Supermarket reinaugura loja focada em saudabilidade

Supermarket
Filial do grupo Barra Oeste ampliou seu espaço, a oferta de mix de produtos e mudou a estratégia dos alimentos saudáveis

O Supermarket, localizado no Barra Mandala, foi reinaugurado nessa sexta-feira (12) com a presença dos consumidores e representantes de indústria em um café da manhã oferecido pela rede. A unidade passou a contar com o empório de grãos a granel, ampliação das geladeiras de laticínios e um corredor exclusivo de produtos saudáveis.

Com essa reforma, pretendemos ter um aumento de venda de 15%. Sobretudo, porque decidimos ampliar o espaço da loja pensando no conforto do cliente”, afirmou Roberto Carlos Batista, sócio-diretor do Supermarket (Barra Oeste) e que estava acompanhando os últimos detalhes da reinauguração.

Localizada na Avenida das Américas, 6.455, a loja possui uma média de fluxo diário de 3 mil clientes, com uma área total de 2.000 m², apresentando 16 checkouts e 6 self-checkouts, 7.000 itens em seu mix e 113 vagas no estacionamento. As mudanças feitas no interior da loja, que ganhou mais espaço entre os corredores, foram sentidos pelos próprios clientes e sugeridos por eles à gerência.

“Nós ouvimos os nossos clientes desde o inicio da operação da loja, há dois anos. Eles param os funcionários e pedem produtos, sugerem mudanças, e sempre tentamos atender. Muitas características dessa reinauguração partiram desse feedback diário dos consumidores”, afirmou Carlos Roberto, gerente da unidade, que ressaltou a necessidade de estar no ‘chão da loja’ para ouvir os clientes.

Foram nessas caminhadas diárias que ouviu diversas vezes, “por que vocês não trazem produtos saudáveis?”, afirmou. Esse questionamento constante saiu do plano da ideia para a execução: a nova loja tem um corredor exclusivo com itens proteicos, alimentos desidratados, sem lactose, glúten ou corantes. “Está por toda a loja e em outras categorias, mas concentramos grande parte aqui (corredor)”, revela.

Esse panorama casa perfeitamente com o levantamento da NielsenIQ, que aponta que 83% dos consumidores afirmam que adotaram pelo menos um hábito saudável em sua rotina desde a pandemia, aceitando que podem gastar até 20% a mais em produtos desse tipo.

“Algumas pessoas precisam desses produtos por conta da restrição alimentar, e outras por questão de saúde mesmo. Aqui nós estamos prontos para atender a todos”, explicou Carlos, que relembrou a história de uma mãe que passou a ser cliente fiel do supermercado devido às intolerâncias alimentares do filho, “ele só podia comer alimentos não industrializados e quando descobriu o nosso mix de saudabilidade, nos agradeceu”, completou.

Geladeiras com produtos especiais

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), em média, 16% da população da região metropolitana do Rio de Janeiro se identifica como vegetariana. Esse número representa, à nível nacional, quase 30 milhões de brasileiros, número significativo se pensarmos que representa as populações da Austrália e a Nova Zelândia juntas. Segundo a Ingredion, em parceria com a consultoria Opinaia, o ranking dos países latino americanos mais interessados em saudabilidade destacam Brasil, Peru e Argentina.

Esses números reforçam a estratégia que o Supermarket adotou em sua unidade no Barra Mandala. A unidade contava com 16 geladeiras antes da reforma e passou para 32, inclusive com pontos dedicados a produtos saudáveis com zero lactose, glúten, açúcar e feitos 100% sem origem animal, “Esse seguimento vegano/vegetariano trouxemos com a ampliação da loja, mas traduz bem a tendência que existe no mercado. Não tem como deixar passar mais”, explicou Carlos Roberto.

“Eu amo vir nesse supermercado e buscar produtos que uso na minha dieta. Malho aqui perto e trabalho no centro, então é preciso que eu tenha um lugar fácil e rápido, e encontro tudo aqui”, comentou Leonel Bastos, corretor de imóveis e um cliente que adotou hábitos saudáveis há 7 anos.

Histórias como a de Leonel reforçam a estratégia criada pelo Supermarket que apostou em diversas tendências de mercado, “conseguimos dar visibilidades a produtos que têm mais saída, e os saudáveis ganharam mais destaque com os corredores largos. Contando todas as portas, dobramos de tamanho (de 16 para 32), e criamos espaços especificamente para produtos veganos”, completa Carlos.

Entre os queijos e a manteiga, já existem divisões claras. Para os iogurtes, uma geladeira própria. Produtos que não contêm ingredientes de origem animal ganharão ainda mais destaque no supermercado, “não é uma questão de moda, mas de adaptação aos novos costumes”, completa.

Por Publicado em: 12 de julho de 20240 Comentários