Skip to Main Content
Join in
PT
EN
ES
A+
A-
News
Super Business Magazine
All Super Business Magazines
ASSERJ School
Sobre Nós
Institucional
Our History
Board of Directors
ASSERJ Social
Keeping an eye on the garbage
Super Pet
Serviços
Benefits
Orientation Visit
Soluções
Super Business Seminar
ASSERJ Experience
Conecta Varejo
SRE Super Rio Expofood
Join us
Contato
Contact us
SAA - Member Service
Work with us
ASSERJ
News
News
Keep up to date with the latest news from the supermarket sector
Search Bar
Relevance
Date
All
Associados em foco
Atualidades
Comportamento & tendência
Conecta
Economia
Indústria em cena
Por dentro da asserj
3,004 Result for
Supermercados adotam iniciativas sustentáveis
O setor supermercadista está atento à preocupação internacional com a preservação dos recursos naturais. Tanto que empresas do segmento têm investido em iniciativas sustentáveis. Na semana em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, medidas contra o desperdício de alimentos, de água e de energia estão entre as ações de destaque adotadas por supermercados. O Hortifruti Natural da Terra é uma das empresas do setor supermercadista que procuram incluir a sustentabilidade na sua rotina. A rede fez uma parceria com a start-up Food To Save, que tem como objetivo combater o desperdício alimentar. Na iniciativa, são selecionados alimentos que estão próximos do vencimento e já sairiam do ponto de venda, seguindo o procedimento padrão da companhia. Esses produtos são, então, disponibilizados no aplicativo da Food To Save com até 50% de desconto. A prática está presente em 52 lojas e já ajudou a reverter o desperdício de mais de 69 toneladas de alimentos. "É necessário ter consciência de todo o processo de produção e, a partir dele, criar mecanismos que reduzam o desperdício, de forma a repensar, se necessário, a forma de operar", afirma Mariana Arrivabene, especialista de sustentabilidade da Rede Hortifruti Natural da Terra. "Mas é importante ressaltar também que a redução do desperdício pode ser vista através do olhar da responsabilidade social e ser transformada em doação, através de um banco de alimentos, por exemplo. O que seria desperdiçado vira alimento na mesa de quem precisa", acrescenta. Além da parceria com a Food To Save, há outras práticas adotadas pelo Hortifruti contra o desperdício alimentar. Na Gôndola Pegar ou Pegar, produtos próximos ao vencimento são selecionados em uma gôndola especial com a data de validade explícita para o cliente, estimulando o consumidor ao consumo imediato e com desconto de até 50%. Há também uma equipe que analisa o nível de maturidade dos alimentos, separando aqueles que vão para as bancas daqueles que já estão maduros o suficiente para a produção de sucos, sopas e saladas prontas. O Hortifruti conta ainda com parcerias com bancos de alimentos, como o Mesa Brasil, do Rio de Janeiro, e o Prato Cheio, de São Paulo, para onde são feitas doações de alimentos. Pelo Prato Cheio, só no ano passado, já foram mais de 12 toneladas de alimentos doados, mais de 62 mil refeições complementadas, mais de oito mil pessoas atingidas e diversas instituições beneficiadas. Para a Cencosud Brasil, a preservação do meio ambiente também é prioridade. No ano passado, o grupo, do qual as redes Prezunic, Bretas, GBarbosa, GIGA Atacado, Mercantil Atacado, Perini e Spid fazem parte, criou um comitê de ESG (Environmental, Social and Governance), estabelecendo governança corporativa, planeta, produto e pessoas como pilares de atuação. Uma das práticas sustentáveis adotadas pelo grupo acontece no Prezunic de Botafogo, que tem um sistema inteligente para monitorar em tempo real e corrigir o consumo de água. A loja conta ainda com o acompanhamento de uma consultoria especializada, que busca possíveis vazamentos na unidade, realiza regulagem de torneiras e outros componentes e promove ações de conscientização com a equipe. Já nos primeiros quatro meses, a loja conseguiu uma economia média de 36,7% no consumo de água. A reciclagem de vidro é mais uma iniciativa da Cencosud Brasil. Este ano, as redes Prezunic, GBarbosa, Mercantil Atacado e Bretas firmaram uma parceria com a Heineken e o grupo Seiva, para instalar máquinas de reciclagem em 21 lojas, nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Minas Gerais e Goiás. Somente no primeiro trimestre de 2023, cerca de 1,4 tonelada de vidro foi coletada. Reciclagem de lâmpadas; uso de balcões do modelo plug-in (97,5% deles), que economizam energia; doação de mais de 59 toneladas de alimentos para o programa Mesa Brasil; e coleta de óleo de cozinha usado em todas as lojas do Prezunic são outras ações sustentáveis do grupo.
09/06/2023
3,004 Result for
Novas regras da Anvisa para classificação de alimentos integrais
Quem tem o hábito de consumir alimentos integrais deve ficar de olho nas novas regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em vigor desde o dia 22 de abril, a resolução determina que, para ser vendido como integral, o produto deve ter no mínimo 30% de ingredientes integrais. Além disso, a quantidade de ingredientes integrais deve ser superior à de refinados. Ainda segundo a resolução, para ser considerado integral, o ingrediente tem que ser obtido, exclusivamente, de um cereal ou pseudocereal e ser submetido a um processo tecnológico que não altere a proporção esperada dos seus componentes anatômicos. Entre os cereais e pseudocereais abrangidos pela norma estão alpiste, amaranto, arroz, aveia, centeio, cevada, milho, painço, quinoa e trigo. Somente os alimentos que atendem às novas regras podem apresentar a denominação “integral” na sua embalagem. É preciso informar também, nos rótulos, a porcentagem de ingredientes integrais presentes nos produtos. Entre os itens atingidos pela medida estão pães, torradas e biscoitos. A regulamentação já está valendo para os novos produtos. Os alimentos que estavam no mercado antes de 22 de abril terão um prazo de 12 meses para se adequarem. Devido à complexidade das adaptações tecnológicas, as massas alimentícias terão o dobro do tempo: 24 meses. Os itens fabricados durante o período de adequação poderão ser comercializados até o fim dos seus prazos de validade. Antes da resolução, as empresas adotavam critérios próprios para o uso do termo “integral”. De acordo com a Anvisa, a regulamentação permitirá que o consumidor tenha acesso a informações claras sobre os produtos na embalagem e, assim, faça escolhas conscientes. Consultor da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), o médico veterinário Flávio Graça alerta que o setor supermercadista precisar ter atenção redobrada em relação às novas regras da Anvisa para alimentos integrais. “O mercado varejista deve estar atento, a partir das datas de vigência dispostas neste artigo, quanto à adequação dos rótulos já na recepção dos produtos, de forma a evitar transtornos e reclamações por parte dos clientes. Deve-se desconfiar de produtos com preço muito abaixo do mercado, que podem, eventualmente, estar com rotulagem desatualizada”, ressalta.
09/06/2023
3,004 Result for
Economia
Estabilidade nos preços dos supermercados contribui para queda da inflação brasileira em maio; no Rio, preços de alimentos registraram deflação
O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (7), desacelerou novamente em maio (+0,23%), ante abril (+0,61%), março (+0,71%) e fevereiro (+0,84%). Essa contínua diminuição dos preços sinaliza que a inflação no Brasil começa a ceder de forma consistente, como efeito da elevada taxa de juros. O setor de Supermercados também contribuiu para a desaceleração da inflação brasileira em maio, sobretudo pela estabilidade nos preços de: Alimentação no domicílio, ante alta em abril (+0,7%); Produtos de limpeza, que também observaram menor inflação em maio (+0,4 ante +0,6% em abril). Esta estabilidade se deu pelo equilíbrio entre produtos com inflação, como tomate (+6,7%), leite longa vida (+2,4%) e pão francês (+1,4%), e produtos com deflação, como frutas (-3,5%), óleo de soja (-7,1%) e carnes (-0,7%). Já os artigos de Higiene Pessoal, tiveram maior alta nos preços (+1,1% ante +0,6%). Cenário no Estado do Rio de Janeiro No Rio de Janeiro, a inflação geral em maio (+0,08%) ficou abaixo da média nacional (+0,23%) e, também, desacelerou ante abril (+0,85%). Essa desaceleração foi verificada em cinco dos nove grupos pesquisados, inclusive no setor de Supermercados. A se destacar, três grupos que registraram deflação no último mês: Transportes (-0,6%); Alimentação no domicílio (-0,4%); e Habitação (-0,1%). Respectivamente, os produtos que definiram essas quedas nos preços foram: passagem aérea (-21%) e óleo diesel (-5,4%); carnes (-2,0%), cereais (-1,5%) e pescados (-4,7%); e gás encanado (-0,6%). Produtos de limpeza também observaram menor inflação no Rio (-0,4% em maio ante +0,4% em abril), ao contrário dos artigos de Higiene Pessoal, que tiveram maior inflação (+1,4% ante +0,9%). No acumulado do ano até maio, a inflação no Rio (+2,7%) ficou abaixo da média nacional (+3,0%). Destaque para inflação acumulada nos Supermercados fluminenses, muito baixa em Alimentação no Domicílio (+0,2%) e negativa em Produtos de limpeza (-0,8%), o que sinaliza alívio para o bolso dos consumidores do Rio. Artigos de Higiene pessoal, por sua vez, acumulam forte alta nos preços (+5,0%), puxada por produtos para cabelo, desodorante, sabonete, produtos de higiene bucal e papel higiênico, todos itens com preços maiores em pelo menos 5% na comparação com dezembro do ano passado.
09/06/2023
3,004 Result for
Associados em foco
Atualidades
Spid é parceira oficial da Maratona do Rio
Os atletas que vão participar da 21ª edição da Maratona do Rio contarão com um apoio e tanto durante o percurso. É que a Spid, rede de conveniência com entregas super-rápidas da Cencosud Brasil, é a parceira oficial de insumos para os corredores inscritos na maratona, que acontece na capital carioca entre esta quinta-feira (8) e o próximo domingo (11). Este ano, o tema da Maratona do Rio é Maravilhosa Em Cada Km, que celebra a essência carioca. As provas terão distâncias de cinco a 42 quilômetros. A largada e a chegada ocorrerão no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio. A marca Spid estará presente em diversas partes do percurso. Os produtos oferecidos pela Spid fazem parte dos kits que serão entregues para os atletas inscritos na maratona e vão auxiliar na alimentação e hidratação dos corredores. Entre os itens que serão distribuídos para os atletas estão frutas, sucos e biscoitos. No kit entregue para os atletas, também haverá um voucher de R$ 30 de desconto na primeira compra a partir de R$ 100, basta usar o código MARATONA30 até o dia 12 de junho. O desconto também poderá ser aproveitado por quem não estiver inscrito na corrida, utilizando o mesmo código, no mesmo período. A rede de conveniência garante entregas super-rápidas, em diversas partes da cidade, incluindo as principais praias da capital carioca. Durante a maratona, a Spid ainda vai contar com uma tenda, onde será oferecida uma massagem para quem baixar ou já tiver instalado o aplicativo Spid no celular. A ação vale para todos os presentes na área do evento. Lançada em 2021, a Spid é uma marca regional da Cencosud, uma das maiores varejistas nas Américas, com operações no Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Uruguai e Estados Unidos, além de um escritório comercial na China. A Cencosud opera no Brasil desde 2007 por meio das marcas Spid, Prezunic, Bretas, GBarbosa, Perini, Mercantil Atacado, GIGA Atacado e do Cartão Cencosud, negócio de serviços financeiros no país. Com mais de 370 lojas e cerca de 20 mil colaboradores, o grupo está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe e Goiás.
07/06/2023
1
...
507
508
509
...
751
4 Entries
4
Entries per Page
8
Entries per Page
20
Entries per Page
40
Entries per Page
60
Entries per Page
Showing 2,029 to 2,032 of 3,004 entries.
Page
1
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
2
Page
3
Page
4
Page
5
Page
6
Page
7
Page
8
Page
9
Page
10
Page
11
Page
12
Page
13
Page
14
Page
15
Page
16
Page
17
Page
18
Page
19
Page
507
Page
508
Page
509
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
510
Page
511
Page
512
Page
513
Page
514
Page
515
Page
516
Page
517
Page
518
Page
519
Page
520
Page
521
Page
522
Page
523
Page
524
Page
525
Page
526
Page
527
Page
528
Page
529
Page
751
Newsletter ASSERJ
Receba as principais notícias do setor supermercadista e informações exclusivas para associados.
Warning:
You do not have the permission to access the upload fields on this form. Contact the form owner or portal administrator to request the access.
Sem spam. Cancele quando quiser.
Hidden