Tudo acaba em pizza: o RJ é o segundo maior consumidor de pizza do Brasil

Atentos a esta oportunidade, nossos associados aproveitam para faturar com produtos próprios e pizzarias dentro das lojas

A preferência do brasileiro pela pizza está confirmada pelos dados da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), que revelam que o Brasil ocupa a segunda posição do ranking de maior consumidor de pizzas do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo a Apubra, mais de 2.630 pizzas são preparadas por minuto em todo o país.

Adivinha qual é o sabor preferido dos brasileiros? Calabresa lidera com 38,2% da preferência dos entrevistados. Segundo dados do iFood, no primeiro semestre de 2022 mais de 41 milhões de pizzas foram solicitadas pelo aplicativo. É uma média de cinco pedidos por segundo. Ainda de acordo com o aplicativo, os estados com mais pedidos são: São Paulo e Rio de Janeiro.

Os supermercados fluminenses perceberam a oportunidade e investiram na nova forma de monetização, apostando na fabricação do alimento e na criação de pizzarias dentro das lojas. Para isso, ampliaram as áreas de manipulação, adquiriram fornos a lenha, contrataram profissionais, desenvolveram receitas com insumos importados, enfim se atualizaram para atender à demanda.

No Rio de Janeiro, o pioneiro na implantação de pizzarias foi a rede de supermercados Zona Sul, que completa 65 anos inovando sempre. A criação de praças de alimentação dentro da área de vendas, com espaços de manipulação equipados com fornos a lenha à vista dos clientes; o desenvolvimento de receitas próprias de pizzas de massas finas; e a possibilidade de harmonizar com vinhos de rótulos premiados, caíram no gosto dos cariocas e visitantes da cidade. O programa seguro, saboroso e confortável para casais, famílias e jovens na volta da praia ou à noite, despertou a atenção da concorrência. E, para quem prefere levar para casa, eles oferecem a versão pré-pronta.

Logo, outras redes seguiram a tendência por todo estado e atualmente nossos associados faturam cada vez mais com as pizzarias e pizzas de fabricação própria.

 

No Vianense Recreio, a pizza de massa grossa faz sucesso no restaurante. O pizzaiolo Sergio Fiuza explicou que a intenção de fabricar a própria pizza é reforçar a identidade da marca. “Para garantir que a receita seja sempre a mesma, mantendo o sabor e as propriedades, os colaboradores seguem à risca a receita aprendida no treinamento. Hoje, temos quatro profissionais capacitados para a função por turno”, afirma. Ele acrescenta que são vendidas quase 500 pizzas por semana, dependendo da época do ano, acompanhadas por refrigerantes e vinhos. Os sabores mais procurados são os tradicionais calabresa, marguerita, quatro queijos e portuguesa.

O Adonai reorganizou a área de manipulação e adquiriu uma mesa para montagem das pizzas e ralador de queijo. Otimizou os utensílios do setor de padaria e a equipe: os padeiros preparam a massa e os manipuladores fazem a montagem. Uma vez por mês, o time passa por treinamentos de reciclagem de modo a manter as mesmas propriedades e sabores das receitas. Diariamente, são produzidos 23 kg de massa e, no fim de semana, são vendidas entre 200 e 300 pizzas.

“Toda sexta-feira, temos o festival da pizza e a bebida que mais acompanha é a Coca-Cola. Os sabores preferidos são muçarela e calabresa. Optamos pela fabricação própria porque buscamos servir com melhor qualidade fidelizando clientes e atraindo novos”, afirma o gerente regional de padaria Aldemario Sobrinho.

No Prezunic, as pizzas representam 40% das vendas da seção de rotisserie. No Espaço Unic, a área de alimentação das lojas premium, há opções dos sabores tradicionais muçarela, calabresa e marguerita, e especiais como quatro queijos, peito de peru com alho poró, e a icônica pera com gorgonzola.

Não faltam opções deliciosas para todos os gostos e bolsos. O associado Farinha Pura, no Humaitá, que tem perfil de público A e B, chegou à sofisticação de enviar o chefe de padaria para a Itália desenvolver a receita da Pizza In Pala. Com fermentação natural, a pizza é preparada com muçarela de búfala, e faz sucesso no espaço Farinha Pura Experiência.

A gerente de administração e coordenadora de marketing, Patrícia Sturm, explica que a ideia do espaço é proporcionar uma experiência diferente e memorável: “Quando criamos, dedicamos um local específico para o que chamamos de Espaço Itália, um pedacinho do país dentro da nossa empresa. Desde o início, planejamos e providenciamos todos os equipamentos necessários, como fornos de alta qualidade e áreas de manipulação adequadas, para garantir que nossa pizza fosse preparada nas melhores condições possíveis”, afirma.

Patrícia Sturm acrescenta que “ao desenvolver nossa pizza, queríamos oferecer algo exclusivo e diferenciado, uma pizza que fosse única na região. Acreditamos que uma experiência gastronômica autêntica e de alta qualidade é algo que sabemos fazer bem. Nossa pizza é vendida por quilo. Em um fim de semana típico, vendemos em média 45 kg de pizza”.

No Empório Farinha Pura, os dias de maior saída de pizzas são sábado e domingo quando muitas famílias e amigos se reúnem para saborear a especialíssima mediterrânea feita com muçarela de búfala gratinada, molho de tomate da casa, olivada negra, pétalas de tomate confitadas em alho, tomilho, alecrim e rúcula fresca; e a clássica de calabresa, as preferidas dos clientes.

Viu como a pizza pode ser um produto altamente rentável para os supermercados? O que você vai oferecer hoje no Dia Mundial da Pizza?

Por Publicado em: 10 de julho de 20240 Comentários