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Tendências da NRF 25: IA e gestão inteligente de dados para fazer seu negócio decolar!
Não há dúvida de que os consumidores estão cada vez mais conectados e exigentes dispostos a experimentar e mudar de marcas se perceberem benefícios e exclusividade. “Neste sentido, a gestão inteligente de dados é a protagonista da vez. Não basta ter as informações se você não souber como usá-las. O desafio é extrair valor dos dados e obter insights combinando inteligência e relacionamento para conseguir melhores resultados e entregar experiências de compra significativas para o consumidor”, afirma o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, que acompanha atentamente as tendências apresentadas na Retail Big Show, diretamente de Nova Iorque. Ele acrescenta que a NRF 2025 traz lições importantes de dois conceitos que vão nortear o futuro do varejo: hiperpersonalização e automação. No contexto do setor supermercadista, a hiperpersonalização abre um leque de oportunidades com o uso inteligente do CRM, por exemplo. Com o avanço das tecnologias, como Inteligência Artificial e análise de dados, os varejistas têm a capacidade de oferecer produtos e serviços altamente adaptados às necessidades individuais de cada cliente, no momento certo e de maneira mais relevante do que nunca. Essa abordagem não apenas melhora a experiência do consumidor, mas também potencializa a fidelização e os resultados do negócio. Dessa forma, é possível maximizar a conversão a partir de uma comunicação mais assertiva. Assim, o que vender e como vender são decisões orientadas pelos dados, que vão identificar o momento ideal para enviar conteúdos individualizados. Além disso, a automação ganhou uma nova aliada que promete revolucionar a execução de processos operacionais: os agentes autônomos de Inteligência Artificial (IA), o grande lançamento do setor de tecnologia em 2024. Esses agentes quebraram as fronteiras da IA generativa e conseguem executar tarefas complexas utilizando as informações existentes (e por meio de treinamento da própria empresa) para automatizar processos de atendimento ao cliente, analisar dados, planejar ações, tomar decisões e elaborar, por exemplo, campanhas de marketing. A nova capacidade da tecnologia permitirá que as equipes se concentrem (ainda mais) naquilo que é atividade da empresa, além de atender e se relacionar melhor com os clientes, tirando o foco das tarefas operacionais. E os consumidores estão abertos a essas novas possibilidades conforme comprova pesquisa da State of the AI Connected Customer. Os dados apontam que boa parte dos consumidores brasileiros acredita que a IA eleva o nível de experiência em uma compra – 44% da geração Z, 53% dos millennials e 43% dos baby boomers. Certamente, o futuro do varejo no Brasil dependerá da integração da inteligência artificial com dados, sempre guiada por uma perspectiva ética e humanizada. As empresas que apostarem em soluções sólidas para o relacionamento com o cliente e que implementarem a IA de maneira clara terão a oportunidade de elevar a experiência do consumidor para outro patamar. Além de aprimorar processos, diminuir custos e promover um crescimento sustentável no futuro.
14/01/2025
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Por dentro da asserj
NRF 2025: Supermercados apostam em personalização e preços baixos para impulsionar vendas
A 115ª edição deste ano da NRF Retail’s Big Show trouxe uma energia renovada. Diferentemente dos últimos anos, onde o foco era mais operacional, a atmosfera agora da maior feira de varejo do mundo, que está acontecendo no Jacob K. Javits Convention Center, em Nova York (EUA), é construtiva, inovadora e centrada no cliente. Não se trata apenas de tecnologia, mas de uma inovação prática, que alia planejamento estratégico à experiência do consumidor. Além disso, as mudanças políticas nos Estados Unidos não abalaram as projeções de crescimento do setor, que deve registrar um aumento de 1% no número de funcionários e 3% nas vendas brutas. Segundo Fábio Queiroz, presidente da ASSERJ, a hiperpersonalização da experiência do cliente e os preços competitivos são os principais focos das empresas para impulsionar as vendas. Confira os principais destaques do segundo dia de evento: Planejamento e visão de futuro O estilista americano Tommy Hilfiger destacou a importância de ter clareza sobre os próximos passos de uma empresa. Ele afirmou: “Se pergunto ao meu time qual é o próximo passo e eles não sabem responder, estamos perdidos”. E trouxe uma reflexão: Será que sua equipe tem clareza sobre os próximos passos e objetivos estratégicos? E mais: ele sugeriu que os profissionais saiam da caixinha e busquem inspirações fora do seu segmento. Muitas vezes, ideias e conceitos de ações de um segmento diferente, podem ser aplicadas ao seu negócio. E isso é genial! Turnaround da Best Buy A presidente da multinacional de eletrônicos americana Best Buy compartilhou a transformação da empresa após os desafios impostos pela pandemia e pela concorrência do e-commerce. Entre as estratégias estão: Transformaram as lojas em pontos de experiência tecnológica; Ampliaram o portfólio com soluções práticas e gadgets diversos; Reforçaram o compromisso de ajudar as pessoas a otimizar seu dia a dia por meio da tecnologia. A americana destacou ainda que foram implementadas pesquisas personalizadas para entender as necessidades dos funcionários, criando benefícios customizados que fortaleceram a conexão interna. Case da Target A gigante do varejo americano Target brilhou com inovações em diversas frentes, e falou, entre outros pontos, sobre: Marcas próprias para todas as gerações: desenvolveram produtos exclusivos para bebês, crianças, jovens e adultos; Superação da pandemia: ofertas diferenciadas e engajamento com o cliente foram a chave; Aplicativo intuitivo que permite compras, devoluções e atualização de estoques em tempo real; Atendimento sem fricções, integrando o físico e o digital de maneira exemplar. Experiência em Lojas Físicas: Lego e IKEA As gigantes Lego e IKEA são benchmarks em criar experiências que transformam o varejo físico. A IKEA, que tradicionalmente precisava de grandes espaços com mais de 40 mil m² para expor seus produtos e estoque, está aproveitando o formato Omnichannel para transformar lojas menores em grandes showrooms nos centros urbanos. O cliente experimenta os produtos na loja, mas recebe em casa com rapidez, destravando uma nova frente de negócios para a marca. Ou seja: a experiência em loja já não é uma opção. Serviço, qualidade e conexão com o cliente são indispensáveis para o varejo físico continuar relevante. Whole Foods: propósito como diferencial A rede de supermercados multinacional americana que comercializa produtos naturais, orgânicos ou sem conservantes apresentou um forte case de comprometimento com seu propósito, focando no desenvolvimento de fornecedores locais e na procedência dos produtos. Nos últimos cinco anos, descadastraram mais de 10 mil itens por não cumprirem suas políticas de qualidade e sustentabilidade, e passaram a garantir alimentos orgânicos, proteínas rastreadas e práticas que respeitam o meio ambiente e o bem-estar animal. “Varejo e indústrias devem atuar juntos para impactar o cliente” Durante sua participação na NRF, Fábio Queiróz destacou importantes insights sobre o setor supermercadista: “O que eu vi até agora na NRF é que as mudanças políticas e a posse do Trump não afetaram a previsão de crescimento dos supermercados norte-americanos. Os formatos onde o preço reina estão no centro das atenções, com muitos descontos para atrair clientes. Mesmo assim, há uma previsão de crescimento também para os formatos de conveniência. O consumidor quer ser atendido de forma super personalizada, e vai ganhar o jogo quem usar as melhores técnicas de CRM transformando isso em vendas. Claro que tem uma mídia; para mim, essa é a grande sacada da NRF. Como a gente vem falando, a união entre supermercadistas e indústrias é essencial. Varejo e indústrias devem atuar juntos para impactar o cliente com super personalização no ponto de venda, no ato de tomada de decisão da compra, no último estágio do funil.” Qual é o próximo passo estratégico da sua empresa? Sua equipe está alinhada? Os insights da NRF 2025 nos desafiam a repensar o varejo com base em estratégias sólidas, experiências memoráveis e um propósito bem definido. O futuro é de quem inova com foco e conexão. Vamos juntos, associados!
14/01/2025
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Zona Sul promove aulas gastronômicas
Nesta quinta-feira, dia 16, a unidade Santa Mônica da rede de supermercados, na Barra da Tijuca, trará a Expert Lorena Abreu Ela vai ensinar a montar um poke e a preparar saladas para dias mais leves. Originário do Havai, o Poke é um preparo que une frescor e sabor em um prato leve e saudável. A gerente de marketing do Zona Sul, Gabriela Maravilhas, explica à ASSERJ que as aulas reforçam a estratégia do grupo em proporcionar experiências exclusivas para o cliente, fortalecendo o relacionamento e construindo proximidade: “As aulas geram também uma conexão emocional com a marca. É uma forma de reforçar o posicionamento do Zona Sul, que vai além de um supermercado, através da inovação, sendo uma referência em gastronomia no Rio de Janeiro.” No Zona Sul buscamos sempre impactar o cliente com diferentes experiências, ela finaliza. Conheça a especialista Lorena Abreu é formada em gastronomia tradicional e especializada em alimentação saudável. Atuando na área há cerca de dez anos, ela transforma pratos simples do dia a dia em refeições surpreendentes. Lorena iniciou no Zona Sul como gestora gastronômica e hoje é a nova Expert Zona Sul em cozinha saudável, conectada pelo amor à gastronomia! Ações como essa fidelizam, encantam e criam uma maior conexão da marca com o seu público, além de movimentar vendas dos produtos utilizados nas aulas. O que o seu supermercado vem fazendo para fidelizar seu público?
14/01/2025
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Associados em foco
Supermarket da Penha inova com foco em idosos, jovens fitness e tecnologia
Inaugurada em dezembro último, a loja aposta em self-checkout, mix variado de produtos e experiência personalizada para atender os públicos diversificados da Zona Norte A nova unidade do SuperMarket Padrão do Fonseca no Curtume, localizada no bairro da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, destaca-se pelo público diversificado, atendendo desde idosos, atraídos por acessibilidade e conforto, até jovens fitness, que encontram uma seção exclusiva de suplementos, graças a uma academia que funciona bem ao lado dos caixas. Além disso, o self-checkout, uma novidade na região, tem sido um diferencial que atrai clientes interessados em rapidez e praticidade. “Se temos um ticket médio diário de mil clientes, cerca de 500 a 600 deles vêm direto da academia, enquanto os idosos aproveitam as manhãs mais tranquilas para fazer compras com calma”, explica o gerente administrativo Jonatas Lima. Para atender a essas demandas e se tornar um diferencial na região, a unidade investiu até em colaboradores treinados para auxiliar idosos durante as compras. E são esses mesmos idosos que vêm adorando os quatro self-checkout disponíveis. “Os clientes elogiam a rapidez e o controle na hora de finalizar suas compras. Alguns até dizem que se sentem como se estivessem na Zona Sul, mas não: isso aqui é para eles, um serviço pensado para o bairro. Não deixa aquela fila enorme e o índice de devolução de mercadoria caiu”, enfatiza Lima. [caption id="attachment_38500" align="alignnone" width="1024"] A rede tem acesso a uma academia[/caption] Mix variado e ações de marketing Com 17 lojas, o Supermarket Padrão do Fonseca unidade Penha tem se destacado pelo maior mix de produtos, superando as demais. São mais de 5 mil itens de mercearia e mais de 2 mil itens de perecíveis. A organização e a facilidade para encontrar mercadorias foram apontadas pelos clientes como grandes diferenciais. A loja também já planeja eventos no estacionamento para integrar ainda mais a comunidade. No quesito preço, a rede investe em negociações rigorosas com fornecedores para manter a competitividade, especialmente em itens da cesta básica. “Mantemos as negociações bem rígidas para que a gente não repasse, por exemplo, a alta do dólar para o cliente. Tanto que estamos fazendo várias ações, com o preço lá embaixo", descreve o gerente comercial Mário Oliveira. [caption id="attachment_38487" align="alignnone" width="1024"] A rede investe em suplementos para público de academia[/caption] Visão de futuro Com ações planejadas para atrair o público mais diverso, a loja aposta em eventos e expansão de serviços, incluindo a possível abertura de restaurantes e espaços de convivência. “Percebemos que o bairro carece de lazer e atrativos, e queremos preencher essa lacuna, trazendo, por exemplo, nosso garoto-propaganda Alex Escobar. Nossa missão é sermos mais do que um mercado; queremos ser um ponto de encontro e referência para a Penha”, adianta Oliveira. O SuperMarket Curtume da Penha já mostra que veio para ficar, inovando e criando um modelo de supermercado que une tecnologia, organização e um olhar atento às necessidades da comunidade. E o que você, supermercadista, tem feito para atrair mais clientes?
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