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No Brasil, 63% dos consumidores priorizam compras em lojas físicas. Confira outros comportamentos de consumo!
Um levantamento da Neogrid mostra que, para 43% dos consumidores, caminhar pelos corredores e encher o carrinho é um momento prazeroso e quase terapêutico. Já 34% encaram a tarefa como uma obrigação e 8% a consideram estressante, revelando que a experiência de compra divide opiniões. O estudo “Consumo em Tempos de Inflação e Repriorização”, realizado em parceria com o Opinion Box, referência em tecnologia para pesquisa de mercado e experiência do cliente, mostra também que a maioria da população (64,3%) compra exclusivamente em mercados físicos. Apesar dos avanços na digitalização, 31,4% adotam um modelo híbrido - combinando lojas físicas e online - e apenas 4,3% realizam suas compras exclusivamente pela internet. Diante desse cenário, compreender os diferentes perfis, comportamentos e canais de compra é essencial para que varejistas consigam planejar melhor suas ações no ponto de venda. “Quando entendemos como, onde e com que frequência o consumidor faz suas compras, conseguimos direcionar melhor os esforços no varejo. Transformar esses dados em decisões práticas, como ajustar sortimento, preços e promoções de acordo com a realidade de cada loja, é o que garante relevância na gôndola e gera percepção de valor para o shopper”, explica Tiago Senna, líder de varejo na Neogrid. Supermercado deixa de ser compra mensal e vira compromisso semanal A pesquisa aponta ainda uma mudança no tradicional hábito de grandes idas mensais, com só 12% dos consumidores concentrando suas compras em uma única vez no mês. Hoje, o supermercado faz parte da rotina semanal de 33% dos brasileiros, que visitam as lojas uma vez por semana, enquanto 29% vão mais de uma vez nesse período. Já 25% preferem o intervalo de quinze dias para repor sua despensa. Por fim, o estudo retrata ainda os diferentes perfis de companhia para executar essa tarefa, com 37% dos entrevistados acostumados a ir sozinhos(as), 29,5% com o(a) parceiro(a), 15,2% com colegas ou amigos, 9,6% com familiares próximos e 8% com outros parentes.
14/10/2025
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Nestlé tem nova diretora de marketing de chocolates! Saiba quem é!
A Nestlé tem novidade na gestão do portfólio de um dos segmentos mais famosos da marca. A companhia anunciou que Paula Munhoz, então head de marketing de Cereais, assumiu o posto de diretora de marketing de chocolates. Ela assume a vaga após a saída de Tatiana Perri, recém promovida a BEO da divisão de Cereais Matinais, como já noticiado pela ASSERJ (CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS). "Em Agosto fechei um ciclo de quase 2 anos à frente do negócio de Cereais Família na Nestlé Brasil para seguir para um dos capítulos mais deliciosos que está por vir. Mas antes, não poderia deixar de agradecer à liderança, meus pares e à equipe que esteve à frente das transformações e inovações que fizemos durante esse tempo juntos. Cuidar de marcas tão icônicas como Farinha Láctea e Neston, mostram a importância da tradição, mas é chave ter o olhar para o futuro e entender como podemos ir além para manter esse legado e conquistar novos consumidores e patamares de negócio", afirma a nova diretora de marketing de chocolates da Nestlé. Paula Munhoz é funcionária de carreira da companhia. Com 16 anos de empresa no currículo, ela agora será responsável pela gestão estratégica das marcas como Nestlé e Garoto. Além do período à frente da categoria de Cereais, onde se destacou pelo reposicionamento de diversas linhas de produtos, o que culminou na conquista do Prêmio TOP of Mind para a categoria, a executiva também passou por áreas como marketing corporativo, mídia, comunicação corporativa, Nestlé Health Science e Nutrição.
14/10/2025
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Atualidades
Supermercado também é arte! Como transformar gôndolas e produtos em uma obra-prima?
Vender é o norte de todo supermercadista. Porém, a lógica do apenas vender não é mais sustentável a longo prazo. É preciso também encantar, criar memórias entre consumidor e marca, oferecer bons serviços e atendimento: é isso que o fideliza, garantindo seu retorno e aumentando seu ticket-médio. Para isso, é necessário que a experiência do cliente esteja no centro das estratégias. Porém, há um fator determinante em todo esse processo, para além do planejamento, análises... a arte da inspiração na execução. A execução pela execução não tem sentindo junto ao consumidor. É preciso ir além. É necessário inspirar. Repositores precisam ser encarados como "artistas do cotidiano". Um exemplo mais do que oportuno vem de Minas Gerais. Pedro Freitas, um subgerente, que começou como repositor, viralizou nas redes sociais justamente pela sua atenção, inspiração e capacidade de gerar encantamento na reposição de produtos. Tudo baseado em uma ideia central: cada reposição pode ser uma pincelada de criatividade que atrai e conquista o olhar do consumidor. "Muitos não sabem, mas eu não trabalho de repositor e nem de promotor, sou subgerente. Já fui repositor e como eu tenho bastante experiência em layout e reposição, quando tenho um tempinho livre, executo um ponto extra. A minha função não é essa, mas além de eu gostar de executar e também por ser algo que promove as vendas, eu acabo fazendo", destaca Pedro Freitas, em entrevista à ASSERJ. O subgerente prossegue: "O maior impacto que eu percebo é o alinhamento e a harmonia entre os produtos. Fica tão bonito visualmente e os produtos se 'casam' tanto, que às vezes nem parece que tem gôndola e somente os produtos. O diferencial é esse, além da forma incomum em que eu executo. Com isso, tem promovido bastante as vendas". Fontes para esse elã existem em diversas áreas, basta abrir a mente para imaginar diferentes formas de gerar o encantamento. Qual a sua inspiração? No caso de Pedro, além da obstinação pessoal, o entusiasmo vem do íntimo: "Eu gostava muito de desenhar, mas com um tempo fui desapegando. Desde criança eu sempre fui dedicado e esforçado. Sempre tive o pensamento de querer ser o melhor naquilo em que eu fizesse. Se eu disputo qualquer coisa, eu sempre quero me sobressair, independentemente do que seja. E esse pensamento, eu levei para o lado profissional. Minha inspiração é minha mãe, porque através dos ensinamentos dela foi que aprendi a sempre fazer as coisas com excelência e não fazer de qualquer forma ou em troca de algo". Valorize seu time e quem se destaca Uma outra questão necessária de pontuar é que a inspiração do colaborador sempre deve ser incentivada. Se o desejo é incutir esse espírito de construção do negócio é preciso alimentar essa aura criativa e valorizar aqueles que se destacam. Afinal, o seu profissional também é o rosto da sua empresa. Torná-lo referência no setor não é um holofote individualizado, mas para o negócio como um todo. "É muito gratificante, pois eu nunca imaginei que chegaria a esse repertório todo por ser um trabalho que, infelizmente, não é muito valorizado. Muitos clientes e várias pessoas me mandam mensagens para parabenizar pelo meu trabalho. Através dessa repercussão, alguns repositores, gerentes e promotores me enviam dúvidas de como eu executei, de como eu faria com os produtos que eles me mandam foto e sempre tento ajudar o máximo possível. Sou grato demais por ter virado referência para algumas pessoas", ressalta Pedro Freitas. Inspire-se nos mestres da arte e, principalmente, em si mesmo O exemplo de Pedro nos traz uma inquietação: por que não encarar uma gôndola como uma tela em branco, que apenas espera o pincel do artista para tomar forma? Se Van Gogh usava cores vibrantes para expressar emoção, por que não usar as cores dos produtos para contar uma história? Organize, combine, destaque... faça da gôndola um "Campo de Trigo" com cores e ofertas. Mas sua inspiração pode ser Leonardo da Vinci. Assim como ele buscava a harmonia perfeita em cada traço da “Mona Lisa”, busque o equilíbrio entre estética e funcionalidade na sua exposição. Afinal, uma boa gôndola precisa ser bonita, mas também precisa vender. Agora, para quem tem um lado mais ousado, que tal Pablo Picasso? É a referência certa. Brinque com formas, quebre a monotonia, crie composições inesperadas. Uma organização criativa pode surpreender o cliente tanto quanto um quadro cubista. E que tal trazer drama e intensidade para o corredor? Inspire-se em Caravaggio. Use contrastes, iluminação e profundidade. Destaque aquele produto especial com luz e cor, como se fosse o protagonista de "Judite e Holofernes". Ou talvez você prefira a leveza e o movimento de Monet. Pense em fluidez, em como o olhar do cliente vai percorrer a gôndola, quase como se passeasse por um jardim impressionista. E se quiser despertar emoção pura, vá de Delacroix como em "A Liberdade Guiando o Povo". Deixe as cores falarem, cause impacto, desperte sensações. O objetivo é que o consumidor não apenas veja a gôndola, mas sinta algo ao olhar para ela. Mas a sugestão mais simples, tem o efeito mais impactante: "Faça sempre com amor e capricho, independentemente de salário. Tenha foco e não espere recompensa, apenas faça seu trabalho da melhor forma possível. Se você não é confiável com pouco, você nunca será com muito", enfatiza Pedro Freitas. Encantamento vende! Esse caso nos reforça uma certeza: o varejo é um palco, e as gôndolas são as telas onde você pode expressar o talento do seu time. Use paletes, cartazes, iluminação, LEDs, combinações de produtos, texturas e cores para criar uma experiência visual única. Transforme o corredor da sua loja em uma exposição digna dos grandes mestres da pintura e encante o seu consumidor. Nessa arte, todos saem ganhando: supermercados, indústria e consumidor. Porque, no varejo supermercadista, quem encanta o olhar... garante o carrinho cheio!
13/10/2025
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GPA tem novo presidente do Conselho de Administração! Saiba mais!
Em meio às movimentações de bastidores que têm ganhado as manchetes nos últimos meses, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) aclamou seu novo presidente do Conselho de Administração. O empresário André Coelho Diniz foi eleito, por unanimidade, na última sexta-feira, 10 de outubro. Já para a vice-presidência do colegiado foi aprovada pelo Conselho, com a maioria dos votos, a eleição de Edison Ticle de Andrade Melo e Souza Filho, diretor de finanças da exportadora de carne bovina Minerva Foods. O novo presidente do Conselho faz parte da família Coelho Diniz, maior acionista do GPA desde setembro deste ano, com 24,6% de participação. Além de André Luiz Coelho Diniz, a família reúne os empresários Alex Sandro Coelho Diniz, Fábio Coelho Diniz, Henrique Mulford Coelho Diniz e Helton Coelho Diniz. Família Coelho Diniz A família é proprietária da rede de supermercados Coelho Diniz, fundada em 1992, em Governador Valadares (MG). Atualmente, a empresa conta com 22 lojas presentes em diversos municípios do interior de Minas Gerais. Já o Grupo Pão de Açúcar vive um período de reestruturação operacional e financeira e a entrada ativa da família Coelho Diniz é vista pelo mercado como um sinal de confiança na sequência da recuperação do GPA. GPA: momento de mudanças na operação O Grupo Pão de Açúcar atravessa um momento de grandes mudanças na condução da operação. No dia 1º de setembro, o GPA comunicou que, em meio às recentes movimentações acionárias, Ronaldo Iabrudi dos Santos, então presidente do Conselho de Administração da rede e ex-presidente executivo da companhia entre 2014 e 2018, reduziu sua participação na empresa de 5,6% para cerca de 3,22% das ações ordinárias. Em paralelo, no dia 31 de agosto, o grupo anunciou que a família Coelho Diniz ampliou sua fatia acionária para 24,6% das ações ordinárias da companhia. Com essa participação, próxima a um quarto do capital votante do GPA, a família Coelho Diniz emergiu como maior acionista individual do grupo, reforçando seu peso estratégico nas decisões e ultrapassando a participação do Grupo Casino, que possui 22,5%. Por conta disso, o grupo mineiro solicitou a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para deliberar sobre uma nova eleição do Conselho de Administração (CA) do Grupo Pão de Açúcar. A chamada dos novos acionistas de peso foi aprovada por unanimidade pelo CA. O movimento, apontado como natural por analistas de mercado, teve como novos capítulos a eleição da nova chapa de candidatos. A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a negociação. O despacho, assinado pelo superintendente-geral, Alexandre Barreto, foi publicado na edição do dia 2 de setembro do Diário Oficial da União (DOU). A ampliação do controle da família Coelho Diniz acontece em meio a mudanças recentes no Conselho Fiscal do GPA. A ASSERJ seguirá acompanhando os próximos passos desse grande associado, que contribui tanto para o desenvolvimento do nosso setor, como ficou comprovado pelo Ranking Top 300 IRTT, já destacado em nosso site (CLIQUE AQUI PARA VER A MATÉRIA COMPLETA).
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