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Danone promove liderança de marketing
Ex-diretor de marcas, Marcelo Bronze substitui Marina Fernie como vice-presidente de marketing, executiva assumirá outro cargo na empresa A Danone Brasil tem novo comando no marketing. Atuando há quase cinco anos na companhia como diretor de marca, Marcelo Bronze acaba de ser promovido a vice-presidente da área. O executivo substitui Marina Fernie, que está na multinacional desde 2020 e assumirá um novo desafio interno ainda não divulgado. Na nova posição, Bronze responderá diretamente ao presidente da Danone Brasil, Tiago Santos, e liderará as atividades relacionadas à inovação e comunicação das marcas Danone, YoPRO, Activia, Danoninho e Danette. Além disso, cuidará das áreas de mídia, digital, estratégia e insights. "Assumir a vice-presidência de Marketing da Danone Brasil é um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade incrível para impulsionar ainda mais nossas marcas e fortalecer a conexão com os consumidores”, afirma o executivo. O profissional tem mais de 20 anos de experiência e acumula passagens por empresas como Mars, Mondelez e Nestlé. Bronze é graduado em Propaganda e Marketing pelo Mackenzie, pós-graduado em Administração de Empresas pelo Insper e especializado em Estratégia Corporativa pelo IMD na Suíça.
29/01/2025
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Conecta
Carne de caju? A inovação brasileira que conquista o paladar dos consumidores
Relatório recente do Global Flavor Trends, com tendências globais do setor alimentício para 2025, destaca a crescente demanda por ingredientes naturais e de alta qualidade, soluções plant-based, a necessidade de inovação para enfrentar a escassez de matérias-primas e o papel crucial da digitalização e inteligência artificial na indústria. A consciência ambiental do consumidor também é um fator determinante, impulsionando a busca por práticas sustentáveis por parte das empresas. E é onde a Amazonika Mundi se destaca: a empresa se posiciona no mercado de alimentos plant-based ao criar alternativas à carne utilizando a fibra de caju, como hambúrgueres, almôndegas e "carne moída". E planeja expandir sua linha para incluir análogos de proteínas de frango e peixe. Ao escolher os produtos da Amazonika Mundi, os consumidores contribuem para um futuro mais sustentável e os supermercados ainda se posicionam como líderes em inovação e responsabilidade social. 'Morena tropicana' O CEO e fundador da marca, Thiago Rosolem, conta para a ASSERJ que a ideia para o produto veio do clássico da MPB Morena Tropicana, de Alceu Valença. “Estávamos realizando um brainstorming quando começou a tocar. E no momento do trecho ’pele macia, é carne de caju’, tudo fez sentido. Tivemos o insight de que poderia ser possível utilizá-la como carne.” E foi em parceria com a EMBRAPA que a empresa desenvolveu uma tecnologia que permite criar produtos à base de plantas. Sustentabilidade e impacto social Além de ser uma opção mais saudável, os produtos da Amazonika Mundi contribuem para a preservação do meio ambiente. A empresa trabalha com a Origens Brasil e outras organizações dedicadas a promover negócios sustentáveis na Amazônia, garantindo o fornecimento de ingredientes de forma justa, e possui certificações que atestam a qualidade e a origem dos seus produtos. “Essa atenção aos detalhes fortalece a cadeia de produção, reduz desperdícios e assegura que os consumidores recebam alimentos não apenas saborosos, mas também éticos e sustentáveis. Isso reflete nosso compromisso com a saúde, o meio ambiente e a valorização da biodiversidade brasileira”, aponta Rosolem. Benefícios para os supermercadistas Ao incluir os produtos da Amazonika Mundi em seu portfólio, os supermercados podem: Aumentar as vendas: atender à crescente demanda por produtos plant-based. Diferenciar-se da concorrência: oferecer produtos exclusivos e inovadores. Fortalecer a imagem da marca: associar-se a valores como sustentabilidade e saúde. Aumentar a fidelização de clientes: atrair consumidores conscientes e preocupados com o meio ambiente. Comunicação transparente e educação do consumidor Rosolen reconhece que apesar de o público se preocupar mais com alimentação saudável, o preço desse tipo de produto ainda é caro para muita gente. Na sua visão, um mito. Por isso, aponta, a empresa investe em diversas iniciativas para educar o público sobre os benefícios dos alimentos plant-based. “Acreditamos que a conscientização é fundamental. Por isso, promovemos campanhas educativas sobre os benefícios dos nossos produtos sustentáveis. Isso não só ajuda a valorizar a escolha consciente dos consumidores, mas também aumenta a demanda, o que nos permite manter preços acessíveis. Temos a convicção de que, ao alinhar acessibilidade, qualidade e sustentabilidade, estamos não apenas contribuindo para um futuro mais consciente, mas também nos posicionando como uma escolha preferencial nas prateleiras dos supermercados do Rio de Janeiro.” O futuro da Amazonika Mundi A empresa tem planos ambiciosos para o futuro, com o lançamento de novos produtos à base de plantas e migrar para análogos de proteínas de frango e peixe. “Vamos investir muito na bioeconomia e nos povos tradicionais, para termos cada vez mais esses ingredientes em escala e poder abastecer a marca e, quem sabe, até outras empresas. Queremos focar em ser uma empresa clean label, trazendo esses análogos 100% nacionais, sempre promovendo o bioma amazônico e contribuindo com os povos tradicionais”, adianta Rosolem.
28/01/2025
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Atualidades
A hiperpersonalização ao seu alcance: aproveite os benefícios fiscais
Uma das tendências apresentadas na NRF 2025, a hiperpersonalização tem emergido como uma estratégia central para empresas varejistas que desejam fidelizar clientes e maximizar resultados. Essa abordagem, que combina o uso de tecnologia avançada e uma ética rigorosa no manejo de dados, demanda investimentos em infraestrutura de TI, cibersegurança e compliance. Se você já está pensando que seu negócio não teria recursos para tal investimento, saiba que existem incentivos fiscais previstos na legislação brasileira como, por exemplo, a Lei do Bem. A Lei nº 11.196/2005, conhecida como Lei do Bem, é um dos principais instrumentos para incentivar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico no Brasil. Empresas optantes pelo regime de Lucro Real* podem se beneficiar de vantagens como: Possibilidade de deduzir gastos com P&D (pesquisa e desenvolvimento): redução de até 60% na base de cálculo do Imposto de Renda e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), podendo chegar a 80% com o aumento do quadro de pesquisadores dedicados a projetos de inovação. Depreciação acelerada: redução do lucro tributável por meio da depreciação (perda de valor) de ativos como máquinas e equipamentos utilizados em atividades inovadoras. A consultora jurídica da ASSERJ, a advogada Ana Paula Rosa, alerta: “Para usufruir plenamente desses benefícios, é essencial que as empresas mantenham um controle detalhado de dispêndios (gastos) e sigam as diretrizes da Instrução Normativa RFB nº 1.187/2011, que regulamenta os critérios para empresas usufruírem dos benefícios fiscais da Lei do Bem”. (*) Empresas optantes pelo regime de Lucro Real são aquelas que escolhem ou são obrigadas a apurar seus tributos com base no lucro efetivamente obtido durante o período de apuração (mensal ou trimestral). Esse regime é regulamentado pela Receita Federal e geralmente se aplica a empresas de maior porte ou que operam em setores específicos.
28/01/2025
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Conecta
VTEX: ‘O supermercado tem que atender ao cliente onde ele gosta de ser atendido’
Após a VTX adquirir a Newtail, especializada em retail media voltada para players de e-commerce no Brasil, o vice-presidente de Engenharia de Soluções da líder global no setor de comércio digital, Fábio Schmidt, conversou com a ASSERJ sobre inteligência artificial, personalização e novas fontes de receita para transformar a experiência do cliente e impulsionar resultados no setor supermercadista. A empresa não apenas atende às demandas do mercado, mas também redefine como os supermercadistas se conectam com seus clientes. "A experiência do cliente não termina no momento da compra. É essencial acompanhar o consumidor em toda a jornada, desde o pedido até o pós-venda, garantindo suporte e atendimento eficiente", destaca Schmidt. Essa visão levou à criação de soluções que integram tecnologia e praticidade, focando no que realmente importa: a satisfação do cliente. Transformando a experiência do cliente com IA A personalização é um dos pilares da estratégia da VTEX. Por meio de inteligência artificial (IA), a empresa oferece soluções automatizadas que agilizam o atendimento ao cliente e reduzem a necessidade de intervenção humana. "Os consumidores querem respostas rápidas e precisas, sem necessariamente falar com um atendente", explica Schmidt. Um dos exemplos dessa inovação é a Weni, plataforma que se conecta a canais conversacionais, como o Whatsapp e o Messenger do Instagram, entendendo a demandas dos clientes das empresas e buscando encontrar uma solução. Ela foi adquirida pela VTEX no ano passado: "A VTEX permite que supermercadistas personalizem ofertas e produtos com base no histórico de compras e nas preferências do cliente. Isso inclui a promoção de itens em websites, aplicativos e até no WhatsApp, levando em conta o comportamento e o contexto de busca de cada usuário. Conseguimos, assim, oferecer uma nova linha de receita aos supermercadistas, além de melhorar a experiência do cliente", afirma o executivo, antes de concluir: “O supermercado tem que se preparar para atender ao cliente onde ele gosta de ser atendido. São muitos canais, e dependendo do perfil do cliente, tem que oferecer uma melhor experiência para aquele tipo de usuário.” Criando novas fontes de receita com retail media A VTEX também se destaca ao oferecer o serviço de retail media. Schmidt ensina que quando as empresas expõem seus produtos em ambientes digitais onde os consumidores já estão buscando por itens para adquirir, isso aumenta significativamente a visibilidade das marcas e a chance de conversão. “É uma receita nova e esse é o nosso papel: ajudar os supermercados a aproveitar esse espaço, já que ele criou um canal para atender o cliente. Vamos rentabilizar ainda mais esse canal.” O futuro da logística no varejo supermercadista A VTEX também aposta na inovação logística como diferencial competitivo. A plataforma oferece soluções que digitalizam a operação dos supermercados, desde a experiência em sites e aplicativos até o gerenciamento do processo de coleta e entrega de produtos. "Facilitamos aos supermercadistas a integração de suas operações digitais, garantindo agilidade e eficiência em toda a cadeia", conclui Schmidt.
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