, os futuros do setor varejista e da sociedade. Vale sempre lembrar que foi o Conecta que originou o Rio Innovation Week. Seu modelo de evento voltado para varejo supermercadista, baseado nos pilares da tecnologia e inovação, foi para além das gôndolas e, no RIW, conversa com todos os segmentos da sociedade, colocando o Rio de Janeiro no centro das atenções das tendências mundiais nos seus 4 dias de atuação. Já listamos todos os motivos do por que você, associado e seus colaboradores, não deve perder. Agora, vamos apresentar a programação de cada dia e reforçar que: o Conecta é o ponto de encontro do varejo que olha para um futuro de oportunidades. A dinâmica do Conecta Reunindo lideranças, marcas, especialistas e decisores do varejo nacional para debater as transformações que estão moldando e definindo os rumos setor, o evento será distribuído em trilhas temáticas, com programação intensa, voltada para inovação, vendas, comportamento do consumidor, branding, liderança e novas tecnologias, entre outras. Aqueles que marcarem presença terão acesso às discussões do mais alto nível, com insights relevantes e reflexões estratégias aplicáveis à realidade dos supermercadistas, ressaltando o melhor preparo para atender ao consumidor do futuro, mais exigente, conectado e em busca de experiências que unam conveniência, preço justo e propósito. 11h -11h45 | Trilha: Inovação | Tema: Para além da IA: o que nos resta em um mundo em transformação exponencial Abrindo o palco do Conecta, Lucas Daibert, sócio e vice-presidente de estratégia da Binder, destacará as transformações nas formas de atuação e geração de valor que profissionais passarão nos próximos anos frente às mudanças alavancadas pela tecnologia. Detalhando dados e cases, a apresentação será uma reflexão do que seguirá como essencial para carreiras e negócios. Um momento de repensar em que apostar e o que realmente faz a diferença. 12h-12h45 | Trilha - Liderança | Tema: Liderança Inovadora Na sequência, haverá o primeiro tema da trilha "Liderança". A keynote Dafna Blaschkauer, fundadora e CEO da SuperJump, abordará a importância da liderança inovadora em tempos de transformação acelerada e provocará reflexões sobre o papel dos líderes na construção de empresas ágeis, criativas e resilientes. Será um grande convite a repensarmos, juntos, como o varejo supermercadista pode desenvolver o papel da liderança moderna, que precisa inspirar equipes, tomar decisões baseadas em dados e, ao mesmo tempo, ser uma agente de inovação e adaptabilidade. 13h-13h45 | Trilha: Tendência | Tema: Saturados: Prazer, conexão e consumo. Como os jovens estão lidando com os estímulos A trilha de Tendência abrirá com o painel "Saturados: prazer, conexão e consumo", com Flávia Molina (Camil) e Guilherme Martins (DIAGEO). A conversa irá explorar como as novas gerações lidam com excesso de estímulos e o que isso significa para marcas e varejistas. O que eles buscam? Que tipo de experiências e posicionamentos? Nesse cenário, o setor supermercadista poderá entender melhor como se comunicar e como criar experiências de compra que dialoguem com os valores desses consumidores, gerando conexões autênticas e relevantes. 14h15-14h45 | Trilha: Experiência do Consumidor | Tema: Jornada não-linear - o novo mapa do varejo Já na trilha de Experiência do Consumidor, teremos a keynote Camila Salek, autora, palestrante e futurista em varejo. Ela apresentará uma visão abrangente sobre a jornada de compra fragmentada e imprevisível dos tempos atuais, provocando questionamentos essenciais sobre como atender e agradar um consumidor que hoje transita entre canais físicos e digitais. Será um momento de compreensão sobre como atuar em múltiplos canais de forma integrada, oferecendo experiências personalizadas e cada vez melhores, baseadas em dados coletados e escuta ativa do consumidor. 15h-15h45 | Trilha: Branding | Tema: Branding: como criar uma marca além do óbvio A trilha de Branding contará com falas de Fernando Andreazi, cofundador da Rebu, que discutirá como construir marcas fortes e relevantes, que vão além do produto, em mercados altamente competitivos. Para os supermercadistas, o conteúdo será essencial para entender como uma boa estratégia pode, e deve, ir além, gerando identificação e criando vínculos com os consumidores, superando desafios de posicionamentos. 16h-16h45 | Trilha: Vendas | Tema: Passado, Presente E Futuro do Live Commerce O painel abrirá a trilha de "Vendas" com o encontro entre o apresentador e keynote Ciro Bottini, referência em vendas televisivas, e Rodrigo Farah, head of Brand, Media and Social Commerce da Shopee, para debater o crescimento das vendas ao vivo. Será um momento de imersão no formato Live Commerce, analisando o passado e o presente e projetando o futuro, compreendendo como unir entretenimento e conversão pode movimentar o seu negócio, transformando a forma como consumidores descobrem e se interessam pelos produtos. Nosso setor precisa estar mais do que atento a esse canal para engajar e vender, nas mais diversas plataformas, por meio de demonstrações, promoções exclusivas e envolvimento com o público. 17h-17h45 | Palestra: Stellantis Encerrando a programação da tarde, a palestra da montadora Stellantis trará uma visão sobre tecnologia, mobilidade e inovações que impactam a área logística. O setor é um ponto extremamente delicado e estratégico para o varejo supermercadista, especialmente em questões sobre transporte e abastecimento de lojas. Cada detalhe pode ser fundamental e criar soluções mais práticas, ágeis e otimizadas em custos tanto para o varejo, quanto para a indústria parceira. 18h-18h45 | Trilha: Retail Media | Tema: Retail Media na prática: como o varejo brasileiro está monetizando dados e audiência Na última palestra do dia, a trilha de "Retail Media" trará a apresentação de Roberta Becker, diretora digital do St. Marché, para apresentar cases reais de como o varejo brasileiro está transformando seus canais próprios em plataformas de mídia, gerando receita com dados e audiência. Compreender esse novo cenário que se apresenta é de suma importância para gerar novas formas de receita, ampliando a rentabilidade e fortalecendo o relacionamento com parceiros da indústria e fornecedores. Tendências e oportunidades: resumo do Dia 1 Com um primeiro dia repleto de temas estratégicos, o Conecta Varejo reforça sua importância como um espaço de inovação e aprendizado para o varejo, dentro do Rio Innovation Week. A abertura do nosso palco também reafirma o compromisso da ASSERJ com o aperfeiçoamento, capacitação e desenvolvimento do varejo supermercadista. Nos dias seguintes, esses temas serão abordados por outras óticas, além da apresentação de outros pontos como, inteligência artificial e inteligência de mercado, entre outros, sempre com o mesmo objetivo de ajudar você, supermercadista, indústria e suas equipes, a antecipar os novos passos e sair na frente de forma competitiva. Acompanhe a cobertura completa e novidades aqui no site da ASSERJ. Se você ainda não se inscreveu, a hora é essa. Associados ASSERJ têm acesso gratuito, fale com a SAA.
29/07/2025
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ASSERJ debate renovação do REPA (SIM-RIO) no Conselho de Alimento Seguro
Na tarde desta terça-feira, 29 de junho, a ASSERJ realizou mais uma edição do Conselho de Alimento Seguro, reafirmando seu compromisso com a segurança alimentar no varejo supermercadista. O encontro, realizado no formato on-line, foi mediado por Flávio Graça, consultor técnico de Alimento Seguro da associação. O tema central da reunião foi a Renovação do REPA (Registro de Estabelecimentos e Produtos de Origem Animal), vinculado ao SIM-RIO (Serviço de Inspeção Municipal). Para orientar os associados sobre o processo e esclarecer dúvidas técnicas e legais, participaram como convidados especiais a Dra. Júlia Rodrigues, coordenadora do SIM-RIO, e o Dr. Fábio Gregório, subcoordenador do órgão. Durante o encontro, foram abordados os critérios exigidos para a renovação do registro, os avanços obtidos pelo SIM-RIO nos últimos anos e as responsabilidades dos estabelecimentos comerciais no cumprimento das normas sanitárias municipais. A participação ativa dos associados contribuiu para um debate técnico e alinhado com as boas práticas do setor. Na ocasião, Flávio Graça alertou que a chamada “circular SIM Vigilância Sanitária” não isenta os supermercadistas da fiscalização. Ele destacou que muitas lojas de redes menores enfrentam dificuldades para atender aos padrões exigidos, principalmente devido a plantas arquitetônicas antigas que não estão em conformidade com as normas atuais. “Alguns acabam replicando erros estruturais, mas é possível se adequar. A adequação é um desafio, mas também uma oportunidade de melhoria contínua”, explicou o consultor. A Dra. Júlia Rodrigues reforçou que os supermercadistas que tiverem dúvidas sobre o processo devem procurar diretamente a Secretaria responsável, que está à disposição para orientar sobre cada etapa da renovação do SIM e adesão ao REPA. “Nosso objetivo é garantir segurança sanitária e facilitar o acesso à regularização. Todos serão bem atendidos”, garantiu. Flávio Graça também pontuou um dos principais desafios da manutenção do REPA nas lojas: a alta rotatividade dos colaboradores. Isso compromete a continuidade dos processos, mas, segundo ele, a ASSERJ está sempre atenta e oferece capacitações constantes. “A ASSERJ mantém uma agenda contínua de cursos gratuitos para associados. Um exemplo é o curso de Noções Básicas de Higiene e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos em Serviços de Alimentação, que já está com inscrições abertas”, anunciou. O consultor lembrou ainda que, embora as regras gerais sejam públicas e bem definidas, cada rede pode — e deve — adotar normas internas mais rígidas, com o objetivo de elevar ainda mais os padrões de qualidade e segurança alimentar. "Como são os caso de uso de barba, luvas e cílios postiços, por exemplo." Visita de Orientação: prevenção antes da fiscalização - Flávio Graça também destacou a importância da Visita de Orientação, uma iniciativa da ASSERJ com o intuito de prevenir e orientar os associados quanto a autuações e multas dos órgãos fiscalizadores – como Vigilância Sanitária, Procon e Ministério da Agricultura. "O profissional responsável analisa as conformidades com a Legislação Sanitária e emite um relatório técnico que é disponibilizado ao associado. A proposta é promover a regularização voluntária e contínua dos estabelecimentos, reduzindo riscos e fortalecendo a segurança alimentar no setor", explicou. Escola ASSERJ: capacitação que transforma A Escola ASSERJ segue com uma programação especial voltada à qualificação dos profissionais do varejo supermercadista. Quer aprimorar seus conhecimentos e se destacar no mercado? Garanta sua vaga no curso gratuito: Noções Básicas de Higiene e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos em Serviços de Alimentação. VEJA A AGENDA COMPLETA e inscreva-se!
29/07/2025
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Ator da TV Globo está na campanha dos 50 anos do Carrefour no Brasil. Vem ver quem é!
O Grupo Carrefour Brasil comemora meio século de presença no país com uma nova campanha estrelada por Marcos Mion. Com estreia prevista ainda para julho, a ação traz como mensagem central o conceito “Alimente o Seu Melhor”, que convida os brasileiros a refletirem sobre as transformações vividas nas últimas décadas e o papel do Carrefour nesse caminho de evolução. A escolha de Mion reforça o desejo da marca de se conectar com diferentes perfis de consumidores, valorizando sua autenticidade, carisma e forte presença digital. Além de ampliar o alcance da campanha, o apresentador também personifica os valores construídos ao longo da trajetória do Carrefour: inclusão, progresso e o impacto positivo de atitudes cotidianas. As comemorações pelos 50 anos também reforçam o compromisso da empresa com a democratização do acesso à qualidade e ao preço justo. A marca própria do Carrefour ganhará destaque nas ações promocionais, fortalecendo sua competitividade e proximidade com o consumidor. “Celebrar 50 anos no Brasil é um marco que traduz nossa trajetória de proximidade com o consumidor e nossa capacidade de nos reinventarmos ao longo do tempo”, afirma Cláudia Vilhena, CMO do Carrefour Varejo e do Sam’s Club. Segundo Cláudia, a presença de Mion ajuda a amplificar a mensagem da campanha e a reforçar o compromisso da marca com os brasileiros: “Marcos Mion, com sua conexão com as famílias brasileiras, nos ajuda a reforçar nosso compromisso de estar sempre ao lado dos nossos clientes, incentivando cada um a alimentar o seu melhor. Queremos continuar evoluindo junto aos brasileiros, respeitando as particularidades de cada região e oferecendo um ecossistema completo de soluções que tornem a vida mais simples, acessível e com mais qualidade.” Ativações e homenagens marcam os 50 anos A campanha também resgata a tradicional patinadora — personagem icônica do Carrefour — e contará com diversas ativações inéditas até outubro, mês de aniversário da marca. Uma delas é o “Minuto 50” no futebol, com inserções especiais durante os acréscimos das partidas do Brasileirão, Copa do Brasil e Sul-Americana, veiculadas na Rádio 97FM, além de ofertas nos relógios de rua em cidades como São Paulo, Porto Alegre e Recife, sempre no minuto 50 de cada hora. Outra ação de destaque é o benefício “R$ 50 para quem tem 50”, que oferece cupons exclusivos para clientes nascidos em 1975, ano em que o Carrefour chegou ao Brasil. A ativação faz parte do programa Meu Carrefour e utiliza inteligência de dados para personalizar a experiência dos consumidores e valorizar relações de longa data. Com uma mistura de memória afetiva, inovação e conexão emocional, o Carrefour celebra seu passado, reafirma seu presente e projeta um futuro ao lado dos brasileiros, com foco em evolução, proximidade e impacto positivo.
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