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Indústria em cena
Seara aposta em Stranger Things e lança linha temática em parceria com a Netflix
A Seara lançou uma nova edição especial de produtos inspirada na série Stranger Things, da Netflix, ampliando sua presença no universo do entretenimento e fortalecendo o vínculo entre alimentação, conveniência e lazer. A novidade chega aos pontos de venda de todo o país e reforça o posicionamento da marca no segmento de snacks e produtos práticos — uma categoria em franca expansão no varejo supermercadista. Os destaques da linha são as Stranger Pizzas, disponíveis nos sabores três queijos (mussarela, provolone e parmesão) e pepperoni. O grande diferencial está na massa preta, feita com adição de cacau, que remete ao “Mundo Invertido” — dimensão paralela presente na série. A cor inusitada da massa não altera o sabor tradicional, mantendo o perfil de consumo já conhecido pelo público. Outra novidade é o Chicken Fire Club, empanado de frango apimentado com jalapeño e pimenta-biquinho, que promete conquistar os consumidores que buscam experiências mais intensas e diferenciadas. O produto faz referência ao Hellfire Club, grupo de RPG formado pelos personagens da série e símbolo de identificação entre os fãs. As Stranger Pizzas e o Chicken Fire Club foram pensados para diferentes momentos de consumo — do lanche rápido à maratona de séries — e podem ser preparados de forma prática na airfryer. As pizzas são no formato brotinho e o Chicken Fire Club chega em embalagens de 275 gramas, ideais para o consumo individual ou compartilhado. A iniciativa reforça a parceria entre Seara e Netflix, que já haviam se unido em 2025 para lançar uma linha completa de snacks voltados ao público jovem e conectado, como o Round Chicken (inspirado em Round 6), Mini Hot Dog Coreano, Pipoquinha de Frango, Bolinho de Carne com Barbecue e Chicken Supreme com dois molhos. De acordo com a pesquisa “Hábitos de streaming dos brasileiros”, realizada pela Roku, 75% dos brasileiros utilizam serviços de streaming diariamente e 89% o fazem durante as refeições. Esse comportamento reforça o crescimento da tendência de “snacktime”, que representa uma oportunidade importante para o varejo supermercadista diversificar o mix e atrair consumidores que buscam conveniência, sabor e praticidade. “O lançamento desta edição especial da Seara para Stranger Things simboliza mais uma etapa importante da nossa presença no universo do entretenimento, ampliando a conexão entre os nossos produtos e os momentos de diversão das pessoas. Com essa novidade, a Seara amplia ainda mais sua linha de snacks, levando ao consumidor variedade, praticidade e qualidade”, destacou Tannia Fukuda Bruno, diretora de marketing da Seara. Para o varejo supermercadista, a ação representa um reforço no sortimento de produtos de alto giro, com apelo de marca e conexão direta com o público jovem e fã de séries. A aposta em edições temáticas e licenciadas vem se consolidando como uma estratégia eficaz para aumentar o tráfego nas lojas, estimular compras por impulso e gerar engajamento nas gôndolas por meio da identificação emocional com o entretenimento. Vale destacar que na edição de novembro da Revista Super Negócios, a editoria "Boas Vendas" vai trazer uma matéria especial sobre o movimento de entrada do streaming no varejo supermercadista, através de parcerias com as indústrias.
24/10/2025
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Anvisa intensifica fiscalização e sabonete líquido é retirado do mercado
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou o controle sobre marcas de cosméticos e determinou a suspensão da fabricação, distribuição e venda do sabonete líquido “Pérolas do Campo”, da Bloom Perfumaria, em todo o território nacional. A medida foi tomada após constatação de que o item estava sendo comercializado sem registro sanitário, exigência obrigatória para produtos dessa categoria. Para o varejo supermercadista, a decisão acende um sinal de alerta: a necessidade de garantir que todos os produtos ofertados aos consumidores estejam regularizados para evitar riscos à saúde do público e também sanções legais, incluindo apreensão de mercadorias e penalidades aos estabelecimentos responsáveis pela comercialização. “Sabonetes líquidos devem ter registro ou, ao menos, notificação à Anvisa, de acordo com sua classificação. Mesmo quando há isenção — como em alguns produtos artesanais — a empresa ainda precisa possuir licença de funcionamento. A Anvisa pode interditar a fabricação, distribuição e venda de produtos irregulares”, explica o consultor técnico de Alimento Seguro da ASSERJ, Flávio Graça. O que o supermercado precisa saber sobre registro sanitário? O registro sanitário é a autorização concedida pela Anvisa que permite a fabricação de produtos ou o funcionamento de estabelecimentos sob sua vigilância. Ele confirma que o item atende aos critérios de segurança, eficácia e qualidade exigidos pela legislação brasileira. Essa autorização garante que o produto foi analisado e está seguro para uso — além disso, possibilita que o governo realize fiscalizações regulares, assegurando a conformidade das normas sanitárias.
24/10/2025
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Tradição fluminense e ambição nacional: ASSERJ te conta os planos da Pramesa
A ASSERJ visitou, na última terça-feira, 21 de outubro, a casa de uma das marcas mais reconhecidas nas gôndolas do varejo supermercadista do Brasil, e nas mesas dos consumidores: a Pramesa. A calma cidade de Três Rios, na região Centro-Sul do estado do Rio de Janeiro, abriga as operações de uma indústria que une tradição, qualidade e ambições nacionais. O que começou como uma operação enxuta de dois sócios focados em importação e distribuição, evoluiu para uma indústria robusta, com centenas de colaboradores e um portfólio diversificado que vai de azeitonas e molhos a condimentos e conservas, sempre com foco em oferecer produtos acessíveis e de sabor marcante. "Eles tinham o ideal de montar um processo de distribuição, comercialização e importação, e abriram a primeira empresa do grupo, que é a Porto de Mar, nossa distribuidora e importadora. Com o tempo, começaram a sentir a necessidade de fazer o fracionamento de produtos dentro da Porto de Mar e, então, montaram a área industrial do grupo a Antares Brasil, que é a fábrica onde desenvolvemos e criamos todos os produtos. Em 2009, viemos definitivamente para Três Rios, onde nos estabelecemos e crescemos desde então", explica Wilson Chimatti, gerente industrial da Pramesa. Consolidação da força nas gôndolas Ao longo dos anos, a marca se tornou referência pela qualidade dos processos industriais e pelo cuidado em cada etapa da produção. Na fábrica de Três Rios, onde o ritmo é constante em três turnos, o controle de qualidade é tratado como pilar central da cultura corporativa, que começa já na busca pelos melhores insumos disponíveis, algo que vem desde a fundação da empresa. "Trazemos a ideia que nasceu da busca constante pelo melhor ingrediente possível. O próprio dono viajava em busca das melhores matérias-primas, dentro e fora do país, e a empresa se comprometeu em elaborar esses produtos da melhor forma”, destaca Wilson Chimatti. Qualidade: pilar da cultura da Pramesa Nada é liberado sem passar por um rigoroso protocolo de testes, que envolve desde a análise das matérias-primas até a verificação final das embalagens, tudo para garantir que cada item chegue ao consumidor com o padrão que caracteriza a marca. “A qualidade na Pramesa é estruturada em três pilares principais: recebimento, processamento e estocagem. No recebimento, analisamos absolutamente tudo o que chega à empresa, desde a polpa de tomate e os insumos até os conservantes e as azeitonas. O segundo pilar é o processamento, diretamente ligado à equipe de analistas de campo. Elaboramos o produto e, antes de descer para a linha de envase, ele precisa passar pela equipe de liberação, formada por analistas que avaliam se o produto está dentro dos parâmetros exigidos. Realizamos análises físico-químicas e sensoriais para garantir que o item está enquadrado dentro dos padrões de qualidade da empresa. Depois, o produto vai para o envase, acompanhado pela equipe operacional, que monitora todos os parâmetros do processo, peso, temperatura e pontos críticos de controle, para assegurar que o produto seja envasado em perfeitas condições, com segurança e qualidade. Concluído o envase, o produto é pasteurizado (quando necessário) e segue para o depósito. Na sequência, entra em ação o terceiro pilar: a estocagem. Uma equipe de analistas acompanha a estabilidade do produto armazenado, garantindo que ele mantenha suas características até o momento do envio ao cliente", revela Ana Carolina, engenheira de alimentos da Pramesa. Os próximos passos Em meio a manutenção da excelência produtiva, a Pramesa vive um momento de transformação estratégica e traça sonhos de expansão. Além do processo de rebranding destacado por Wilson Chimatti, com embalagens mais clean e contemporâneas, reforçando o posicionamento de entregar o “melhor do campo para a sua mesa”, a marca aposta em sua força no Rio de Janeiro para se consolidar em outros mercados do país. "Acho que o grande foco da empresa, neste momento, deve ser a expansão e a exposição da marca em nível Brasil. Nosso mix de produtos é excelente dentro do segmento em que atuamos. Temos um portfólio forte, competitivo e de qualidade. O que falta é explorar mais o potencial da marca, e esse é o passo que precisamos dar agora", frisa Asdrubal Mendes Ribeiro Filho, diretor administrativo financeiro da Pramesa. Essa essência se traduz em uma combinação rara no setor: produtos de valor acessível com qualidade consistente, construídos sobre um sistema de gestão que valoriza a opinião dos colaboradores e o aprimoramento contínuo das receitas e processos. Na Pramesa, a qualidade é vista não como um departamento isolado, mas como uma responsabilidade compartilhada entre todos os setores: do operador de máquina ao analista técnico. Do pioneirismo ao desbravamento de fronteiras Hoje, a Pramesa, pioneira no processamento de azeitonas no Brasil, operando com tecnologia de ponta e alto padrão de segurança alimentar, já alcança todo território nacional e, inclusive, exporta seus produtos para países da América do Sul, além de já ter enviado itens para outros mercados como Europa e Estados Unidos. Porém, apenas isso não basta para as ambições da marca. Com estratégia, mas sem perder sua essência, a empresa se prepara para ampliar ainda mais seu alcance, levando o sabor e a qualidade fluminense com mais força para outros mercados. Essa história completa da marca e os bastidores da operação industrial da Pramesa estarão na próxima edição da revista Super Negócios ASSERJ, na editoria “Indústria em Cena”, em uma reportagem completa que revelará como tradição, inovação e propósito se unem para impulsionar um dos nomes mais reconhecidos da indústria alimentícia fluminense.
23/10/2025
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Onda Zero movimenta as gôndolas e redefine o consumo no varejo supermercadista
Quantos “zeros” estão na sua lista de compras ou no seu consumo do dia a dia? Zero açúcar, zero álcool, zero lactose… O que antes parecia um nicho virou um movimento consolidado de consumo consciente e equilibrado. E os dados da Scanntech Brasil mostram como essa tendência chegou com força também ao mercado de refrigerantes — uma das categorias mais tradicionais do varejo supermercadista. Entre janeiro e agosto de 2025, o segmento de Refrigerantes Zero apresentou resultados expressivos em comparação com o mesmo período de 2024: +28,4% em valor, +18,8% em volume e +4,4 p.p. de ganho em share de volume. De acordo com Priscila Ariani, Diretora de Marketing da Scanntech Brasil, o movimento reflete uma transformação profunda no comportamento do consumidor. “Os consumidores estão buscando prazer com propósito. Querem sabor, mas também procuram escolhas que façam sentido para o bem-estar. Essa combinação entre indulgência e equilíbrio tem impulsionado o crescimento das versões zero em diversas categorias, e os refrigerantes são um exemplo claro disso”, explica Ariani. Os dados apontam ainda que os sabores Limão (36%) e Cola (30%) lideram o consumo entre as versões zero, com ganhos significativos em volume: +2,4 p.p. e +6,4 p.p., respectivamente. O movimento é especialmente forte nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, com destaque para São Paulo (+6,4 p.p.), Santa Catarina (+3,9 p.p.) e Ceará (+1,4 p.p.). Para o varejo supermercadista, o avanço da chamada Onda Zero representa mais do que um ajuste de portfólio: é uma oportunidade de reposicionar o mix de bebidas, inovar na comunicação com o shopper e valorizar categorias de maior valor agregado. “A tendência zero não é uma moda passageira. É uma mudança de comportamento consolidada, que abre novas oportunidades de crescimento e diferenciação para as redes que souberem se antecipar às preferências do consumidor”, completa Ariani.
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