Skip to Main Content
Join in
PT
EN
ES
A+
A-
News
Super Business Magazine
All Super Business Magazines
ASSERJ School
Sobre Nós
Institucional
Our History
Board of Directors
ASSERJ Social
Keeping an eye on the garbage
Super Pet
Serviços
Benefits
Orientation Visit
Soluções
Super Business Seminar
ASSERJ Experience
Conecta Varejo
SRE Super Rio Expofood
Join us
Contato
Contact us
SAA - Member Service
Work with us
ASSERJ
News
News
Keep up to date with the latest news from the supermarket sector
Search Bar
Relevance
Date
All
Associados em foco
Atualidades
Comportamento & tendência
Conecta
Economia
Indústria em cena
Por dentro da asserj
3,004 Result for
Alterado o cumprimento das obrigações acessórias para diminuir o limite de valor de emissão de NFC-e que exige a identificação do destinatário
Decreto nº 49.086, de 9 de maio de 2024, que altera os itens 1 e 2 da alínea "a" do inciso VI do caput do art. 50, anexo I do Livro VI do Regulamento RICMS, estabelece que os valores iguais ou superiores a R$ 2.000 devem ser lançados no sistema da Secretaria Estadual da Fazenda A medida do Governo do Estado do Rio de Janeiro prevê alteração no cumprimento das obrigações acessórias de informação sistêmica (NFC-e) quanto às vendas realizadas ao consumidor final com valor igual ou superior a R$ 2.000 (dois mil reais). Para melhor entendimento, a consultora jurídica da ASSERJ, Ana Paula Rosa, explica que “as empresas têm que realizar os lançamentos das compras ao consumidor final no sistema da Secretaria de Fazenda (NFC-e) para apuração do ICMS. Trata-se de uma obrigação acessória de identificação do destinatário final, para conferência estabelecida pelo fisco”. A advogada acrescenta que “esse Decreto estabelece que os valores iguais ou superiores a R$ 2.000 (dois mil reais) devem ser lançados por meio de Nota Fiscal Contábil Eletrônica, visto que o não cumprimento ensejará na aplicação de multa pela SEFAZ por descumprimento da obrigação”. Ela também reforça que é importante conferir com as contabilidades e áreas fiscais quanto ao cumprimento da medida, que possui eficácia imediata a partir da publicação do Decreto, conforme íntegra disponível no link: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=458838#:~:text=Altera%20o%20Anexo%20I%20do,obriga%20a%20identifica%C3%A7%C3%A3o%20do%20destinat%C3%A1rio
23/05/2024
3,004 Result for
Economia
Levantamento exclusivo da ASSERJ revela que 88,1% dos cariocas pretendem comprar produtos do Sul nos supermercados
Ainda segundo a pesquisa, 87,5% dos consumidores da cidade do Rio não estão estocando arroz, decisão que contribui para manter a normalidade do abastecimento dos supermercados A forte chuva que a população do Rio Grande do Sul enfrentou, e que ainda alaga diversas regiões do estado, mobilizou todos os brasileiros. No primeiro momento, milhares de doações de roupas e alimentos foram feitas. Em seguida, centenas de pessoas enfrentaram as enchentes para trabalhar como voluntários. Agora, um movimento vem ganhando força: o apoio da população para a compra de produtos produzidos pelos gaúchos. Uma pesquisa exclusiva, realizada pela ASSERJ, traçou o perfil do comportamento dos cariocas, quanto à iniciativa de comprar itens fabricados no Sul. Segundo o levantamento, 88,1% pretendem comprar produtos gaúchos nos supermercados. Outros 62,6% já estão comprando itens produzidos na região com o objetivo de apoiar os negócios afetados pelas enchentes. Para o primeiro vice-presidente da Associação das Américas de Supermercados (ALAS) e presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, os cariocas estão empenhados em apoiar o Rio Grande do Sul. “O levantamento revelou que para 88% dos cariocas entrevistados, a identificação dos produtos de origem gaúcha nas gôndolas poderia incentivar a compra desses itens. Já verificamos que diversos associados, ou seja, supermercadistas, estão realizando essa iniciativa. É uma forma generosa, eficaz e inteligente de contribuir com o povo do Sul, tão duramente afetado pelas fortes chuvas”, afirma o executivo. Consumo consciente de arroz Apesar do Rio Grande do Sul ser responsável por boa parte do arroz produzido no Brasil, e já terem colhido 83% da safra deste ano, os empresários ainda podem enfrentar alguma dificuldade para escoar, com velocidade, a sua produção em decorrência de vias e estradas danificadas. Diversas iniciativas foram tomadas como, por exemplo, zerar impostos para importação de três tipos de arroz até o fim do ano. Porém, se não houver uma conscientização da população, os supermercadistas podem enfrentar dificuldade para repor rapidamente o produto nas prateleiras. O estudo da ASSERJ mostra que 87,5% dos cariocas não estão armazenando arroz em excesso em suas residências e apenas 12,5% revelaram ter feito. A pesquisa também indagou os cariocas sobre as consequências de estocar arroz, que vão desde a impossibilidade dos menos favorecidos economicamente de comprar o produto, até o aumento nos preços. A boa notícia é que 66,5% dos entrevistados revelaram ter essa consciência enquanto 33,5% informaram desconhecer. Segundo Queiróz, os números comprovam a importância de ter tratado do tema com seriedade e transparência, desde o início. “Fomos a primeira associação a alertar sobre a probabilidade de o problema ocorrer. Nosso intuito foi alertar e conscientizar a população para não fazer estoques desnecessários que impulsionam a injustiça social e o aumento de preço”, ressalta. Por fim, outros 58,1% dos entrevistados demonstraram saber que, nesse momento, ao substituir o arroz por outros alimentos, está ajudando a equilibrar o valor e a oferta do produto no mercado.
23/05/2024
3,004 Result for
Lâmpadas smart e LED solar conquistam espaço nos supermercados
Novidade promete entregar eficiêcia energética e reduzir custos da conta de luz A Ourolux tem conquistado espaço nos supermercados brasileiros com seu enorme portfólio que engloba a venda de lâmpadas smart e LED solar. A aposta certeira da marca para o seguimento supermercadista é a linha CONTROLED, que conta com as lâmpadas com sensor de presença, sensor de luminosidade, CONTROLED 2 em 1 anti-inseto, e a versão RGBW. "Estamos apostando, sobretudo, tanto na nossa linha de iluminação LED solar quanto nas lâmpadas inteligentes CONTROLED, devido à versatilidade, praticidade, segurança e preço acessível dos itens”, explica Charles Sperandio, CMO da Ourolux. Ao contrário das demais lâmpadas smart, que necessitam de aplicativos para funcionar, a solução da linha Controled é dispensar até mesmo a internet, evitando vulnerabilidades como vazamentos de dados pessoais e bloqueando possíveis ataques cibernéticos, funcionando apenas com o clique do interruptor. A novidade incrementa o portfólio da Ourolux, que chegou ao 6º ano consecutivo sendo a líder de vendas no segmento alimentício. Não apenas as lâmpadas inteligentes, mas a LED solar tem recebido a atenção do mercado. A promessa da empresa é que com a adoção da LED solar, a loja não apenas reduza consideravelmente o consumo de energia, mas contribua positivamente para a diminuição de emissões de carbono e preservação de recursos naturais.
23/05/2024
3,004 Result for
Por dentro da asserj
Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor ministrará palestra educativa para associados da ASSERJ
O anúncio, em primeira mão, foi feito pelo secretário Gutemberg Fonseca durante reunião do Conselho Diretor da entidade Para reforçar o cumprimento da legislação e das normas de defesa do consumidor, além de melhor orientar os supermercadistas nessa missão diária, a Sedecom disponibilizou cursos da Escola de Defesa do Consumidor e irá realizar uma palestra online exclusivamente para os associados. O secretário Gutemberg Fonseca fez questão de anunciar pessoalmente durante reunião do Conselho Diretor da ASSERJ, nesta quarta-feira (22), no hotel Windsor, na Barra da Tijuca. “A nossa intenção é sempre educar e orientar para que o setor supermercadista atenda cada vez melhor aos clientes com qualidade e segurança”, afirmou. O presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, agradeceu a parceria e pediu aos executivos presentes que incentivem os gerentes das lojas a participarem do treinamento. Ele também anunciou a remessa de 15 toneladas de doações dos associados no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para o Rio Grande do Sul. A missão humanitária foi viabilizada por uma articulação da Sedecom. Segundo Queiróz, uma outra remessa sairá do Rio nos próximos dias. "A maior necessidade agora é de agasalho. Água e produtos de limpeza também serão bem-vindos", comentou. O retail media, grande aposta de monetização e aumento da margem dos supermercados, também esteve em pauta e o presidente informou que a Asserj irá produzir uma cartilha para que os associados possam aproveitar ao máximo esta inovação que veio para ficar. "Não tenho dúvida de que a verba de publicidade da indústria, hoje usada na televisão, por exemplo, irá para os supermercados", afirmou. Outra novidade apresentada na reunião, que agradou muito aos associados, foi o anúncio do desenvolvimento de um curso sobre sucessão no setor. A ideia é realizar dois encontros anuais: um na capital e outro no interior com a participação de mentores e de filhos dos sócios dos supermercados. De geração em geração, o setor vai se aprimorando, se fortalecendo e mantendo sempre a sua essência de abastecer a população com total esmero.
22/05/2024
1
...
381
382
383
...
751
4 Entries
4
Entries per Page
8
Entries per Page
20
Entries per Page
40
Entries per Page
60
Entries per Page
Showing 1,525 to 1,528 of 3,004 entries.
Page
1
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
2
Page
3
Page
4
Page
5
Page
6
Page
7
Page
8
Page
9
Page
10
Page
11
Page
12
Page
13
Page
14
Page
15
Page
16
Page
17
Page
18
Page
19
Page
381
Page
382
Page
383
...
Intermediate Pages Use TAB to navigate.
Page
384
Page
385
Page
386
Page
387
Page
388
Page
389
Page
390
Page
391
Page
392
Page
393
Page
394
Page
395
Page
396
Page
397
Page
398
Page
399
Page
400
Page
401
Page
402
Page
403
Page
751
Newsletter ASSERJ
Receba as principais notícias do setor supermercadista e informações exclusivas para associados.
Warning:
You do not have the permission to access the upload fields on this form. Contact the form owner or portal administrator to request the access.
Sem spam. Cancele quando quiser.
Hidden